Fábio Azevedo: Flamengo finaliza acordo com o Maracanã para os próximos quatro anos

Compartilhe com os amigos

A torcida do Flamengo sempre diz que o Maracanã é a sua casa e ela está próxima de comemorar a parceria por quatro anos. No último domingo (6 de maio), 60.182 mataram a saudade do time, reencontraram o atacante Paolo Guerrero, viram o time vencer o Inter e se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro.

A diretoria rubro-negra afina os últimos detalhes jurídicos para celebrar o acordo com o Consórcio Maracanã. O prazo da parceria será de quatro anos, e o Flamengo deixará de ser um time itinerante nas competições. Além da arrecadação melhorar, uma vez que o novo contrato não será nos moldes do anterior, que encerrou em 2016.

Os ajustes finais dizem respeito à divisão das cotas nas rendas em jogos decisivos, o que pode alcançar 75% da arrecadação, receitas com bares e  número mínimo de jogos por temporada. Uma coisa é certa: os jogos decisivos (a partir das quartas de final, caso a competição tenha esta fase) serão disputados no Maracanã.

Com a assinatura deste novo contrato, a diretoria negocia com a Portuguesa a devolução da Ilha do Urubu. O acordo com o clube terminaria em 2019, mas algumas intercorrências, tais como afundamento do piso no entorno do gramado (segundo o Flamengo, a recuperação é de responsabilidade da Portuguesa) e a queda das duas torres de iluminação fizeram a diretoria retomar as conversas com o Consórcio Maracanã.

As obras de reestruturação demorariam mais 3 meses, e o Flamengo entendeu que precisava fechar algo lucrativo, duradouro e de maior capacidade de arrecadação. No último domingo, a renda foi de R$ 1.415.585,00 com público pagante de 55.283, com ticket médio de R$ 25,61. O valor baixo deve-se à promoção feita para a partida com o Internacional, algo que a diretoria poderá fazer com mais frequência para atender às diversas camadas de torcedores.

O jogo da próxima quinta-feira, diante da Ponte Preta, já tem mais de 25 mil ingressos vendidos. A diretoria do Flamengo espera finalizar o acordo com o Consórcio até quarta-feira e celebrar com o torcedor, a volta pra casa, no dia seguinte.

Reprodução: Fabio Azevedo/Fox Sports

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nossos dirigentes precisam é de tomar vergonha na cara e começar a trabalhar para o clube da grandeza do nosso Mengão parar de mendiga para jogar no Engenhão e no Maracanã, pois isso é vergonhoso…não quero ofender ninguém, mas chegamos ao ponto de não sabermos aonde nosso Mengão ia jogar por conta de shows no Maracanã e a proibição que o Botafogo impôs de não jogar no Engenhão…se isso não é uma vergonha para o nosso…

  • Kkkkkkkkjjkkkkkkkkkkk Nunca vamos ter uma casa, entendam que sempre vamos viver de favor nesse maraca dando dinheiro pra esse lixo de governo e consórcio desse estado quebrado e comunista do rio, esse lixo de maraca museu nunca foi nossa casa e nunca vai ser. Sem flamengo esse lixo fecha e todos sabem que esse governo imundo nunca vai deixar isso acontecer. Por isso somos reféns e sempre que tentamos ter um lar somos barrados.

  • Para de palhaçada!!!!! O Flamengo precisa do Maraca e Maracanã precisa do Flamengo. Um acordo era necessário.

  • A culpa disso tudo e a torcida do Rio se precionasse os politicos ai do Rio eles fatalmente entregaria a Adiministraçao do Maraca ao Flamengo mas a torcida nao ajuda a precionar ai da nisso isso e fato so os cegos dos Cariocas nao ve isso lamentavel.

  • Infelizmente pode ter certeza que existe interesse de alguém, diante disso…

  • Essa diretoria é uma decepção. Vai se entregar nos braços da Odebrecht pra salvar o consórcio, dando a eles mais 4 anos de vida boa nas costas do Flamengo. Revoltante tanta passividade.

    • Você deve ser um dos poucos que vê isso. Nessa batalha a nação joga contra o Flamengo. A diretoria até que tentou, mas agora volta com o rabo entre as pernas como um cachorro faminto para um dono cruel

  • Jogaria no Maracanã caso fosse o gestor do estádio…existe uma contradição.

  • Quem falou que não jogaria no Maracanã foi a própria diretoria, que usou o seguinte bordão “o Maracanã não vive sem o Flamengo”…

  • como tem torcedor modinha aqui só criticando, enquanto não construimos nosso estádio, temos que jogar no Maracanã que sempre foi a casa do Flamengo, esse contrato de 4 anos é mais vantajoso que o anterior, o clube vai ganhar mais , se a torcida ajudar e não ficar só criticando. esses ai embaixo que só criticam querem que o clube jogue aonde , no aterro?

