Notícias

VP de finanças Flamengo esclarece bonificações pagas em 2017 e trata oposição como ‘covarde’

Na última semana, foi escrito nos  mais um capítulo conturbado da instabilidade no futebol nos bastidores da Gávea. Durante reunião do Conselho Deliberativo – CODE -, que tinha em pauta a prestação de contas de 2017, o clima esquentou entre os conselheiros. Não à toa, a reunião foi cancelada.

O vice-presidente de finanças do clube, Claudio Pracownik, não esteve presente na ocasião por conta de problema de saúde. Contudo, neste sábado (28) ele se pronunciou sobre o caso, afirmando que, ao invés de buscarem algo produtivo e favorável para o clube, a oposição foi covarde, causando desordem e a violência. Além disso, ele também esclareceu as premiações dadas aos atletas e diretoria no ano de 2017, garantindo que é algo normal.

CONFIRA A CARTA:

“Prezados amigos

Motivações profissionais e sobretudo médicas, me impediram de estar presente na reunião do Conselho Diretor que tratava da Aprovação de Contas do exercício de 2017. Ainda estarei ausente do Clube e de minhas obrigações até que esses impedimentos cessem e, no caso de entender que eles não irão cessar com a brevidade necessária, irei me afastar em definitivo até que possa estar em totais condições de prestar regularmente as atividades que me foram honrosamente concedidas.

Em uma reunião em que deveríamos celebrar o melhor balanço financeiro de todos os tempos de um Clube de Futebol no Brasil, as vaidades, ambições políticas e o inegável impulso humano pela destruição protagonizaram o evento. Uma mudança de foco que, lamentavelmente, nos últimos anos, vem se repetindo.

Pior do que isso, ao invés de uma saudável discussão sobre temas técnicos que acarretem em transparência e democratização da informação subiram ao palco a truculência, a falta de educação e a covardia que só fazem barulho, mas em nada acrescentam. Aonde o caos prospera, nada germina.  A violência só interessa a quem nada tem a contribuir porque não possui qualquer outro argumento que possa validar suas posições.

O assunto previsto em Pauta na reunião eram tão somente a aprovação de contas e a execução orçamentária.  Em relação ao 1º item, o que deve ser julgado é se os balanços financeiros divulgados refletem adequada e legalmente as entradas e saídas financeiras do Clube. O 2º item visa entender se o orçamento aprovado pelo Conselho de Administração do Clube foi devidamente cumprido. Qualquer outro assunto diferente deste, por mais importante que seja, deve ser objeto de questionamentos, respostas adequadas e transparentes e, se for o caso, de instauração de procedimentos que visem apurar eventuais responsabilidades.

Os relatórios do Conselho Fiscal, das Comissões do Conselho Deliberativo envolvidas, assim como o parecer do Auditor Independente, deixam claro, claríssimo até que o balanço está tecnicamente perfeito e em consonância com a legislação pertinente. Um balanço sem ressalvas de mérito, publicado no Jornal mais importante no meio econômico brasileiro, festejado por analistas e pela mídia especializada. Uma “nação de milhões”, como o intitulamos.

A execução orçamentária já foi objeto inclusive de prestação de contas e deliberação pelo Conselho de Administração do Clube. A gestão atual do Clube não só o cumpriu, mas o superou em muito!

Estes são os dados e os fatos. Dúvidas, se existentes, tem a obrigação de serem esclarecidas. Qualquer outra coisa diferente disto é matéria estranha aos objetivos da reunião.

Mas, não pretendo me afastar dessas questões estranhas a pauta. Para toda pergunta existem 02 aspectos a serem considerados: A motivação e o seu objeto. Não irei questionar o objeto das questões suscitadas. Qualquer dúvida de boa-fé é legitima e tem a obrigação de ser respondida. Mas quanto as motivações elas são evidentes: Um ano eleitoral, pessoas em busca de migalhas de poder e movidas pela vaidade para quem quanto pior, melhor. O interesse pessoal, em muitas dessas pessoas, suplanta os reais interesses do CRF.

Soube de conselheiros (logicamente, sua minoria) querendo que o balanço fosse modificado para piorar seus resultados, obedecendo a novos critérios de contabilização que só se tornam efetivos para o exercício seguinte ao de sua real referência, ou seja, seria como recusar o título de campeão de um torneio porque pelas regras que irão vigorar no ano seguinte, o título não seria conquistado!

Conselheiros que alegaram que o balanço estaria maquiado, imputando um crime aos profissionais e Gestores envolvidos em sua feitura. Talvez esses mesmos conselheiros pudessem responder como é que com toda essa maquiagem o CRF passou o ano de 2017 tomando menos empréstimos e investindo mais do que o previsto em seu orçamento. Para que esse delírio fosse real, além de forjar um balanço, também deveríamos emitir papel moeda!

