VP de finanças Flamengo esclarece bonificações pagas em 2017 e trata oposição como ‘covarde’

Compartilhe com os amigos

Na última semana, foi escrito nos  mais um capítulo conturbado da instabilidade no futebol nos bastidores da Gávea. Durante reunião do Conselho Deliberativo – CODE -, que tinha em pauta a prestação de contas de 2017, o clima esquentou entre os conselheiros. Não à toa, a reunião foi cancelada.

O vice-presidente de finanças do clube, Claudio Pracownik, não esteve presente na ocasião por conta de problema de saúde. Contudo, neste sábado (28) ele se pronunciou sobre o caso, afirmando que, ao invés de buscarem algo produtivo e favorável para o clube, a oposição foi covarde, causando desordem e a violência. Além disso, ele também esclareceu as premiações dadas aos atletas e diretoria no ano de 2017, garantindo que é algo normal.

CONFIRA A CARTA:

“Prezados amigos

Motivações profissionais e sobretudo médicas, me impediram de estar presente na reunião do Conselho Diretor que tratava da Aprovação de Contas do exercício de 2017. Ainda estarei ausente do Clube e de minhas obrigações até que esses impedimentos cessem e, no caso de entender que eles não irão cessar com a brevidade necessária, irei me afastar em definitivo até que possa estar em totais condições de prestar regularmente as atividades que me foram honrosamente concedidas.

Em uma reunião em que deveríamos celebrar o melhor balanço financeiro de todos os tempos de um Clube de Futebol no Brasil, as vaidades, ambições políticas e o inegável impulso humano pela destruição protagonizaram o evento. Uma mudança de foco que, lamentavelmente, nos últimos anos, vem se repetindo.

Pior do que isso, ao invés de uma saudável discussão sobre temas técnicos que acarretem em transparência e democratização da informação subiram ao palco a truculência, a falta de educação e a covardia que só fazem barulho, mas em nada acrescentam. Aonde o caos prospera, nada germina.  A violência só interessa a quem nada tem a contribuir porque não possui qualquer outro argumento que possa validar suas posições.

O assunto previsto em Pauta na reunião eram tão somente a aprovação de contas e a execução orçamentária.  Em relação ao 1º item, o que deve ser julgado é se os balanços financeiros divulgados refletem adequada e legalmente as entradas e saídas financeiras do Clube. O 2º item visa entender se o orçamento aprovado pelo Conselho de Administração do Clube foi devidamente cumprido. Qualquer outro assunto diferente deste, por mais importante que seja, deve ser objeto de questionamentos, respostas adequadas e transparentes e, se for o caso, de instauração de procedimentos que visem apurar eventuais responsabilidades.

Os relatórios do Conselho Fiscal, das Comissões do Conselho Deliberativo envolvidas, assim como o parecer do Auditor Independente, deixam claro, claríssimo até que o balanço está tecnicamente perfeito e em consonância com a legislação pertinente. Um balanço sem ressalvas de mérito, publicado no Jornal mais importante no meio econômico brasileiro, festejado por analistas e pela mídia especializada. Uma “nação de milhões”, como o intitulamos.

A execução orçamentária já foi objeto inclusive de prestação de contas e deliberação pelo Conselho de Administração do Clube. A gestão atual do Clube não só o cumpriu, mas o superou em muito!

Estes são os dados e os fatos. Dúvidas, se existentes, tem a obrigação de serem esclarecidas. Qualquer outra coisa diferente disto é matéria estranha aos objetivos da reunião.

Mas, não pretendo me afastar dessas questões estranhas a pauta. Para toda pergunta existem 02 aspectos a serem considerados: A motivação e o seu objeto. Não irei questionar o objeto das questões suscitadas. Qualquer dúvida de boa-fé é legitima e tem a obrigação de ser respondida. Mas quanto as motivações elas são evidentes: Um ano eleitoral, pessoas em busca de migalhas de poder e movidas pela vaidade para quem quanto pior, melhor. O interesse pessoal, em muitas dessas pessoas, suplanta os reais interesses do CRF.

Soube de conselheiros (logicamente, sua minoria) querendo que o balanço fosse modificado para piorar seus resultados, obedecendo a novos critérios de contabilização que só se tornam efetivos para o exercício seguinte ao de sua real referência, ou seja, seria como recusar o título de campeão de um torneio porque pelas regras que irão vigorar no ano seguinte, o título não seria conquistado!

Conselheiros que alegaram que o balanço estaria maquiado, imputando um crime aos profissionais e Gestores envolvidos em sua feitura. Talvez esses mesmos conselheiros pudessem responder como é que com toda essa maquiagem o CRF passou o ano de 2017 tomando menos empréstimos e investindo mais do que o previsto em seu orçamento. Para que esse delírio fosse real, além de forjar um balanço, também deveríamos emitir papel moeda!

Mas existe a questão da premiação do Futebol. Essa questão em nada se relaciona ao resultado desportivo presente do time do Flamengo que, claramente, está muito abaixo do esperado. As premiações existem desde o início dos tempos. Seja por partidas vencidas, por títulos conquistados, vagas em competições e, até em um passado que teimamos em esquecer, para evitar o rebaixamento do time! Temos pessoas se insurgindo com a premiação por uma vaga conquistada na Libertadores, mas não as vi se insurgindo quando o valor era destinado a apagar um potencial vexame maior, ou seja, o de mudar de série no Campeonato Brasileiro.

