André Rocha: “Vitória da Chape é mais uma prova do mito do “elenco forte” no Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Maurício Barbieri foi corretíssimo ao descansar alguns titulares na Arena Condá pensando na decisão contra o Emelec no Maracanã pela Libertadores. Os sinais de desgaste já tinham ficado claros no empate contra a Ponte Preta que valeu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

Mas poupar significa enfraquecer um Flamengo que novamente deu provas que, na prática, tem o cobertor bem curto na qualidade do elenco. Mesmo com alto investimento em reforços e nas divisões de base.

A começar por Trauco, de volta à lateral esquerda e reforçando suas virtudes e seus defeitos. O peruano que deve estar na Copa do Mundo tem bom passe e acertou duas assistências para os dois gols do Fla. Guerrero, o primeiro na volta da suspensão por doping aproveitando falha grotesca do goleiro Jandrei, e Vinicius Júnior, que saiu do banco para contribuir com seu talento para que uma equipe naturalmente desorganizada pelas mudanças pudesse se impor mais uma vez através de lampejos.

Mas defensivamente é um desastre. Pior ainda sem o devido auxílio na recomposição de Marlos Moreno, outra contratação que até aqui não trouxe respostas em campo. Apodi e Guilherme voaram pelo setor do peruano. Inclusive no lance do único gol do primeiro tempo, de Canteros completando assistência do lateral veloz.

Sem Paquetá e Cuéllar, o meio-campo teve poder de marcação com Jonas e condução de bola com Diego e o jovem Jean Lucas, mas quase nada de circulação de bola através dos passes. Muito menos criatividade. Por isso Trauco acabou aparecendo com dois passes para gols.

Para piorar, o titular Juan acabou falhando também, na saída de bola que terminou no pênalti bastante discutível de Jonas que Guilherme sofreu e converteu em bela cobrança. Pareceu mais disputa por espaço que falta. Mas não dá para colocar a derrota por 3 a 2 na conta do árbitro Leandro Vuaden.

Porque Barbieri resolveu poupar Diego Alves para dar minutos a César, que acabou surpreendido pelo toque de Leandro Pereira, o substituto do suspenso Wellington Paulista, e com o pé colocou para dentro da própria meta nos minutos finais. Outra falha individual para a Chapecoense encerrar com vitória sobre o ainda líder uma sequência de quatro empates na temporada.

Mais uma prova de que a ideia de que o Flamengo tem elenco robusto para dividir esforços ao longo da temporada não passa de um mito. Se fica difícil combinar características e extrair qualidade no jogo coletivo com todos disponíveis, imagine mesclando titulares e reservas.

Sobreviveu na Copa do Brasil, manteve a liderança do Brasileiro pelo saldo superior a Corinthians e Atlético Mineiro e joga a tão desejada classificação para o mata-mata do torneio continental na quarta. Mas com um grupo de jogadores tão desigual e heterogêneo é difícil vislumbrar aonde pode chegar um dos maiores orçamentos do país que não consegue ser consistente na temporada.

Resta à maior torcida do país rezar para ”São Paquetá” seguir tirando coelhos da cartola. Sem ele, o Flamengo não passa de um time bem comum.

Reprodução: Blog do André Rocha | Uol Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Desculpa ai, sou de SC, aproximadamente 200 km de distância de Chapecó. Posso dizer com todas as letras que esse time de CIDADE da chapecoense é uma porcaria. Vai brigar pra não cair. Se nós fizéssemos um combinado aqui da coluna ganhava fácil desses camaradas. Flamengo que é ressucitador de mortos. Se vcs querem saber, flamengo perdeu o jogo mesmo antes de começar. Soberba. Subestimou o timeco da chapecoense.

  • Quem é este merda que fez esta bosta de reportagem?? O Fla foi novamente garfado impiedosamente… Já tiraram mais de 6 pontos do Flamengo só no Brasileiro, sem contar a Libertadores, na mão grande! EBM incomoda… Temos sim o melhor elenco desse país, e isso incomoda, por isso somos sacaneados pela arbitragem e por essa imprensa de merda! Esses jogadores tem que tomar vergonha na cara e correr dobrado!!

  • Com essa formação, independente do elenco ser forte ou não, seria difícil ganhar de qualquer time. Essa formação ainda não tinha sido usada nesse anos, e a “Barbie” só tinha feito um treino com essa formação que jogou contra a chape.

