Sempre eu hei de ser… um esperançoso. Estou atrasado com essa coluna, sempre as escrevo nos domingos para serem publicadas nas sextas, mas dessa vez tive que mudá-la. Participei das duas transmissões dos jogos do Flamengo pela Tv Coluna do Flamengo no youtube, com os mestres Rafael Penido, Thigú Soares e Bruno Pet. Durante os jogos a repercussão no chat e nos comentários pós-jogo foram quase unânimes nas críticas aos nossos meias, Diego Ribas e Everton Ribeiro.
Claro que as críticas são frutos das expectativas que se criaram ao redor desses jogadores. Desde a segunda metade do campeonato de 2016, quando arrancamos para o que deveria ter sido o título brasileiro, vivemos da esperança de sermos campeões de algo e nada ganhamos. Escolhemos os culpados, o da vez é o Diego-cabelo-com-gel. O que será que se passa com o jogador? Falta de cobrança por parte da diretoria? Apesar de haver uma indicação forte, ninguém tem como afirmar que não há cobrança. Apesar da bananice em público, pode haver uma cobrança interna imensa, qualquer coisa que se fale a esse respeito é tão somente especulação. Diego desaprendeu a jogar? Everton Ribeiro é uma enganação? A diretoria é fraca? Tudo isso pode ser verdade, mas para mim há uma explicação mais fácil e realista: não temos um padrão tático. Já que faz muitos anos que não temos um técnico decente.
Zé Ricardo, depois de pegar terra arrasada de Muricy, estabeleceu um padrão tático arcaico, simplório, e sobretudo, simples de ser anulado. Qualquer time com dois volantes bons, ou com laterais médios e zagueiros rápidos estava apto a anular as subidas dos meias rápidos e medianos pelos lados do campo. Nesse cenário o time perdeu fôlego e ficou para trás no brasileiro… O Zé Ricardo caiu porque era limitado, um técnico em começo de carreira com algum potencial, mas que vai ter que estudar para ser bom algum dia.
Veio o Rueda, e passou sem ter tempo e/ou competência para arrumar o time. Carpegiani, quem? E agora Barbieri. Antes de começar o discurso a respeito dos nossos meias, pergunto: Porque o Romero e o Rodriguinho tem sido destaques naquele outro time? Vocês acham que ambos renderiam o mesmo no Flamengo? Tratam-se de dois titulares do time campeão paulista e brasileiro. Vale destacar, na bola ambos são piores do que Diego e Everton Ribeiro, e muito.
Acontece que podemos culpar quem quer que seja, mas o fato não vai mudar, esses jogadores só vão render de verdade quando tivermos um time organizados. Meias precisam necessariamente de movimentação, flutuações, trocas de posição, apoio de laterais, ultrapassagens para levar a marcação e volantes, e o Flamengo no momento não tem nada disso (diga-se de passagem, teve por 20 minutos contra o Santa Fe). Diferente de goleiros, zagueiros e volantes, meias precisam de movimentação dos seus pares assim como atacantes têm de ser municiados. Mas no Flamengo o que se espera deles é simplesmente que criem a jogada, enfiem uma bola, e pimba, resolvam o problema. Acontece que duas linhas de 4 jogadores, compactas, faz com que bolas enfiadas sejam quase impossíveis sem uma movimentação em diagonal treinada e organizada, coisa que o Flamengo não o faz.
Claro, pela posição em campo, meias podem, se forem criativos, criar uma jogada do nada, mas essas são exceções. Criticam-se ambos porque eles não estão criando, portanto pela lógica irracional são culpados. Acontece, como me referi acima, que os demais jogadores não se movimentam, não aparecem para receber, alguns, talvez pela pressão que o time esteja passando, talvez por ignorância técnica e tática, simplesmente correm em direção a marcação.
Eu divido a indignação pela falta de inconformidade, as péssimas entrevistas que demonstram falta de inconformismo, mas por outro lado eu não vejo falta de vontade nesse time, eu vejo um time bagunçado, sem nenhuma variação tática, previsível, ou seja, mal treinado. O Flamengo hoje, do jeito que está, é uma máquina de moer craques. Quase todos os jogadores que eram problemas foram trocados, e mesmo assim o time não rende… Esqueçam essa ciranda de troca de jogadores, nada vai funcionar se o time não for bem treinado. Algumas peças facilitariam muito a vida do técnico, como por exemplo um zagueiro veloz, um lateral que soubesse cruzar e outro que soubesse fazer cobertura, mas um bom técnico seria capaz de criar um time com um conjunto suficientemente bom para que essas deficiências fossem cobertas pelo grupo.
