Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

André Rocha: “Flamengo nas oitavas da Libertadores com boa atuação para superar o trauma”

- Coluna do Fla -
- Coluna do Fla -
Publicação: 17/05/2018
32 Comentários
Atualização: 17/05/2018
Compartilhar
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

É obrigatório contextualizar a situação do Flamengo para analisar a atuação da equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Emelec no Maracanã. Valia vaga nas oitavas da Libertadores depois de três eliminações seguidas e vexatórias na fase de grupos.

A última traumática, no ano passado, para San Lorenzo e Atlético Paranaense. Ostentando com alguma sobra o maior orçamento do grupo, que ainda tinha a Universidad Católica. Vencendo o time chileno na despedida do Maracanã e saindo na frente com o gol de Rodinei no Nuevo Gasometro. Virada na Argentina e o Atlético vencendo no Chile. Misto de incompetência e muita falta de sorte.

Tudo isso foi levado para o Maracanã cheio. Com a massa apoiando, mas a tensão sendo transferida de dentro para fora do campo. Era obrigatório vencer um adversário que também precisava dos três pontos para seguir vivo. Se deixasse para definir no Monumental de Nuñez contra o River Plate as chances diminuiriam drasticamente.

Dito isto, por tudo que envolveu o jogo, a atuação do time de Mauricio Barbieri pode ser considerada boa. Por incrível que pareça, o treinador com menos grife e experiência consegue o que parecia impossível: combinar as características dos jogadores.

Rodinei é o lateral de ataque, de buscar o fundo. Renê segura mais e vai se especializando no trabalho defensivo. Tanto no um contra um como no posicionamento, fazendo diagonais de cobertura cada vez mais precisas. Desce na boa e dá liberdade a Vinicius Júnior para buscar jogadas individuais e infiltrações em diagonal. E o garoto ganha cada vez mais confiança e vivência entre os profissionais.

No meio-campo, Cuéllar protege, mas também passa. Lucas Paquetá faz tudo, embora ainda erre na circulação da bola prendendo muito em momentos inadequados. Mas se multiplica como o segundo homem de suporte ao volante na contenção e dos meias na articulação.

Everton Ribeiro merece um parágrafo à parte. Ou dois. O meia finalmente se encontrou em campo e passou a ter as companhias que precisa: do lateral passando no corredor quando ele corta da direita para dentro com a canhota e de um colega dando opção para tabela ou entrando exatamente no espaço deixado pelo ponta que vem para dentro. Com jogadores para dialogar no passe curto e não nos toques sem ideias buscando o lado para os cruzamentos seguidos, o futebol do camisa sete cresce demais.

Os gols da vitória foram a cereja do bolo de uma atuação que só não foi perfeita por um vacilo na saída e a perda da bola que gerou um contragolpe do Emelec que só não causou estragos pela presença de Rever. Este sim, numa noite sem erros e consertando vários equívocos dos companheiros. Perdendo Juan, que colocou duas bolas nas traves, no final do primeiro tempo e transmitindo segurança a Leo Duarte na segunda etapa.

Diego alternou passes de primeira que aceleraram ataques para Vinicius Júnior e a insistência em reter a bola e atrasar a transição ofensiva. Barbieri pode insistir para que ele recue menos e se posicione mais como um companheiro na frente de Henrique Dourado.

O centroavante é que destoou mais uma vez. Simplesmente não consegue dar sequência às jogadas e peca pela ansiedade na hora de finalizar – impressiona o contraste com a incrível segurança na cobrança de pênaltis. A ampliação da suspensão de Paolo Guerrero de seis para 14 meses é um duro golpe para o Fla. Com este ajuste crescente nas peças e mais volume de jogo a tendência era o peruano acrescentar muito com sua técnica e movimentação. Dourado terá que compensar com posicionamento e precisão no último toque. Faltou mais uma vez.

Vale a classificação antecipada, ainda que com sofrimento. Compreensível pelo histórico recente. Era preciso quebrar a barreira e a missão foi cumprida. A tarefa agora é seguir evoluindo, ganhar consistência. Com o jovem Barbieri, mesmo com seus erros normais de ”pato novo”, parece haver uma luz mais à frente. Um rumo. No Flamengo do final da gestão Bandeira de Mello isto não é pouco.

