Carta Aberta ao Juninho

Compartilhe com os amigos

Caro Antônio Júnior,

Venho por meio dessa, humildemente, lhe fazer um pedido. Porém, antes de fazê-lo é preciso tempo para expor a angústia. Essa que me toma o peito quase todas as vezes que você decide expressar o seu recalque desmedido.

Lembra daquele dia que você se comparou ao Zico batendo faltas? Naquele dia você se justificou dizendo que o Galinho nunca tinha batido faltas na Champions league. Pior que é verdade. Mas mesmo sem ter certeza de quão inteligente você é, nós, eu e você, sabemos que quando a bola passa por sobre a cabeça do homem-base da barreira, nem Buffon, nem Yashin, nem o maior de todos, o Galo-Cego: goleiro do grande Preciso Footbal Club (G.F.C) da Rua Ferreira Pontes, no Grajaú, vai pegar. Você, que nem era um batedor de falta ruim, sabe, melhor que muitos, que para ser gol de falta, não é quem é o goleiro e nem onde ele está, é simplesmente onde a bola vai. Se a gordinha for certo, é gol, tanto na Champions, tanto no Brasileiro, e provavelmente até no gol do Precioso. Talvez na França possa ter sido diferente, quando você jogava por lá, o campeonato era pior do que é hoje. Dá para dizer que a França era a segunda divisão da Europa? Bastava chutar que era gol, eu imagino o quão sem ambição deve ser um jogador que fica encostado por anos a fio, em um campeonato de menor envergadura, sentado em sua própria certeza, e choramingando por não ir à seleção. Mas até aí, vou deixar de pegar no seu pé, diremos apenas que você simplesmente falou demais quando estava falando do galinho.

Lembra quando o menino enjoado, de futebol gaiato, com dribles de outrora, um jogador folgazão, fez um golaço em um clássico e simulou um chororô ainda mais caçoísta? Naquele dia você o repreendeu com ar e moralidade superiores. Talvez você tivesse em mente aqueles jogadores sem moral, caráter ou coragem que pelas costas, longe das vistas dos árbitros, mostram o dedo do meio a torcida adversária. Não me lembro o que você disse naquele dia que um jogador assim o fez, mostrou o dedo na hora de cobrar o escanteio. Será que você colocou o menino ainda na juvenilidade e o jogador de carreira internacional no mesmo balaio? O menino do chororô carrega consigo a esperança de mantermos o beautiful sport (é assim que chamam o futebol fora do Brasil – esporte maravilhoso) e fez uma brincadeira singela e pueril. Confesso que me surpreendi como você dando bola ao garoto.

Outro dia, também fiquei estupefato quando ouvi o que você falou sobre o Diego, o menino do gel do cabelo. Depois de quase apanhar da torcida, o mancebo correu para abraçar a massa, se curvou diante dos arquibaldos, e selou a paz (pelo menos por um tempo) com o seu povo. Claro, entendo que ele poderia condenar a violência quando teve o microfone na sua frente, mas ele foi muito mais inteligente, despiu-se de ódio e orgulho e envergonhou aqueles que o atacaram. O Diego fez os agressores parecerem estúpidos, revoltados sem causas, e pouco inteligentes (na verdade o que eles realmente são). Se o rapaz do gel do cabelo tivesse feito o que você sugeriu, ainda estaria as turras com a torcida. Enquanto a maioria que já perdoava o camisa 10 do flamengo, ainda o adorava mais, você decidiu estabelecer uma crítica rasa, sem suporte nenhum, sem pensar nos desdobramentos e que provavelmente prejudicaria a relação do jogador com a torcida.