As premiações fazem parte vigente no orçamento de Futebol. Estão lá, e foram aprovados pelos poderes competentes. A sua utilização, sistemática e critérios para pagamento pertencem, como sempre pertenceram, ao Departamento de Futebol do Clube que possui os poderes estatutários para tal gestão. Concordar o não com estes critérios, é subjetivo, acusa-los de ilegais, é calunioso!

O Futebol vai mal, mas isso não deveria servir de estopim para trazer à tona um verdadeiro complexo de vira-lata, aonde as outras áreas do Clube que possuem extraordinários resultados sejam contaminadas e trazidas para o mesmo degrau. Não basta para essas pessoas, que o futebol vá mal. Tudo tem que ir muito mal. Assim, no meio do caos e do barulho, ninguém se lembrará de perguntar a essas mesmas pessoas, o que estão buscando, o que as motiva e o que realmente querem.

O que mais me deixa triste e perceber que o Flamengo não deixa de lado essa sua personalidade autofágica que se aflora ainda mais em anos de eleição. Não chegaremos aonde merecemos, porque quando chegarmos lá, buscaremos alguma razão para ser infelizes.

A frase de Jayme de Carvalho lapidada em nosso ginásio diz “Aonde Encontrares um Flamengo, encontrarás um amigo”. Eram outros tempos. Hoje a frase de nosso ex-presidente Marcio Braga, faz muito mais sentido: O Flamengo é um destruidor de amizades!

Com um abraço rubro-negro,

Claudio Pracownik”

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Todos os VPs do Fla a nota é 10, a nota do EBM é mil. O torcedor é facilmente levado por KL/ Márcio/BRAZ/CACAU/Delair/Patricia/WALLIM/TOSTES/BAP e outros flamenguistas mortos politicamente e estão tacando fogo no futebol para tentar impor um malandro. EBM e seu VPs vão deixar?. Uma equipe que pega um clube com faturamento anual em 280 milhões e no ultimo ano de suas ADM deixa em 640 milhões, vem provar que todos trabalharam muito(finanças /propaganda/marketing/patrimônio / e outros . Desta forma a REUNIÃO DO CONSELHO , ficou provado que o presidente tem interesses politicos (já se lançou candidato) e, tanto na votação do Morro da Viúva , quanto votação do balanço 2017 (contas ) ele já demonstrou ser um oportunista e covarde,pois deveria ter colocado em votação as contas 2017. Irão aparecer outros Márcio/kleber/wallim/tostesm/Bap/cacau/BRAZ/e outros . Portanto, desses que só se mostram quando existe uma suposta crise fabricadas por esses malandros. Observem que a torcida RAÇA está em todas os atos de vandalismo e ainda jogam a conta para o Fla pagar. Vejam o que fizeram no aeroporto, quem vai pagar o FLA.

  • Um dos poucos que nao se perdeu na gestão bandeira…

  • Esse cara e fantastico, o grande responsável pelo saneamento financeiro do Flamengo. Acredito 100% no que ele fala.Acho que qualquer chapa de situação ou oposição deveria tentar trazer ele é o Wrobel, que é outro que fez um trabalho maravilho na Vice Presidência de Patrimonio

    • Não foi ele, foi o Rodrigo Tostes que era o homem forte das finanças quando estavamos realmente na merda. Ele fez um bom trabalho, mas falta transparencia na gestão do EBM. Se você olhar no balanço vai notar que abatemos 77 Milhões de dividas no ano passado, mas entraram 154 milhões (contabilmente falando do VJ e outras receitas a mais do que o orçado), isso significa dizer que se não vendessemos o VJ seria o primeiro ano que o clube fecharia um ano com uma divida maior do que ano anterior desde 2013. O próximo presidente vai receber o clube sem caixa, porque até antecipação de receita de venda (Vizeu), essa gestão já pediu. È melhor vigiar e ouvir com cuidado as criticas, muitas são cornetagem mas tem muita coisa errada desde que o EBM virou ditador…

      • Amigo não ficaria no vermelho não pois as comissões do Vj q foram altíssimas entraram como despesa, iríamos ficar com redução menor da dívida mas não ia aumentar ,sem contar q a diretoria não teria comprado o E Ribeiro se não tivesse vendido o Vj!

  • Falou e disse tudo! Esse cara tem classe e é inteligente! Não se mistura, não entra em polemica! Faz o dele e pronto! Deu um tapa de luva na cara desses sanguessugas desesperados pelo poder! Sabem q a coisa ta dificil pra eles! Querem a todo custo ter a chave do cofre! Só pensam nisso! Mas nao vão conseguir! para mim o novo presidente do clube Teria de Ser Claudio Prakownic! Falo isso a muito tempo! Esse cara demonstra alem de ser extremamebte competente no que lhe compete, ético, bem articulado e o mais importante: é um rubro negro de coração! SRN

  • esses lixos ja recebem altos salarios

    • Você leu a matéria???

    • Amigo acorda, em que mundo voce vive? Os vice presidentes não ganham nada. Presidente e vices não tem remuneração. Quem recebe salario são os diretores executivos. Entendeu ou quer que desenhe? O que é certo é certo, o que é errado é errado. Realmente no futebol temos colecionado insucessos mais insucessos, isso precisa ser corrigido, é obvio, mas na parte financeira 150 milhões de lucro, o melhor resultado de um clube de futebol brasileiro até hoje, isso precisa ser comemorado.

  • Normal dar 10 milhões em premiações pra um time e comissão técnica que ganharam um campeonato carioca?