  • O limitado Rodolfo ainda não pode jogar? É o melhor zagueiro do time, já pode ver como esse setor defensivo é um lixo

  • É verdade. A sina continua. Time bom é o outro. Jogador bom é que saiu ou o que pode chegar. Solução: MUDA DE TIME!!! VAI TORCER POR OUTRO TIME QUALQUER!

    • Sensacional comentário irmão

  • Técnico escalou errado. O time “reserva” do Flamengo não é ruim. Ontem era p o Thiago Santos que foi solicitado de volta ao clube ter jogado ao invés de uma dupla de laterais.. A pretensão era poupar, e não poupou Rodinei. Estado fazendo um alvoroço em cima do Jean Lucas, foi capa da página do Flamengo no GE quando na verdade Ronaldo joga muito mais. Tem empresário metendo o bico… Eu aposto que Arão não está jogando para virar Mêda de troca daqui a 2 rodadas quando não puderem mais contratar jogadores da série A.. De toda forma hoje o elenco reserva mediano do Flamengo é esse: (melhor assim do que vários bons e caros jogadores emprestados por aí com o Flamengo pagando parte dos salários, como no Palmeiras.

    -César
    -Pará
    -Rodolpho*
    -Leo Duarte
    -Trauco
    -Jonas
    -Ronaldo ( prefiro ele do que essa febre de Jean Lucas que não dominou uma bola)
    -Marlos
    -Berrio*
    -Thiago Santos
    -Dourado

    442, com uma linha de 4 meias sendo 2 alas e 2 volantes e um atacante mais recuado , Thiago Santos p buscar tabela e infiltração.
    * para os lesionados

    • Tiago Santos não tem condições legais de jogo. Só na janela de transferências internacionais.

    • Ronaldo não é melhor que Jean Lucas, foi só a primeira partida dele de titular, no brasileiro, todas as partidas dele ele foi bem, ronaldo é primeiro volante.

  • Elenco e mediano, pontos fora da curva vão para os destaques paqueta, vjr, everton ribeiro e dourado, resta espera um bom zagueiro na janela de julho

  • Sim elenco é fraco, não temos os juizes do nosso lado. Segundo jogo em que o Flamengo foi escandalosamente prejudicado, primeiro contra o Vitoria no penalti e na expulsão do Everton Ribeiro e agora ontem num penalti que não existiu onde o jogador da Chapecoense fez falta no Jonas antes do lance. Não sou eu quem está falando, e sim o comentarista de arbitragem da Fox Sports

    • Ontem falaram também na ESPN. Um dos comentaristas ficou escandalizado com esse pênalti marcado. E ainda citaram o pênalti não marcado do Apodi no Marlos Moreno.

  • O problema é que se colocarmos os jogafores escaláveis não temos um dos elencos mais caros.
    Retire da conta os salários de Rômulo, Arão, Ederson que não têm condições tecnicas e ambiente com a torcida e Berrio pela contusão. Veja se temos um elenco caro!
    O jogo foi bom para lembrar àqueles com problemas fe memória, pq Trauco não pode ser titular, que Marlos não é craque e que Diego só aparece bem em jogo pequeno e sem pressão, infelizmente!

  • Juan e Rever falham em todos os jogos, não temos lateral esquerdo, nem titular e muito menos reserva, Rômulo, Arão, Para, são jogadores que não servem nem pra ficar no banco, não temos treinador, essa e a prova de que essa diretoria é amadora, se perder pro Emelec quarta vira um inferno de novo, infelizmente esse presidente mesmo tendo sido o melhor na minha opinião da história, é um fracasso total no futebol…

  • Quando falei que o técnico é fraquinho, ainda houve reação. Que escalação é essa? Um verdadeiro mingau. Rodinei e Pará, pelo amor de Deus. Tirar o Marlos para entrar o Cuellar, quando já estava em campo o Jonas, colocando o time pra trás. O castigo veio a galope! O time dominava o jogo e por covardia perdemos a invencibilidade. O Diego decididamente não contribui, ele atrasa o jogo, erra passes fáceis e não verticaliza. Já deu irmão! O Flamengo é líder por acaso, porque pegou uma sequência mais leve. Quero ver esse time produzir contra Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Atlético, Cruzeiro. Queria ver uma jogada treinada, de pé em pé. Esse jogadores não conseguem o passe final, cruzam no bolo e o atacante que se vire.

    • Chegou a turma do pessimismo Estavam quietinhos porque time estava ganhando, perdeu uma voltam na carga total

  • Mano a culpa foi desse safado que invés de poupar 2 ou tres jogadores o cara poupar todo munto! Poderia muito bem ter poupado cuellar e rever agora os outros tinha que ter jogado assim nao ia mecher muito na estrutura do time nao ia ficar desorganizado! Paqueta é um garoto de 20 anos vini junior tem 17 muleka toidos pra joga mano agora coloca 2 laterais direito e brincadeira! Cara burro incopetente

    • Você é preparador físico?

