O que fazer para nossos bons jogadores começarem a jogar bem?

Compartilhe com os amigos

Sempre eu hei de ser… um esperançoso. Estou atrasado com essa coluna, sempre as escrevo nos domingos para serem publicadas nas sextas, mas dessa vez tive que mudá-la. Participei das duas transmissões dos jogos do Flamengo pela Tv Coluna do Flamengo no youtube, com os mestres Rafael Penido, Thigú Soares e Bruno Pet. Durante os jogos a repercussão no chat e nos comentários pós-jogo foram quase unânimes nas críticas aos nossos meias, Diego Ribas e Everton Ribeiro.

Claro que as críticas são frutos das expectativas que se criaram ao redor desses jogadores. Desde a segunda metade do campeonato de 2016, quando arrancamos para o que deveria ter sido o título brasileiro, vivemos da esperança de sermos campeões de algo e nada ganhamos. Escolhemos os culpados, o da vez é o Diego-cabelo-com-gel. O que será que se passa com o jogador? Falta de cobrança por parte da diretoria? Apesar de haver uma indicação forte, ninguém tem como afirmar que não há cobrança. Apesar da bananice em público, pode haver uma cobrança interna imensa, qualquer coisa que se fale a esse respeito é tão somente especulação. Diego desaprendeu a jogar? Everton Ribeiro é uma enganação? A diretoria é fraca? Tudo isso pode ser verdade, mas para mim há uma explicação mais fácil e realista: não temos um padrão tático. Já que faz muitos anos que não temos um técnico decente.

Zé Ricardo, depois de pegar terra arrasada de Muricy, estabeleceu um padrão tático arcaico, simplório, e sobretudo, simples de ser anulado. Qualquer time com dois volantes bons, ou com laterais médios e zagueiros rápidos estava apto a anular as subidas dos meias rápidos e medianos pelos lados do campo. Nesse cenário o time perdeu fôlego e ficou para trás no brasileiro… O Zé Ricardo caiu porque era limitado, um técnico em começo de carreira com algum potencial, mas que vai ter que estudar para ser bom algum dia.

Veio o Rueda, e passou sem ter tempo e/ou competência para arrumar o time. Carpegiani, quem? E agora Barbieri. Antes de começar o discurso a respeito dos nossos meias, pergunto: Porque o Romero e o Rodriguinho tem sido destaques naquele outro time? Vocês acham que ambos renderiam o mesmo no Flamengo? Tratam-se de dois titulares do time campeão paulista e brasileiro. Vale destacar, na bola ambos são piores do que Diego e Everton Ribeiro, e muito.

Acontece que podemos culpar quem quer que seja, mas o fato não vai mudar, esses jogadores só vão render de verdade quando tivermos um time organizados. Meias precisam necessariamente de movimentação, flutuações, trocas de posição, apoio de laterais, ultrapassagens para levar a marcação e volantes, e o Flamengo no momento não tem nada disso (diga-se de passagem, teve por 20 minutos contra o Santa Fe). Diferente de goleiros, zagueiros e volantes, meias precisam de movimentação dos seus pares assim como atacantes têm de ser municiados. Mas no Flamengo o que se espera deles é simplesmente que criem a jogada, enfiem uma bola, e pimba, resolvam o problema. Acontece que duas linhas de 4 jogadores, compactas, faz com que bolas enfiadas sejam quase impossíveis sem uma movimentação em diagonal treinada e organizada, coisa que o Flamengo não o faz.

Claro, pela posição em campo, meias podem, se forem criativos, criar uma jogada do nada, mas essas são exceções. Criticam-se ambos porque eles não estão criando, portanto pela lógica irracional são culpados. Acontece, como me referi acima, que os demais jogadores não se movimentam, não aparecem para receber, alguns, talvez pela pressão que o time esteja passando, talvez por ignorância técnica e tática, simplesmente correm em direção a marcação.

Eu divido a indignação pela falta de inconformidade, as péssimas entrevistas que demonstram falta de inconformismo, mas por outro lado eu não vejo falta de vontade nesse time, eu vejo um time bagunçado, sem nenhuma variação tática, previsível, ou seja, mal treinado. O Flamengo hoje, do jeito que está, é uma máquina de moer craques. Quase todos os jogadores que eram problemas foram trocados, e mesmo assim o time não rende… Esqueçam essa ciranda de troca de jogadores, nada vai funcionar se o time não for bem treinado. Algumas peças facilitariam muito a vida do técnico, como por exemplo um zagueiro veloz, um lateral que soubesse cruzar e outro que soubesse fazer cobertura, mas um bom técnico seria capaz de criar um time com um conjunto suficientemente bom para que essas deficiências fossem cobertas pelo grupo.

Nos últimos anos contratou-se demais em certas posições, de menos em outras, planejou-se um time através de oportunidades de meio de ano. Futebol não é isso, futebol é achar o treino que aquele grupo de jogadores entenda e repetir a exaustão, o que se espera do Flamengo é mais um milagre, como 2009, 2013…

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Assisti a transmissão da coluna onde você participa e quando vi que era um texto seu, até quis parar para ler… Ótimo texto, concordo com tudo que foi dito.
    Sobre a transmissão, gostei do que foi dito sobre os “protestos” e críticas (tanto ao time, quanto um jogador específico), não ajudam a resolver as coisas dentro do campo, pelo contrário, as vezes só piora. O torcedor tem que torcer e acreditar mais, isso talvez, faça maior diferença.
    Parabéns pelo texto!!