    • As premiações em todos os clubes não são só por titulos. Fases em campeonatos, vagas em outros, tudo isso geram premiações… Não esquecendo, ganhamos o carioca, chegamos a duas finais, Copa do Brasil e Copa Sulamericana, e ainda conseguimos uma vaga na libertadores… Você pode questionar q é pouco para o Flamengo, mas se essas premiações estão previamente acordadas com os conselhos do clube, então o q estão fazendo não deixa de ser apenas política suja. Coisa q acostumamos ver diariamente no nosso Brasil.

      • Aí que está. Quem disse que estão acordadas? Tanto que mascararam isso nas contas. É um absurdo pagar 10 milhões de premiações pra um time que ganhou um estadual.

    • Não acho normal, vaga em Libertadores não deveria dar premiação, e vice-campeonato tambem não…

    • E disputou algumas finais. Parece que foi o time brasileiro que mais disputou finais no ano passado.
      É um elenco grande e caro. Talvez 10 milhões tenha sido razoável.

      • Disputou mas não ganhou. 10 milhões razoável? Vai ver quanto o elenco do Corinthians ganhou por ser campeão brasileiro. Você só pode ter sido irônico.

        • “Disputou mas não ganhou”…. Kkkkkkkkkk…

          Já foi explicado pra vc q premiações não são só para títulos, e o fato de o time ter chegado em finais resultaram no aumento dessas premiações, mas mesmo assim vc insiste com essa história de q pagaram 10mi pelo título do Carioca… Então tá… Continue com sua historinha de viés político q talvez uma hora alguém acredita…

          • E eu já expliquei que é um absurdo pagar 10 milhões de premiações pra um time que não ganhou nada, independente de quantas finais chegou ou quantos campeonatos disputou. Eu sei que as premiações são pagas de acordo com os resultados nas competições, aumentando o valor sempre que o clube avança de fase nas competições. O que questiono é O VALOR PAGO EM PREMIAÇÕES. Você entende isso ou quer que eu desenhe?

            • Desenhe aí…

              • Já que lendo você não entende …

          • Viés político? hahahahahahaha sai daí filhote de bandeira, vulgo flagboy!

            • Viés político sim… Vc acabou de confirmar isso ao me vincular a alguém como o Bandeira, sem nem ao menos eu me posicionar sobre lado A ou B. Até pq eu sou Flamengo, quem está a frente dele pouco me importa. Pra vc, se alguem é contra a suas ideias então é bandeirete????… Se isso não é ter viés político, então não sei mais o q é…

              E aproveite e tire uma foto disso q eu estou dizendo, pq pra vc as coisas sempre tem q ser explicadas zilhões de vezes, e eu tenho certeza q vc não tem esse retardo todo q aparenta…

              • E em que parte do comentário você leu eu me posicionar em lado A ou B? Quem começou a falar de política foi você, que não entende que a minha insatisfação com a diretoria é exclusivamente pela péssima gestão do futebol e não por viés político ou qualquer outro interesse.

  • Os médicos não deixaram os caras explicarem os gastos milionários, estavam doentes… kkk

  • Sera que só o time do flamengo tem praxe de premiaçoes. Não criem fantasmas torcida. Isso é praxe no futebol. Esses covardes da oposição que não são Flamengo pq quem é flamengo coloca o flamengo acima de vaidades

  • Premiações são normais a quem ganha.

    • Mentira,se fosse assim você veria seu time rebaixado inúmeras vezes.

  • 1) Pracownik é um monstro nas finanças. Mas, assim como qualquer clube, há várias pastas. Ainda bem que a pasta das finanças está bem.
    2) O VERDADEIRO RESPONSÁVEL por essa tragédia que é o futebol do clube foi DEMITIDO e se chama RODRIGO CAETANO. Esse câncer foi responsável DIRETO pela campanha desastrosa do florminenC em 2013, ano que haviam acabado de serem campeões e foram REBAIXADOS (lógico que não caíram, pq flor e tapetão são sinônimos). Aí, o Rodrigo Caetano que afundou os caras veio em 2014, assumindo (apenas) a pasta de contratações. Mas foi posto pelo EBM pra pasta de futebol, tendo mais força com os jogadores, após a saída do Godinho em 2016. O resultado todos já sabem.
    3) Ainda estamos tendo o reflexo da saída do Rueda e da não contratação do Renato Gaúcho pelo RC, uma vez que resolveu trazer o “amiguinho” Carpegiani pra afundar ainda mais o futebol – que por mais que não tivesse tão bom, não lembrava em nada a aplicação tática e a disposição dos jogadores na Sulamericana 2017, lembram?
    4) Renuncia EBM! Siga seu caminho na política e leve o Fred Luz pra ser seu pau mandado. Aqui no Fla seu tempo já passou. Obrigado pelo que fez de bom, mas tchau!
    5) Espero que o Paolo Guerrero volte logo pra jogar as 2 partidas restantes da Libertadores. A presença dele é fundamental pro crescimento dos outros jogadores. Especialmente os pontas e laterais.

    SRN

  • Mais cedo me surpreendi com as cifras e acabei externando o minha indignação com valores tão altos para o tão pouco futebol apresentado (os vices e 6º lugar no Brasileirão) … no entanto fica o incômodo de ver uma premiação para um time que desde 2016 vem apresentando um péssimo compromisso com a instituição… o incômodo de ver um homem se “apoderar”, este é o termo, do futebol do clube e não permitir que quem conheça conduza o barco… é lastimável ver este DNA de perdedor aflorando no elenco… peço desculpas pela palavras, mas não retiro minha indignação com o que está acontecendo no futebol do Mengão… saudações RNs

    • Assino embaixo

      • Dois!!!