    • primeiro aprenda a escrever, depois entra numa faculdade de fisioterapia e/ou educação física para que seu comentário inútil passe a ter sentido.

  • O problema é que super valorizamos qqr jogador que chega. Arão, Geovanio, Marlos, Rômulo, Ederson, Trauco, Pará… Esses são nomes que contávamos para o time titular mas que não estão servindo nem para compor elenco. Precisamos melhorar o setor de scout pq parece que e composto por meros torcedores que só conhecem o nome e não o futebol que podem entregar. Quando foi a última vez que descobrimos alguém barato jogando em algum time menor? Nem lembro…

    • Essa diretoria não entende nada de futebol. Então a solução é trazer jogadores de nome, que servem como escudo pra criticas. Eles avaliam unicamente o nome do jogador, não avaliam o futebol jogado no momento, se é o tipo de jogador que se encaixa nas necessidades do time, nada disso importa. Só contratam pelo nome.

    • Por mais que tenha o tal centro de inteligência, acredito que a grande maioria dos contratados foram por preferência do Rodrigo Caetano, todos tem um mesmo perfil, jogadores bundões. Só lembrar a preferência por Rômulo ao Felipe Melo.

  • Não tem nada a ver com elenco isso aí!
    Quando se muda 70-80% do time, torna-se um bando em campo independente da qualidade dos jogadores.

    • até que enfim um comentário inteligente. Parabéns João Paulo

  • quando num elenco se abre espaço para jogadores mediocres como jonas entrar a chance de dar errado é muito grande numa partida, o que se viu no jogo foi nitido sumiu a saida de bolaa, o tal de jonas jogando de meia se escondendo de receber a bola e o Diego tendo que voltar pra receber

  • Acho que a analise está um pouco distorcida, concordo que o flamengo tem um time superestimado e devido ao investimento devia ser melhor, o que vimos ontem foi um time inteiro de reservas (ahh mas guerreiro e diego são titulares, mas ambos voltando de afastamento e sem ritmo) uma coisa e trocar 3-4 jogadores e manter pelo menos uma porção do time “titular” outra e colocar 11 caras que nunca jogaram juntos e sem ritmo.
    flamengo não foi brilhante, precisava melhorar coletivamente, mas se não fosse a interferência da arbitragem e os erros individuais grosseiros tínhamos passado pela chapecoense.

  • O texto tem um pouco de malicia, não acho que temos o melhor elenco mas acredito que o suficiente para uma temporada, entre poupar aqui e ali, conseguimos sem problema, a questão é, uma coisa é sacar meio time e ficar com uma base, outra é sacar praticamente todo o time, além do coletivo, parte tática, temos a queda técnica dos jogadores pois técnica sem tática não combinam, o Flamengo com reservas e sem reservas, esbarra no mesmo problema de sempre, falta de criatividade, objetividade nas jogadas, verticalização, velocidade no passe, esse é o problema, temos a bola mas não sabem o que fazer com ela!

    • falei exatamente a mesma coisa nesse segundo kkk
      se nem o time “titular” esta consistente e “redondo”, quanto mais um time todo reserva sem o menor entrosamento

      • Sem dúvida, não que, se entrarmos com um time repleto de reservas vamos fazer papelão, longe disso, acredito que se pode ter uma atuação digna ao menos, correr, buscar e tentar acertar, mas dificilmente veremos equipes alternativas no mundo tendo a regularidade de uma equipe principal, e se tratando de Flamengo que joga por vezes o futebol que um time alternativo jogaria, o que dizer?…

