Entre mocinhos e vilões. A necessidade da torcida de achar um culpado

Compartilhe com os amigos

Que o Diego não é mais aquele jogador que saiu daqui do Santos, que fez ótima temporada no Wolfsburg e no Atlético de Madri e nem aquele jogador de 2016 é um fato. Mas essa sandice de ficar batendo na mesma tecla e encontrando um jogador para ser o Cristo do Flamengo é cansativa. Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo, hoje vamos falar daquele 10 contestado que alguns amam odiar e outros odeiam amar. Chega mais!

Já reparou como no Flamengo sempre deve ter um vilão dentro do próprio time para direcionar as frustrações da equipe? Foi assim que Ibson saiu da glória da arrancada de 2007 para viver inferno astral em 2008. Fábio Luciano foi cobrado duramente pela torcida. André Santos foi de um dos heróis do título da copa do Brasil à alvo de violência em aeroporto. Até Júnior virou bailarino em faixa de protestos e sobrou para o pai do Zinho. Everton Ribeiro até outro dia era cogitado em trocas com vários clubes…

Diego é aquele jogador com quem o Flamengo flerta há pelo menos 10 anos. Sempre recusou o clube, assim sendo alguns torcedores já tinham alguma antipatia do atleta. Acontece que em 2016 o relacionamento caminhou e chegou a um desfecho favorável ao clube. O maior AeroFla foi armado para o jogador. Juras de amor eterno foram declamadas e a camisa rubro-negra nunca esteve tão bem vestida quanto agora. Sabe aquelas camisas que à primeira vista dizem que é horrível, mas que ficam ótimas num bom modelo?

Mas Diego é mais que um modelo no Flamengo versão 16-18. Ainda que a queda de desempenho seja flagrante, algumas coisas não podem ser ignoradas ao levar o meia em consideração. Em 2016 Diego fez 6 gols e 3 assistências em 18 partidas. Em 18 só 3 gols e 2 assistências na mesma quantidade de jogos. Não há como não ver como uma queda. Por outro lado, ao contrário do que se convencionou dizer, o meia fica menos com a bola do que no ano em que chegou, troca menos passes e erra menos do que da sua chegada e os passes chave ainda fazem parte de seu repertório frequente. Parece estranho visto que eu mesmo costume dizer que Diego não tem passe de ruptura, mas o jogador está sempre “carimbando” a bola, como no gol de Vinícius contra o Vasco. Seria desonestidade dizer que Diego não participa dos gols, seja com cruzamentos, seja abrindo para o companheiro que vai dar a assistência.

Uma coisa boa de se dar conta em relação do momento em que chegou e este, é o elenco do clube. Parece contraditório dizer que melhores jogadores contribuem para o desempenho discreto do jogador, mas também é evidente que jogar com Everton e Gabriel obrigava o jogador a aparecer muito mais do que hoje ao ter Vinícius, Paquetá e Everton Ribeiro como co-protagonistas nesse elenco. Diego precisa se reinventar e mudar a forma como se acostumou a jogar aqui. Por este motivo que hoje se tem a noção mais clara de que segura mais a bola.

Contudo, nunca fora sua característica quebrar defesas com passes. O jogador parece mais ligado a posicionamento e fluxo de jogo. Sabe onde a bola irá e se posiciona para estar próximo dela, além de se movimentar para criar espaços. Cabe aos jogadores que o orbitam aproveitar desta habilidade. Já é possível ver como o lado direito cresceu e como Everton Ribeiro corta para o meio para um buraco onde existia um jogador adversário. Este foi para a esquerda com Diego.

Uma última coisa que me chama atenção é a resiliência do jogador em relação ao clube. Já passou por diversas situações em que outros jogadores teriam, e já foram, embora, mas suportou firme e sempre trata a torcida com imenso carinho. Claro que se pode dizer que é mídia training, ainda assim demonstra um respeito que muitas vezes que não é recíproco e vivemos reclamando do mídia training dele, né. Não se pode dizer que se esconda. Suas entrevistas não agradam? Mas está sempre pronto a ser o saco de pancadas quando tudo vai mal. “Dá a cara a tapa”! Enquanto na derrota ou num mal resultado a torcida o procura para descontar suas frustrações, não procuram Paquetá, que jogou pior do que ele, ou Vinícius que alterna boas e más exibições.

E é bom que seja assim. Aos 33 anos Diego tem bagagem para passar esta fase e ainda ser o escudo do nosso futuro. Então pense bem antes de fazer uma crítica pesada ao jogador. Será que não estamos apenas descontando no jogador devido a um comportamento de massa? Dê uma olhada nos sites de estatísticas. Ele foi mesmo tão mal assim ou você é que já está pré-disposto a execrá-lo?

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Desde que o mundo é mundo vai-se culpar alguém por algum problema, era MA, Vaz, Gabriel e Muralha, todos foram embora, aí ficou sendo o Guerrero pivô, que também saiu, agora é o Diego, na hora que ele sair vai aparecer outro, é sempre assim….

  • Nada contra a pessoa do jogador. Quem deveria ser mais ativa, avaliar o desempenho de cada um e verificar sua contribuição ao time era a diretoria de futebol. Mas que ele está devendo está e inclusive atrasa os contra ataques. mas o que esperar de uma diretoria que nem sequer soube contratar

  • se for somente pegação no pé, então o jogador deve ter bastante propostas de trabalho, quem estiver descontente pode pedir para ser negociado com um time de camisa mais leve.

    • O Santos está sempre querendo. Mas qual outro time pagaria 700 mil por mês pra ele?

