Um Flamengo sem convicção

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Hoje teremos um jogo fundamental para a situação do Flamengo na Libertadores e consequentemente para a sequência do ano do Flamengo. Contudo, o que mais encontramos hoje na cabeça dos Rubro Negros são dúvidas. Qual é o time titular do Flamengo? Vamos no 4-1-4-1? Ou iremos em um 4-2-3-1? Quem será o técnico do Flamengo para o seguimento do ano? Que nível de futebol esse time vai apresentar nos próximos jogos? Joga o Arão? Precisamos ter um “zagueiro pela esquerda“? Hoje temos mais dúvidas do que certezas e a quantidade e a importância dessas e de outras questões é incompatível com o momento do ano em que já estamos.

Tal cenário de incerteza inegavelmente é fruto da indefinição do próprio planejamento do Flamengo. Planejamento esse que de fato sofreu um grande revés com a saída do Rueda. Mas que dai em diante se mostrou totalmente reticente para não dizer inexistente. Desde a efetivação de um profissional que veio para uma outra função até a demissão do mesmo “no tapa“, sem o menor preparo ou alternativa já minimamente encaminhada. E assim, deixando o assistente no comando, também sem a menor certeza de estar fazendo algo consistente, coerente. Na base do “vamos levando“.

 Parafraseando e adaptando um grande sucesso dos cinemas da Marvel:

Você vai perder -, afirmou de forma muito segura um já ferido mortalmente agente Coulson.

Como assim eu vou perder? Seus heróis foram dispersados. Suas fortaleza voadora está prestes a cair. Onde está minha desvantagem? -, replica um confiante Loki.

Te falta convicção -, afirma de forma audaz e firme o já moribundo herói.

Eis um dialogo de filme perfeito para se ajustar a atual situação do nosso Flamengo.

Hoje a expectativa para o Flamengo por parte de boa parte da mídia e até por uma parte da torcida é de fracasso. Nem digo no jogo de hoje especificamente. Falo para a temporada 2018.

O Flamengo tem “a faca e o queijo” na mão para ter grande destaque no futebol brasileiro e sul americano. O caos administrativo e financeiro deu lugar a uma situação que, mesmo que não seja de grande fartura, é sim de tranquilidade, com viés de melhora. Instalações amadoras deram lugar a um CT de primeira linha, onde um trabalho mais profissional pode ser realizado, ainda que pese a questão do estádio pendente. O elenco, ainda que com carências, se fortalece tecnicamente ano após ano.

E existe uma notória falta de convicção nas decisões tomadas no nosso futebol em 2018. E essa falta de convicção nas decisões que envolvem o futebol chegou as 4 linhas.

Como resolver um problema tático ou de elenco se sequer temos convicção de quem será o comandante do time daqui a 15 dias? Como falar em reforços, mesmo que pontuais, numa circunstância dessas, na qual até mesmo a competência do técnico gera dúvida de forma prévia? Qual a ideia de jogo do Flamengo hoje? Será a mesma daqui a 15 dias?

Não digo que o Flamengo não pode ganhar o jogo de hoje. Pelo contrário. Acredito que tenhamos condição para isso. Assim como também não digo que é impossível o Flamengo bater campeão de uma competição importante em 2018. Afinal, as coisas até podem se encaixar na base do “vamos levando”. Ocorre. O que eu digo e afirmo é que se grandes mudanças não ocorrerem no futebol no Fla as possibilidade de sucesso serão diminutas. Quando as decisões são tomadas com tão pouca firmeza a impressão que temos é de que o comando se perdeu e que vamos navegar ao bel-prazer da correnteza. É necessário mais firmeza e convicção nas decisões que tangem o nosso futebol. Sob pena de novamente sermos o “time do amanhã”, que está invariavelmente no caminho para o sucesso mas falha sistematicamente em dar o passo seguinte…

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor… faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Cumpriu tabela: Rodinei. Longe de ser o lateral do sonhos. Contudo, vejo melhora na situação da lateral direita em suas últimas atuações. É possível ver uma luz no fim do túnel por ali. Diferente da situação na outra lateral, onde a única luz no fim do túnel parece ser o farol de um trem vindo em nossa direção…

Golaço: Júlio César. Palavras não são suficientes para definir o evento que se tornou o enfadonho jogo pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Valeu muito a pena a volta do JC, nem que seja apenas por aquele momento. Ave César!!!