  • Descobri vocês por acaso no YouTube e gostei muito da resenha que voxvo fazem, parabéns. Parabéns tantam pela análise a rearespe do Flamengo, é exatamente isso que eu penso. O que falta pro Flamengo é um técnico descente, aliás nao lembro a última vez que tivemos um… O Diego e o Everton Ribeiro até que estão correndo, mas como baratas tontas.
    Eu só queria entender, como que o Arão e sempre escalado como titular, sendo que não faz nada, nem marcar que a verdadeira função do volante. E queria saber também por que o Ronaldo é sempre esquecido?

  • Barbieri esta mostrando que é fraquinho

  • Genial a foto hahah

    • Valeu parceiro… obrigado

  • Excelente análise. Falta compactação no time; os jogadores ficam muito espaçados quando tem a bola, e quando não, as linhas defensivas ficam bagunçadas e não conseguimos pressionar o adversário. Apesar do esquema do Zé em 2016 ser limitado, com Fernandinho de ponta esquerda, por exemplo, o Diego jogava perto da área, inclusive fez vários gols de infiltração.
    O CAP tá jogando um futebol muito interessante; toques rápidos, marcação apertada, inversão de jogo… Nosso jogo tá extremamente burocrático. Nos resta torcer pra que algum treinador de ponta surja no mercado.

    • É isso parceiro, obrigado…fique de olho, se ainda não estiver, no coluna do flamengo no youtube, lá fica mais fácil para comentar.

  • Finalmente eu li algo inteligente nessa Coluna.
    Muito boa a analise. Concordo 100% com o que foi dito. Tanto com relação aos treineiros, como em relação a falta de movimentação e triangulações, como também pelo fato de termos tido muitas contratações feitas no meio do ano, por oportunidades.
    Vendo o Romero e o Rodriguinho “naquele outro time”… Vendo o time do Atl-PR, vemos o que um treinador consegue tirar de times bem inferiores ao nosso. Vendo o que o Renato Gaúcho fez, com o Léo Moura e o Cortez, entendemos o que um bom treinador consegue tirar de melhor de um jogador com mais idade, e outro bem mediano.
    Indo mais longe, e vendo o City do Guardiola, e o Barcelona, podemos ter uma aula do que é uma marcação avançada. Como TODO o time tem que estar comprometido com a marcação, e encurtar as distâncias para os adversários que não estão com a posse da bola. Isso é fruto de treinamento, e é o que o colunista conseguiu expor bem!!!
    Parabéns!!!!

    • Obrigado amigo, se tiver a oportunidade, da uma passada no Tv Coluna do Flamengo no youtube, lá fica mais facil para comentarmos. Obrigado pelos elogios.

  • Ótima matéria, tais jogadores se saírem do Mengo, estouram fácil em outro lugar, falo isso há tempos. É muito visível que estamos bagunçados, falta realmente um treinador que manja e que tenha força no elenco.

    • Obrigado parceiro… se tiver um tempo extra, da uma olha no nosso canal no youtube… lá é bem mais fácil para comentarmos, obrigado pelos elogios.

  • Finalmente uma matéria que tenha pé e cabeça, pq aqui só comenta torcedor modinha. Aqueles imediatistas, o Diego e Everton Ribeiro são baitas jogadores, mas não jogam sozinhos, além de precisar de bons laterais pra dar suporte aos dois, é preciso de um treinador de verdade. Eu nunca que vou dar uma de idiota e pedir Diego e Everton Ribeiro fora do Flamengo, pros caras irem pra um time melhorzinho e deslancharem? É isso que essa torcida moda quer.

    • DESCULPE , MEU AMIGO , EU ADMIRO O FUTEBOL DO JOGADOR E NUNCA O JOGADOR , SE ESTÁ JOGANDO BEM , PALMAS PRA ELE ,SE ESTÁ ATRAPALHANDO SAI VOADO , ELES SÃO CONTRATADOS, MUITOS A PESO DE OURO, PRA FUNCIONAR , SE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO FORA, ELES TEM TUDO PRA SEREM APAIXONADOS PELO PATRÃO [DIGO PELO CLUBE] ENTÃO PORQUÊ A MAL VONTADE EM EXERCER SUA PROFISSÃO COM DEDICAÇÃO? SE ESTÁ DOENTE FALE , POIS O CLUBE TEM OS MELHORES MÉDICOS PRA TRATA,LOS , SE ESTÁ MAL SATISFEITO ,PEÇA PRA SAIR, A ÚNICA COISA QUE O CLUBE NÃO PODE DÁ JEITO É EM CANALHICE, ATE QUE SE DESCUBRA.

