Pedro Venancio: “O moderno e o antigo: Reinier, um camisa 10 cheio de qualidades”

Compartilhe com os amigos

A primeira vez em que Reinier apareceu no cenário nacional da base com destaque real foi em 2017, na Copa Votorantim Sub-15. No Flamengo campeão do torneio, as atenções se voltavam para Lázaro, autor do gol do título e da vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras na decisão. Antes da bola rolar, sim. Mas ali, o camisa 10 que veio de Brasília e já defendeu os quatro grandes do Rio começou a crescer. E aparecer até brilhar em Dubai, com nove gols e oito assistências em cinco jogos.

O crescimento não foi nem tanto físico, pois já media mais de 1,80m. Nem tecnicamente, porque sempre mostrou muita categoria. Mas o menino, então com 14 anos, começava a entrar no curso intensivo para virar gente grande. Intensivo, intenso, intensidade. Talvez essa seja a palavra chave para definir o motivo real desse crescimento sem dores.

Depois de Votorantim, veio o Campeonato Carioca Sub-15, e a artilharia do torneio com 25 gols, mesmo não sendo um centroavante. O Fla foi vice-campeão, perdendo para o Fluminense na final. Veio também o vice-campeonato da Copa Brasil-Japão, com direito a golaços de falta. A qualidade de Reinier já saltava aos olhos, e a 10 da seleção sub-15, após várias convocações, foi consequência natural.

No Sul-Americano, mais coisas boas. O Brasil foi vice-campeão, perdendo a final para a Argentina. Mas Reinier saiu, mais uma vez, muito bem avaliado do torneio. Recentemente, na França, disputou um torneio amistoso contra Rússia, Inglaterra e Portugal. Muitas pessoas que o viram in loco afirmam que se trata do melhor jogador sub-16 do mundo, com a concorrência do meia português Fasana, e de Fábio Carvalho, também meio-campista e também português naturalizado inglês.

O estilo de jogo de Reinier remete, naturalmente, a comparações. As mais frequentes são com Kaká, último brasileiro a ser eleito o melhor do mundo, em 2007, pelo porte físico e pelas arrancadas. Outros o comparam com Renato Augusto, cria da base rubro-negra, pela força, altura e velocidade. Há quem diga que ele seja ainda mais criativo do que os dois, pelo repertório de toques rápidos (alguns deles de calcanhar que exibe. Em campo, as qualidades vistas realmente são muitas. E vão desde as mais pedidas aos camisas 10 modernos, como pisar na área e fazer gols, até as de um 10 à moda antiga, como a visão de jogo, as tabelas em aproximação e um bom repertório de toques de calcanhar.

O caminho a percorrer para chegar ao sucesso como profissional, no entanto, é longo, e cheio de armadilhas, que vão das lesões até as facilidades que a profissão de jogador oferece, e que podem tirar o foco. E embora Reinier pareça diferente até nesse sentido, a prudência sempre manda esperar um pouco antes de fazer qualquer tipo de oba oba em cima e deixar que ele conte sua própria história dentro das quatro linhas do jeito que melhor sabe: com os pés.

Reprodução: Pedro Venancio | A Base da Bola – Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Para a diretoria não presta. Só presta essas merdas que estão aí .

  • O problema de nós rubro negros é q todo jogador q se destaca na base já é craque…………
    Negueba
    Adrian
    Douglas baggio( maior goleador da base )

    Vamos com calma.
    Posso estar errado mas o Vinicius Jr pra mim é um jogador bom e nada mais do q isso.

    • Se não é muito bom de bola, pelo menos foi muito bom de venda..

    • Kkkkk concordo, mas eles só entram na fogueira quando chegam no profissional e acabam afundando com o time todo. Não podem ser vistos como salvadores da pátria e sim que podem defender o clube com um futebol digno do clube, só isso. Isso vai depender deles e da paciência da torcida com eles.

  • A base do Flamengo é muito boa. O que falta é acreditar mais e dar oportunidades no time principal aos garotos, tal como é no Santos, por exemplo.

  • tinha que chamar pra treinar um dia ou outro com os profissionais, sentir o gostinho, por na delegação em alguma viagem e aos poucos ir preparando ele pra entrar no elenco de cima.