    • Onde esta aquela nação com “o peito varonil”? Só vejo uma nação de escravos!

  • kkkkkk,se isso for verdade,estaram fazendo a maior cagada da sua gestao,e indo contra as suas proprias ideias e atitudes;pois viviam dizendo que nao negociariam mais com o maracana,enquanto ele fosse admistrado por esse consorcio e nao pudessem administra-lo.espero que isso nao seja verdade,pois esse museu do maracana nao vale mais a pena e nunca sera nosso. nao ira passar de um estadio de aluguel,onde teremos que continua-lo a dividi-lo com os outros clubes do Rio,e sendo furtados pelas receitas do estadio.precisamos mesmo é de um estadio proprio e nao de um museu de aluguel

    • Eu acho qUE e burrice, ate porque o próprio clube pediu nova licitação, e esse acordo vai fazer com que nao seja preciso…kkkkkkk esse ano aconteceu umas coisas estranhas..

    • Concordo plenamente com vc Thiago…essa diretoria está se contradizendo a todo momento…sem falar que a diretoria do Botafogo cuspiu em nosso clube e o que aconteceu? A nossa diretoria foi lá pedir pinico para eles brincadeira desse jeito vamos virar chacota dos outros.

  • Depois de descer o pau nesse “consórcio” e gastar uma fortuna pra reformar a Ilha, abandonar tudo aquilo e voltar a comer na mão do “consórcio” causa, no mínimo, estranheza. A não ser que realmente leve muita, mas muita vantagem mesmo, nesse novo “acordo”, passar 4 anos enchendo a burra da FERJ do Eurico e negociando com uma empresa atolada em falcatruas e corrupção não se justifica.
    Só falta o estádio próprio. É tão dificil assim conseguir um local pra isso? Cadê os marqueteiros e os “fazedores de dinheiro”? E se querem tanto o Maracanã, porque ainda não fizeram uma ação efetiva pra arrancar aquilo das mãos da Odebrecht?

    Sei lá…

  • muito bom, não quero saber se a administradora e a odebrecht, não quero saber se vai ficar com 13% ou 1/7 da fatia da renda, o flamengo tem que jogar no maracanã, não pode sair no prejuízo, e garanto que não vai com esse novo acordo, so assim posso comprar uma passagem pra ir ao new maracanã assistir o meu Mengão.

    • Garante é? Estava lá assinando como testemunha? Kkkk

      • estava, assinei perto da data.

    • kkkkkkk,e continuar sendo refem e sem um estadio proprio por um bom tempo ainda,voce esta certissimo cara,e é por esse tipo de pensamento seu que o flamengo nao vai pra frente

      • Obrigado

      • Inter e Milan jogam no estádio público e não vejo problema no Flamengo jogar

        • So que pra sua informaçao eles nao estao mais lucrando com ele como antes,e estavam pensando ate em partir pra construçao de um estadio proprio(pelo menos um deles),so que construir um estadio na italia é tao dificil como aqui no Brasil,por causa de leis e legislaçoes bestas, e tambem é dificil de achar uma area boa pra construir um estadio,e por isso parece que eles ja desistiram dessa ideia inicialamente,e estao querendo reformar o San siro pra ficar com ele e ver se asim conseguem mais lucro.mas eles nao estao mais nenhum pouquinho satisfeito com a renda que eles estao ganhando com aquele estadio,pois sabe que estao ficando muito atras financeiramente dos outros clubes,que tem estadio proprio e lucram muito mais do que eles dois.

          • A Juventus construiu 2, e não vejo essas coisas não, em país que só se vai no estádio em finais não vejo nada de mais

            • Esse novo,foi construido em cima do antigo que ja era dela,e foi construido la na decada de 90.ou seja,tiveram bem mais facilidade pra construir o seu novo estadio,pois o terreno ja era deles;ao contrario de inter e milan;que nao tem direito algum sobre o San siro e jogam la de aluguel.

  • O Flamengo fica com apenas 13% da
    renda do maior público do ano, e depois anuncia “acordo” de 4 anos com a Odebrecht?

    É isso mesmo? Nós vamos sustentar a empresa que ajudou a quebrar o País??!

    Não se esquecam que tivemos um vice presidente (Flávio Godinho) preso envolvido em falcatruas desta mesma Odebrecht….

    E o Bandeira de Mello entrando para a política???

