Maurício Barbieri foi corretíssimo ao descansar alguns titulares na Arena Condá pensando na decisão contra o Emelec no Maracanã pela Libertadores. Os sinais de desgaste já tinham ficado claros no empate contra a Ponte Preta que valeu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.
Mas poupar significa enfraquecer um Flamengo que novamente deu provas que, na prática, tem o cobertor bem curto na qualidade do elenco. Mesmo com alto investimento em reforços e nas divisões de base.
A começar por Trauco, de volta à lateral esquerda e reforçando suas virtudes e seus defeitos. O peruano que deve estar na Copa do Mundo tem bom passe e acertou duas assistências para os dois gols do Fla. Guerrero, o primeiro na volta da suspensão por doping aproveitando falha grotesca do goleiro Jandrei, e Vinicius Júnior, que saiu do banco para contribuir com seu talento para que uma equipe naturalmente desorganizada pelas mudanças pudesse se impor mais uma vez através de lampejos.
Mas defensivamente é um desastre. Pior ainda sem o devido auxílio na recomposição de Marlos Moreno, outra contratação que até aqui não trouxe respostas em campo. Apodi e Guilherme voaram pelo setor do peruano. Inclusive no lance do único gol do primeiro tempo, de Canteros completando assistência do lateral veloz.
Sem Paquetá e Cuéllar, o meio-campo teve poder de marcação com Jonas e condução de bola com Diego e o jovem Jean Lucas, mas quase nada de circulação de bola através dos passes. Muito menos criatividade. Por isso Trauco acabou aparecendo com dois passes para gols.
Para piorar, o titular Juan acabou falhando também, na saída de bola que terminou no pênalti bastante discutível de Jonas que Guilherme sofreu e converteu em bela cobrança. Pareceu mais disputa por espaço que falta. Mas não dá para colocar a derrota por 3 a 2 na conta do árbitro Leandro Vuaden.
Porque Barbieri resolveu poupar Diego Alves para dar minutos a César, que acabou surpreendido pelo toque de Leandro Pereira, o substituto do suspenso Wellington Paulista, e com o pé colocou para dentro da própria meta nos minutos finais. Outra falha individual para a Chapecoense encerrar com vitória sobre o ainda líder uma sequência de quatro empates na temporada.
Mais uma prova de que a ideia de que o Flamengo tem elenco robusto para dividir esforços ao longo da temporada não passa de um mito. Se fica difícil combinar características e extrair qualidade no jogo coletivo com todos disponíveis, imagine mesclando titulares e reservas.
Sobreviveu na Copa do Brasil, manteve a liderança do Brasileiro pelo saldo superior a Corinthians e Atlético Mineiro e joga a tão desejada classificação para o mata-mata do torneio continental na quarta. Mas com um grupo de jogadores tão desigual e heterogêneo é difícil vislumbrar aonde pode chegar um dos maiores orçamentos do país que não consegue ser consistente na temporada.
Resta à maior torcida do país rezar para ”São Paquetá” seguir tirando coelhos da cartola. Sem ele, o Flamengo não passa de um time bem comum.
Reprodução: Blog do André Rocha | Uol Esporte
Rubro-Negro se aproximou das primeiras colocações ao vencer o Cuiabá, por 2 a 1 O…
Flamengo e Fortaleza se enfrentam na quinta-feira (26), na Arena Castelão, pelo Brasileirão Luiz Araújo…
Léo Ortiz foi titular nos dois jogos do Flamengo diante do Atlético-MG, na final da…
Guilherme, que entrou na vaga de Alcaraz, marcou o primeiro gol do Flamengo Carlos Alcaraz…
Flamengo e Palmeiras venceram com gols no fim e diminuíram diferença para o Botafogo Ainda…
Flamengo venceu três jogos na casa do adversário e tem apenas uma derrota Os Garotos…
Ver comentários
Tudo fraco so tem fama... esse elenco.. o unico que faz algo diferente ali é o vinicius JR.. e mesmo assim é muito criticado.. devia ir logo p real madrid.. pq se nao vao acabar com a carreira dele aqui brasileiro é uma raça da peste..
És vascaino?
Assino embaixo!
Bastava deixar o Renê na lateral e o Trauco na meia esquerda. Do outro lado o Marlos Moreno com o Rodinei na lateral direita.
Exatamente
Jogo com muito erro por parte do Flamengo. A Chape que não tem nada com isso aproveitou todos (inclusive o erro da arbitragem). Barbieri acertou ao poupar alguns titulares!
Concordo! Não achei errado poupar! O problema de ontem foi a armação do time!