Outro dia, vendo o jogo do Flamengo, me surpreendi com a falta de qualidade de um dos nossos laterais. Passes errados, cruzamentos poucos e ruins, e até falhas na marcação onde teoricamente ele seria bom. Ouvindo os seus comentários, quase tive um infarto. Não acreditei que você teve coragem de chamar essa torcida de racista ou bairrista. Tivemos tantos ídolos do nordeste, negros, estrangeiros! Somos o time da massa, nos orgulhamos de sermos mulambos, ser torcedor do flamengo é: aceitar-se um igual; criados em uma arquibancada de preço único, sentados colados pelos ombros, sem medo, nos abraçamos ao mais nauseabundo dos maltrapilhos, dividindo a alegria naquele gol. Nos orgulhamos de nossa simplicidade. Nos chamar de preconceituosos é de uma simplificação sem tamanho, triste, amarga, vingativa, coisa de perdedor. O mais triste é pensar que o que você quis dizer gera apenas mais ódio, divisão, polarização e tristeza; fecha um ciclo “desvirtuoso” de rancor, uma sanha desnecessária.

Naquele dia na televisão, quando você destilou fel sobre setoristas, confesso que não entendi. Lembrei-me da nossa setorista, que apesar de não a conhecer pessoalmente, nunca recebi dela nenhuma linha que não fosse baseada em fatos. Ora, será ela na sua visão a única setorista de bom caráter? Não pode ser. Você no fundo sabe que em todas as profissões, de lavadeiras a diretores de empresa, de juízes a jogadores há aqueles bons e outros ruins. Há aqueles que fazem gols e celebram com deboche e outros que mostram o dedo do meio pelas costas.

Sabe Antônio, as vezes eu penso que você pega no pé do Flamengo porque você descobriu que é mais fácil achar um inimigo, muito maior do que você, para poder virar uma vítima. É mais fácil se vitimar do que estudar e melhorar. Se transformar em uma marionete de você mesmo. Você vem seguindo o hábito de usar exceções para justificar as regras e provar o seu ponto de vista. O que quero dizer é que você, por exemplo, usou o mau setorista que cruzou a sua vida para justificar o que você pensa. Todos os setoristas são… Generalizações são terríveis. Nessas horas entende-se porque jornalistas defendem a profissão, dá-se uma metralhadora na mão de um macaco e espera-se o que? Diplomacia? Um jogador senta em uma mesa, com um microfone e uma câmera, e sem nenhuma idéia de ética, ou limite, simplesmente começa a falar. Ali, pensa um jornalista, poderia estar alguém que pelo menos leu algum código de ética em algum lugar em algum momento da vida profissional.

No fundo você sabe que não era melhor batedor de faltas do que o Zico, que o Vinícius Junior estava apenas sendo debochado, que a grande parte dos setoristas são decentes, que o Diego fez o certo, que o Renê está tendo problemas porque é um jogador fraco e não por ser do nordeste. Mas você, por ser diminuto e limitado, está se segurando na televisão criando um tipo que cria polêmica para ganhar espaço, uma versão menos caricaturada do Neto, mas ainda assim uma caricatura. Infelizmente, cada vez que você abre a sua boca com uma provocação temos, por ordem do ofício, reportar. Reportamos as suas fraquezas e deficiências e com um regozijo discreto, por conta de ter dito tudo o disse, também reportamos quando você é humilhado através de uma mensagem contradizendo as bobagens que você, sem pensar, discorreu. Naquele momento vimos através de sua cara um vazio intelectual, moral, um abismo cheio de frustrações… falando nisso, talvez a sua grande frustração de não ter ido mais vezes à Copa do Mundo não tenha sido pelo seu futebol, mas talvez por conta do seu caráter.

Mas lembra que iria lhe pedir um favor? Desisti, você não entenderá, apenas mulambos entenderão!

Faça uma força e quem sabe a carta não chega onde tem que chegar?!

Twitter: @fafochicca

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Segundo gira pelas redes a noticia de que o Juninho não trabalha mais na Globo, e que pediu demissão hoje. O Juninho foi querer mexer com o fla. Resultado só podia ser este. Quem não sabia que isto ia acontecer. kkkkkkkkk vcs sabem como funciona essa história de suposto pedido de demissão. Falou de mais e errado.