Reprodução: Blog do André Rocha | Uol Esporte

Assuntos:argentinaatlético paranaensebandeira de melloblogceifadorChileclube da gaveaColunacoluna do flaColuna do FlamengoCONMEBOLcopaCuéllarda américaDiegoeduardo bandeira de melloemelecequadorestádioÉverton RibeiroflaFlamengoGestãohenrique douradojornalista mário filhoJuanLéo DuarteLibertadoresLucas PaquetáMais queridoMaracanãMaurício BarbieriMengãomengoMonumental de Núñeznovidades flamengonovidades rubro-negropaquetáRenêReverRibasRiver PlateRodineiRUBRO-NEGROSan Lorenzoúltimas Flaultimas mengãoUniversidad Catolicauol esporteVinícius Júnior
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
32 Comentários
  • Rodrigo - Depto. de TI disse:
    17/05/2018 às 07:19

    Boa atuação? Estou felizão porque ganhou, mas ainda falta aquela coletividade para o time. Poderia ter sido uns 5×0, o time perdeu muitos gols.

    Responder
    • Leonardo Gonçalves Novaes disse:
      17/05/2018 às 07:46

      Como o próprio autor disse é necessário contextualizar a situação do time. Também acho que foi boa, o rendimento do time está crescendo e a parada para copa pode ajudar o Barbiere fazer os ajustes necessários.

      Responder
    • Eddy Soares disse:
      17/05/2018 às 07:57

      Concordo plena mente!
      Jogadores muito individualistas não procuram uns aos outros querem ganhar a torcida individualmente e não como um coletivo chega a da pena do CEIFLADOR a bola mau consegue chegar a ele

      Responder
      • Bruno Taunay Gripp Mota disse:
        17/05/2018 às 10:25

        Concordo. Muita vaidade em campo.

    • Bruno Taunay Gripp Mota disse:
      17/05/2018 às 10:24

      Totalmente, falta coletividade, solidariedade. Todo mundo quer ser herói.

      Responder
  • Joao Junior disse:
    17/05/2018 às 07:55

    Correu e lutou muito contra um time fraco.. o no geral o time teve boa atuação …
    mas nao podemos nos iludir.. o ataque do flamengo ainda não se entende no passe final.. todos os gols do flamengo ou sai de bola parada ou sair de jogada individual. Diego ta atrasando o time… e a zaga é lenta não é confiavel.. so o cuellar de volante é preocupante tinha que colocar um volante de pegada do lado dele e deixar o paqueta chegar na area que é o que ele mais sabe.. contra um time bom esse time vai ter que ser organizado.

    Responder
    • Lucas Garcia disse:
      17/05/2018 às 08:13

      Coloca outro volante e o time perde volume, um jogador pra atacar.

      Responder
    • Kia disse:
      17/05/2018 às 10:45

      Discordo , o primeiro gol foi coletivo.

      Responder
  • leonardo costa disse:
    17/05/2018 às 08:03

    Cara que torcidinha mais modinha do cacete, nem mesmo ganhando param de criticar, até parecem os comentarista tudo PHD em futebol, tudo ex jogador , ex técnicos só entendidos, poderiam assumir e mandar curriculos pra mengão e assumirem o lugar do barbieri!!!!

    Responder
    • Márcio "maestro" Araújo disse:
      17/05/2018 às 08:14

      É a mesma coisa dos defensores dessa gestão quando dizem que perdemos jogando bem.
      Perdemos duas finais “jogando bem”.

      Responder
      • Jeferson Wady Sabbag disse:
        17/05/2018 às 15:05

        Eu defendo a administração quanto à organização do clube. Pagamento das dívidas e criação de infraestrutura como CT e outros. Nenhuma administração no Flamengo conseguiu isso. Nenhuma. Pode se ganhar títulos por acaso, mas com um time com finanças em dia pode contratar bons jogadores e montar um belo time de futebol com chances de ganhar. Se vai ou não ganhar é outra coisa.

    • Fernandel Walker disse:
      17/05/2018 às 11:22

      Não é tanto assim. Nos classificamos jogando bem, mas não é por isso que vamos achar que estamos prontos pra tudo. Ainda há muito o que fazer, o time só agora apresenta um padrão aceitavel. E tem todo o resto da Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão, com uma Copa do Mundo no meio. É só ter atenção, não dormir sobre os louros e continuar trabalhando. Ainda estamos longe do ideal, mas estamos no caminho.