    Isso está “cheirando” mal…

  • O problema é que quando o Flamengo tá bem nas competições ninguém lembra dessas coisas que são muito importante…

  • o Fla tem que fazer seu estádio, esse Maracanã já era

    • O estádio do Flamengo tem que ser o maracanã.

      • Maracanã é patrimônio público, tombado. NUNCA será do Flamengo.

        • administrar, filho, administrar….

      • Ele nao é nosso e nunca sera,nao viaja cara,

        • Eu não disse que é, eu disse que TEM que ser. Historicamente o Maracanã faz parte do Flamengo, e deveríamos administrá-lo.

          • Sim,so que ele nunca sera nosso mesmo realmente,e nao passara de um estadio de aluguel,onde teremos que dividi-lo com os outros clubes do Rio,e continuar sendo garfados finaceiramente pelo consorcio e administraçao do estadio.ou seja,nao vale nenhum pouco a pena ficar e mendigar por esse museu do maracana,que ja nao é mais o mesmo a muito tempo.

  • Eu gostaria muito de um dia entrar e assistir um jogo do nosso Mengão em seu estádio próprio, todo customizado com suas cores rubro negras…com certeza faria o nosso Mengão muito mais forte, todos os adversários iriam tremer no caldeirão…sonhar não custa nada…galera uma boa noite para todos e bom descanso para todos.

  • Fofox news

  • Passando só pra avisar que o Juninho boca de esgoto se phudeu e aguardando a coluna postar a noticia, já que tanto deu crédito à aquela bosta quando depreciava o Flamengo.SRN

    • foi expulso da globo, esse otário

  • O Alexandre Wrobel nosso Vice Presidente de patrimônios eu conheço muito bem, ele muito inteligente porém ele possui várias cadeiras cativas no Maracanã pergunta que não quer calar…será que ele vai querer abrir mão do Maracanã?

  • Quanto ao Engenhão a diretoria do Botafogo fez o que fez, e no final das contas o que aconteceu, a nossa diretoria foi pedir pinico também…

  • Essa diretoria disse com toda propriedade que o Maracanã sem o Flamengo não vive, mas o Flamengo vive sem o Maracanã…só jogaria no Maracanã após uma licitação para os clubes ou por um preço, justo, conclusão acionou a justiça em face do consórcio que administra e perdeu e agora foi la pedir pinico…teve que aceitar as condições do consórcio…

  • De quê adianta faturar 1,5 milhão e levar pouco mais que 10% disso?

    Esse é o maracanã, esse estádio morreu a anos e sobrevive por aparelhos graças a generosidade do Flamengo.

    • Em alguns jogos irá ter que aumentar o valor do ingresso, não tem jeito, o clube também não pode ignorar sua competitividade financeira.
      Aliás, Flamengo deveria pensar em estádio grande, com estruturas físicas rústicas (a famosa geral) ocupando 60% do estádio.

    • Dinheiro é bom, mas em relação ao FLA teve ganho técnico.

    • De nada,e se isso acontecer sera mais uma bola furada e rro dessa diretoria,pois esse estadio nunca sera nosso,e ja nao é o mesmo ha muito tempo.precisamos de um estadio proprio e nao de um museu de aluguel

    • É mais pra que quebrar o estádio, pra enchermos o peito e falarmos tá vendo o maraca depende de nós! Nós tbm precisamos dele, o acesso é conhecido e fácil, é bem mais seguro dq na av. brasil, e estamos acostumados a jogar lá, o flamengo pode gerir futuramente o estádio com a grana que vem ganhando constrói sem pressa um outro pra 30,35 mil moderno, estilo boutique, para eventos, visitação, teremos 2 estádio e não dependeremos de ninguém, mas se for tentar fazer algo agora quebraremos pois o mais importante agora é ganhar títulos, daí vem a confiança da torcida, se ganha mais dinheiro , se contrata melhor, corremos um grande risco se tentar comprar terreno e construir nesse momento, pois parte do dinheiro terá de ser pra pagar e teremos uns 4,5 anos até finalizar no mínimo e jogaríamos aonde ???

  • Oi boa noite galera infelizmente o nosso Mengão nunca terá um estádio próprio, e nunca construirá um estádio na Gávea pois quando essa diretoria veio com esse papo de compromisso de intenção de compra de terreno eu já imaginava que eles estavam blefando…o pior que o torcedor acaba acreditando, e se amanhã ou depois ou seja quando o nosso Mengão começar a passar por momentos difíceis noas competições volta novamente com o papo de estádio e de pegar o Maracanã…

  • Custos operacionais são o aluguel disfarçado.

    Somem os 2 e vejam quanto que realmente o clube paga a Odebrecht.