  • Belo e inteligentíssimo texto. Parabéns pela concatenação das idéias e a perfeição na exposição, porém faltaram dois pontos a serem destacados: 1. Você deveria ter citado o “puxão de orelhas” que ele levou, ao vivo, através de uma nota dos diretores do SporTV, lida pelo André Rizek, que o deixou P. da vida e com cara de BUNDÃO; 2. Você deveria DESENHAR o texto porque ele não entendeu NADA!

  • Baita de um texto diga-se de “passagi”

  • simplesmente um oligoide.

  • kkkkkkkkk
    a ficou da privada ficou top !!!!!!!!!!!!!!!!

  • Esse é um grande bosal que está tentando aparecer usando de falta de percepção.
    Um Ex jogadorzinho que foi coadjuvante do Edmundo e jogou em um campeonato Francês que mal era vito fora do país.
    Ridiculo dar ouvidos á esse sem moral

  • Sou cearense e minha única paixão chama-se Flamengo.
    Portanto, não estou nem aí para as asneiras que esse cara diz.
    Forever Mengão!!!!!

  • EI, JUNINHO! VAI TOMAR NO CU!!!!!

  • Excelente texto, conseguiu demonstrar todo o sentimento rubro negro e também aos não rubro negros sobre essa cópia mal feita do comentarista Neto, um cara que atiça o ódio, como jogador foi excelente, como comentarista uma aberração!!
    SRN

  • Belo texto e a foto resumi bem o que é Juninho Pernambucano. Parabéns.

  • Mil vezes Parabéns!

  • Parabéns, amigo, brilhante teu comentário, refletiu exatamente o que nós urubus pensamos desse idiota

  • Saber escrever e se expressar, é pra poucos, parabéns, falou bonito e falou tudo!

  • Excelente Texto… Parabéns! Acredito que esse senhor terá contrato curto na TV.
    Muita polêmica para pouquíssimo ou nenhum conteúdo.

  • Ele só está sendo um bom vendedor de polêmicas, isso gera mais lucros e visibilidade do que ser bom apenas nos comentários. Hoje se não trazer audiência não presta. Fofoca rede bobo e is

  • Muito legal o texto, ok, mas acho que é isso que ele quer mesmo, atenção, ibope, e isso se consegue muito mais facilmente provocando um time de Massa. Tenham pena desse cidadão e ignore-o, pois de fato já se mostrou fraco em todos sentidos.

  • O cara tem dinheiro, devia ao menos fazer uma faculdade (serve até a não presencial) para entrar nesse meio profissional e ser considerado parte da imprensa.

  • Juninho é a prova viva de que ex-jogadores consagrados não necessariamente virão a ser bons comentaristas. Como não tem o mesmo nível da turma da ESPN ou de um PVC na Fox Sports, ele acaba sendo isso aí que estamos vendo: um sujeito que tenta sempre apelar para polêmicas para continuar aparecendo na mídia, pois se dependesse de seu conteúdo limitado, em comparação aos seus colegas de trabalho nas emissoras, já estaria na rua faz tempo.

    Aqueles comentários em relação ao Renê foram de doer. Mesmo caras como Mauro Cézar, Antero Greco e Juca Kfouri, todos declaradamente de esquerda, conseguem defender suas posições ideológicas com um mínimo de raciocínio. Já o sr. Juninho tentou apelar pra um discurso esquerdista de boteco, daqueles piores que panfletos de DCE de universidade federal.

    É por isso que eu dou mais valor ao Neto. Apesar de ser folclórico, ele não tem vergonha de assumir o seu clubismo em relação ao Curica. Convenhamos: melhor um cara que se assume como tal do que dar valor pra esse narcisista egocêntrico, que tenta impor aos seus espectadores uma espécie de “ódio do bem” ao Flamengo.

    • Melhor mesmo é não dar valor para nenhum dos dois!