Mas existe a questão da premiação do Futebol. Essa questão em nada se relaciona ao resultado desportivo presente do time do Flamengo que, claramente, está muito abaixo do esperado. As premiações existem desde o início dos tempos. Seja por partidas vencidas, por títulos conquistados, vagas em competições e, até em um passado que teimamos em esquecer, para evitar o rebaixamento do time! Temos pessoas se insurgindo com a premiação por uma vaga conquistada na Libertadores, mas não as vi se insurgindo quando o valor era destinado a apagar um potencial vexame maior, ou seja, o de mudar de série no Campeonato Brasileiro.

As premiações fazem parte vigente no orçamento de Futebol. Estão lá, e foram aprovados pelos poderes competentes. A sua utilização, sistemática e critérios para pagamento pertencem, como sempre pertenceram, ao Departamento de Futebol do Clube que possui os poderes estatutários para tal gestão. Concordar o não com estes critérios, é subjetivo, acusa-los de ilegais, é calunioso!

O Futebol vai mal, mas isso não deveria servir de estopim para trazer à tona um verdadeiro complexo de vira-lata, aonde as outras áreas do Clube que possuem extraordinários resultados sejam contaminadas e trazidas para o mesmo degrau. Não basta para essas pessoas, que o futebol vá mal. Tudo tem que ir muito mal. Assim, no meio do caos e do barulho, ninguém se lembrará de perguntar a essas mesmas pessoas, o que estão buscando, o que as motiva e o que realmente querem.

O que mais me deixa triste e perceber que o Flamengo não deixa de lado essa sua personalidade autofágica que se aflora ainda mais em anos de eleição. Não chegaremos aonde merecemos, porque quando chegarmos lá, buscaremos alguma razão para ser infelizes.

A frase de Jayme de Carvalho lapidada em nosso ginásio diz “Aonde Encontrares um Flamengo, encontrarás um amigo”. Eram outros tempos. Hoje a frase de nosso ex-presidente Marcio Braga, faz muito mais sentido: O Flamengo é um destruidor de amizades!

Com um abraço rubro-negro,

Claudio Pracownik”

Higor Neves

Ver comentários

  • Não há o que questionar. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer...

  • Eu concordo em parte com algumas criticas mas dizer que elas são oriundas meramente da oposição é vitimismo ou alienação.

    A maior parte das críticas vem das próprias mídias! (incluindo os torcedores em geral)

    Mas se for criticar a imprensa não pega bem, então melhor direcionar 'o ataque' para todo mundo que não estiver do lado deles, o lado 'do Flamengo', o tal 'nós contra eles'.. isso é o retrato dos 'nervos a flor da pele' que estão os bastidores do Flamengo hoje. Lamentável!

    Ele tem toda razão em dar satisfação a torcida sobre tudo que foi veiculado incorretamente para calar os críticos que não tem argumentos.

    No entanto se algo não for feito para contornar o efeito 'caldeirão político' será difícil até para os jogadores e profissionais do Flamengo fazerem um bom trabalho e isso é tudo que a torcida em sã consciência não quer agora!

    Que Deus ajude nosso Flamengo..

    SRN

    • Amigo tem que direcionar realmente a torcida do Flamengo, pois não foi a mídia que invadiu o Maracanã, quebrou inúmeras cadeiras, fez vários torcedores que lá foram para torcer ficarem horrorizados, apavorados pelos acontecimentos e não foi por culpa da mídia que fomos punidos com 2 jogos sem torcida.

      • Estamos falando de coisas diferentes! Estou falando dos protestos atuais 'contra alguns jogadores e outros contra alguns cartolas do Flamengo' e da insatisfação da torcida com o desempenho do time e da lentidão desta gestão para tomar decisões no comando do futebol.

        A torcida é uma entidade genérica, tem desde bandido a milionário, então não dá pra generalizar assim..

        SRN

  • Não vi esclarecimento algum nesse texto, apenas a comum tática de desvio de foco ao fazer críticas pessoais a quem questiona coisas ainda não esclarecidas, o que é perfeitamente normal e necessário, pois não questionar essas coisas abre margem para fazerem o que os ladrões do passado faziam.

    • Respeito o Pracownik, mas foi patético. Parece político que por não ter como se defender das acusações resolve atacar pessoalmente quem acusa.