    • Muito novo ainda. Calma. A partir do ano que vem essa interação deve aumentar.

      • Sem contar que pode ser infectado com a preguiça e comodismo dos profissionais.

  • Ainda não o vi jogar, assim que o vir joga poderei dizer se vai ser promissor ou não.

  • Pronto …e ja começou a queimação do moleque, daqui a pouco sobe pra cabeça e teremos mais uma promessa queimada louco pra ir embora pra Europa e deixando a desejar aqui, calma deixa o cara provar que é bom, provar na equipe principal.

    • Justamente.
      Os caras aqui já acham q o mlk é craque kkkkkkkkkk q vai resolver e tudo mais kkkkkkkk.

  • Bom. Já temos o messiqueta. Agora temos o Kevin de Reinier.

  • Ser craque na base é mole rsrsrsrs quero ver chegar no profissional e fazer a diferença.
    Vinicius cao jr. é um exemplo

    • Não acho Cao ele tem muito potencial, foi decisivo contra o Emelec e contra o Botafogo, falta maturidade ele faz muitas escolhas erradas em campo, mas nunca para de tentar…melhor do que os pipoqueiros do elenco atual

      • Correto. Se ñ fosse por ele praticamente o Mengo já estaria fora da libertadores.

      • esse é um sem noção.. acho q nem flamenguista é…

        • Sejamos realistas amigo………. ele até o momento não demonstrou ser um Craque.
          Talvez pq eu seja acostumado a ver Romário, Ronaldo Fenômeno q aliás com 17 anos foi pra copa entre outros.

          Na minha opinião hj ele é um jogador normal.

    • Piadista

    • eita… apareceu uns dos queimas jogadores do Flamengo … consegue nem separar um jogador em formação de 17 anos dos profissionais.!!

      • Não é isso amigo……. eu apenas não vi essa bola toda nele ainda.
        Pode ser q eu mude de opinião. Mas hj ele está muuuuuuito longe de ser um craque

  • Mlk craque.

  • Até aquela máxima (craque o flamengo faz em casa) típica do clube quando era gerido por profissionais se perdeu com essa gestão de merda. Hoje com essa diretoria amadora se diz assim: Craque o flamengo faz em casa, mas não podem jogar.

    • O Vinicius joga e resolve ?

      • Sim, ele joga e resolve. Paquetá também, aliás esse é o melhor do time.

        • Paquetá melhor q Vinicius mil vezes……….
          Vinicius pra ser craque tem q mostrar muuuuuuito ainda

          • Você sabe ler? Eu disse no meu comentário que Paquetá é o melhor jogador do Flamengo hoje. Ponto. O Vinícius Jr é um jogador diferente que participa de quase todas as tentativas de ataque do Flamengo. Ele tem 17 anos, Paquetá tem 21. Proporcionalmente, VJr é um jogador diferente, é só ver os jogos. Então dizer que ele não joga nada, é papo de torcedor de outros times quebrados, ou de quem não assiste jogos.

            • Você tbm sabe ler ?
              Em algum momento falei q ele não joga nada ?

              Mas vou escrever novamente.

              PRA SER CRAQUE TEM QUE JOGAR MUUUUUUITO AINDA.

              DEU PRA ENTENDER AGORA ? OU QUER Q EU DESENHE?

              • Sei ler muito bem e inclusive o que se entende quando você diz, aqui em baixo, que o muleque é caô, você está falando que falam dele e ele não joga nada. A partir do momento que tu não considera os números do VJr (que são maiores que o do maior craque brasileiro da atualidade na mesma minutagem) você está sendo burro ou mau-intencionado. A gente, torcedor do Flamengo, tá acostumado a ver gente como você vir fazer isso, torcedores de outros clubes e tal. Mas a real é que o VJr é o segundo jogador mais efetivo do Flamengo, que participa das maiores jogadas de ataque do clube, isso é só assistir o jogo e enxergar. A partir do momento que chamam Diego de craque, automaticamente muitos jogadores são. Um abraço!