  • Qualquer cavalo de viseira, depois do cascudo que levou do próprio programa onde trabalha, morreria de vergonha de si mesmo e se enterraria. Mas não! Este sujeito tentou defender sua asneira dando a entender que ele tem a liberdade de gostar de algo assim como um urubu. E esta carta aberta é mais uma oportunidade para o dito cujo refletir, mas não tem jeito. Ele é um saprófago, é um “dromeanalfaburrequino”.

  • Quantos jogos de titular em copa? Em que copa ele foi protagonista? Qntos gols de falta ele fez? Qntos gols ele fez na carreira dele? Ele já foi vice artilheiro num campeonato italiano jogando num time médio? Ele está no Hall dos melhores jogadores da história?

    • O Udinese era abaixo de médio hein, acho que ela se tornou médio justamente com o Zicão. kkkkkkkkkkk. Carregou o time nas costas. Aliás, uma pena, o Zico quase foi para a Juventus, a Udinese chegou antes.

  • Perfeito texto e sei que é o máximo que você pode fazer.
    Eu fico triste com a direção do Flamengo não tenha feito pressão contra o SporTV antes contra esse bostinha. O maximo que fez foi uma carta aberta.
    Além disso poderia ter processado ele no caso da afirmação de que somos preconceituosos. Disso dá até para puxar o gancho de que, após esta declaração, ele ofendeu torcedores nas redes sociais e ainda se posou de vítima.

  • Perfeito!

  • Texto muito legal, se pudesse corrigir a informação da Copa que foi apontada pelos colegas abaixo melhor ainda.

    Em uma bifurcação do texto gostaria apenas de assinalar que acho o Neto muito mais sincero e divertido dentro da personagem que ele amadureceu ao longo de seu tempo de TV. Disse divertido sim, mesmo quando quer comparar as torcidas do Flamengo com a do Corinthians.

    SRN

  • Pra quê dar tanta moral pro que esse cara diz sendo que nem os vascaínos dão? Deixem o cara falar as baboseiras dele que aos poucos ele vai se matando, vide o que acabara de acontecer com ele no programa que costuma comentar.

    • Cara, em geral tudo bem, mas qndo ele disse que somos preconceituosos é uma intenção de acular a imagem de time do povo que temos. Muitos acreditam que o jornalismo esportivo da Globo e seus canais é o mais sério e ponderado e um bostinha desse falando isso ali sem nenhuma repreensão é muito sério, pois pode evar muitos que torcem pro Mengo em praças mais distantes a achar que isso é verdade. Se falasse numa Fox ninguém levaria a sério.

      • Nesse ponto eu concordo sim com você, mas se você ler os comentários desse post vai ver que o principal fato falado pelas outras pessoas é o que ele (Juninho) falou que fez gol de falta na Champions e o Zico não; e é principalmente disso que eu estou falando. O flamenguista leva muito a sério tudo o que esse cara faz -obviamente- só pra aparecer e, esse site, infelizmente, parece fazer cobertura disso tudo somente para gerar cliques.

  • Os mesmo q cercaram o time no aeroporto, que queriam bater deviam ter um conversinha com essa bosta no aeroporto ou sei la onde o encontrarem

  • PQP…que texto perfeito.
    Chicca, mandou muito bem!
    Faço das suas palavras as minhas.
    Grande abraço.

  • parabéns pelo excelente texto.

  • o flamengo sempre foi uma grande vitrine para até mesmo quem o odeia. Pois, basta fazer polêmica envolvendo a marca flamengo e um qualquer alcança os holofortes. Mas, agora com toda essa saúde financeira, essa vitrine se tornou ainda mais cobiçada. Vejam vcs, o vasquinho do juninho pode agradecer ao flamengo, porque foi graças a venda do VJ que se abriu no Brasil as portas para as grandes negociações envolvendo as “joias” que vem da base. Com certeza foi através da venda do VJ. que o vasco conseguiu vender o paulinho. Portanto, o dinheiro da venda do Paulinho vai ajudar o vasco a respirar um pouco, mas não vai tirá-lo do buraco que se encontra, pode agradecer ao mengo.