      • Boa

    • hahahah e ainda me chamam de Nutella… valeu pelo elogio. Se tiver um tempo nos acompanhe no Tv Coluna do Flamengo, lá da para comentar melhor. Obrigado

  • Acho que o Fla se apresentaria melhor num 3-5-2 com Léo Duarte, Rever e Thuler, Trauco, Kleber Cuélar, Paqueta e Jean Lucas, Vinícius Jr. e Guarrero. Já que o ano ta ficando nublado pro Flamengo (eleição, auxiliar técnico, sem comando no futebol, presidente se candidatando a deputado, figurões jogando com nome e muitas outras situações obscuras). Daria experiência aos mais novos, que sabem o que é JOGAR no Flamengo. Note que, em cada setor tem um jogador experiente para orientar, posicionar e passar todo o seu Know-how aos mais jovens, formando assim um time mais forte, rápido e com longevidade. Todos sabemos disso o que falta é coragem para mudar e assim la se vão longos 6 anos com as contas ajustadas e ficamos gratos e orgulhosos por isso, porem com times preguiçosos sem alma Rubro Negra. SRN

  • Primeiro reconhecer que muitos estão aquém do que jogam, depois tirar as peças que não funcionam e treinar com as peças vindas da base, enquanto não se contrata jogador. Caso não funcione, obrigatório contratar, mas no meio dessa zona toda o ano passa e o Fla joga contra o tempo porque vai precisar arrumar a casa com os campeonatos rolando. Se vai dar certo em dezembro ou um pouco antes a gente vai saber.

  • Tá dificil. É bem verdade que não temos técnico há muito tempo, mas não acho que seja esse o problema maior. No meu modo de ver, o problema é a composição do elenco. Parecem água e óleo.

  • que venha o milagre, contra tudo, contra todos, técnico e time totalmente desacreditado, assim como toda diretoria e senhor bananademello…

  • Precisamos de técnico, que seja alguém capaz de dar uma balançada neste elenco. Faz um contrato de 3 meses com um desses figurões, se classificar pra segunda fase da Libertadores, renova até o final do ano.
    Felipão, Luxemburgo, Levir Culpi ou Leão.
    Se ficar com Barbieri, que, aparentemente, não pode substituir nem o Henrique Dourado, corremos sério risco de ficar mais uma vez na primeira fase da Libertadores.

    • boa ideia!!!!

  • Como diz o Djalminha: “Quem ganha jogo são os jogadores. É difícil encontrar treinador que ganha jogo.”

  • bloquearam meu comentário de novo…….vou ter que montar uma pagina concorrente que fale de flamengo e não de fofocas de bastidores e etc… e ainda não respeita a nossa opinião, nos que mantemos isso funcionando.

    • Não sei se é seu caso, mas evite escrever palavrões, talvez dê certo.
      Existe um bloqueador automático!

      • nem coloca URL de sites concorrentes ou externos a este no geral

      • Valeu Ruy, na verdade eu falei mesmo, talvez tenha dito RESPEITO e esse bloqueador entendeu outra coisa..

    • É só deitar lenha na fogueira da diretoria que você será certamente bloqueado.

  • em minha opinião o problema é falta de trabalho, com grande risco do pouco que se faz ser de má qualidade. um elenco hiper avaliado pela torcida/imprensa mimado e que tem muita mas muita moral com os dirigentes. SRN

  • É difícil ter uma explicação, e o texto tem o mérito de buscar isso. Sem sombra de dúvidas, nosso time é uma máquina de moer craques e, além disso, tem em torno de si uma grande expectativa. E isso às vezes atrapalha.
    Muito consistente o texto.

    • Obrigado parceiro…

  • Três técnicos e até hoje não ter padrão tático??? Das duas uma: Ou vocês (mestres?) não entendem nada de futebol ou estão comentando a base da emoção. Se passa esse número excessivo de treinadores em um curto prazo pelo clube e ninguém arruma a casa, então o problema é dos jogadores que estão amparado por um banana que dizem ser o melhor das finanças e bla…bla. E a coisa é mais antiga e vem desde o muricy que conseguiu a façanha de não arrumar nada. Então passa longe o problema ser tático. A coisa é mais profunda.Tivemos sim técnicos decentes. O problema é que só olham para o lado do treinador, esquecendo que a indecência está nos jogadores apadrinhados por essa ameba que preside o clube.

  • Minha opinião é essa também…. esperava a tempo uma coluna como essa… Parabéns…ontem assisti o resenha e concordo 100% com sua análise… Enquanto a torcida achar que apenas oa jogadores, onde alguns realmente tem sua porcentagem, forem os culpados e tem q sair…a diretoria continua fazendo vestibular de treinador em uma libertadores, me desculpe o Barbiere, que pode até tter potencial, mas isso que estão fazendo, significa pegar qualquer um daqui que comenta para treinar o flamengo, isso é amadorismo, e isso não tem perdão, a conta chega!!
    Somos um bando em campo sem organização nenhuma!! temos dificuldade de atacar e definir, e quando somos atacados é um Deus nos acuda.. nossa zaga sempre dar um jeito de entregar… contra o River foi assim, contra o Vitória foi assim e contra o Santa fe também… Há como ganhar algo dessa forma??

    • Valeu parceiro, obrigado.

      • Espero que o time esteja um pouco mais organizado…Para termos uma Vitória tranquila

  • O que fazer? Contratem FERNANDO DINIZ e dei autonomia pra ele, vai tornar esse time competitivo e com um padrão tático muito bom….em pouco tempo será o técnico mais conceituado do futebol brasileiro….( Tem que aproveitar que tá relativamente barato)

    • E porque não deram autonomia aos outros que lá estiveram. O fernado Diniz já recusou uma proposta do flamengo.

