Balanço Informal da Primeira Fase da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Sempre eu hei de ser… desconfiado. Passamos de fase, coisa que não acontecia desde 2010. Foram três desastres, e desastres como esses não passam sem deixar marcas. Havia um peso de um elefante sobre os ombros dos jogadores, que deveriam saber como lidar com tal pressão.

Claro, o colunista aqui comemorou, gritou como um maluco no primeiro gol contra o Emelec tanto lá, quanto no Brasil, perdeu a voz, bateu o joelho na mesa, enfim, foi flamenguista como tem de ser. Mas a questão dessa coluna não é isso, é o balanço do Flamengo na Liberta de 2018. E apesar da retirada do elefante, ainda não dá para ficar contente de verdade.

O time não jogou bem, em NENHUM jogo. As duas vitórias contra EMELEC, apesar de comemoradas como mencionei, não foram boas. Na primeira, se não fosse pelos gols adolescentes teríamos voltado para casa com uma derrota, e na segunda, pelos gols de Éverton Ribeiro. Entretanto, os jogos deprimentes contra o Santa Fe e contra o River nos deixaram em estado de alerta. Figuras anteriormente incontestáveis começaram a ser questionadas. Paquetá, que ainda tem muito crédito comigo, já não goza da unanimidade de outrora, Diego ainda vive entre tapas e beijos com o torcedor, Cuéllar e Éverton Ribeiro (principalmente nos últimos jogos), tem sido os oásis de regularidade no Flamengo, Cuéllar muito mais do que Éverton Ribeiro.

Barbieri não me parece ser o homem que vai arrumar o time. Não vejo nenhuma evolução no Flamengo que não seja o reposicionamento do Paquetá. Há uma deficiência de material humano nas laterais e zaga. Essa poderia ser minimizada com um esquema de jogo mais compacto, times bem treinados fazem jogadores ruins parecerem menos ruins, jogadores médios parecem bons e craques explodem. O nosso time não está organizado. Por exemplo, quando Cuéllar recebe a pelota na saída de bola, pela cartilha do futebol, ele precisa de pelo menos duas opções para a progressão ao ataque: uma com um meia a sua frente e outra com o lateral começando a subir. Em caso de saídas de bola sem velocidade e bloqueada pelo adversário, o jogo deve ser rapidamente invertido e o lateral deve dar o apoio ao meia que está caindo pelo outro lado. Aos olhos pode parecer acaso, na prática é prática! No Flamengo, isso não acontece, e vimos essas falhas durante toda primeira fase. Trata-se ainda de um time arame liso.

Na minha visão, para a parada da copa, o time deve focar na compactação e flutuação dos meias na parte ofensiva, na organização das saídas de bola, e nas coberturas dos laterais, que precisam ajudar com mais eficiência o ataque.

Concluindo sobre a primeira fase:  deu para o gasto, mas precisa melhorar muito, ou vamos ter que aumentar, e muito, as promessas a São Judas Tadeu. Pelo futebol que jogamos somos azarões, vamos precisar contar com a torcida para fazer a diferença!

Mas se você gosta de listas:

Arão – Vai com Deus.

Rhodolfo – Delicado como uma porcelana, soprou quebrou e a cola para remendar demora anos.

Rômulo – The Walking Dead by Rodrigo Bigode.

Renê – Vagalume de um brilho só.

Rodinei – Corre como poucos, e cruza como um cão capado.

Diego – Usa um gel tão potente que o cabelo, a bola, e ele não saem do lugar.

Dourado – É mais fácil um eclipse solar e lunar acontecer no mesmo dia que ele fizer uma partida decente.

Paquetá – Resolveu achar que é o dono do time, e da bola, tá prendendo a pelota mais do que chiclete em calça de camurça.

Diego Alves- Com a mão salva, com o pé uma desgraça.

Cuéllar – Monstro, aspirante a ídolo.

Réver e Juan – Quase 80 anos de tradição no futebol.

Vinícius Junior – Tem crédito pela idade, oscilações esperadas.

Éverton Ribeiro – Por favor, continue melhorando, já já ficará bom.

Barbieri – não obrigado, eu passo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu realmente li isto? “Na primeira, se não fosse pelos gols adolescentes teríamos voltado para casa com uma derrota, e na segunda, pelos gols de Éverton Ribeiro”. Quer dizer que, se o Nunes não tivesse feito o terceiro gol contra o galo em 1980, o Atlético tinha sido campeão. E se o Zico não fizesse os dois na final contra o Cobreloa, não sei o que aconteceria. Se o Pet não tivesse feito aquele gol de falta… Se o Angelim não tivesse cabeceado aquela bola… E ainda tem gente que lê essas bobagens. Nem vou comentar o resto porque é perda de tempo.

    • Na verdade ele quis dizer que o Flamengo só venceu por lampejos individuais, o time como um todo foi mau, sem conjunto. Ou seja, não venceu porque jogou bem e sim porque um jogador em jogadas individuais resolveu a partida.

      • Lampejos individuais?! Então eu assisti a outros jogos. Dominamos todas as ações nos dois jogos contra o Emelec. No jogo de Quito eles acharam um gol e seria uma injustiça enorme vencerem aquele jogo, foi mais ou menos como o jogo contra o Santa Fé no maraca, os caras fizeram um gol na única jogada deles e não conseguimos furar o bloqueio. O time se portou bem em ambos os jogos, mas às vezes a bola não entra no coletivo, vai na raça, na bola parada ou na jogada individual mesmo. Ou seja, ou o cara é mal intensionado e burro ou acha que os leitores são idiotas que não conseguem avaliar uma partida. Eu fico com a primeira opção. SRN.