  • Só faltou uma coisa: não foi esse vascaíno que disse que márcio araújo era melhor que Cuellar? Não tenho certeza, mas, acho que teve isso. Parabéns pelo texto. Vou repetir: lavou minha alma. Esse texto devia ser postado em jornal de grande circulação pra que ele não fingisse ignorar.

    • Foi sim, disse que ele era um excelente jogador e que não entendia a perseguição da torcida.

  • Hahahahahahahha hahahahahahha. Excelente !

  • Eu ainda acho que esse tipo de lixo q é maldoso no que fala ou faz tem que ser educado de outros jeito, só assim vai aprender a ficar quieto.

  • Assisti a um jogo entre Flamengo e Vasco, aqui em Manaus, no antigo estádio Vivaldo Lima, hoje Arena da Amazõnia. Infelizmente o Mengão perdeu o jogo por 3×2, foi um jogo emocionante, mas o que me chamou a atenção no jogo foi a atitude pouco feliz do Sr. Antonio Junior, que num dos gols do Vasco subiu na cobertura do banco de reservas e mostrou à torcida do Flamengo o seu famoso dedo, com as duas mãos. Achei que tinha sido um gesto impulsivo, mas não menos detestável, e hoje vejo que ele é contumaz. E ainda quer chamar a atenção do garoto… Valha-me, Deus.

    • E depois querendo posar de moralista. Devia ter vergonha na cara.

  • ZICO????? praticamente não ganhou nada na Europa + qdo pergunta para os grandes jogadores (não inclui Pelé e Maradona) , qual foi o maior camisa 10 que vc viu jogar na vida???? 7 em cada10 respondem: Arthur Antunes Coimbra. Qual o maior jogador da história do Flamengo? Do Udinese? Do Japão???? Segundo o jornal chinês advinhem quem é até hoje o maior craque que jogou no futebol Asiático??
    Qual o técnico+ reverenciado no Fernebat da Turquia (levou a equipe a semi da Champions). E então pergunte na Europa quem é Juninho???? Se relacionar os 10 maiores jogadores do Vasco com certeza ele não estará na lista + enfim uns chamam a atenção no gramado e outros precisam fazer polemica e palhaçada com o microfone.

    • Amigo vc foi perfeito

    • Sem contar que Zico além de ídolo no futebol é também fora das 4 linhas, um cara humilde, responsável, de um caráter e uma índole incontestável, pra mim jogador pra ser craque tem que ser completo dentro e fora de campo e isso nenhum jogador NO MUNDO foi tão talentoso batendo falta, cobrando escanteios, penaltis, liderando equipes, repertório de gols de cabeça, bicicleta, chaleira, gol escorpião, voleio, cobertura, gols olímpicos… assistências, dribles … enfim é o mais homenageado, idolatrado No Brasil , nas américas… No japão, só é chamado de kamisama, algo equivalente a deus, em português, bem infelizmente não ganhou um mundial pela seleção brasileira mas foda-se a seleção que eu torço chamasse FLAMENGO e nesse clube ele tbm é Deus !!!

      • Vdd.

  • Perfeito. Lavou minha alma

  • Um exemplo de raça foi nosso MAGRO DE AÇO.

  • Perfeito .

  • Se esse cara fosse tao bom quanto se acha, seria treinador ou gestor de um time de ponta, mas como não passou de um misero jogador que sabia bater bem na bola, esta na maior emissora do país, defecando pela boca e segurando o seu trampo denegrindo a imagem de alguem. Mas juninho, faça um favor pra naçao…. vsf

  • O juninho foi para a Copa de 2006 (reserva).

    SRN

    • Quando retornou disse que não queria mais saber de seleção brasileira….