    • Fernando Diniz precisaria de tempo para trabalhar, tempo é pelo menos esse ano inteiro e provavelmente sem conseguir ganhar nada.. o esquema dele nao é um esquema fácil de ser pegar… e provavelmente no flamengo com a torcida que temos a pressão que existe ele NUNCA teria esse tempo, e seria mandado embora 3 meses depois de te chegado.. é um bom nome, mas só ser for dá tempo para ele implementar as ideias que ele tem.. ser nao for para isso, nada vai adiantar

  • Concordo com quase tudo, entretanto, não dá para aspirar a nada com dois laterais do nível que temos.
    Rodinei ainda consegue recompor, mas o Renê não tem condição técnica de jogar no Flamengo. Pará menos ainda.
    Então temos um problema gravíssimo na saída de bola, onde nosso principal criador acaba sendo o Cuellar.
    Diego e Ribeiro sempre tem de voltar no campo de defesa para buscar a bola e como nossos laterais são horríveis e o Dourado um poste, a bola bate e volta. Resultado: chutões e chuveirinhos.
    Advogo que deixem o lateral esquerdo da base jogar, porque pior que o Renê ele não pode ser.
    Isso aliado com um treinador capaz e que tenha controle desses paneleiros, pode mudar nosso patamar.
    SRN

  • Estava pensando, sei que ele já recusou a proposta, mas dentro das possibilidades é o que mais tem chance de perder o emprego.. Abel Braga seria um nome interessante, é um treinador que sabe roda o elenco, no fluminense ele faz isso e muito bem.. e o time, elenco do flu é horrivel , acredito que faria melhor ainda no flamengo, usando principalmente os garotos da base.. coisa que ele usa muito bem no fluminense .

    • Quando começar a brigar pra não cair vc muda de ideia. Abel é o treinador mais super-valorizado pela imprensa do Brasil!

      • Não vou mudar de ideia.. porque o time do fluminense já era para te caido desde o ano passado.. o time é horrível . E ser joga alguma coisa é graças sim ao Abel… eu acho interessante ele porque ele faz justamente no fluminense oque muitos querem no flamengo, que é roda o time.. mudar os jogadores, usar a base.. no flamengo é sempre os mesmo jogadores, sai um entra o mesmo da semana passada.. nao ser usa a base.. enfim.. pode dá errado? claro que pode, todo treinador no flamengo de todo tipo deu errado, mas seria mais uma tentativa.. quem sabe ser ele for demitido do fluminense ele nao aceite treinar o flamengo pelo menos até o fim do ano

        • ele simplesmente roda os jovens no elenco do flu por falta de opções, acredito que seria mais do mesmo no flamengo, se tivéssemos mantido o zé ricardo até hoje talvez o time estaria mais redondo hoje. Rueda teve coragem para algumas mudanças porém o time continuava uma bagunça nas mãoes dele. acredito mais em nomes jovens, o barbieri mesmo poderia ser grande treinador para o Fla se tivesse autonomia e moral para comandar os medalhões, mas se agir como fantoche a casa cai pra ele rapidinho.

  • Concordo em gênero, número e grau. Tem um monte de idiota caindo na rede da mídia implantadora de crises, que só faz plantar problemas não só no Flamengo, mas também em vários outros outros clubes. Diego é um cara que não se esconde, pode não render o que queremos, mas acredito que está fazendo o melhor que pode. Também concordo com a conformidade da derrota/empate desse time, mas dizer que o time é ruim é idiotice. Se qualquer clube da Série A tivessem apenas dois jogadores do nosso clube, fariam a diferença de maneira excepcional. Falta sim um padrão e um técnico. Falta muito mais do que podemos supor.

    • Gostei do seu comentário
      Mas sinceramente este time não tem alma.Infelizmente , hoje , precisamos de um técnico predominantemente motivador.
      Se o time tivesse uns dois ou três loucos( para não dizer bandidos) necessariamente um técnico mais calmo,polido para “frear ” a vontade… Mas com esse time , no mínimo um técnico com temperamento do Serginho Chulapa…
      Muita apatia para um time comum, agora imagina isso para o Flamengo ,o maior clube do Brasil
      SRN em qualquer situação!!!

  • O problema é que falta um técnico de verdade, só isso. Qual foi o último grande técnico que passou pelo Flamengo e teve tempo pra trabalhar?
    Essa diretoria contrata os melhores músicos e esquece de contratar um bom maestro.
    Nenhum bom técnico teve tempo para trabalhar esse time.

  • Everton Ribeiro ta com algum problema, não sei se é falta de confiança ou problema físico ta sem tempo de bola e na hora de conduzir ele tropeça sozinho com a bola , o Diego se soltasse mais rápido melhoraria 100% , Vini , Paquetá e lincoln estão muito verdes ainda ( trocaria os 3 pelo Paulinho do vasco)
    Dourado e guerreiro nao tem raça, os 3 volantes lentos e sem dinâmica de jogo , 3 zagueiros lentos , isso aí hoje é a essência do time .

    • Só não concordo em trocar Vini, Paquetá e Lincoln no Paulinho do bacalhau……………..

    • “Trocaria os três pelo Paulinho do Vasco” ou vc é louco ou é vascaindo

      • os dois!! ele e a federação do Rio tentando engrandecer o Paulinho…rsrs fez só dois Gols e foi o craque..rs

    • É vascaído.
      O Paulinho é muito bom, mas como você pode limar VJR, Paquetá e Lincoln desse jeito. Estes garotos sequer tiveram sequência decente e em suas posições.
      Você está com problemas de ansiedade, só pode.