        • É, então você deve mesmo ter assistido outros jogos. Obs.: um time bem coletivamente irá com certeza furar a defesa de Emelec e Santa Fé. Se não conseguiu é porque realmente faltou muita coisa.

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só falou verdade!

    Belo analises tecnico porem, sem deixar de cutucar “os come dorme”. SRN

  • Vinicius Jr tem só “crédito pela idade”?

    Quem nesse ataque tá fazendo mais que ele?

    Amigo, sem ele esse time acabou, tem sido o nosso diferencial na frente mesmo quando não faz gol. Levando a marcação, levando perigo, tanto que os adversários já colocam pelo menos dois(um no combate e um na sobra) pra marcá-lo.

    Além de artilheiro do time esse ano com 10 gols também dá assistência, esse ano já foram 3 e melhor de tudo, jamais se esconde da partida.

    Espero mesmo que o real madri leve ele no meio do ano como foi noticiado pela espn, aí aqueles que ficam chamando o rapaz de Negueba, que levantam as mãos pro céu pelo valor que pagaram vão ter que se contentar com as arrancadas do craque Geuvânio.

  • Só não concordo muito sobre o Rodhlofo. Era de longe o nosso melhor zagueiro quando se machucou (todos os zagueiros do elenco já se machucaram em 2018), e pelo visto voltou no mesmo nível de antes.

  • O mesmo Barbieri que organizou taticamente o time (principalmente a defesa) é o mesmo que desajustou tudo para encaixar o Diego no time, deslocando o Paquetá para jogar de segundo volante. Impressionante que o time jogava melhor com o tosco do Geovanio ali, não por sua qualidade ofensivo, pq quase não vimos isso, mas por sua ótima obediência tática, sobretudo na cobertura ao Cuellar e liberdade ao E. Ribeiro. Alguns exageros no texto, mas o ponto que fala sobre o reposicionamente do Paquetá é perfeito. E que Deus recupere o futebol do Diego durante a Copa. SRN

  • kkkk, ker um time todo novo para o meio do ano!
    que comédia!
    ninguém tá sobrando este ano, nem o grêmio, tem oscilado tb….
    quem errar menos será campeão, futebol para encher os olhos não vai ter, aliás, nem na copa do mundo…veja como portugal ganhou última euro, alemanha ganhou última copa, tudo por uma bola só, futebol burocrático.

    • Na verdade acho(só acho) que a função de centro-avante está em extinção como foi o caso do líbero(deixam as defesas muito mais vulneráveis diante de times que jogam sem centro-avante). Creio(eu disse creio) que no “futebol moderno” times que jogam sem centro-avante estão conseguindo melhores resultados

      • por aí mesmo, laterais tb cada vez mais caros…. o que tem de sobra são zagueiros, volantes, meia atacantes e goleiros…..é o futebol burocrático, competitivo , de resultados e sem brilho do século 21…..

        • verdade

  • Alguns exageros, normal para um texto de torcedor. Não concordo com o que disse do Diego Alves, foi um erro contra o River mas com a bola no pé é um dos melhores no país. Sobre o Diego Ribas, ruim com ele pior sem. Paquetá e Vinicius tem quase a mesma idade, se for aliviar as críticas pra um pela idade então alivia pros dois. Do resto, o time não jogou bem mas foi prejudicado pela arbitragem em pelo menos três jogos e ainda assim se classificou. Ano passado saiu elogiado em cinco jogos, ganhou só três e ficou pelo caminho. Não acredito muito em título mas tem margem e tempo pra melhorar Depende das ações do departamento de futebol.

    • Só que alguém tem que avisar ao garoto Paqueta que em jogo de liberta 90% das faltas de jogo não são marcadas(não adianta ficar caído pedindo falta)

  • Em tempo
    A montagem ficou muito show de bola, Arão Pipoca, Diego Enceradeira e Bandeira Nutella e Leite com pêra

  • Bandeira de Mello = Não ganharemos títulos com ele.

  • Não concordo. O Flamengo foi garfado em 3 jogos desta Libertadores. Era pra ter passado tranquilamente em primeiro lugar e se classificado com antecedência. Não jogou bem todos os jogos, mas o dois primeiros jogos o Flamengo jogou como tem que jogar uma Liberta, com raça. Não podemos generalizar desta forma.

    • Com raça ?
      O primeiro jogo contra o Rivere tentaram segurar resultado o tempo todo

      • Sai daqui Vascaindo. Você só sabe falar merda, tanto que se esconde atrás de um dos piores jogadores que já passou pelo Fla.

        • massa araújo kkkkkk

  • A Nação quer títulos: Brasileiros, Libertadores, Copa do Brasil e Mundial de Clubes. Saudações…!!!

  • “Vinícius Junior – Tem crédito pela idade, oscilações esperadas.”

    Por que o mesmo não pode ser dito do Paquetá? Ele por acaso é um marmanjo de 33 anos?

  • Infelizmente com essa tática não dá pra ser campeão se não for c MUITA SORTE.
    O meio tem que ter Jean Lucas ou Jonas no lugar do Diego com uma troca maior entre Everton Ribeiro com Paquetá.
    Gosto da disposição do Dourado, mas a bola chega muito pouco nele e NENHUM centro avante tem 100% de aproveitamento nas finalizações. Então tem q trocar o esquema ou o atacante.

    • paquetá vem jogando nada há alguns jogos… pq blindar o paquetá e não o blindar o diego??
      time todo caiu de produção, únicos que vem mantendo regularidade são cuellar e ER.

Comentários não são permitidos.