Com os mesmo jogadores do inicio do jogo de ontem dava pra ter montado o time bem melhor:
Cesar (Que muita gente tava querendo que fosse titular no lugar de Diego Alves um dias desses)
Pará (horroroso como sempre) na ESQUERDA
Léo Duarte
Juan
Rodinei (Esquecer essa ideia de Zé Ricardo de bota-lo como ponta) na DIREITA
Jonas
Jean Lucas (2º Volante)
Diego
Trauco (Ponta esquerda)
Marlos (Ponta Direita
Guerrero
Simples assim! Trauco só Funciona como Lateral se tiver um zagueiro rápido no lado esquerdo (Que não é o caso de nosso elenco atualmente) e um volante pra fazer a cobertura (Que só funcionou tarde no segundo tempo de ontem).
Falando ainda dele, pra mim é um ótimo jogador e que não deveríamos nos desfazer! Apoia muito bem, além de ser excelente em cruzamentos. Porém não funcionará nunca nessa formação 4-1-4-1.
Creio que a base tem nomes melhores que alguns dos reservas atuais. Klebinho, Patrick, Vítor Gabriel e Rainier são 4 nomes que deveriam figurar em jogos assim.
Pará e Jonas são fracos. Trauco é meia!!! Ele fica perdidaço na lateral.
Marlos melhorou no segundo tempo, e Jean Lucas jogou sacrificado em outra posição. Ele deveria fazer a função do Paquetá ontem, e n o DR.
Os três primeiros eu concordo plenamente, já o Reinier ainda é muito novo !
A panela velha do Flamengo, que não rendem mais nada, não deixa
Tudo reflexo de falta de planejamento adequado, contratou jogadores de nome e que na verdade não deram resultados, na teoria e no papel temos um elenco forte, porém na prática a história é completamente diferente, as tais contratações pontuais foram feitas sem nenhum critério, na maioria das vezes feitas para apagar incêndios, quase sempre para apaziguar os nervos acirrados de nós torcedores, resulta em uma equipe irregular, com jogadores que não se completam dentro de campo e infelizmente tragédias anunciadas como a de ontem, não são evitadas !
São Paquetá... rsrs
Acredito que poderiam dar uns minutos para o Ederson. Trauco deveria jogar no meio campo e eesqueçam Diego como segundo volante. Na verdade ele está mal em qualquer posição.
Andre Rocha deve ser casado com um juiz no jogo do vitoria comentou Flamengo jogou para empatar com o vitoria nenhuma vez disse , foi prejudicado e hoje novamente se ele faz parte da coluna do Flamengo parabens mas um que deviam extinguir do canal anti Flamenguista ,sobre elenco tirando arao , jonar brucutu , Diego que para min nao joga no Flamengo e Ruan otimo zagueiro mas existe momento de parar ,falta lateral e falta defesa e goleiro reserva temos um otimo atacante
Interessante, esse cara só aparece pra criticar quando o time perde... mas vamos analisar o negócio com calma... Quem no time que foi a campo ontem tinha condições de fazer alguma diferença? Diego e Guerrero. O Diego voltando de lesão e jogando num meio campo sem entrosamento, talvez por conta disso o menino Jean Lucas não foi bem (pela falta de entrosamento) e próprio Diego teve que segurar mais bola por falta de opção de passe, tanto no meio, quanto na frente, ja que de um lado tinha Rodinei e Pará e do outro esse tal de Marlos e o Trauco. Ja o Guerrero, ficou isolado recebendo chutão como de costume e tirou um gol da cartola.
Gostei do Marlos e do Jean. Ambos não fugiram do jogo, o Marlos só não pode se soltar mais porque naquela posição o cara tem que ajudar marcando o lateral e o Apodi não parece ser fácil de acompanhar.
"São Paquetá"...rsrs. Gostei dessa...rsrs
Quanto ao texto, está mais do que certo. Aí vem a grande dúvida: deixar o time titular jogar, "para pegar ritmo", se arriscando a ter jogadores lesionados na sequência, ou poupar os titulares, quebrando a sequência, e colocando pra jogar aqueles atletas que quase nunca jogam, e sem entrosamento algum?
Um problema para o treinador resolver.
O elenco do Flamengo, tirando alguns "come-dorme-caga" velhos conhecidos, é bom mas muito desbalanceado. Tem muito jogador pra uma posição e a conta do chá para outras, sendo que a conta do chá não é qualificada, como por exemplo, as laterais. Rodinei, Pará, Renê e Trauco não animam ninguém. É preciso agora um esforço pra balancear o elenco, qualificando certas posições. As ditas "oportunidades de mercado", que já nos trouxeram Conca, Rômulo, Marlos, Rafael Vaz, Muralha, só causaram desgaste e perda de tempo e dinheiro. Agora, no final da sua gestão, Bandeira tem a chance de "fazer direito". Já não era sem tempo. Dinheiro tem, falta saber gastar.