Botafogo é absolvido de denúncia por injúria racial e advogado ironiza o Flamengo

Compartilhe com os amigos

Em julgamento que aconteceu na última quarta-feira, 2 de maio, o TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) absolveu, por maioria dos votos, o Botafogo após atos de injúrias raciais proferidas pela torcida alvinegra ao jogador Vinicius Jr em um confronto que aconteceu no dia 03 de março, no Engenhão. Na ocasião, o jogador rubro-negro foi hostilizado por botafoguenses na saída de campo após ser expulso, aos 36 minutos do tempo. A denúncia foi feita com base em imagens de televisão e reportagens.

O Tribunal se baseou no primeiro depoimento do atacante do Fla, que disse não ter conseguido identificar as ofensas. Ele foi convocado a prestar mais esclarecimentos nesta quarta, mas não compareceu devido à partida contra a Ponte Preta, em Campinas, pela Copa do Brasil. O clube pediu o adiamento da sessão, o que não foi autorizado.

O Botafogo havia sido denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão e origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Como punição, o clube poderia receber multa de R$ 100 a 100 mil.

Aníbal Rouxinol, advogado do Botafogo, ironizou a denúncia do Flamengo ao TJD-RJ: “O próprio jogador não se mostrou ofendido. É absurdo ter de defender o clube diante de uma situação dessas. O próprio inquérito mostra que não houve nada que justifique a denúncia“.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse é um caso emblemático de um país chamado Brasil: mestiços discriminando mestiços. Esse tribunal é outra piada. Alias o fato é crime e extrapola a esfera desportiva. O clube deveria apresentar os torcedores ou arcar com as consequências. Mas o foguinho faz parte da camarilha da FERJ.

  • O clube ser punido por ato de torcedor é um absurdo.
    É por isso que continuam as brigas em estadios , depredações e etc. Enquanto os clubes continuarem sendo responsabilizados por atos de torcedor , os marginais nunca irão acabar.

    • É o que sempre digo. A justiça tem que parar de tratar certos “torcedores” como apenas torcedores e tratarem como criminosos. O clube ser penalizado por atitudes de terceiros é um absurdo. SRN

    • Concordo. Talvez, se fosse um ato generalizado, justificaria punir um clube. Mas atos isolados, deviam ter sansões direcionadas aos indivídos.

  • Acho um absurdo que o clube seja responsabilizado por atos de seus torcedores, como o grêmio foi, salvo se ficar provado que de alguma forma contribuiu para o resultado, seja por ação, seja por omissão. Essa responsabilidade objetiva é danosa, por diversos motivos, a qualquer senso de justiça mediano.

  • se fosse contra o mengo tomaria 3 jogos sem torcida. É duro ser gigante. Até o doutorzinho quis se aparecer nas costas do mengão. Eta que o flamengo é tão forte que ele ergue até p…. de idoso.

  • Malditos , realmente n houve nada …bando de lixos esses advogados

  • Absurdo

  • O fato é que qualquer pessoa só por leitura labial identifica a injuria proferido pela torcedora do Botafogo o que por si só já cabeia uma denúncia na esfera cível e criminal e o STJD por falta do depoente simplesmente ignora esse fato sem nem ao menos se quer considerar as imagens, isso é uma vergonha sem tamanho e mais que isso é o advogado e a instituição Botafogo aceitarem e defenderem esta pessoa preconceituosa que proferiu tais palavras, mais um gol da Alemanha, isso só demonstra o quão pequeno a instituição e seus dirigentes são, e inadmissível ser conivente com isso nos dias de hoje!

  • Na minha opiniao, o TJD não deu muita bola pra isso, pq quem torce pro botafogo já é frustrado e sofre buling por natureza. Pra acabar mesmo. Se fosse um de nós, iriam revirar as tumbas pra penalizar o fla.

    • Kkkkkkkkķ,boa!!!

  • Acho que essa questão ultrapassa a esfera esportiva. A questão não deveria ser se o V. Jr. se ofendeu ou não e sim se houve ou não o crime de injúria racial – o que ao meu ver foi claro!

  • Eu sou totalmente contra denúncias desse tipo… Se fosse um jogador branco e o xingamento fosse branquelo safado nem polêmica se teria gerado. Chega de mimimi… Na boa… VJR tem que fazer é gol no chororô e acabou…

  • AUTOR: MIGUEL. O resultado foi ótimo, porque de agora em diante, o Chorafogo faz o gesto de cheirinho e o Flamengo pode fazer o gesto de chorôrô. Tendo em vista que não identificação de ofensa. SRN.

  • Parece que teve um pouco de armação.
    Marcar audiência no dia do jogo do Mengão?
    Outra: A declaração do VJr não foi sobre se sentir ofendido ou não. Foi de ter não percebido a ofensa.
    O vídeo mostra claramente que a torcedora ofendeu o craque rubro negro.
    Muito estranho estes panos quentes minimizadores.
    não tenho a menor dúvida se não ganharia um super zoom, se fosse torcedor rubro negro.

    • O minimo que se esperava do botafogo era reconhecer quem fez a ofensa e proibir de ir ao estádio ou fazer uma nota de repúdio.

      Mas pagar pela ofensa de uma maluca é demais.

  • O erro esta qd o clube tem q se defender.

    Qm tinha q responder foi a autora da injúria.

  • Quando estiverem pra serem rebaixados no final do ano, vão querer compaixão e apelar pra essa coisa de “futebol carioca”.

  • Bem houve a injúria racial não foi só ofensas, mas no futebol racismo s
    Só se imitar macaco!

  • Meu amigo , esta justiça mesmo vendo os fatos , nao acata nada … isso la e justiça , isso é Brasil !! Pais da impunidade ! Pra mim é irrelevante isso , mas nao da pra entender , negro chama o outro de macaco é meio deprimente ver tais cenas .

  • Ironizou quando? Onde? Rs
    Esses títulos click bait…

  • Se fosse a torcida do Flamengo q tivesse executado o ato com certeza teria punições mas como é o Botafogo não dá nem pra punir com jogos sem torcida…essa punição já é eterna???????????????????????????????????????????????????????????

    • Kkkkkk… Verdade, torcida dos caras não enche uma kombi

  • Esses fdp podiam fazer o favor de pegar de volta o lixo do Arão.

Comentários não são permitidos.