      • Verdade , é um pouco revolta mesmo , na verdade queria que eles tivessem é a maturidade do Paulinho.

        • É solução é simples.
          Paulinho joga porque o Vasco não tem alternativa. Errando ou acertando ele sabe que vai ser titular no próximo jogo.
          VJR e Paquetá estão caminhando para isso, mas no caso do Paquetá ele teria de jogar no meio e não de meia atacante. Para isso Diego ou ER teriam de ceder a vaga. Dificilmente vai acontecer.
          O Lincoln é muito melhor que o Ceifador, mas não terá a mínima chance de ser titular porque a diretoria comprou o bonde por 12 milhões.
          Resumindo, os três só não explodem porque estão no Flamengo, que prioriza medalhões aos jovens.
          SRN

    • cada maluco… Paulinho é bom jogador e so… em muitos jogos não aparece bem assim como os nossos…mas la ele tem mais chance de permanecer no time devido não ter opções no elenco…deu pra entender??

  • Tá arrumando desculpa pros craques que jogam pelo nome
    Vejo uma falta de dedicação enorme não só do Diego mas de todos os jogadores

  • Cara o problema é o time mal montado, Eventon Ribeiro não rende porque não tem jogadores velozes q dão opção de passe, o time não pode jogar com 3 meias. O Trauco não joga porque tem deficiência na marcação e os Zagueiros e volantes são lentos não conseguem fazer a sua cobertura. Temos urgente q achar zagueiro e volante veloz e jogar com 2 pontas rápidos, temos 5 Jogadores( V Jr, Gênovanio, Marlos ,Thiago Santos e Th Silva) mas jogamos com um meia lento aberto. O problema é q estão colocando os melhores individualmente mas q não se completam, temos q colocar os melhores coletivamente.

    • Excelente análise, Flávio. Só não concordo que os volantes são lentos, mas realmente essa linha de três meias que cadenciam o jogo estão acabando com o Flamengo. É preciso 2 jogadores rápidos e habilidosos nos flancos, para dar opção de passes, lançamentos e desafogo.

      • Mas ai 02 dos 03 meias teriam que sair do time.
        E possivelmente teriamos que colocar mais um volante junto ao Cuellar.
        Seria a volta do 4 – 3 – 3.

        • Jogaria só com 2 meias (Paquetá e mais um).
          Pra fazer companhia ao Cuellar tem que ser um volante mais dinâmico, que saiba subir pro ataque e marque bem também.

          • Voce escalaria Cuellar e 02 meias + 03 lá no ataque?
            E se esses 02 meias não são forem na recomposição defensiv, o time não ficaria muito exposto?

            • ele falou 2 volantes e 2 meias e mais 2 atacantes…
              Cuellar e Jean Lucas, Paquetá e Ribeiro, VJ e Dourado…
              Cuellar e Jonas… eu jogaria com o Trauco, na lateral…. aliás eu JÁ jogaria com o Trauco com a 1 formação

        • 433, 4141, 442…São apenas números. São 10 na linha e temos que encaixar o melhor pro time!!

        • Sim poderia se mudar o esquema como vc sugeriu, se manter o 4-1-4-1 pode jogar 2 meias.

        • No 4-1-4-1 pode jogar com dois meias paqueta e mais um, e dois jogadores rápidos pelo flanco.

    • Quem é Th Silva? Nunca li nada a respeito desse jogador.

      • goleiro

      • Lucas Silva

    • então jovem… o cara tem razão, falta treinador para enxergar que não deu certo os 3 meias… na verdade o problema não são os 3 meias… o problema é eles trombareem dentro de Campo, e isso é treianamento… e como vc falou, devido a lentidão, mas bota lentidão nisso, não podemos jogar assim, o técnico que precisa enxergar isso!!

  • Falta de padrão tático é um problema, mas seria compensado arrastando a bunda no chão nos carrinhos, na virilidade leal dos desarmes, da indignação e das cobranças públicas nas derrotas, tudo isso a gente não vê, além do time totalmente desarrumado, sem nenhuma jogada ensaiada sequer.

    A gente vê um elenco totalmente blindado, fechado em si mesmo e sem responsabilidade de honrar essa camisa, porque tem um bananão na presidência que tá sempre contemporizando, relativizando tudo, culpando terceiros.

    Não vai ser nenhum técnico que vai dar jeito nesse elenco, esse elenco tem que pegar uma barca e ir pro quinto dos infernos, não tem mais salvação. E que a próxima diretoria saiba escolher jogadores com perfil lutador em campo e não peças velhas, quebradas que são eufemisticamente chamadas de “oportunidades de mercado”. Olha o monstro que eles criaram com isso.

  • Agora é torcer pro Brasil perder a copa e contratar o Tite por uns 20 anos.

    • Exato.

    • cara acho q o Tite tem mercado la fora… mas eis a pergunta, espera???? rs

      • É, dependendo do resultado do Brasil na Copa ele fica muito cotado lá fora mesmo

  • Falou e disse tudo. Assino em baixo!