  • Só posso dizer uma coisa ao senhor Claudio Pracownik, se você tá do lado do problema, você é o problema.

    • E vc é burro! Com todo respeito aos burros! SRN

      • O inteligente é você, que acredita cegamente em uma diretoria que pensa apenas no poder.

  • Sr. Cláudio, covarde é a administração fracassada na área do futebol dessa administração. Começa errado na comissão técnica e tá aí o furo, nisso os atletas desmotivam porque não vêm qualificação no comandante. Bruno quando virão os títulos? Estou esperando desde o inicio da administração EBM. Carioca não vale como parâmetro, assim mesmo a gente perde para os rivais perebas.

  • Esse executivo é bastante competente se ele falou ta falado, vcs não leram o texto e o melhor balanço financeiro de um clube de futebol os títulos virao em breve nação ,,,

    • 11 milhões pelo carioca e 2 vices se você tá satisfeito fazer o que?

      • Quem foi o responsável pelos 11 milhões em premiações foi o RESPONSÁVEL PELO DEPARTAMENTO FUTEBOL, ou seja, RODRIGO CAETANO e não o pelo Departamento Financeiro. Importante ressaltar também que esses valores podem ter sido diluídos ao longo do ano na forma de “bicho”.

      • Por isso que a torcida do Flamengo é dada como analfabeta,os 11.000.000 são a soma por metas alcançadas e isso independente de titulos.ISSO É NORMAL NO FUTEBOL

  • Caetano não acertou uma contratação, nenhuma,todos os jogadores que ele contratou, não jogaram ou estão jogando alguma coisa.
    A única contratação boa nos últimos anos foi a do Elias,é deixaram o cara ir embora.
    Aposto que o salário do Rodrigo Caetano não era menos de 200 mil mensais.
    É simplesmente absurdo,e ainda falam que administração foi profissionalizada.
    Se isso for profissionalismo, prefiro um amadorismo mais eficiente.

    • Caro amigo
      A contratação do Elias foi feita pelo Paulo Palaipe

    • Engraçado que quando o cara estava com problema com o filho e o rendimento caiu a torcida falava o contrário,Só está falando isso porque ganhamos o titulo da copa do brasil

  • Opsiçao covarde?kkkkkkkkk,covarde sao voces,que nao passam de uns banans,que deixam os jogadores fazerem o que querem dentro do clube;nao os cobram e depois ficam inventando desculpas esfarrapadas pelas derrotas.Se voces nao fossem covardes,e tivessem um minimo de dignidae,ja teriam caido fora,e deixado alguem que realmente entendam de futebol asuimir e asim paraem de fazer o flamengo uma grande vergonha e fracasso.principalmente o Banan de melo,que traiu a sua chapa em busca de poder e ambiçoes politicas,e agora so esta fazendo cagas no futebol do clube,pois nao entende de nada disso.ese sim e o maior covarde de todos e nao pasa de um laranja no poder.A oposiçao esta mais do que certa em cobrar essas bonificaçaoes pra esses jogadores que nao ,pois nao ganharam nada para merecerem isso e o clube esta longe de esta nadando em dinheiro pra ficar jogando dinheiro fora.fora Banana de melo.

  • O clube não tem dinheiro para contratar, porque o que se gastou de bônus e comissões, deixaram o caixa vazio.
    Eu duvido que se o Flamengo fosse administrado por empresários de sucesso,se eles aceitariam esses bônus e comissões para quem não agregou nada ao clube.
    O Rodrigo

    • Você acha que empresários de sucesso são millionários porque??? rs
      Empresas pagam MUITOS bônus aos seus empresários, principalmente aos de cargos em direção, de acordo com as metas cumpridas.
      CEOs de empresas de grande porte ganham na milhões por ano por metas.
      Se dirigissem o Flamengo, não seria diferente.

  • “O que mais me deixa triste e perceber que o Flamengo não deixa de lado essa sua personalidade autofágica”

    Infelizmente essa é a realidade. Quando chegamos proximos de alcançar uma estabilidade que nos dê possibilidade de ganhar coisas grandes, os imediatistas vao lá e passam a querer destruir tudo porque o time não está jogando bem (como se no passado jogassemos bem todos os jogos ou ganhassemos titulos importantes todo ano). Acho que seremos eternamente um gigante de pés de barro mesmo – ficaremos correndo em círculos, destruindo tudo o que foi feito e tentando construindo tudo de novo e ganhando um campeonato importante a cada 10 anos e reclamando, reclamando, reclamando…

    • Mas uma coisa vc não pode negar: A saída do Rodrigo Caetano foi FUNDAMENTAL pra mudança do nosso horizonte futuro. O Noval pode não ser do nível do Alessandro, Edu Gaspar, Leonardo, Alexandre Matos… Mas vai ter que fazer muita m…! seguida pra poder chegar perto da hecatombe que é o futebol do time de 2015 pra cá. Pow, olha os times campeões: Palmeiras campeão em 2016 com Gabriel Jesus carregando o time nas costas, Corinthians sendo campeão com Jô jogando como nunca (lembra daqueles jogos de fliperama, em que havia sempre um boneco que era chamado de “garante ficha”? Pois é! Jô foi assim em 2017), Grêmio sendo campeão com refugos…

      Aí eu pergunto: Todos esses péssimos técnicos que tivemos não foi culpa do Rodrigo Caetano? E os 5 anos do gabriel, 3 anos do Caramujo e agora os 3 anos do pará…

      Temos um EXCELENTE time, um elenco razoável/bom. Só que esse “excelente” tá muito mais pra fraco ou ruim, já que eles não rendem, pois não temos técnico (razão do EBM ainda enfiar a colher) e não ter tido convicção das contratações. Então (assim espero), Noval vai tentar trazer alguém na copa que seja mais perfil do clube que “amiguinhos” que o RC insistia em colocar na Gávea.