  • Esse acordo de 4 anos com um consórcio que pode meter o pé a qualquer momento, essa devolução do estádio da Portuguesa depois de gastar 15 milhões. Isso não faz muito sentido pra mim,

    • No meu tempo isso se chamava desespero.

    • Irresponsável é como isso deve ser chamado o que fizeram na Ilha
      Porque Bandeira que mais brigou, irá agora aceitar um contrato longo no seu último ano? Isso não pode ser aprovado pelo conselho. Ele não será mais presidente e não pode decidir isso.

    • Pra mim tambem nao faz sentido nenhum,e espero que essa noticia nao seja verdade,pois seria loucura e burrice assinar com esse museu do maracana por mais quatro anos,que nao é e nunca sera nosso.

  • Com essa de “ingressos baratos” a diretoria vai tentar lucrar no sócio torcedor ao invés da bilheteria.
    Pq os ingressos estavam baratos para quem era sócio torcedor , pros não sócios não mudou em nada.

    • Então seja sócio. Vai poder ver 4 jogos pagando 80 no mes. Daria 20 reais por jogo. Sendo do plano raça

      • Mas se antes a critica a essa diretoria era justamente estar colocando os preços dos ingressos altos pra forçar torcedores a serem sócios. Agora mudaram o pensamento?
        Agora que barateou pra quem é sócio está tudo bem e os pobres que frequentavam a geral e não tem condições de bancar mensalidades que se lasque?

        • 40,00 é caro pra não sócio?? Isso era pago no antigo Maracanã!

  • Podia fexar e arrancar essas cadeiras pelo menos das partes de trás dos gols. Fazia dois setores populares. Empurrava raça de um lado a jovem no outro , era pressão o tempo todo de todos os lados.

    • Mas aí só a Concessionária poderia fazer. Logicamente se for uma iniciativa do clube, os outros 3 rivais (por birra) vão tentar embarreirar, uma vez que o Fla “não é o dono do estádio”.

      Só vai dar pra trazer o Maraca de volta aos 80, 90 mil lugares após o clube vencer a licitação (se tiver licitação), caso contrário, o Maracanã seguirá esse Nutella “Padrão Fifa”

    • E voce acha que ele sera nosso pro flamengo fazer isso?kkkkkkk,claro que nao cara;pra isso acontecer,a concessionaria teria que permitir e os outros tres clubes do rIo,que nao vao percer esa bocada tambem.ou seja,nao vale a pena ficar com ese museu pois ele nunca sera nosso.

  • Solução tem. Sabem qual?? Ter no mínimo 250 mil sócios torcedores…. Daí não precisa patrocínio na camisa, estádio próprio , times imbatíveis…. Será um sonho? Somos 40 milhões… Eu Sou St raça ( off rio) e vc?

    • Levando em conta que o time com mais sócios no MUNDO tem 258 mil (Bayer, segundo notícia da FOX desse ano), acho um pouco utópico pensar nisso.
      Somos 40 milhões, porém distribuídos em um país com proporções continentais.
      Apenas uma minoria desses 40M vive no RJ e pode aproveitar bem o Sócio Torcedor.
      Em um país na situação econômica do Brasil, é difícil convencer a massa fora do RJ que vale a pena pagar Sócio Torcedor.

    • a realidade é que as vantagens pro sócio off-rio são muito poucas e o brasil é um país que pouca gente tem dinheiro pra “jogar fora” (entre aspas, é pra ajudar o time mas não ha retorno para o sócio). sou sócio off-rio (off-brasil, no caso) e entendo os motivos de as pessoas não aderirem. se tivesse um programa mais abrangente e com mais vantagens como o do palmeiras (se não me engano) seria mais fácil

    • Também sou sócio morando interior de São Paulo há mais de 05 anos, sem utilizar benefícios, para ajudar o Mengão. Diretoria tem crédito

    • Sócio Torcedor aqui, desde 2013, mesmo morando em Santa Catarina desde 2014. 😉 SRN

  • Não tem necessidade de cobrar a partir de 10 reais e sim uns 30 ta de bom tamanho.

    • Cara nemnprecisa. Se o fla cobra 15 nos setores norte e sul para socios e 20 leste oeste e mais 10 no setor mais caro aumentaria em 30% a arrecadação. Ja é um avanço. E nos jogos de mais portes cobra o dobro. Ta bom pra caramba

      • Pois e
        E dava pra ir desse jeito até o final do ano.

  • Flamengo tem que pegar pra ele logo esse Maracanã ou constrói seu estádio logo! O fluminense vai poder jogar lá?