  • A torcida do Flamengo não quer enxergar e vai apanhar mais um ano! Qual perspectiva REAL de títulos esse ano? Para mim nenhuma! Porque? Pq o futebol do Flamengo na gestão de EBM não deu certo!
    Eu agradeço e muito ao EBM pelo o que ele fez ao Flamengo, mas não podemos fechar os olhos e não enxergar os seus erros e que são muitos.
    As Bandeiretes, Dieguetes querem idolatrar ele parecendo que ele fez isso de graça vamos lá para os porques dos erros:
    1-) não delegou o futebol, pq queria o mérito todo para ele e sua pessoa, pq? Pretensão política, oras bola! Se EBM tivesse sido campeão brasileiro era Governador do RJ. Agora vai ter que contentar como Deputado Federal. Só não enxerga quem não quer! Só ver quem é prefeito de BH!
    2-) vaidade e orgulho!
    3-) pulso fraco!
    4-) pitadas de covardia!
    5-) etc
    Galera, sofremos 6 anos no futebol por causa de vaidade, individualidade, orgulho e pretensões pessoais de um gestor. Enxerguem! Agradeço e muito ao EBM pelo que ele fez, resgatou a dignidade do clube. Mas temos que enxergar seus erros também!!!
    Se a torcida soubesse cobrar e exigir e não fosse uma TORCIDA PACÍFICA como é teríamos um time verdade.
    Torcida acomodada tem time acomodado, só isso!

    • Antes sofríamos pra não cair! O futebol do Flamengo vem ruim de décadas!

      O caminho da melhora passa por esse reconhecimento de que padrão de futebol o Flamengo quer. E já adianto que na minha opinião não é o do Tite.

      O próximo triênio é o dessa definição. Sempre foi no planejamento dos Blues. Bandeira sem dúvida quer uma plataforma política, mas isso não muda o fato que eram 6 anos de médios projetados. E sinto muito, mas segundo é melhor que ultimo. Aceita e vamos seguir buscando o que é melhor e aprendendo com o passado.

      Títulos no vamo-la-porra já não acontecem mais e serão cada vez mais raros talvez impossíveis. Basta ver os últimos campeões brasileiros.

      Mata-mata ainda permite isso, e por isso o Flamengo ganhou uma CB e chegou na final de outra.

      • Só sei de uma coisa: Não queremos um Padrão que os jogadores mandam, que jogadores jogam quando querem … que não são cobrados!
        Como disse: sou grato ao EBM. Mas por vai vaidade e questão política não foi melhor por não entregar o futebol a quem sabe!
        Nada é de graça nesse mundo!
        Ninguém é bobo, aliás o bobo da corte quem está fazendo o papel é a nossa torcida.
        As coisas evoluem, tem que evoluir! Não dá de ficar lembrando e pensando no passado toda hora!
        Quem traiu os Blues?
        Os Blues ainda existe?
        O projeto era do EBM?
        Acorda torcida!

    • Cada vez mais ex-bandeirettes começam a ver a verdade agora. apesar de que você ainda vai ver um ou outro inocente aqui querendo comparar épocas diferentes. Se depender de mim ele não ganha nenhum cargo político às custas do Flamengo!!

    • Amigo, tenho informações que os líderes das torcidas estão sofrendo todos os tipos de ameaça por cobrar os jogadores, processos, acusações de formação de quadrilha, vida pessoal invadida, censura do clube e das autoridades.
      É mais uma forma de acabarem com o Flamengo

      • Sim, está acontecendo.
        Eles entregaram as filmagens das pichações pra polícia.

        Flamengo hoje é uma ditadura de esquerda.
        Se Bandeira continuar no poder por mais 10 anos, a torcida do Corinthians vai aumentar muito mais que a nossa.
        Não dá gosto torcer para o Flamengo hoje, eles nos tratam como animais. Bandeira tem que vazar do clube, pois se os azuis ganharem, ele continuará mandando.

    • sim, tens razão, mas os ladrões não podem voltar a cuidar do clube com desculpa de títulos… os fins não justificam os meios… melhor o time saindo do buraco financeiro que estava do que ganhar uns só uns títulos e viver lutando quase todos anos para não cair, além de pilhas e pilhas de processos por calote em salário de jogadores…..

    • Concordo em partes com você.
      Qual o problema de ter pretensões politicas? ainda mais num cargo executivo bandeira poderia usar a metodologia aplicada no flamengo (onde ele é uma das engrenagens) para tentar amenizar a situação do ESTADO.
      Sobre ele não delegar funções ter vaidade pulso fraco e pitadas de covardia concordo 100% a lentidão para ele tomar decisões duras para afastar membros da comissão técnica ou de treinadores que não deram certo é latente, eu sou da opinião que presidente não tem que ficar fazendo espetáculo na frente da câmera logo ele deveria ter um Vice de futebol que cobrasse do Gerente e Executivo de futebol as metas planejadas e estes cobrassem os jogadores e os membros da comissão técnica cabendo ao treinador treinar escalar e criar jogadas (treinador não tem que ser baba ou carrasco de jogador), porém o inverso jamais pode acontecer defender jogadores questionáveis ou suavizar derrotas ou dar entrevistas como “estamos levando” não deve ser feitas que o próximo presidente estabeleça a hierarquia de forma correta para que ele cobra de seus subordinados diretos e estes dos seus subordinados em efeito cascata.