      • Amigo será que realmente você leu a matéria, então segue o item o qual ele menciona que a premiação é aprovada pelo CODE para o ano 2017.
        As premiações fazem parte vigente no orçamento de Futebol. Estão lá,
        e foram aprovados pelos poderes competentes. A sua utilização,
        sistemática e critérios para pagamento pertencem, como sempre
        pertenceram, ao Departamento de Futebol do Clube que possui os poderes
        estatutários para tal gestão. Concordar o não com estes critérios, é
        subjetivo, acusa-los de ilegais, é calunioso!

    • Exatamente,nao falaram nada demis e so enrolaram;alem de quererm jogar a culpa tudo em cima da oposiçao,kkkkkkk,esses caras sao uns brincalhoes.

    • Amigo se não consegues entender e separar o certo do errado é melhor nem comentar, pois todos sabemos que o que houve no CODE foi puramente político, pois não houve roubo e o que é acordado não é roubado, os valores já estavam acordados o problema é que não fomos campeões e por isso se criou tamanha revolta pelos valores.

      • Em momento algum eu disse que houve roubo, portanto não vejo o motivo de você mencionar roubo. Leia atentamente ao que escrevi, eu disse que o não questionamento dá margem para que indivíduos façam o que os ladrões do passado faziam, portanto, é mais que compreensível (e necessário) que se questione qualquer coisa que não esteja 100% clara, não há nada de errado nisso. O problema é que não há esclarecimento algum nesse texto, como é anunciado no título da matéria, eu apenas vejo o Sr. Pracownik acusando quem faz os questionamentos de terem supostas segundas intenções, como se tais segundas intenções invalidassem os questionamentos.

        • Caro Johann Schreiber, você diz que a oposição não falou nada demais!! Amigo eles criaram uma tempestade na reunião do CODE querendo dar conotação que houve desvio de conduta com o dinheiro do Clube. Johann veja o tópico em que o Pracownik fala que essas valores de premiações foram estipulados anteriormente pelo próprio CODE. Veja.: As premiações fazem parte vigente no orçamento de Futebol. Estão lá,
          e foram aprovados pelos poderes competentes. A sua utilização,
          sistemática e critérios para pagamento pertencem, como sempre
          pertenceram, ao Departamento de Futebol do Clube que possui os poderes
          estatutários para tal gestão. Concordar o não com estes critérios, é
          subjetivo, acusa-los de ilegais, é calunioso! É amigo temos que dar razão a quem tenha. Abraços SRN

  • Todos nós sabemos que a motivação dessa crise que vive o Flamengo, é meramente política!...

    • Sim, é a crise política que faz o time jogar mal. Faz-me rir.

      • Tem sim, um viés político provocado pelos comentários da mídia torcedora que faz oposição a atual diretoria e por conta dos maus resultados do elenco desde a eliminação do carioca pro foguinho, veja só!.... De lá pra cá, assistimos o VP de Futebol, (o tal de lomba, como candidato a presidente do clube) dar chilic por conta da malfadada eliminação e demitir toda comissão técnica e não substituí-la de pronto.Prato cheio para os que querem ver o circo pegar fogo: quanto pior melhor!...e é isto que está acontecendo há trinta dias e o time não dá liga com o barbeiro dirigindo um bando. SRN! A propósito Quintanilha: Não ri não!...a coisa é séria, sim, senhor!

    • Apesar do bananão ser politiqueiro e ter se filiado à Rede a crise não é exclusivamente política.
      Vários fatores provocaram a ira dos flamenguistas. Vou citar apenas alguns: eliminações precoces e vices, dando banana para a torcida, elenco fazendo panelas e amarelando, promessa de estádio e no fim fica com o elefante branco, jogdores sendo considerados maiores do que o clube, desculpas esfarrapadas, blindagem de perebas, micos do Furalha, premiação por desempenho pífio, renovação com o tomador de chá, chacota na imprensa e rivais zoando. Se não querem protesto então devolvam o verdadeiro Flamengo para a torcida e para o futebol mundial.

      • Cara por causa desses que hoje reclamam de estarmos mal na Libertadores, esses são os mesmos que foram para o Maracanã na final da decisão pela Sul Americana, invadindo, quebrando tudo que viam pela frente, fazendo todo tipo de arruaça e por culpa desses é que o Clube foi punido com 2 jogos sem torcidas. Ah! amigo sou da época que a torcida Organizada ia para o estádio somente para torcer mesmo quando perdia ou ganhava. Não vou dar razão nunca a esse bando de baderneiros. Amigo vi integrantes da gestão passada dizer que a torcida do Flamengo não mandava no Clube e que o Flamengo era somente dos associados e eles agiriam da forma que convinha a eles, mesmo sabendo eles que por causa de nossa torcida é que o Clube existe até hoje. Amigo não quero o retorno desses bandos de vagabundo aproveitadores. Sou a favor de mudanças, mas não com essa gangue de aproveitadores que lá estiveram.