      SRN

    • A autofagia que ele vê acontecendo hoje começou com o EBM traindo os companheiros de chapa azul original.

  • Esse diretor de finanças está completamente equivocado.
    Pra mim isso não é profissionalismo de jeito nenhum.
    Bônus,PLR,se dá quando a empresa está no azul,com boa lucratividade e que permita fazer um agrado para os funcionários.
    Mas esse, não me parece o caso do Flamengo,que deve 400 milhões no mercado.
    Outra coisa,um jogador que ganha os salários que o Flamengo paga,com o time não ganhando nada que disputou,ainda ganha bônus???
    Isso é sacanagem.Me parece que o presidente fez um acordo com os jogadores,que eles têm direito a um percentual de tudo que o clube arrecada.
    Acho que,o que o clube arrecada, é exatamente para pagar os salários dos jogadores e demais despesas, inclusive as dívidas constantes no balanço.
    Esse bônus para diretoria, comissão técnica e jogadores é absurda,por isso todo mundo quer jogar no Flamengo.
    Ganhando ou perdendo,sem nenhuma cobrança e o cara ainda recebe bônus,para os jogadores,esse é o melhor dos mundos.
    Diretoria amadora e incompetente.

    • Amigo, essa premiação é o famoso “bicho” que todos os clubes utilizam para incentivar o time a jogar mais. Isso não é nenhuma novidade, apesar de eu também não concordar, pois muitos jogadores já têm ótimos salários.
      Conforme foi colocado pelo Claudio Pracownik, o cúmulo do absurdo é a oposição que utilizou tanto desse recurso, querer usar esse assunto para tumultuar e plantar crise no clube como estratégia política.

    • Amigo vc está em q mundo?apesar de concordar q não deveria pagar não podemos dizer q é invenção da atual diretoria ,o futebol sempre teve bicho por vitória e como ele disse já pagaram bicho para o time não ser rebaixado porque agora estão indiguinados por pagarem premiaçao pela vaga na Libertadores? Isso é politicagem!

  • quero sabre quais premiaçoes pois esse time ganhou nada, e pior disso foram as metas propostas pela diretoria no ano de 2017.

    • Vc acha que chegar a três finais classifica classificarpara uma.libertadores não renderia premiações?

      • Continuo com a pergunta o time ganhou o que ??? E se ouve reclamações concerteza as premiacao foram exorbitantes para um time que ganhou nada.

        • Primeiro que ano passado ganhou o Carioca. Não é muito, mas com certeza não é “nada”.
          Segundo que, estar presente seguidamente na Libertadores também faz parte do crescimento do time e de sua marca.
          Patrocinadores tendem a pagar mais se o time estiver em competições maiores.
          Logo, nada mais normal do que receber premiações baseado em metas e uma dessas metas ser a classificação para a Libertadores.

      • O que tem que render premiaçoes pra eles sao os titulos e sua boas atuaçaoes,mas nenhuma dessas coisas aconteceu no ano passado,entao por isso é injustificavel essas premiaçoes pra esse bando de sanguessugas,pois eles nao fizeram nada pra merecer isso.

  • Fiz questão de ler tudo, não explica nada, apenas continua a ladainha como se o Flamengo fosse fundado em 2013, de 2013 pra cá, o Flamengo só ganhou 2 estaduais e uma copa do Brasil. Essa empresa que essa administração acha que fundou do nada em 2013, vive da torcida conquistada em mais de 100 anos de linda, belíssima história, que mal admistrada entre 1995 e 2012, quase foi ao fim, reconheço o valor de conseguir equacionar a dívida do clube, mas isso não dá o direito de nenhum dirigente, seja ele quem for, de destruir, de forma fria e calculista, o amor e devoção que o torcedor sente por esse clube, como se o Flamengo fosse fundado por burocratas, que por suas próprias atitudes, não tem a menor noção do que é ser Flamengo em sua essência, não sabem, não sabem. Por isso que está dando errado.
    No dia que apenas números frios for o futebol, é porque acabou a sua essência, a sua mística, que tanto trás apaixonados pelo velho e violento ESPORTE bretão.
    Lembrem-se o torcedor do Flamengo, tem como último ÍDOLO o Adriano Imperador. Eu pergunto, o que tem haver Adriano Imperador, com Diego GEL Ribas?

    • Eu também li tudo e tive uma visão bem diferente da sua. O que ele cita diversas vezes é que o futebol vai mal (o que é verdade), mas que isso não é motivo para a oposição (ou qualquer outro rubro negro) destruir a parte do clube que funciona. No caso, ele é diretor de finanças. Ele não tem nada a ver com os maus resultados em campo. A parte que é responsabilidade dele vai muito bem. No final, a oposição aproveita a insatisfação da torcida (que é perfeitamente justificável) para inflamar mais ainda o clima sem se importar se isso prejudicará ou não o clube. Veja que ele fala em prejudicar o clube e não o time.

      • Me desculpe, esse site disqus muda tudo o que a gente escreve, não estou entendendo nada do que escreveram pra mim, se entenderam o que escrevi agora, desculpe de novo.

    • Todos os títulos que o flamengo ganhou de 87 para cá foi sem planejamento algum, acho q quem acha q o Flamengo foi fundado em 2013 é a torcida pois esqueceram os vários anos brigando pelo rebaixamento!

      • Acho o q? Eu recebi um monte de q.

        • Realmente tem muitos q, mas o problema é sua dificuldade de compreensão pois o VP explicou muito bem,porém ,vc disse que não entendeu, só ele desenhando agora!

  • Na questão financeira não tenho ressalvas o Cláudio é competente, mas o mal está no futebol que é carro chefe sem planejamento, sem cobranças, seu EBM e Fred Luz são os verdadeiros culpados dessa derrocada com falta de pulso firme!

    • O que é o “mal no futebol”?
      Como explicar que TODA a base é vencedora e é uma das melhores DO MUNDO, atualmente?
      Será que a pressão patrocinada pela oposição é o ambiente adequado para a condução de alguma coisa positiva? Alguém consegue realizar uma atividade, em qualquer segmento, sob uma pressão ilógica?
      O que explicaria uma crise na equipe titular (a dos melhores jogadores), que não perdeu um jogo sequer, em 2018?
      O que mais motiva a oposição para bancar matérias e retirar patrocínios? É amor ao clube ou a seus bolsos?

      • Ninguém no clube reclama de finanças, mas como é cobrado o carro chefe, apenas pulso firme que falta!

  • QUEREMOS RESUMO COMPLETO, CONTÁBIL, FIDEDIGNO SOBRE OS 12 PONTOS PERGUNTADOS PELO WALIN E CONSELHEIROS? DESABAFO COMO TORCEDOR NÃO CABE PACROWINIC! NA HORA DE APARECER PARA AS MÍDIAS SOCIAIS COM SUPERÁVITS É BOM, NÉ? RESPONDA COM MATERIALIDADE O QUE ESSA DIRETORIA FEZ EM RELAÇÃO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL. ASSUMA AS CAGADAS DELA, E PARE DE DEFENDER EBM!

  • Estão se vitimando agora, é om PT do futebol. Trazer informações detalhadas para aprovação, não podem. Mas podem ficar de mimimi depois. É um bando de vítimas.

    • É detalhada, porém não explica incompetência nenhuma, apenas a explícita que o futebol do clube é frouxo e paquiderme, que não tem a menor noção da essência RUBRO-NEGRA. É um atestado de culpa.

    • kingDavid,
      O que é o “mal no futebol”?
      Como explicar que TODA a base é vencedora e é uma das melhores DO MUNDO, atualmente?
      Será que a pressão patrocinada pela oposição é o ambiente adequado para a condução de alguma coisa positiva? Alguém consegue realizar uma atividade, em qualquer segmento, sob uma pressão ilógica?
      O que explicaria uma crise na equipe titular (a dos melhores jogadores), que não perdeu um jogo sequer, em 2018?
      O que mais motiva a oposição para bancar matérias e retirar patrocínios? É amor ao clube ou a seus bolsos?

      • Ótimas perguntas amigo. Eu concordo contigo no sentido que a oposição está sabotando o trabalho de EBM. Não tem outra palavra melhor, é SABOTAGEM mesmo. Mas não se pode negar que EBM e seus azuis são tão responsáveis quanto Wallim, Bap e seus verdes. O racha foi pior para todos no final, todos sairam perdendo e principalmente o clube. Acusar a oposição não apaga o erro cometido lá atras, muitos egos e interesses políticos… Uma das qualidades de um bom político é saber lidar com a oposição, e fazer composições. EBM dividiu ainda mais o Flamengo. Abs

        • Excelente, kingDavid.
          Não tenho dúvidas de que Wallim, Bap e outros, são competentes e têm grande parcela no reerguimento do Flamengo. Seria excelente para o clube, uma nova união destas qualidades.
          O que não pode acontecer é uma guerra pelo poder. O CRF vai sair perdendo e muito.
          A administração inclui o fundamento da negociação com a premissa win – win (todos ganham) e isto tem que prevalecer.
          O que parece estar acontecendo é um movimento agressivo e perigoso, para destruir a imagem da diretoria atual e até do elenco. Ambos são bons e precisam apenas de ambiente adequado para alcançarem o sucesso.
          Não há como obter sucesso, sob pressão.
          Abs

  • Quanro pior melhor, primeiro desestabilizar depois ganha e ROUBAR

  • O nosso time fica mal porque os antis fazem macumba contra o Flamengo.

    • Nosso time esta mau por culpa do Banana de melo e a sua incompetencia em gerir o futebol,isso sim.

  • Tá na cara que esse estardalhaço em torno das premiações tem objetivo político. Questino apenas essa comissão absurda de 800 mil paga ao Rodrigo Caetano. Logo ele o maiot culpado pela monragem desse elenco desequilibrado. Bandeira tem sim total culpa no desempenho do departamento de futebol.

  • Diretoria nojenta e vitimista. Quer aprovar a qualquer custo essas gambiarras. Tem que explicar um monte de coisas sim.

  • Pessoal, só uma possibilidade, não gosto da gestão do futebol dessa diretoria, não vou votar no Bandeira para Governo algum, acho o atual elenco uma cambada de frouxos, mas será que está tão ruim assim??? Eu acredito que a imprensa está muito feliz com essa crise criada no Flamengo, isso vende muito para eles, será que estamos amplificando os problemas e esquecendo que daqui a 6 meses teremos eleições no Fla e no Governo? Quem acredita que esse time de frouxos vai mudar com esse tipo de abordagem? Vocês querem desvalorizar o patrimônio “jogadores”? Vcs acreditam que o Bandeira (mão de vaca na hora errada) vai sair oferecendo milhões para qualquer técnico? Querem que coloquem os meninos da base para disputar um brasileiro e liberta? Acreditam que o Bandeira vai renunciar e vai vir um presidente/grupo fera nas finanças e no futebol de imediato? Acreditam que este frouxo do Diego vai passar a ser um líder decisivo (nunca foi) na base da pressão? Que esse time vai magicamente criar identidade de malandro e campeão? Que o Diego Alves tinha q tomar esculacho/porrada e ficar quietinho de cabeça baixa? SÓ UMA HIPÓTESE… quem vai lucrar com essa guerra da torcida do Flamengo com o time de futebol? Pensem nisso antes de chutar o balde… eu já torci para times muitos mais fracos do Flamengo e somente aqueles que a torcida abraçou conseguiu virar o jogo, nunca um time foi campeão na base da porrada!

  • Além de flamenguista também sou estudante de economia. Em relação à paixão pelo meu time e a carreira que eu pretendo exercer assim que me formar, esperava do VP de FINANÇAS do Mais Querido um texto técnico que, com dados robustos e transparentes, esclarecesse num tiro só todas as indagações feitas pela oposição, acalmando os ânimos de um vez por todas. Mas o que eu vi foi apenas uma carta com uma retórica cansativa, batida. Prezou apenas pela sustentação da narrativa.

    • Parece que sentiram o golpe.

    • Eles querem o papel de vítima agora. A torcida e a oposição são sempre os vilões, e eles os mocinhos. Até questão de saude vai servir de desculpa agora.

    • Voce nao vai cer isso,pois eles querem se fazer de vitimas e certamente estao escondendo alguma cagada que fizeram por baixo dos panos ai. nao é a toa que estao querendo culpar a opsiçao que nao tem nada haver com isso,e so esta querendo o esclarecimento dessa historia mau contada.Essa gestao do banana de melo nao engana mais ninguem,muito menos a mim.

  • Não há ilegalidade nas premiações por passar de fase em campeonatos, mas é uma imoralidade sem tamanho. Já ganham fortunas para fazerem seu trabalho bem feito, que é ganhar, e ainda querem ganhar mais dinheiro em premiações ?

    Façam o seguinte, se abstenham de receber seus salários mensalmente, aí poderão ficar 100% com a premiação dos campeonatos !

  • ACHO ESSE CARA HONESTO, MAS É VÍTIMA DA ADMINISTRAÇÃO DO EBM!

  • Bonificações pra jogadores que ganham milhões é um absurdo. Eles deveriam se matar pra ganhar todo jogo, o que não é o que vemos. Apenas em caso de Títulos é que se deveria pagar tais bonificações.

    • Penso da mesma forma cara .so titulos que tem que trazer bonificaçoes pros jogadores,pois fora disso esta errado e esdtao jogando o dinheiro do clube fora,com jogadores que nao fizeram nada pra merecer isso.

  • ME DESCULPE CLÁUDIO, MAS VC NÃO APRESENTOU NENHUMA RESPOSTA A INDAGAÇÃO DOS CONSELHEIROS! VC ESTÁ CERTO QUE EXISTEM AS MOTIVAÇÕES POLÍTICAS, MAS O QUE FOI FEITO COM DINHEIRO, DEPARTAMENTO DE FUTEBOL INCOMPETENTE TORROU,NÉ?

  • Todos nós sabemos que a motivação dessa crise que vive o Flamengo, é meramente política!…

    • Esportiva, também…

    • Sim, é a crise política que faz o time jogar mal. Faz-me rir.

      • Tem sim, um viés político provocado pelos comentários da mídia torcedora que faz oposição a atual diretoria e por conta dos maus resultados do elenco desde a eliminação do carioca pro foguinho, veja só!…. De lá pra cá, assistimos o VP de Futebol, (o tal de lomba, como candidato a presidente do clube) dar chilic por conta da malfadada eliminação e demitir toda comissão técnica e não substituí-la de pronto.Prato cheio para os que querem ver o circo pegar fogo: quanto pior melhor!…e é isto que está acontecendo há trinta dias e o time não dá liga com o barbeiro dirigindo um bando. SRN! A propósito Quintanilha: Não ri não!…a coisa é séria, sim, senhor!

    • Apesar do bananão ser politiqueiro e ter se filiado à Rede a crise não é exclusivamente política.
      Vários fatores provocaram a ira dos flamenguistas. Vou citar apenas alguns: eliminações precoces e vices, dando banana para a torcida, elenco fazendo panelas e amarelando, promessa de estádio e no fim fica com o elefante branco, jogdores sendo considerados maiores do que o clube, desculpas esfarrapadas, blindagem de perebas, micos do Furalha, premiação por desempenho pífio, renovação com o tomador de chá, chacota na imprensa e rivais zoando. Se não querem protesto então devolvam o verdadeiro Flamengo para a torcida e para o futebol mundial.

      • Cara por causa desses que hoje reclamam de estarmos mal na Libertadores, esses são os mesmos que foram para o Maracanã na final da decisão pela Sul Americana, invadindo, quebrando tudo que viam pela frente, fazendo todo tipo de arruaça e por culpa desses é que o Clube foi punido com 2 jogos sem torcidas. Ah! amigo sou da época que a torcida Organizada ia para o estádio somente para torcer mesmo quando perdia ou ganhava. Não vou dar razão nunca a esse bando de baderneiros. Amigo vi integrantes da gestão passada dizer que a torcida do Flamengo não mandava no Clube e que o Flamengo era somente dos associados e eles agiriam da forma que convinha a eles, mesmo sabendo eles que por causa de nossa torcida é que o Clube existe até hoje. Amigo não quero o retorno desses bandos de vagabundo aproveitadores. Sou a favor de mudanças, mas não com essa gangue de aproveitadores que lá estiveram.

