Xeque-Mate

Compartilhe com os amigos

Xeque-mate ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.

Mais uma vez nos vemos diante de um jogo que, mais que 3 pontos, pode valer um ano inteiro. Um ano de apoio ou de cobrança. Um ano de conquistas ou fracassos. Um ano mágico ou trágico.

A próxima jogada nesse tabuleiro de xadrez que é o Grupo D, pode significar muito para o que vem a seguir. Pode ser o Xeque, a favor ou contra o Flamengo. No xadrez, quando acontece apenas o “xeque”, o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar.

Um time que joga pressionado, que mesmo vencendo não convence, com comando questionável e despreparado para um time da expressão do Flamengo. Esse é o Flamengo hoje, e que amanhã joga o jogo mais importante do ano até agora na Libertadores.

Não era para ser assim, mas mais uma vez tropeçamos nos próprios erros, em limitações que teimamos em expor e não buscamos tratar. Perdemos pontos quando não podíamos, demos sobrevida à adversários que estavam quase derrotados.

Mas… chegamos até aqui. E agora é buscar aquilo que perdemos lá atrás: Confiança, respeito e resultados. O apoio, mesmo distante, não vai faltar, como não faltou até o momento, mas por si só não é garantia de nada. Ele precisa ser correspondido em campo, não com pirotecnias como já sugeriram, mas com seriedade, vontade e principalmente o resultado.

Como no xadrez é hora de ser assertivo, decisivo e finalizar o adversário. Não podemos mais errar, pois um erro pode fazer com que o adversário nos tire da disputa. É hora de vencer, garantir a classificação e ter um pouco de paz e tranquilidade para a continuidade do trabalho.

Precisamos mais do que nunca que todos os que entrarem em campo tenham ciência que temos totais condições de vencer, mas tem que jogar como Flamengo, não o de agora, mas o de outrora, que era temido pelos adversários, que não se conformava com o resultado, que não recuava quando fazia um gol, que buscava incessantemente o resultado.

A próxima jogada é a jogada mais importante até o momento.

É hora de separar os homens dos meninos. É hora de chamar a responsabilidade e trazer a vitória.

Podemos garantir amanhã o xeque, e depois o mate será em um Maracanã lotado com sua torcida apoiando e cantando os 90 minutos.

Vamos buscar a vitória. Chegou a hora de colocar o sorriso no rosto dessa nação, que não merece mais sofrer.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Alguém sabe a escalação?
    No Jornal do Brasil, a escalação não tem o Paquetá, mas William Arão em seu lugar.
    É verdade isso?

  • O problema é que essa nuvem negra sobre o futebol não se desfaz. Todo ano a promessa de que vamos arrebentar e quem sai arrebentada é a torcida com os resultados pífios.

  • Fernando Diniz com esse elenco não daria certo, técnicos novos com ideias assim precisam de jogadores dispostos a fazer a diferença, hoje eu não vejo isso nesse elenco do Flamengo, tirando um ou outro o restante parece estar bem à vontade com seus salários em dia e sem cobrança da diretoria.

  • Concordo, por que não o Enderson Moreira ou o Diniz cara… Se fez proposta para Renight faça para Diniz… ainda dá tempo dele implantar um esquema melhor… E o problema do Diego é dar uma enquadrada nele e técnico para montar um esquema para o cara jogar. O cara ter que apanhar a bola na nossa zaga e correr até a zaga adversária, e chegar lá com precisão de passe, impossivel… deixe o cara somente para armar para Everton Ribeiro na direita e VJ na esquerda e Dourado ou Lincon ou Guerreiro no centro. Coloca o Diego para trabalhar do meio pra frente, só pra armar para os tres homens da frente. Coloca os laterais para apoia-lo.

    • Da tempo nao. O diniz precisa de mais tempo. Nao iria durar um mes.
      Alem do fato de que nossos laterais e zagueiros sao horrorosos e velhos. O elenco do fla na verdade eh o anti-elenco para um trabalho do diniz

  • É incompreensível, é inexplicável a passividade da diretoria no que diz respeito às contratação de treinador.
    Reforços de jogadores pode até ser aceitável,pois como contratar novos jogadores se já existe no clube jogadores para as posições carentes, mesmo que não sejam bons o suficiente para vestir a camisa rubro negra.
    Para contratar teríamos que ter dinheiro ou então negociar esses atletas que estão no clube não acrescentando nada ao futebol.
    Agora a falta de treinador é doída,pois existem nomes de treinadores baratos que poderiam trazer algo bom para o time,e viriam por um salário muito menor que um Renato,um Felipão ou Abel Braga.
    Depois do jogo de sábado joguei a toalha,com as substituições feitas pelo treinador atual, substituições muito infelizes,mal feitas.
    Mais um ano perdido,tudo culpa da passividade da diretoria.
    O Fernando Diniz há mais de 01 ano estava dando sopa no mercado, até que o presidente do Atlético paranaense corajoso,foi lá e o tirou do Guarani.
    Porque não tentar Rogério Ceni ou Enderson Moreira???

  • Um pouco de organização tática… disputariamos com qualquer um!!
    Porém não levo fe nesse momento no nosso treinador…teve 18 dias e não vimos nada… óleo contrário piorou taticamente

  • Tem lógica.

  • Só queria ver meu time jogar bola de novo e ser temido, está na hora de sair de destaque nas paginas financeiras e voltar as páginas de campeões no futebol

  • Triste mesmo é saber que Vitória pode efetivar esse técnico meia boca, covarde… #diniznofla

    • A torcida não tem paciência para esperar ele implantar o estilo de jogo dele…

      • Não dá mais pra esperar milagres de estagiários. 2016 e 17 com com Zé retrancardo
        mas 2 meses com o carpa demodè.
        tu pode pedir tudo da nação,menos isso. porque essa torcida já perdeu a paciência com o amadorismo e a falta de tesão dessa diretoria safada.
        Resumindo, o tempo e de enfrentamento e não de organização, precisamos de uma chacoalhada nesse elenco de mocinhos no Instagram, de mãozinha levantada pro céu agradecendo o salario gigante, enquanto a instituição Flamengo se torna Chacota,
        enquanto nossos rubros negros de ultima geração sofre bullyng na escola…
        NÃO PEÇA PACIÊNCIA, eles já tiverem todo o tempo do mundo!

        • Eu entendo você e também não estou feliz com os resultados, o que eu falei foi, nenhum técnico vai chegar e salvar a pátria em 1 semana, o cara já chega com a torcida sem paciência, então fica difícil para qualquer 1 que chegar… como resolve se tudo que ele fizer já vai ser criticado no primeiro treino? Falo de paciência em chegar um Diniz como foi citado acima em uma terça feira por exemplo, ter jogo na quarta e a galera já ta vaiando… estamos aqui falando de um NOVO técnico que chegar e não das pessoas que já estão la.

  • É essa máxima q digito desde o ano passado” SEPARAR OS HOMENS DOS MENINOS”só q os meninos estão com o protagonismo….os homens estão se omitindo…

Comentários não são permitidos.