Nos últimos anos contratou-se demais em certas posições, de menos em outras, planejou-se um time através de oportunidades de meio de ano. Futebol não é isso, futebol é achar o treino que aquele grupo de jogadores entenda e repetir a exaustão, o que se espera do Flamengo é mais um milagre, como 2009, 2013…
Bruno Henrique espera ter efeito suspensivo concedido para jogar contra o Cuiabá, na quarta-feira (20)…
Léo Ortiz tem chance de ganhar minutos com a Seleção Brasileira nesta terça-feira (19), contra…
Flamengo e Cuiabá se enfrentam na quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro O elenco do Flamengo…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Ver comentários
O desenho da máquina de "Márcioaraujação" ficou hilário demais!
Nao existe mistério, pros bons jogadores serem destaques e os medianos/fracos renderem algo o time precisa antes de tudo e de organização tática ... O grande problema do flamengo que passa a impressão de time sem garra e o espaçamento entre um jogador e outro, e a falta de marcação sobre pressão e principalmente a movimentação dos jogadores pra desenvolverem tabelas e triangulares ...
Analise perfeita, parabéns.
Claro que os jogadores tem sua parcela de culpa, a postura e questionável, mas não vejo falta de correr nesse time, vejo um time correndo errado, simples.
todos os técnicos que passaram estão tentando o mais do mesmo, não se vê variações, mudanças em esquema, nada, e sempre o mais do mesmo.
Concordo com o texto. Mas faltou propor solução prática e não subjetiva.
Quem será o treinador ideal pro Flamengo?
Cuca, Dunga, Felipão, Luxemburgo, outro genérico, etc?!?!?
Ao que parece não temos solução a curto ou médio prazo.
tem que ser algum desses...mas a nossa torcida e muito chata, PVC disse na fox ontem algo sensato, até quando o flamengo sera "fabrica de testar técnicos", tentamos vários técnicos novos, "estudiosos", filosofo e a coisa não vingou (carpegiani nao e um técnico vitorioso nem com lastro)... mas se fala em algum desses nome e sempre vem as mesmas reclamçoes, cuca e chorao, nao tem espirito de flamengo, felipao e técnico do 7x1, luxemburgo e ultrapassado, esta na hora de tentar algo diferente, e as opções seriam algum desses.
eu particularmente prefiro o cuca.
O Diego parece que segue uma Rotina de ginástica olímpica. Manja aqueles movimentos obrigatórios!? Pois eh. O Diego eh assim. Na rotina obrigatória ele tem que dar um giro no próprio eixo. Toda vez que pega na bola. senao perde ponto dos juízes.
concordo que o diego não esta bem, que ele tem jogadas "marcadas" que merece até um banco, isso tudo concordo, mas repare, muitas vezes ele gira, , prende a bola por falta de opção, por falta de companheiros próximos e compactação do time...o proprio time não ajuda ele (nem ninguém nê)
Devolve a bola, toca por lado, pra trás. Vira o jogo. Qualquer coisa.
Não acho nao , varias vezes ele tem opção mas prefere segurar a bola
Mas são opções de lado sem prosseguir a jogada. Aliás, isso é algo que me irrita no time, todo mundo pega a bola e só tem passe lateral, daí prendem a bola e esperam aparecer alguém que não aparece nunca então voltam e fazem o passe que poderiam ter feito antes. Se o time tocasse mais rápido mesmo pro lado ia acabar abrindo mais espaços e as jogadas iam aparecendo.
As vezes esse giro dele dá certo e ele abre algum espaço, mas sabe porque ele faz isso? Porque ano passado todo mundo dizia que ele só toca a bola de lado. Agora ele pega a bola e só tem passe lateral o que ele faz é tentar um espaço pra prosseguir a jogada, de maneira errônea. Diego não tem culpa de só ter opção de passe lateral, mas se ele tocar pro lado a cobrança vai ser porque só toca de lado.
Sei não.............
Para mim ele não tem apenas essa opção de passe lateral.
Assistindo a varios jogos, voce vê um Vinicius Jr, ou Rodinei aberto e livre nos flancos do campo, e o que o Diego faz?
Dá aquele giro escroto com a bola e faz um toque para o companheiro pressionado.
Parece que ele não tem visão de jogo nenhuma..................