      • Acho que temos opiniões parecidas. Mas vamos lá para suas perguntas e indagações!
        Não vejo problemas ter pretensões políticas, desde que não atrapalhe a sua gestão e sacrifique o clube e a sua torcida. Pq não torço para empresa e sim para um clube de futebol. E principalmente falo isso, pq tem torcedores que acham que EBM fez isso de graça e não foi. Usou o Flamengo como plataforma política … não foi de graça a sua gestão. Uma pessoa muito inteligente. Então como não é de graça, eu cobro e exijo!!!
        Me entende, amigo?!
        Quanto a torcida pacífica e acomodada é que nossa torcida aceita tudo, não reclama de nada. Está carente demais. Idolatra qualquer um. Diego não pode ser idolatrado. Se for para correr e dar raça vou lá jogar … amo Flamengo! Corro até morrer!!!
        Aceitar Carpegiani no início do ano foi piada. Aceitar agora um Estagiário e mais do que piada. Tem que protestar. Tem que ir para Gávea exigir raça, gritar cobrança e saídas de sangue sugas e Futebol levado a sério e não com armadores.
        Talvez se a torcida exigisse mais, até o EBM poderia ter sido melhor.
        Não é com violência. Mas protestos e cobranças.
        Mas é ao contrário. A nossa torcida acredita em Coelho da Páscoa e Papai Noel ainda.

    • Uma pergunta o que vc vc considera uma torcida nao pacifica e nao acomodada?

  • O Rueda funcionou, o que não funcionou foi os chupa sangue pipoqueiros nas duas finais.

    • Contra o Cruzeiro concordo com você. Mas, o Indepediente ganhou porque era melhor.

      • o árbitro de vídeo engoliu o apito naquele pênalti marcado do cuellar, que para mim não foi

  • já falei isso antes , podem trazer o Mourinho , o Guardiola , o Zidane ,o Tite que não vão dar jeito nesse time. O problema está nas características dos jogadores que não se encaixam.
    ER , Diego , Paquetá , Geuvânio e Vjr tem características individualistas , prendem demais a bola.

    • Mas se tiver um grande técnico ele perceberá isso rapidamente, terá pulso para montar um time que encaixe e conversar com a diretoria para negociar os jogadores que não queira e trazer outros com as características que ele quer.
      O problema é que não tem esse técnico cara.

  • Perfeito texto, eu particularmente gostaria de ver Luxemburgo ou Felipão,como treinador, mais essa diretoria precisa dar total autonomia para o técnico…

    • Felipão nâo. Luxemburgo nem pensar.

    • Olha a situaçao dos clubes que deu autonomia ao luxemburgo. a anos o cara nao faz nada e deixa o clube fudido.

  • Deixar de pagar os salários, só recebe se jogarem, pra ver se essas amebas se acordam

    • E depois eles metem um processo no clube por falta de pagamento.

  • Perfeitas as suas colocações. Sem reparos. Precisamos de um técnico de verdade, essa é a campanha.

  • Excelente texto, muito bom mesmo. Na minha humilde opinião, eu chamaria Felipão, por ser experiente, vencedor (esqueçam o 7 x 1) e principalmente ter autoridade e moral para por ordem na casa e dar tapa na cara de quem merece. Muitos dirão tá velho, ultrapassado, é caro, blá-blá-blá, quem sabe, sabe, Renight estava no ostracismo e voltou com tudo, tenho certeza que Felipão viraria este jogo. Eu sinceramente não levo fé no ER7, esse para mim já era, milhares de oportunidades já foram dadas e o cara peidou, nem contra time pequenos o cara se sobressai, no caso dele não é apenas questão de treinar e esquema, simples, não está dando certo no Flamengo, que tenha melhor sorte em outro time. Eu proporia um troca pelo Scarpa, esse é o cara que nos falta no meio e laterais do campo, rei das assistências, coloca os atacantes na cara do gol, alça na cabeça do bom cabeceador.

    • Concordo, Felipão seria uma opção razoável para este momento, em que temos um técnico que não tem nenhuma autoridade sobre o elenco. Outra alternativa seria o Luxemburgo, que pelo passado recente, acho difícil voltar.
      Com Barbieri, se chegar no último jogo com River precisando de resultado, há grandes chances de reeditar Zé Ricardo com San Lorenzo.

      • Luxemburgo? o ultimo trabalho razoavel dele foi em 2011 e ganhou so o carioca, fomos eliminados pelo Ceara na copa do brasil, Universidad de Chile levando duas goleadas na sul americana e so uma vaga na pre libertadores pelo brasileiro.
        Esqueça o 7 x 1 ? beleza vamos esquecer, então vamos falar dele no gremio onde deixou o time muito mal e o Roger deu um padrão ao time levando ele a libertadores.

  • Copiando o que eu escrevi aqui ontem:

    “Muito fácil analisar futebol assim. Se perdeu é porque o time não tem vontade e porque fulano e ciclano não jogaram nada. E aí falam que Diego é enceradeira, que Paquetá prende a bola e faz firula demais, que VJr é Negueba Jr. e que o Éverton Ribeiro nunca foi bom de verdade.

    O problema do Flamengo é bem mais complexo, o que falta é coletividade. Futebol não se resolve sozinho. Tem que ter diálogo. Sem coletividade, o individual não rende. Nosso meio campo, individualmente, é bom. Mas acontece que os caras pegam a bola, olham pro lado, nunca ninguém aparece; como são habilidosos, se viram, driblam um ou dois, mas depois são obrigados a recuar, tocar pra trás ou pro lado. E assim vai. Até chegar nas pontas e alguém decidir tacar a bola na área de qualquer jeito. Isso não é futebol, e é por isso não tá dando certo.”

    • exato!