  • Excelentes colocações…E podemos acrescentar ainda que boa parte desta queda pode se dever à esta pressão insana, que acompanha o Flamengo há anos. Tanto que nossa melhor colocação no brasileiro nos últimos anos, foi quando o time jogou em Cariacica como sendo sua casa…

  • Aquele cartaz na foto, que me parece da década de 80, foi de um protesto contra Júnior capacete, nosso grande maestro? Não lembro disso, alguém aqui lembra?

    • Não vivi, mas já lí e ouvi histórias de momentos que o Capacete foi cobrado pela torcida. Torcedor do Flamengo sempre foi isso aí, não vai mudar. Quem se incomoda com isso, bom, tem milhares clubes na face da Terra para torcer.

      • Pode ter sido mesmo alguma cobrança. Se não me engano, ele recebeu algumas críticas da torcida por conta de avançar muito e deixar um corredor livre para os pontas adversários. Mas ele era muito técnico, um verdadeiro craque…não dava para jogar como um lateral que só defendia, não era o estilo dele. Aliás, era um meia disfarçado de lateral…jogou muita bola

      • Ate Zico foi cobrado. Vou ficar devendo a fonte (não era vivido na época, mas vi uma matéria onde um torcedor pedia a substituição do galinho em detrimento do Sócrates, se não me engano), mas o mais próximo de ter passado pelo Fla sem essa tal cobrança foi o Adriano e olhe la.

        • Teve cobrança em 2010, teve até uma nota de alguma torcida organizada que foi para o jornal na época, falando alguma coisa pra ele retornar quando virasse homem, dando a ideia que ele era moleque, devido as confusões fora de campo e por quase não ter jogado antes de sair do clube, isso pq foi campeão brasileiro. Clube grande é isso aí

        • Adriano? Ele foi vendido ainda novo para o futebol italiano por que a torcida não suportava ele, geral gritava e chamava ele de bonecão de posto, de bonde e mais um monte de apelidos, não existe um jogador no Flamengo que não tenha passado por esse tipo de situação.

    • Nossa torcida é gigantesca. Não dá pra serem todos normais. Tem muitos retardados no meio. eheheh

  • Perfeito!
    Não só no flamengo, mas em todos clubes brasileiros sempre escolhem um para cristo, pode ser jogador, treinador, preparador, diretor, presidente, psicólogo, torcida organizada….enfim, quem estiver na reta, leva, rsrsrsr

    • Barbosa na copa de 50 inaugurou a crucificação no futebol brasileiro.

      • depois virou personagem da TV Pirata da rede bobo de tv
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Se nao foce parte da torcida do Flamengo atrapalhar o Flamengo ja teria mais titulos importantes ano passado mesmo foi o maior exemplo atrapalharam tanto que ate esse ano o Flamengo ficou prejudicado por causa dos modinhas inuteis e idiotas da nossa torcida triste falar isso mas a verdade tenque ser falada sempre.

  • Ótimo texto, parabéns.

    Diego não se esconde do jogo.

  • Perfeito. Essa perseguição já está enchendo o saco e passou dos limites. Nossa torcida é burra e vai atrás da imprensa que está louca para ver ele deixar o clube e levá-lo para algum time de São Paulo. Lá vão dizer que é o melhor meio-campo do Brasil.

  • Ótimo texto, pôs pingos no is. Pode até não estar jogando como o 10 dos sonhos, mas longe de ser a causa dos nossos problemas e não deve ser malhado como Judas.

  • Poucas vezes que leio um texto aqui que me transmite algo!!! Parabéns!!!

  • Onde assino ??? Diego é o nosso 10… SRN

  • Ele pode até não estar fazendo a diferença que se espera de um camisa 10 do Flamengo, mas não está esse desastre que muita gente quer pintar. Dos pés dele sempre pode, e sai, algo interessante, mesmo que em um dia ruim aconteça uma ou duas vezes no máximo.

    No próprio jogo contra o Vasco ele já começou em grande estilo, num passe de bicicleta para o Dourado que poderia ter sido o primeiro gol do Flamengo não fosse as limitações do nosso atacante.

    A torcida sempre teve essa mania. Algumas vezes se justifica, mas no caso do Diego acho muita injustiça.

  • Ótimo texto!
    Não vejo o Diego como um problema e acho muita sacanagem o colocarem sempre para cristo quando o time não ganha. É nítido que ele caiu de rendimento e isso está diretamente associado a idade, mas no elenco atual não tem um jogador que o coloque no banco.
    No inicio do ano ele jogava bem mais recuado e chegava totalmente sem fôlego à frente. Agora ele vem atuando mais solto no meio e já observo uma melhora dele e do time coletivamente. Pode melhorar? Claro que sim, mas temos que fazer nossa parte e apoiar. Não vejo ninguém fazendo corpo mole, pelo contrário, os jogadores estão se matando em campo para conseguirem o resultado, mas é do esporte as vezes a bola não entrar.
    Não temos um ótimo elenco e diria que até o time titular tem algumas carências, então a torcida precisa somar e não subtrair.

  • Excelente artigo. Temos sempre um cristo para sacrificar. A torcida precisa fazer uma auto crítica.

  • O Diego Gel não arruma um clube que ofereça uma estrutura top e um grande salário numa cidade como o Rio de Janeiro nunca mais na pipoqueira carreira dele. Por isso tanta bajulação com a torcida.

    • santos é um cidade bonita também… dá pra jogar lá e receber o pagamento atrasado, rsrsrsrs

    • Você não é flamenguista. Vai procurar sua turma.

Comentários não são permitidos.