      Responder
      • Leonardo Braga disse:
        17/05/2018 às 16:48

        concordo .. n é pq ganhou q n podemos comentar sobree erros q estamos percebendo e q la na frente podem ser cruciais para os titulos !!! se percebemos agora temos o dever de alertar para vermos mais melhoras no time !!! queremos titulos !! e queremos agora !!!

      • Fernandel Walker disse:
        18/05/2018 às 06:56

        É isso aí! Ainda falta controlar a ansiedade, treinar bastante fundamentos básicos como passe e chute, contratar melhor para posições carentes, etc…etc…etc… Ninguém vai ser campeão de nada no 1o. Semestre. Dá tempo de ir fazendo as coisas, mas tem que fazer! Aproveita a parada para a Copa e faz o que tem que ser feito. SRN

  • Márcio "maestro" Araújo disse:
    17/05/2018 às 08:15

    Diego destoa do resto do time. Alguém precisa de peito pra tirar ele.

    Perdemos uma número absurdo de gols. Estava no Maracanã ontem

    Responder
    • Bruno Taunay Gripp Mota disse:
      17/05/2018 às 10:23

      Diego não tem lugar no time.

      Responder
  • Rodrigo disse:
    17/05/2018 às 08:47

    Eu achei que o Diego fez um boa partida ontem.

    Responder
  • Golbery disse:
    17/05/2018 às 09:08

    Achei o time muito ansioso. Atacando demais no primeiro tempo deixamos muitos espaços para contra ataques , mas o Emelec é fraco. No segundo tempo depois do segundo gol, o jogo mudou e os espaços eram dados pelo Emelec. Foi quando tivemos boas chances para definir, mas aparentemente a ansiedade impedia a realização das melhores jogadas. Confesso que temi por levarmos o empate até o gol do ER7 que aos 46 nos deu a vitória.

    Responder
  • Átila Arleu disse:
    17/05/2018 às 10:20

    Diego tá atrasando o time! Tanto que até o Vinicius Jr. bateu boca com ele ontem. Prefiro entrar com o Jean Lucas e dar mais liberdade pro Éverton Ribeiro que tem mais mobilidade e é melhor no chute de fora da área.

    Responder
  • Fernandel Walker disse:
    17/05/2018 às 11:17

    Diego, insistindo em reter demais a bola, chama muitas faltas e atrasa o time. Precisa pensar mais rápido em campo.
    Paquetá, em 4 ocasiões, tentando driblar em vez de tocar rápido, deu o contra-ataque ao adversário. Precisa apenas corrigir esse desejo irresistível de tentar driblar todo mundo a toda hora. Tem a hora de driblar e a hora de tocar rápido e receber na frente.
    Time ansioso demais, errando passes de 1m. É preciso saber jogar o jogo, e agora mais tranquilo, tem tudo pra engrenar.

    Na verdade, ninguém jogou mal, e alguns jogaram muito bem. A ansiedade atrapalhou em alguns momentos, mas ninguém jogou mal. Um jogo tenso, por tudo que havia em jogo, mas os mais cascudos deram conta e seguraram bem a pressão. E ainda teve o Barbieri, sempre meio “zen”, expulso de campo! rs E que golaços! O primeiro com uma trama pela esquerda, com Dourado e Diego finalizando primeiro, e por último a pancada de ER. Pura pressão. O segundo me lembrou um Zico canhoto, na cobrança de falta!

    Estamos classificados! Mas ainda há muito o que fazer, principalmente tirar a ansiedade dos ombros da rapaziada. E Diego, meu filho, SOLTA ESSA BOLA!

    SRN

    Responder
    • Marcos Borges disse:
      17/05/2018 às 12:20

      Será que tem alguém nessa CT que tem coragem de exigir do Diego soltar a bola ou melhor dar a ele um chá de banco por um tempo.

      Responder
      • Leonardo Braga disse:
        17/05/2018 às 16:45

        pelo q a gnt viu em campo so o v jr reclamou com ele !!! ng reclama do diego !!! impressionante

      • Fernandel Walker disse:
        18/05/2018 às 07:07

        O que precisa acontecer é alguém ter uma conversa franca e honesta com ele. O que vai fazer a torcida sair do pé dele não é ele correr o campo inteiro e se abraçar com a galera no campo, e sim ele melhorar o seu jogo, fazendo a jogada fluir com rapidez, se aproximar mais do centroavante, para concluir as jogadas, chutar mais a gol de meia distância, exatamente o que ER vem fazendo. Se continuar com esse joguinho, é bom por as barbas de molho.