  • Eu quero saber mesmo é como um treinador consegue ser eliminado duas vezes seguidas na primeira fase da libertadores .. o GRANDE ZÉ RICARDO com elenco ou sem elenco é um limitado.. o tetra no fim do ano vem pra coroar sua “grande carreira” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Carreira, 1 copinha 1 carioquinha. eliminado pelo palestino, eliminado na 1 fase da libertadores 2017 eliminado da libertadores na 1 fase de 2018…. CARREGANDO REBAIXAMENTO 2018 PELO VASQUIN kkkkkkkkkkkkk

    mudando de assunto..

    Sobre o texto parabens! esse individuo nem merece reposta ele não LÊ ele não procura ser “melhor” ser um bom “comentarista” portanto não o assisto não o vejo nem ligo é igual a caricatura da foto lá em cima…

    • Limitado, esse ZR é e sempre foi uma merda.
      Esse cara foi uma invenção do incompetente EBM que está insistindo no mesmo erro com esse tal de Barbieiri.
      Essa gestão é muito incompetente!

      #FORAEBM

  • Parabéns pelo texto!
    Esse Junin é uma besta quadrada!
    Envergonha meu NORDESTE!
    E por favor lave essa boca suja pra falar do meu MENGÃO!

  • EXCELENTE TEXTO!!!FAÇO MINHAS ESTAS PALAVRAS !!!!FALAR DESSE IMBECIL É PERDA DE TEMPO…ELE VAI LER E ACHAR QUE SÃO ELOGIOS!!! É UMA BESTA HUMANA

  • Texto longo e por vezes confuso. Se eu parei de ler antes da metade, quem dirá o Juninho.

  • Goooooooooool no Vasco !
    Outro gooooooool no Vasco!!
    Mais 1 gooooooool no Vasco!!!
    Novamenete gooooooool no Vasco!!!!
    O juiz anulou o quinto gooooooool no Vasco!!!!!

  • Acho o Juninho Pernambucano perfeito, perfeito idiota, não falta nada.

  • Belo texto, mas me muita preguiça de falar dessa coisa.

  • Gooool do Cruzeiro!

    • Ou do racing

      Ou daquele time boliviano com nome dificil

  • Ótimo Texto, mas um adendo. Juninho foi para uma copa, sim! 2006.

  • Parabens!

  • Simplesmente, sensacional!!!
    Que texto bem pensado e redigido…
    Acho que conseguiu expressar exatamente o que todos nós mulambos pensamos a respeito desse cidadão…
    SRN!!!

  • Show…concordo um dos melhores textos da coluna.

  • Ganhou mais um seguidor no Twitter, parabéns!

  • deveriam banir esse cara de comentar qualquer assunto relacionado ao flamengo

  • bravo jornalista, basta vc ter escrito assim !!!!!!!
    Juninho ” VTNC”

  • Galera rubronegra, que tal ler a “Carta aberta ao Juninho” de Fabricio Chicca. Vale a pena!

  • Brilhante

  • Um dos melhores textos aqui no “Coluna” e a “Arte” com a cara do Juninho ficou maravilhosa!

  • Sensacional…..mostrou que ainda temos “repórteres” inteligentes e qualificados ….PARABÉNS.

  • Esse chicca é fera!

  • Belo texto, exatamente a minha opinião sobre esse ex-jogador

  • Parabéns pelas palavras muito bem colocadas.

    • É uma pena que esse “juninho”,(Seu nome deve ser escrito sempre assim !), fique ruminando, imbecilidades e idiotices, próprias de uma pessoa terrivelmente frustrada. Cabe mencionar, que ele mesmo não teve humildade, nem competência, para aproveitar seus esporádicos, bons momentos, no futebol. Esta é uma grande prova, que o Nosso Senhor, nos dá o livre arbítrio, para definirmos o nosso espírito e caráter, independente de habilidades desenvolvidas. Uma grande perda e realmente uma pena, que as virtudes adquiridas, HOJE nada valham, ao compararmos com o ser humano formado, transformado em um apedeuta, revoltado, frustrado, invejoso, ruminante, mal acabado, e nada resolvido, simplesmente vociferado como juninho…

Comentários não são permitidos.