    • vi seu comentário e até respondi… é isso mesmo!!

  • O Diego parece que segue uma Rotina de ginástica olímpica. Manja aqueles movimentos obrigatórios!? Pois eh. O Diego eh assim. Na rotina obrigatória ele tem que dar um giro no próprio eixo. Toda vez que pega na bola. senao perde ponto dos juízes.

    • concordo que o diego não esta bem, que ele tem jogadas “marcadas” que merece até um banco, isso tudo concordo, mas repare, muitas vezes ele gira, , prende a bola por falta de opção, por falta de companheiros próximos e compactação do time…o proprio time não ajuda ele (nem ninguém nê)

      • Devolve a bola, toca por lado, pra trás. Vira o jogo. Qualquer coisa.

      • Não acho nao , varias vezes ele tem opção mas prefere segurar a bola

        • Mas são opções de lado sem prosseguir a jogada. Aliás, isso é algo que me irrita no time, todo mundo pega a bola e só tem passe lateral, daí prendem a bola e esperam aparecer alguém que não aparece nunca então voltam e fazem o passe que poderiam ter feito antes. Se o time tocasse mais rápido mesmo pro lado ia acabar abrindo mais espaços e as jogadas iam aparecendo.

      • As vezes esse giro dele dá certo e ele abre algum espaço, mas sabe porque ele faz isso? Porque ano passado todo mundo dizia que ele só toca a bola de lado. Agora ele pega a bola e só tem passe lateral o que ele faz é tentar um espaço pra prosseguir a jogada, de maneira errônea. Diego não tem culpa de só ter opção de passe lateral, mas se ele tocar pro lado a cobrança vai ser porque só toca de lado.

        • Sei não………….
          Para mim ele não tem apenas essa opção de passe lateral.
          Assistindo a varios jogos, voce vê um Vinicius Jr, ou Rodinei aberto e livre nos flancos do campo, e o que o Diego faz?
          Dá aquele giro escroto com a bola e faz um toque para o companheiro pressionado.
          Parece que ele não tem visão de jogo nenhuma………………

          • Eu também vejo isso mas acho que é uma minoria das vezes. E ultimamente o Diego vai soltando mais a bola, no começo do ano tava absurdo. Outro ponto é que ele chama muito a falta fazendo isso então ele deve pensar, novamente de forma errada, que é melhor forçar um cartão no adversário ou tentar levantar na área.

            • Outra coisa que me irrita no Diego são suas cobranças de falta (levantamento / cruzamento na area).
              Eu sempre achei que nesse tipo de falta tem que ser feita aquela parabola com a bola saindo do alcance do goleiro.
              Mas Diego praticamente faz sempre o contrario, com aqueles cruzamentos em linha reta.
              Para sair um gol com esse tipo de cruzamento apenas se zaga e goleiro cometerem falhas muito gritantes.

              • Verdade, e falta direta ele nunca consegue colocar no canto, sempre vai mais pro meio do gol. O Diego bate bem quando é aquela jogada ensaiada de colocar a bola na cabeça de alguém longe do gol pra esse jogar na área. Outra coisa que é um mistério nesse time é não ter batedor de escanteio definido, vai sempre quem está mais próximo da bandeirinha.

    • IBSEN, o tite disse que ele e o típico ritmista, que segura o passe um tempo, dois tempos, e ate três, isso quer dizer o time(taime) tempo de dar o passe, isso e uma mentira, ele segura porque e um típico carregador de bola de passes curtos, isso não e critica eu gosto muito dele mais perto da área e deixem essa historia dele ser o armador pois ele não e……..

    • É isso mesmo! Ele tem que “encerar” a grama antes de passar a bola.

  • Concordo com o texto. Mas faltou propor solução prática e não subjetiva.

    Quem será o treinador ideal pro Flamengo?

    Cuca, Dunga, Felipão, Luxemburgo, outro genérico, etc?!?!?

    Ao que parece não temos solução a curto ou médio prazo.

    • tem que ser algum desses…mas a nossa torcida e muito chata, PVC disse na fox ontem algo sensato, até quando o flamengo sera “fabrica de testar técnicos”, tentamos vários técnicos novos, “estudiosos”, filosofo e a coisa não vingou (carpegiani nao e um técnico vitorioso nem com lastro)… mas se fala em algum desses nome e sempre vem as mesmas reclamçoes, cuca e chorao, nao tem espirito de flamengo, felipao e técnico do 7×1, luxemburgo e ultrapassado, esta na hora de tentar algo diferente, e as opções seriam algum desses.
      eu particularmente prefiro o cuca.

  • Analise perfeita, parabéns.
    Claro que os jogadores tem sua parcela de culpa, a postura e questionável, mas não vejo falta de correr nesse time, vejo um time correndo errado, simples.
    todos os técnicos que passaram estão tentando o mais do mesmo, não se vê variações, mudanças em esquema, nada, e sempre o mais do mesmo.

  • Nao existe mistério, pros bons jogadores serem destaques e os medianos/fracos renderem algo o time precisa antes de tudo e de organização tática … O grande problema do flamengo que passa a impressão de time sem garra e o espaçamento entre um jogador e outro, e a falta de marcação sobre pressão e principalmente a movimentação dos jogadores pra desenvolverem tabelas e triangulares …

  • O desenho da máquina de “Márcioaraujação” ficou hilário demais!

Comentários não são permitidos.