    • Leonardo Braga disse:
      17/05/2018 às 16:44

      paqueta a anos n joga de segundo volante .. ele é jogador de meio pra frente !! entao obvio q sempre vai buscar a imprevisibilidade pq assim ele aprendeu a jgoar !!! jogando mais recuado isso realmente preoucupa mas ele é inteligente e ja diminuiu mt essas jogadas perigosas (mas ainda tem q melhorar mt)

      Responder
      • Fernandel Walker disse:
        18/05/2018 às 06:57

        Perfeito!

  • kingDavid disse:
    17/05/2018 às 11:22

    Diego é MAESTRO!
    O maestro do modo “arrame liso”. É ele que insiste em prender, armar jogadas, mas não consegue ser imprevisível, decisivo. Precisa se re-inventar ou tomar um chá de banco.

    Rever não comprometeu, liderou bem a defesa realmente. Mas ainda é lento, sempre há um risco…

    Juan já devia estar aposentado, já deu. Seria até bom renovar as lideranças.

    Agora HD, faz pena… Depois vao ter bandeirete dizendo que a culpa é da torcida modinha…

    Responder
    • Leonardo Braga disse:
      17/05/2018 às 16:42

      so se reinventa quem sabe q ta errado .. se mantiver ele no time ele nunca vai achar q precisa melhoar .. um banco seria otimo pra ele ..ate pq o time tem “medo” de reclamar dele .. ng chega e critica ele em campo !!
      o rever jogando na esquerda (com o apoio do rene) e com o duarte pela direita (zagueiro jovem, rapido e q esta em um momento bom ) vira outro jogador !! pq msm lento ele conhece da posição !!! e vira jogador de sobra e n o de combate (quando o juan está)

      Responder
      • kingDavid disse:
        17/05/2018 às 18:13

        O principal reforço de Rever tem sido Diego Alves. Juan o deixa sobrecarregado.

  • Well Lacerda disse:
    17/05/2018 às 16:47

    Boas análises, algumas peças devem vim, Diego apesar de segurar a bola, pode decidir, não tiraria pra não aguentar Geu, Moreno etc…se tivesse alguém como Goulart receberia banco!

    Responder
    • Leonardo Braga disse:
      17/05/2018 às 16:50

      o geuvanio tecnicamente ta uma merda a tempos .. asm ele corre mt .. e da espaco pras subidas do rodinei e tb abre espaco pro E ribeiro jgoar onde rende melhor q é perto da area e abrindo na ponta q achar melhor na hora !!! assim como rene n é unanimidade mas encaixou o lado esquerdo do fla .. o geuvanio fez o msm !! mas concordo q precisa melhorar mt pra ser mediano com a boa no pe !! mas pela bola q o diego ta jgoando e por td q falei eu ainda ia de geuvanio ao inves de diego (ele entrando no segundo tempo cmo time ganhando e prendendo a bola, uunica coisa q sabe fazer.. ele ate ajuda )

      Responder
      • Leonardo Braga disse:
        17/05/2018 às 16:51

        alem do q é mt mais prejudicial ao time um meia ofensivo mal do q um ponta direita q pega na bola so as vezes…

      • Well Lacerda disse:
        18/05/2018 às 17:09

        Diego ajuda na defesa se não é efetivo no ataque, é mais fácil Diego decidir que Geuvanio, eu não mudaria a menos que viesse um ponta agudo, algo que no Flamengo não têm fora o Vinícius!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

3

Como fica a negociação do Flamengo como Almada já que o clube decidiu investir na contratação de Luiz Henrique?

2 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Real Madrid aumenta oferta por renovação de Vini Jr e afasta interesse do Arsenal

7 6

Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

31 4
Brasileirão

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

9 8

Flamengo acerta contratação de jogador que quebrou recorde no Cuiabá

30 8
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  2. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  3. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

  4. Douglas Dutra em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Da um voto de confiança pro Vinã é um bom jogador só precisa recuperar a confiança.SRN

  5. Joãozinho Trepidação em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Nas duas últimas vezes em que Vinã jogou pelo Mengão, jogou bem. Em 2025, depois de se recuperar da contusão,…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo