Barbieri é interino com menos derrotas no Flamengo

O Flamengo passou por uma reformulação estrutural após a eliminação para o Botafogo no Campeonato Carioca. Além das demissões de Mozer, Rodrigo Caetano, Jayme de Almeida e Marcelo Martorelli, o Fla demitiu também o então treinador Paulo César Carpegiani. Parte da torcida pediu nas redes sociais um técnico de renome para o lugar de Carpegiani, no entanto, os dirigentes apostaram no auxiliar Mauricio Barbieri e decidiram deixá-lo na beira do gramado de forma interina.

Contudo, o comandante “provisório” vem conquistando bons resultados e tornou-se o treinador interino com o menor número de derrotas após 13 jogos à frente do time, conforme levantou o Uol Esporte. Apesar de ainda não ter sido efetivado, os números agradam os dirigentes, que o tratam com um maior prestígio nos bastidores.

Mauricio Barbieri tem seis vitórias, seis empates e apenas uma derrota, contra a Chapecoense, por 3 a 2, pelo Campeonato Brasileiro, quando o técnico optou por jogar com um time repleto de reservas na Arena Condá. Dos 39 pontos disputados em todas as competições até o momento, foram 24 conquistados. Além disso, ele conseguiu manter-se no cargo também por conseguir a classificação do Mais Querido para as oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores e também para as quartas da Copa do Brasil.

Zé Ricardo, Jayme de Almeida e Andrade perderam mais vezes que Mauricio, contudo, o trio já havia sido efetivado até a 13ª partida. Ao todo, os números de Barbieri são melhores que o de Zé Ricardo e Andrade, porém, é superado por Jayme. Até o jogo de número 13, Zé conseguiu 23 pontos, o campeão brasileiro de 2009 conquistou 19, enquanto que o vencedor da Copa do Brasil de 2013 tivera 25 pontos — com sete vitórias, quatro empates e duas derrotas —, segundo o Uol.

A priori, a cúpula rubro-negra prefere não comentar sobre uma possível efetivação de Mauricio, muito para que não caia uma pressão maior que a necessária sobre o treinador. Contudo, os jogadores não escondem a preferência deles pela continuação de Mauricio no cargo.

O Barbieri é um técnico excelente. Apesar de jovem, ele tem qualidade e experiência. O trabalho é muito bom. O grupo de jogadores comprou a ideia e o abraçou —, comentou o zagueiro Léo Duarte, sendo mais um a fazer coro pelo interino.

Barbieri e os últimos interinos campeões no Flamengo (números do Uol Esporte):

Maurício Barbieri – 13 jogos / 24 pontos

6 vitórias
6 empates
1 derrota

Zé Ricardo (Carioca 2017) – 13 jogos / 23 pontos

7 vitórias
2 empates
4 derrotas

Jayme de Almeida (Copa do Brasil 2013 e Carioca 2014) – 13 jogos / 25 pontos

7 vitórias
4 empates
2 derrotas

Andrade (Brasileiro 2009) – 13 jogos / 19 pontos

5 vitórias
4 empates
4 derrotas

Veja também