BuzzFla: Flamengo x Atlético Mineiro e um placar muito comum

Compartilhe com os amigos

Um dos mais tradicionais clássicos nacionais terá um novo capítulo na noite deste sábado. A partir das 21h, abola vai rolar no Independência para Atlético Mineiro x Flamengo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Na competição, o duelo é equilibrado, mas com uma vitória de vantagem para eles (22 x 23). Porém, no geralzão da conta, são 43 vitórias nossas, contra 35 deles, além de 33 empates. E nessas vitórias tem muita história para contar. A principal dela passa por uma curiosidade incrível. Alguns dos mais importantes jogos da história entre os times tiveram o placar de 3×2 para o Flamengo. O do primeiro gol do Zico, o do último gol do Zico, o do título brasileiro, um com show do Romário…. Mas tem também o jogo do Pelé, o espetáculo no Hexa e mais. Confere aí embaixo a nossa lista de curiosidades do confronto Flamengo x Atlético Mineiro.

1. A Maior Final de Todas

Não poderíamos começar esta lista sem mencionar o maior jogo entre os dois times. Em 01 de junho de 1980, os dois melhores times do Brasil entraram em campo para decidir o Campeonato Brasileiro daquele ano. Era o duelo de Zico contra Reinaldo. Era o duelo de duas torcidas gigantes (a deles é grande, vai…) e de dois times que haviam perdido apenas duas vezes na competição, em 21 partidas disputadas. Uma final que prometia demais. Na ida, no Mineirão e sem Zico, o Flamengo perdeu por 0 a 1. O Brasil inteiro sabia que aquele resultado não seria o suficiente para garantir o título. E não foi. Com apenas sete minutos, Zico achou Nunes e o Artilheiro das Decisões não perdoou, abrindo o marcador no Maracanã abarrotado por 155 mil torcedores.

Reinaldo empatou, mas quem tem Zico… O Galinho não ia deixar o jogo ir para o vestiário empatado. A falta que ele fez no Mineirão, não fez no Maracanã. Aos 44, Zico pegou o rebote e soltou a bomba, fazendo 2 a 1 no jogo.

O tal do Reinaldo era chato e empatou de novo (brincadeira, ele jogava muito). O empate servia para eles. Mas o Mengão tinha um mundo de gente ao seu lado no Maracanã e só sairia daquele campo campeão. Foi quando Nunes pegou a bola na esquerda aos 37 minutos do segundo tempo. Tentou lançar, a bola bateu em Silvestre e voltou. Nunces então gritou para o seu marcador “olha lá o Cristo”, passou por um lado deixando Silvestre na saudade e soltou a bomba para vencer João Leite. Gol do título! O Mengão era o dono do Brasil pela primeira vez!

2. 3×2 eterno

O placar de Flamengo 3×2 Atlético Mineiro é marcante. Não só a final de 1980 foi com esse score, mas também a semifinal de 1987, contra eles, no Mineirão teve esse resultado. Era novamente um duelo entre duas equipes que dominaram o país na época. Na partida de ida, no Rio, Flamengo venceu por 1 a 0, gol de Bebeto. Com a vantagem, o Mengão foi para Belo Horizonte podendo empatar. E saiu na frente. Zico e Bebeto fizeram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. O Atlético reagiu e empatou com Chiquinho e Sérgio Araújo. Mas Renato Gaúcho, aos 35, tirou fôlego sabe-se lá de onde e marcou o maior gol de sua carreira no Mais Querido. E que gol. Vaga na final garantida, o caminho para o tetra estava aberto.

Outro jogo que terminou 3 a 2 para o Mengão teve a marca de mais um artilheiro. em 03 de outubro de 1998, o Baixino Romário estava endiabrado. Retomando a forma física e marcando gol atrás de gol, o camisa 11 deixou dois naquela tarde. O Flamengo abriu o placar com Fabiano, de falta, mas o Galo virou. No sgeundo tempo, a torcida estava impaciente, então Romário chamou para a si a responsabilidade e empatou. Mas tinha mais guardado. Aos 38, ele pegou a bola no meio, tabelou com Iranildo e invadiu a área, marcando um golaço muito parecido com o de Nunes, em 1980.