  • O problema do Flamengo não É time e sim técnico, o cara é fraco, pode ser promissor, mas vá ser promissor em equipes menores ou seja auxiliar técnico…. Temos sim deficiência na zaga e nas laterais e já digo aqui 4 jogadores para mudar o patamar do Flamengo…. (Messias – zagueiro América MG, Ayrton Lucas – Lateral esquerdo Flores, João Pedro – lateral direito do Bahia emprestado ao Palmeiras e Zé Rafael do Bahia que vale os 10 Milhões que o Bahia pede.
    Voltando ao jogo, se vc poupa o time todo e está certo de poupar, não pode poupar a poH@ do goleiro
    que estava claramente sem ritmo…….. Vc poupa o goleiro quando escala o time titular onde diminui as possibilidades de erros por falta de entrosamento…
    Outra coisa, se é para poupar o time, para que escalar o Rodinei na ponta, pqp o cara n é ponta, n fez nada no jogo e ainda queima outros jogadores da posição……….VSF seu aprendiz…
    Outro erro grave, todos sabem da qualidade do Trauco e da deficiência dele na marcação, então pq n montou um esquema que desse liberdade ao Jonas para ficar responsável por aquele setor… Coisa simples de resolver…. bota dois cabeças de área em vez de um lateral improvisado na poh@ da ponta direita…. de novo, VSF seu aprendiz de merda………
    E para complementar, tem que se colocar nas cabeças de TODOS os técnicos que vem dirigir o Flamengo que n tem essa de é difícil jogar lá, no Flamengo não……. Vc pega time que vai brigar para não cair e tem obrigação de vencer…. Ganhar ou perder faz parte e vai acontecer as vezes, mas a poh@ do discurso NÃO PODE SER ESTE, NÃO DO FLAMENGO SEU APRENDIZ FDP DO C…..LHO.

  • Discordo. O elenco do Flamengo PODERIA ser melhor, na verdade DEVERIA. Mas isso não significa que é um elenco ruim. Vendemos caro uma derrota pra Chapecoense na Arena Condá e com pênalti inexistente para eles. Jogando com o time reserva, sem técnico, estilo de jogo em formação e jogares voltando de lesão, caso do Diego e Juan, outros praticamente estreando na temporada, caso de Guerrero e Trauco. Agora vamos contar nos dedos quantos times no país fariam isso. Vamos ser realistas, essa derrota não foi nada demais, precisamos de reforços mas não é o fim do mundo.

  • Não tem como discordar, principalmente no que se refere ao Paquetá, sem ele em campo o time é um deserto de ideias, não acontece rigorosamente nenhuma jogada, alguém sabe me dizer o Diego jogou ontem? Será que ele foi poupado também?

  • O Diego Ribas pode enganar alguns com um gol aqui um abraço ali….mas não me engana não… pelo que foi o investimento e pelo futebol entregado….deve muito

    • Discordo amigo… Diego ganha quase a mesma coisa que Geuvânio ganha (650 x 500) . Esse sim foi uma aposta errada e completamente desnecessária, pois não estavamos precisando de um jogador que jogasse pelas pontas na epoca da contratação.

      Pra um jogador do nivel de Diego, com certeza se espera muito sempre, mas tenho certeza que será importante para nós ainda. A questão é saber organizar o time! Aquele time que jogou contra o Ceará, trocando apenas o Dourado pelo Guerrero pra mim é o ideal no momento.

    • Aquele discurso MÍDIA TRAINING, só engana a quem não sabe nem o que é uma bola de futebol.

  • Que o elenco é limitado, isso tá evidente desde o ano passado, por isso a comissão técnica tem que estudar e planejar melhor, quem sai para ser polpado, e quem entra.

  • Tem jogadores que chamam derrotas … Chamam gols é o caso: Pará, Jonas, trauco..esses jogadores juntamente com Geuvanio não tem condições de fazer parte do elenco do Flamengo…ainda bem que viu que com arão não dá mais…e tá dando oportunidades pro Jean Lucas…

  • “São Paquetá”…rsrs. Gostei dessa…rsrs

    Quanto ao texto, está mais do que certo. Aí vem a grande dúvida: deixar o time titular jogar, “para pegar ritmo”, se arriscando a ter jogadores lesionados na sequência, ou poupar os titulares, quebrando a sequência, e colocando pra jogar aqueles atletas que quase nunca jogam, e sem entrosamento algum?
    Um problema para o treinador resolver.
    O elenco do Flamengo, tirando alguns “come-dorme-caga” velhos conhecidos, é bom mas muito desbalanceado. Tem muito jogador pra uma posição e a conta do chá para outras, sendo que a conta do chá não é qualificada, como por exemplo, as laterais. Rodinei, Pará, Renê e Trauco não animam ninguém. É preciso agora um esforço pra balancear o elenco, qualificando certas posições. As ditas “oportunidades de mercado”, que já nos trouxeram Conca, Rômulo, Marlos, Rafael Vaz, Muralha, só causaram desgaste e perda de tempo e dinheiro. Agora, no final da sua gestão, Bandeira tem a chance de “fazer direito”. Já não era sem tempo. Dinheiro tem, falta saber gastar.