        • Concordo com você. Não quero a volta da corja e muito menos sou a favor da torcida usar de violência para protestar. Tem outras formas de manisfestar a insatisfação com o futebol do Flamengo.

    • kkkkkkk,Claro,e tudo culpa da crise politica,os jogadores nao tem nada a ver com isso, nem os tecnicos,e nem o Banana de melo,voce esta certo mesmo bandeirete,kkkkkkk.

  • Não vi esclarecimento algum nesse texto, apenas a comum tática de desvio de foco ao fazer críticas pessoais a quem questiona coisas ainda não esclarecidas, o que é perfeitamente normal e necessário, pois não questionar essas coisas abre margem para fazerem o que os ladrões do passado faziam.

    • Respeito o Pracownik, mas foi patético. Parece político que por não ter como se defender das acusações resolve atacar pessoalmente quem acusa.

      • Amigo será que realmente você leu a matéria, então segue o item o qual ele menciona que a premiação é aprovada pelo CODE para o ano 2017.
        As premiações fazem parte vigente no orçamento de Futebol. Estão lá,
        e foram aprovados pelos poderes competentes. A sua utilização,
        sistemática e critérios para pagamento pertencem, como sempre
        pertenceram, ao Departamento de Futebol do Clube que possui os poderes
        estatutários para tal gestão. Concordar o não com estes critérios, é
        subjetivo, acusa-los de ilegais, é calunioso!

    • Exatamente,nao falaram nada demis e so enrolaram;alem de quererm jogar a culpa tudo em cima da oposiçao,kkkkkkk,esses caras sao uns brincalhoes.

    • Amigo se não consegues entender e separar o certo do errado é melhor nem comentar, pois todos sabemos que o que houve no CODE foi puramente político, pois não houve roubo e o que é acordado não é roubado, os valores já estavam acordados o problema é que não fomos campeões e por isso se criou tamanha revolta pelos valores.

      • Em momento algum eu disse que houve roubo, portanto não vejo o motivo de você mencionar roubo. Leia atentamente ao que escrevi, eu disse que o não questionamento dá margem para que indivíduos façam o que os ladrões do passado faziam, portanto, é mais que compreensível (e necessário) que se questione qualquer coisa que não esteja 100% clara, não há nada de errado nisso. O problema é que não há esclarecimento algum nesse texto, como é anunciado no título da matéria, eu apenas vejo o Sr. Pracownik acusando quem faz os questionamentos de terem supostas segundas intenções, como se tais segundas intenções invalidassem os questionamentos.

        • Caro Johann Schreiber, você diz que a oposição não falou nada demais!! Amigo eles criaram uma tempestade na reunião do CODE querendo dar conotação que houve desvio de conduta com o dinheiro do Clube. Johann veja o tópico em que o Pracownik fala que essas valores de premiações foram estipulados anteriormente pelo próprio CODE. Veja.: As premiações fazem parte vigente no orçamento de Futebol. Estão lá,
          e foram aprovados pelos poderes competentes. A sua utilização,
          sistemática e critérios para pagamento pertencem, como sempre
          pertenceram, ao Departamento de Futebol do Clube que possui os poderes
          estatutários para tal gestão. Concordar o não com estes critérios, é
          subjetivo, acusa-los de ilegais, é calunioso! É amigo temos que dar razão a quem tenha. Abraços SRN

  • Eu concordo em parte com algumas criticas mas dizer que elas são oriundas meramente da oposição é vitimismo ou alienação.

    A maior parte das críticas vem das próprias mídias! (incluindo os torcedores em geral)

    Mas se for criticar a imprensa não pega bem, então melhor direcionar ‘o ataque’ para todo mundo que não estiver do lado deles, o lado ‘do Flamengo’, o tal ‘nós contra eles’.. isso é o retrato dos ‘nervos a flor da pele’ que estão os bastidores do Flamengo hoje. Lamentável!

    Ele tem toda razão em dar satisfação a torcida sobre tudo que foi veiculado incorretamente para calar os críticos que não tem argumentos.

    No entanto se algo não for feito para contornar o efeito ‘caldeirão político’ será difícil até para os jogadores e profissionais do Flamengo fazerem um bom trabalho e isso é tudo que a torcida em sã consciência não quer agora!

    Que Deus ajude nosso Flamengo..

    SRN

    • Amigo tem que direcionar realmente a torcida do Flamengo, pois não foi a mídia que invadiu o Maracanã, quebrou inúmeras cadeiras, fez vários torcedores que lá foram para torcer ficarem horrorizados, apavorados pelos acontecimentos e não foi por culpa da mídia que fomos punidos com 2 jogos sem torcida.

      • Estamos falando de coisas diferentes! Estou falando dos protestos atuais ‘contra alguns jogadores e outros contra alguns cartolas do Flamengo’ e da insatisfação da torcida com o desempenho do time e da lentidão desta gestão para tomar decisões no comando do futebol.

        A torcida é uma entidade genérica, tem desde bandido a milionário, então não dá pra generalizar assim..

        SRN

  • Não há o que questionar. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer…

Comentários não são permitidos.