Quer mais um 3×2 histórico? O primeiro de todos. Sim, o primeiro Flamengo x Atlético MG (que na verdade foi Atlético x Fla) também terminou 3 a 2 para nós. O jogo foi em 16/06/1929, o atacante Fragoso marcou os três e valia taça, lógico. Com o resultado, o Mengão foi campeão do troféu Prefeito Christiano Machado, no estádio Presidente Antonio Carlos, em Belo Horizonte.

3. Vitória olímpica no Mineirão

No ano do hexa, em 2009, os times se pegaram duas vezes e ganhamos as duas. No primeiro turno, no Maracanã, vitória por 3 a 1, gols de Leo Moura, Kléberson e Everton. Na segunda partida, no Mineirão, valia demais. Já era reta final do campeonato, os dois times brigavam no topo da tabela e o estádio estava tomado por atleticanos. Pressão, Atlético em cima, muita luta em campo, mas, aos nove minutos, Petkovic resolveu. Escanteio pela esquerda. Pet decidiu que seria dali mesmo o gol. E foi. Direto. Seu segundo gol olímpico no campeonato naquele ano.

Ainda no primeiro tempo, Maldonado fez o segundo. O Atlético diminuiu e coube ao Imperador Adriano marcar o gol da vitória, no segundo tempo. Com o resultado, o Fla chegava ao terceiro lugar, passando o próprio rival mineiro, que caía para quinto. Dali em diante seria mais quatro jogos para o final e o hexacampeonato na galeria de troféus.

4. O Dia que Pelé jogou ao lado do Rei

Na foto abaixo vocês observam o Maior Jogador de Todos os Tempos esperando ver o que Pelé faria com a bola naquele 06 de abril de 1979.

O jogo era um amistoso. A renda da partida, que chegou a CR$ 8.781.290,00, com um publico de 139.953 pagantes, foi revertida para vítimas de enchentes que assolavam o estado de Minas Gerais. O Maracanã foi o palco escolhido para o duelo, por ser o estádio que mais poderia receber gente, além de contar com a Nação do Flamengo. E o atrativo de Pelé vestindo o Manto Sagrado número 10. Não poderia dar errado. E não deu. O Flamengo ignorou que era amistoso e enfiou cinco nos atleticanos. Pelé, com 39 anos, teve boa atuação e a chance de fazer um gol. O jogo estava 0x1 para os mineiros, quando o Flamengo teve um pênalti a seu favor. Zico pegou a bola e entregou a Pelé, que devolveu ao Galinho. Era seu campo, sua torcida, seu Flamengo. Zico bateu e fez.

5. O Maior Artilheiro

Zico, claro. Além do gol que Pelé não quis fazer em 1979, Zico anotou outros oito, sendo o marcador máximo do confronto, em 19 partidas. E como já foi mostrado acima, o 3×2 novamente dá as caras aqui. Seu último jogo contra o Atlético foi o 3×2 de 1987, no Mineirão. E ele deixou sua marca, o primeiro da vitória. Foi também seu último gol contra o time mineiro.

Sabe quando foi o primeiro gol? Em 28/01/1973. O placar? ADIVINHA! Sim, Flamengo 3×2 Atlético Mineiro (mas será possível?). E Zico não fez só um. Fez DOIS gols no jogo.

Não adianta, esse placar está incrustado na história de Flamengo x Atlético Mineiro. Não sabemos quanto será o deste sábado, mas se for 3×2, pode apostar que terá um lugar especial na história. Ainda mais se for para nós.

Reprodução: Flamengo Oficial

Compartilhe com os amigos

Veja também