  • Interessante, esse cara só aparece pra criticar quando o time perde… mas vamos analisar o negócio com calma… Quem no time que foi a campo ontem tinha condições de fazer alguma diferença? Diego e Guerrero. O Diego voltando de lesão e jogando num meio campo sem entrosamento, talvez por conta disso o menino Jean Lucas não foi bem (pela falta de entrosamento) e próprio Diego teve que segurar mais bola por falta de opção de passe, tanto no meio, quanto na frente, ja que de um lado tinha Rodinei e Pará e do outro esse tal de Marlos e o Trauco. Ja o Guerrero, ficou isolado recebendo chutão como de costume e tirou um gol da cartola.

    • Gostei do Marlos e do Jean. Ambos não fugiram do jogo, o Marlos só não pode se soltar mais porque naquela posição o cara tem que ajudar marcando o lateral e o Apodi não parece ser fácil de acompanhar.

  • Andre Rocha deve ser casado com um juiz no jogo do vitoria comentou Flamengo jogou para empatar com o vitoria nenhuma vez disse , foi prejudicado e hoje novamente se ele faz parte da coluna do Flamengo parabens mas um que deviam extinguir do canal anti Flamenguista ,sobre elenco tirando arao , jonar brucutu , Diego que para min nao joga no Flamengo e Ruan otimo zagueiro mas existe momento de parar ,falta lateral e falta defesa e goleiro reserva temos um otimo atacante

  • São Paquetá… rsrs

    Acredito que poderiam dar uns minutos para o Ederson. Trauco deveria jogar no meio campo e eesqueçam Diego como segundo volante. Na verdade ele está mal em qualquer posição.

  • Tudo reflexo de falta de planejamento adequado, contratou jogadores de nome e que na verdade não deram resultados, na teoria e no papel temos um elenco forte, porém na prática a história é completamente diferente, as tais contratações pontuais foram feitas sem nenhum critério, na maioria das vezes feitas para apagar incêndios, quase sempre para apaziguar os nervos acirrados de nós torcedores, resulta em uma equipe irregular, com jogadores que não se completam dentro de campo e infelizmente tragédias anunciadas como a de ontem, não são evitadas !

  • Creio que a base tem nomes melhores que alguns dos reservas atuais. Klebinho, Patrick, Vítor Gabriel e Rainier são 4 nomes que deveriam figurar em jogos assim.
    Pará e Jonas são fracos. Trauco é meia!!! Ele fica perdidaço na lateral.
    Marlos melhorou no segundo tempo, e Jean Lucas jogou sacrificado em outra posição. Ele deveria fazer a função do Paquetá ontem, e n o DR.

    • Os três primeiros eu concordo plenamente, já o Reinier ainda é muito novo !

    • A panela velha do Flamengo, que não rendem mais nada, não deixa

  • Jogo com muito erro por parte do Flamengo. A Chape que não tem nada com isso aproveitou todos (inclusive o erro da arbitragem). Barbieri acertou ao poupar alguns titulares!

    • Concordo! Não achei errado poupar! O problema de ontem foi a armação do time!

      Com os mesmo jogadores do inicio do jogo de ontem dava pra ter montado o time bem melhor:

      Cesar (Que muita gente tava querendo que fosse titular no lugar de Diego Alves um dias desses)
      Pará (horroroso como sempre) na ESQUERDA
      Léo Duarte
      Juan
      Rodinei (Esquecer essa ideia de Zé Ricardo de bota-lo como ponta) na DIREITA
      Jonas
      Jean Lucas (2º Volante)
      Diego
      Trauco (Ponta esquerda)
      Marlos (Ponta Direita
      Guerrero

      Simples assim! Trauco só Funciona como Lateral se tiver um zagueiro rápido no lado esquerdo (Que não é o caso de nosso elenco atualmente) e um volante pra fazer a cobertura (Que só funcionou tarde no segundo tempo de ontem).

      Falando ainda dele, pra mim é um ótimo jogador e que não deveríamos nos desfazer! Apoia muito bem, além de ser excelente em cruzamentos. Porém não funcionará nunca nessa formação 4-1-4-1.

  • Bastava deixar o Renê na lateral e o Trauco na meia esquerda. Do outro lado o Marlos Moreno com o Rodinei na lateral direita.

    • Exatamente

  • Assino embaixo!

  • Tudo fraco so tem fama… esse elenco.. o unico que faz algo diferente ali é o vinicius JR.. e mesmo assim é muito criticado.. devia ir logo p real madrid.. pq se nao vao acabar com a carreira dele aqui brasileiro é uma raça da peste..

    • És vascaino?

Comentários não são permitidos.