Eu também vejo isso mas acho que é uma minoria das vezes. E ultimamente o Diego vai soltando mais a bola, no começo do ano tava absurdo. Outro ponto é que ele chama muito a falta fazendo isso então ele deve pensar, novamente de forma errada, que é melhor forçar um cartão no adversário ou tentar levantar na área.
Outra coisa que me irrita no Diego são suas cobranças de falta (levantamento / cruzamento na area).
Eu sempre achei que nesse tipo de falta tem que ser feita aquela parabola com a bola saindo do alcance do goleiro.
Mas Diego praticamente faz sempre o contrario, com aqueles cruzamentos em linha reta.
Para sair um gol com esse tipo de cruzamento apenas se zaga e goleiro cometerem falhas muito gritantes.
Verdade, e falta direta ele nunca consegue colocar no canto, sempre vai mais pro meio do gol. O Diego bate bem quando é aquela jogada ensaiada de colocar a bola na cabeça de alguém longe do gol pra esse jogar na área. Outra coisa que é um mistério nesse time é não ter batedor de escanteio definido, vai sempre quem está mais próximo da bandeirinha.
IBSEN, o tite disse que ele e o típico ritmista, que segura o passe um tempo, dois tempos, e ate três, isso quer dizer o time(taime) tempo de dar o passe, isso e uma mentira, ele segura porque e um típico carregador de bola de passes curtos, isso não e critica eu gosto muito dele mais perto da área e deixem essa historia dele ser o armador pois ele não e........
É isso mesmo! Ele tem que "encerar" a grama antes de passar a bola.
Copiando o que eu escrevi aqui ontem:
“Muito fácil analisar futebol assim. Se perdeu é porque o time não tem vontade e porque fulano e ciclano não jogaram nada. E aí falam que Diego é enceradeira, que Paquetá prende a bola e faz firula demais, que VJr é Negueba Jr. e que o Éverton Ribeiro nunca foi bom de verdade.
O problema do Flamengo é bem mais complexo, o que falta é coletividade. Futebol não se resolve sozinho. Tem que ter diálogo. Sem coletividade, o individual não rende. Nosso meio campo, individualmente, é bom. Mas acontece que os caras pegam a bola, olham pro lado, nunca ninguém aparece; como são habilidosos, se viram, driblam um ou dois, mas depois são obrigados a recuar, tocar pra trás ou pro lado. E assim vai. Até chegar nas pontas e alguém decidir tacar a bola na área de qualquer jeito. Isso não é futebol, e é por isso não tá dando certo.”
exato!
vi seu comentário e até respondi... é isso mesmo!!
Excelente texto, muito bom mesmo. Na minha humilde opinião, eu chamaria Felipão, por ser experiente, vencedor (esqueçam o 7 x 1) e principalmente ter autoridade e moral para por ordem na casa e dar tapa na cara de quem merece. Muitos dirão tá velho, ultrapassado, é caro, blá-blá-blá, quem sabe, sabe, Renight estava no ostracismo e voltou com tudo, tenho certeza que Felipão viraria este jogo. Eu sinceramente não levo fé no ER7, esse para mim já era, milhares de oportunidades já foram dadas e o cara peidou, nem contra time pequenos o cara se sobressai, no caso dele não é apenas questão de treinar e esquema, simples, não está dando certo no Flamengo, que tenha melhor sorte em outro time. Eu proporia um troca pelo Scarpa, esse é o cara que nos falta no meio e laterais do campo, rei das assistências, coloca os atacantes na cara do gol, alça na cabeça do bom cabeceador.
Concordo, Felipão seria uma opção razoável para este momento, em que temos um técnico que não tem nenhuma autoridade sobre o elenco. Outra alternativa seria o Luxemburgo, que pelo passado recente, acho difícil voltar.
Com Barbieri, se chegar no último jogo com River precisando de resultado, há grandes chances de reeditar Zé Ricardo com San Lorenzo.
Luxemburgo? o ultimo trabalho razoavel dele foi em 2011 e ganhou so o carioca, fomos eliminados pelo Ceara na copa do brasil, Universidad de Chile levando duas goleadas na sul americana e so uma vaga na pre libertadores pelo brasileiro.
Esqueça o 7 x 1 ? beleza vamos esquecer, então vamos falar dele no gremio onde deixou o time muito mal e o Roger deu um padrão ao time levando ele a libertadores.
Perfeitas as suas colocações. Sem reparos. Precisamos de um técnico de verdade, essa é a campanha.
Deixar de pagar os salários, só recebe se jogarem, pra ver se essas amebas se acordam
E depois eles metem um processo no clube por falta de pagamento.
Essa pergunta nem Freud pra responder