        • Concordo com você. Não quero a volta da corja e muito menos sou a favor da torcida usar de violência para protestar. Tem outras formas de manisfestar a insatisfação com o futebol do Flamengo.

    • kkkkkkk,Claro,e tudo culpa da crise politica,os jogadores nao tem nada a ver com isso, nem os tecnicos,e nem o Banana de melo,voce esta certo mesmo bandeirete,kkkkkkk.

  • ME DESCULPE CLÁUDIO, MAS VC NÃO APRESENTOU NENHUMA RESPOSTA A INDAGAÇÃO DOS CONSELHEIROS! VC ESTÁ CERTO QUE EXISTEM AS MOTIVAÇÕES POLÍTICAS, MAS O QUE FOI FEITO COM DINHEIRO, DEPARTAMENTO DE FUTEBOL INCOMPETENTE TORROU,NÉ?

  • Bonificações pra jogadores que ganham milhões é um absurdo. Eles deveriam se matar pra ganhar todo jogo, o que não é o que vemos. Apenas em caso de Títulos é que se deveria pagar tais bonificações.

    • Penso da mesma forma cara .so titulos que tem que trazer bonificaçoes pros jogadores,pois fora disso esta errado e esdtao jogando o dinheiro do clube fora,com jogadores que nao fizeram nada pra merecer isso.

  • ACHO ESSE CARA HONESTO, MAS É VÍTIMA DA ADMINISTRAÇÃO DO EBM!

  • Não há ilegalidade nas premiações por passar de fase em campeonatos, mas é uma imoralidade sem tamanho. Já ganham fortunas para fazerem seu trabalho bem feito, que é ganhar, e ainda querem ganhar mais dinheiro em premiações ?

    Façam o seguinte, se abstenham de receber seus salários mensalmente, aí poderão ficar 100% com a premiação dos campeonatos !

  • Além de flamenguista também sou estudante de economia. Em relação à paixão pelo meu time e a carreira que eu pretendo exercer assim que me formar, esperava do VP de FINANÇAS do Mais Querido um texto técnico que, com dados robustos e transparentes, esclarecesse num tiro só todas as indagações feitas pela oposição, acalmando os ânimos de um vez por todas. Mas o que eu vi foi apenas uma carta com uma retórica cansativa, batida. Prezou apenas pela sustentação da narrativa.

    • Eles querem o papel de vítima agora. A torcida e a oposição são sempre os vilões, e eles os mocinhos. Até questão de saude vai servir de desculpa agora.

    • Voce nao vai cer isso,pois eles querem se fazer de vitimas e certamente estao escondendo alguma cagada que fizeram por baixo dos panos ai. nao é a toa que estao querendo culpar a opsiçao que nao tem nada haver com isso,e so esta querendo o esclarecimento dessa historia mau contada.Essa gestao do banana de melo nao engana mais ninguem,muito menos a mim.

  • Pessoal, só uma possibilidade, não gosto da gestão do futebol dessa diretoria, não vou votar no Bandeira para Governo algum, acho o atual elenco uma cambada de frouxos, mas será que está tão ruim assim??? Eu acredito que a imprensa está muito feliz com essa crise criada no Flamengo, isso vende muito para eles, será que estamos amplificando os problemas e esquecendo que daqui a 6 meses teremos eleições no Fla e no Governo? Quem acredita que esse time de frouxos vai mudar com esse tipo de abordagem? Vocês querem desvalorizar o patrimônio “jogadores”? Vcs acreditam que o Bandeira (mão de vaca na hora errada) vai sair oferecendo milhões para qualquer técnico? Querem que coloquem os meninos da base para disputar um brasileiro e liberta? Acreditam que o Bandeira vai renunciar e vai vir um presidente/grupo fera nas finanças e no futebol de imediato? Acreditam que este frouxo do Diego vai passar a ser um líder decisivo (nunca foi) na base da pressão? Que esse time vai magicamente criar identidade de malandro e campeão? Que o Diego Alves tinha q tomar esculacho/porrada e ficar quietinho de cabeça baixa? SÓ UMA HIPÓTESE... quem vai lucrar com essa guerra da torcida do Flamengo com o time de futebol? Pensem nisso antes de chutar o balde... eu já torci para times muitos mais fracos do Flamengo e somente aqueles que a torcida abraçou conseguiu virar o jogo, nunca um time foi campeão na base da porrada!

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo tem apenas 2 jogos como mandante na reta final do Campeonato Brasileiro

Atualmente na quarta posição do Brasileirão, Flamengo enfrenta apenas Internacional e Vitória como mandante O…

17/11/2024