      • se o Fla ainda tem chance na libertadores, deve-se isso a quem??

        • E pq ele então não nos deixou já classificado nesse jogo contra o Santa fé………. jogando o jogo inteiro ?

          Sejamos realistas amigo
          Jogador comum
          De craque AINDA não tem nada

          • opa…evoluiu.. AINDA não…
            acho melhor melhorarmos o time colectivamente não acha?? se ele fez aquilo contra o Emelec…pq coletivamente o time estava bem aquele jogo… vc não acha injusto querer jogar a reaponsabilidade somente nele??

    • Como assim? Essa máxima o Flamengo perdeu agora, com essa diretoria?
      Quem revelamos de 2000 pra cá? Se olhar as últimas copas (2002 a 2014), o Flamengo só foi base de 3 jogadores Julio Cesar (que subiu antes de 2000), Juan (também subiu antes de 2000) e Adriano. Esse ano, deve ir o Renato Augusto.
      Então de 2000 pra cá só revelamos 2 grandes jogadores, Adriano, que trocamos por duas mariolas com 1 ano de profissional, e Renato Augusto, que seguramos por 3 anos, mas também vendemos barato.
      Concordo que a gestão do futebol tem VÁRIOS problemas, mas não vamos nos iludir achando que antes do EBM as coisas eram uma maravilha, não era, era muito PIOR.
      Hoje nossa base voltou a revelar jogadores, que podem se tornar craques no futuro (VJ, Lincoln, etc…). É um primeiro passo, agora temos que achar a melhor forma de promover esses caras pro profissional, e segura-los por um tempo, para ganhar TITULOS.
      Ainda temos muito trabalho pela frente, mas com certeza estamos MUITO MELHOR do que antes do EBM.

  • Já era. Caso seja bom mesmo será vendido.

  • Bem se for isso tudo coloca a multa por 300 milhões é mais da metade q precisamos para o sonhado estádio !!!!

  • Toda jóia que surge na base do Flamengo, consegue respaldo pelas suas atuações e principalmente pelo seu poder de decisão, e o camisa 10 que humilhou o Borussia Dortmund parece pronto pra subir de categoria, começar a jogar no sub 20 é o caminho natural, veremos seu desempenho na copinha 19.
    Que nenhum cartola idiota olhe pra o menino como um saco de dinheiro, e sim como um potencial ídolo do clube, chega de tornar nossas promessas em contas a receber.

    • Infelizmente, parece que a tendencia é o passado repetir o presente, aos poucos estamos nos desfazendo dos jogadores da base para adquirir jogadores caros em fim de carreira, tudo com respaldo da torcida, que parece que quer ver “grife” desfilando em campo.

      • Torcida grande é difícil de conscientizar a todos a importância da base, mas o cartola só vai na onda da torcida quando é do seu feitio.

    • Não é bem assim amigo.
      Todo clube precisa fazer caixa…………
      Ou vc acha q o Fla não fez um belo negócio em vender logo o Vinicius Cao Jr.?

      • Fazer caixa sim, mas olha que “caixa” mais burro a gente fez com a troca de Vizeu pelo Dourado. Um estava em nítida evolução, com apenas 20 anos sendo artilheiro da sula e mostrando que a camisa não pesou nele.
        O outro veio sem garantia de sucesso, com 28 anos e com um preço alto e salário que não é compatível com o medíocre futebol que ele apresenta.
        Outro exemplo é a venda de Jorge e Samir. Quanto dinheiro não já foi queimado pra tentar compensar a falta que os dois fazem e não conseguiram até agora.
        Você apoia esse tipo de negociação?

        • Estou de acordo com vc em partes.
          Não tem como segurar os mlks com a grana q são oferecida. Isso envolve familia e tudo mais.
          Nego nunca viu tanta grana e quer independencia finaceira.

  • Será um ótimo reserva pro Everton Ribeiro!
    #ForaBandeira

    • Antes eram banco para Minhoca, Negreiros, Dimba, David, etc. Volta Marcio Braga, Patrícia Amorim, Kleber Leite!!!!

  • infelizmente outro que vai ser banco muito tempo se subir para o profissional

Comentários não são permitidos.