Seção Gato Mestre: Santa Fé 1×2 Flamengo. Apesar de ser até difícil saber qual a escalação do time do Flamengo para o jogo de mais tarde, pelo que vimos do jogo de semana passada e pela nossa própria qualidade acredito em uma vitória suada. Mas uma vitória. Temos que tomar cuidado com a velocidade do time do Santa Fé e precisamos melhorar muito nossa própria consistência defensiva.

Luiz Henrique Amorim

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A culpa toda são dos flamenguistas imediatistas e ignorantes que acham que entendem de futebol mas na verdade só sabem criticar e crucificar quando não vai bem em alguns jogos .
    a porcentagem de aproveitamento do Zé ricardo era a melhor desde Andrade em 2009.
    Aculpa é da torcidsa que faz pressão para saída de treinador , o Zé tinha seus defeitos mas o time tinha cara , tinha raça , era organizado em campo e os adversarios jogavam na retranca contra o Flamengo.
    Essa parte da torcida que fica perseguindo e crucificando bons profissionais são o próprio cancer do clube.
    agora esses otários ficam lamentando ter um treinador de merda atualmente .

  • Hoje será aquela típica noite de quarta-feira em que o Flamengo pode fazer a nossa momentânea alegria com a ressalva de uma tragédia cada vez mais anunciada.

  • No Flamengo não existe Egregora. É como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas. Se existe é apenas na hora do Playstation ou na Piscina. A imagem que eles apresentam é a de que não podem alcançar grandes conquistas e assim exigem menos de si.

  • Sinceramente, alguém consegue imaginar esse time do Flamengo passando por River, Boca, etc. e levantando a taça? Eu não consigo, e duvido que o próprio time consiga.

    • Pois é! Se nessa fase de classificação estamos aos trancos e barrancos, como se vai acreditar em sucesso na outra fase?

  • Cara a torcida tem q para de reclamar e começar apoiar o time, nego vive nos anos 80, nasci em 78 o único time bom q vi do Flamengo foi o de 87, quem tem menos de 30 não viu nenhum, apenas 2 bons elencos o de 95 e o de 2011 q não ganharam nada, os títulos de 90 para cá só com time ruim, brigou mais para não cair do q títulos,a soberba do torcedor do Flamengo está prejudicando o time, mas alguns vão falar da falta de planejamento etc, mas qual título q o flamengo ganhou nos últimos 30 anos foi fruto de planejamento?O Flamengo ganhou uma libertadores há quase 40 anos e vem uns dizer q é obrigação, cara obrigação do time é jogar com vontade, se esforçar, dividir todas as bolas, e da torcida é apoiar e cobrar quando ver corpo mole dos jogadores ou falta de meritrocacia do treinador.O Flamengo precisa aprender com o Corintians em muita coisa como padrão de jogo, continuidade dos treinadores mas o fundamental é terconsiencia de suas limitações, o Corintians respeita todos os adversários, joga no contra-ataque até conta equipes pequenas, aqui o Flamengo toma gol de contra-ataque ganhando fora de casa pois a soberba diz q somos os melhores e é vergonha segurar o resultado. Vamos voltar a terhumildade e resgatar a força de nossa torcida fez inúmeros times medíocres serem campeões. SRN

  • Tudo vai depender muito do resultado de hoje. Acho que se ganha hoje eles manten o Barbieri até pelo menos o fim da copa do mundo se perde aí eles vão buscar treinador.

    As opções e que São osso

    Dorival
    Jorginho
    Marcelo Oliveira
    Luxa
    Dunga

    Triste!

  • Como vou criar meu filho torcendo para um time que só trará bullying para ele?
    Como vou sobreviver a mais uma eliminação vexatória, ou perder mais uma final?