    • Tem que ter licitação antes. Até o momento o maraca é da Odebrecht…

    • Com certeza que sim,assim como o vasco e o botafogo tambem,pois ele nao e é nunca sera nosso

  • A diretoria primeiro fez um contrato péssimo com o Maracanã, pior até que o contrato que o Fluminense fez. Depois disse que não negociaria mais e que só aceitaria o Maracanã por licitação. Agora que viu a ilha afundando volta com o pires na mão. Será que vamos viver eternamente de aluguel?

    • Mas qual seria a solução? Os problemas todos sabemos, dá a solução levando em conta q só existe maracanã e engenhao e lá tem uma diretoria que nos quer ver na lama, leve tbm em conta tempo de construção, valores, localização, todas às pedras q colocarão no caminho, enfim o melhor é firmar o melhor acordo possível , e esperar uma licitação ganhando, utilizar o estádio, investir em times competitivos ganhando campeonatos , se consolidando constrói um estádio boutique para 30, 35 mil para jogos de menor porte, eventos, visitação, museu, shopping…

      • É isso ai julio!!

    • Mas olha só: O correto seria o Fla fazer um contrato desse com o botachoro. Até surtiu um efeito positivo no jogo contra o River. O que a diretoria deles fizeram (por pressão da própria torcida)? Aumentaram o valor. O Fla desistiu (corretamente).

      Não tem mais nenhuma opção. Se vivêssemos em SP, poderiamos tomar de assalto o Pacaembu. Mas tamos no RJ. A única opção foi sabotada pelo Sergio Cabral e hoje é a Arena Nutella.

      “O que não tem remédio, remediado está…”

  • Imoral em uma renda de 1.5M o clube, que levou essa galera, ficar com 183k.. uma vergonha.. paga nem o Renê..

    • Não pode ter sido só isso. Duvido.

      • É sim, custo operacional + aluguel

      • Não duvide, camarada. Maracanã precisa de quase 30 mil pagantes só para não dar prejuízo :/

      • Pior que é.

    • só com os gastos operacionais foram 450 mil :/ aluguel 250 mil, contas 150mil e 80mil com infraestrutura. realmente é tenso

      • O estádio é todo caro. Se tirar os 250 mil de aluguel, o lucro líquido com uma renda dessa ainda será baixíssimo, abaixo de 500k

        • A luta pelo fla agora é por diminuir o custo operacional com o estádio. antes combravam 700mil do fla por um jogo com casa lotada, agora ja estão cobrando 250. Já é um avanço. Acho que seria justo aumentar o valor médio do ingresso para uns 35 R$ (continuaria tendo uns baratos e aumentaria a renda), e diminuindo o custo operacional, daria um lucro bom.

      • Discordo. Esses “450 mil” de gastos operacionais é um tremendo Caixa 2.

        Se fosse assim, todos os anos a SUDERJ teria prejuízos com os clubes colocando ingressos a R$ 1,00.

        Esses custos majorados e outras maracutaias pelo país que fizeram o dono da Odebrecht ser preso.

        Se o Fla for o concessionário, vai reduzir esses custos gerais por menos da metade.

        OBS: Não se esqueça que até pra pelada de fim de semana o maraca era alugado. Pq pra nós os gastos passam de meio milhão?

    • Se aumenta o ingresso, afasta o torcedor, e aumenta um pouco o lucro.
      Se abaixa o preço, atrai o torcedor, faz a diferença fora de campo, vende camisa, mas perde um pouco do lucro.
      Ano passado, na final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, o Flamengo tinha + de 110 mil ST’s. Hoje tem tem pouco mais de 58,5 mil ST’s. Com essa perda de sócios, o Flamengo perdeu + de R$21 milhões anuais. Não se pode esquecer dessa outra variável… O Flamengo tem pensar bem pra manter o interesse pelo ST.
      Mas essa equação só se resolve com bons resultados em campo.
      O que é importante é ter resultado no campo, abaixar os preços e entrar na espiral positiva…

      • Espero que você tenha entendido que a crítica aqui é contra o consórcio maracanã.. pagar 1.2M por nada..

    • A FERJ levou seus 10% da renda 150 mil.

  • O que se tem que fazer é achar uma maneira de reduzir os custos operacionais. Isso é que mata a renda.

    O aluguel pra jogos de menor apelo tem que baixar, mas isso esta longe de ser o maior problema.

  • “Além da arrecadação melhorar, uma vez que o novo contrato não será nos moldes do anterior, que encerrou em 2016.”

    Essa Diretoria não dá ponto sem nó.

    • Grande merda,ele continuara sendo de aluguel e dividido com os outros clubes do RIo. realmente eles nao dao ponto sem no,kkkkkkkkk

Comentários não são permitidos.