    Eu amo o meu Flamengo, mas a situação que deixaram o nosso futebol é lamentável!
    Fora Banana de Melo, fora FRED LUZ. CÂNCERES!

    Eu nunca desisti do mengão nem quando brigávamos todo ano para não cair,
    sempre fui apaixonado, mas ver meu time sem tesão pela vitória, com um monte de chupa sangue
    tirando foto em praia depois de uma derrota, agradecendo a deus com mimimi de religião enquanto o time capenga… até quando isso!

    Hoje novamente vou por minha bandeira no quintal, minha tv do lado de fora, comprar minha cerveja e torcer! espero ao menos vergonha e correria, e que esse barbeiro amador dê logo o pé do mengão, pois de amodores já estou de saco cheio. vá fazer estágio no vasco, no olaria ou na PQP não no maior time do Brasil. chega de Zé retranca !!!

  • Como uma “indefinição” e falta de pulso por parte da diretoria no caso do Rueda prejudicou o futebol do flamengo, ouvi o RC falando que ficaram “esperando” uma definição do técnico pq não poderiam tomar uma atitude de dispensar o treinador pelo desgaste que causou por conta de pagamento de multa em caso de dispensa, será que essa “economia” valor a pena? A meu ver não!!! Colocaram um técnico que a princípio não queria ser o treinador e foi convencido. Olha como isso acabou com a tranquilidade e planejamento do ano. Vamos torcer para que a camisa mais uma vez seja o diferencial do time nessa temporada e que as vitórias possam vir, pq depender de planejamento estamos fudido!!! SRN

  • Excelente texto Luiz, parabéns. Fácil seguir sua linha de raciocínio, texto muito bem formatado e escrito. Concordo com seus argumentos. Abs

  • Esse projeto de técnico que nós temos é medroso e covarde igual a maioria dos técnicos que por aqui vem passando! Vamos fazer uma aposta? Se o Fla estiver vencendo no segundo tempo, ele vai colocar mais um volante para tentar segurar o jogo e vamos perder acabar empatando ou perdendo pela covardia dessa anta projeto de técnico!

  • Não vejo melhora no Rodinei! Não vejo luz no fim do túnel com nossos laterais. Nenhum! Nosso “maravilhoso” Diretor de Futebol Rodrigo Caetano, insistiu veementemente, no começo do ano, na contratação de um volante, mas esqueceu das laterias. Será se ninguém ali sabia? Pqp.

  • o técnico do flamengo para o resto da temporada vai continuar sendo esse barbieri com cara de treinador de nado sincronizado?

  • Lendo esse texto me deixou um pouco confuso. Me corrija por favor se eu estiver enganado.
    Goleiro – professor Xavier
    Defesa- Colossus, ciclope, Wolverine e gambit
    Meio campo – homem aranha, capitão América e homem de ferro
    Ataque – Thor, hulk e dr. Estranho?!
    Se for de fato. Nem reclamo mais do menino Barbie e do nosso presidente Gollum

  • Sem convicção, pois é um grupo sem “pegada de flamengo”. Não adianta ter nome, se não tem ATITUDE em campo, um conformismo crônico, que mais parece desdenho. Esses cara não sabem nada de Flamengo, e são “indiferentes”. Ganhando ou não “vamos levando”…isso que é o Flamengo de hoje. NÃO EMPOLGA. Isso afasta o torcedor, faz com que o time perca ST, torcedores também (não veem motivos para torcer pelo clube)…diferente da geração de ouro que conquistava milhares a cada ano e isso se transformava em milhões, que tinham orgulho de ser Flamengo. Isso é notório. Olha o mal que essa turma está fazendo à história vencedora do CRF: um time com fama de “arame liso”, “sem pegada”, “acomodado”…isso é vergonhoso, pelo menos para os verdadeiros Rubro-negros.
    Hoje espero, pelo menos dignidade em campo. Já melhora. Em condições normais era para ser um jogo tranquilo, aqui como fora, pois o time Colombiano é muito fraco, mas esses caras complicam as coisas de graça…agora é mais um jogo tenso (sem necessidade).

Comentários não são permitidos.