Fla tem a melhor defesa do Brasileirão

Compartilhe com os amigos

Após cinco partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo atinge marca única no ano: é o time com a melhor defesa da competição, ao lado do Cruzeiro.  A equipe comandada por Mauricio Barbieri não sofreu gols em cinco oportunidades, contando, também, com o jogo pela Libertadores – América-MG 0 x 2 Flamengo, Santa Fe 0 x 0 Flamengo, Ceará 0 x 3 Flamengo, Ponte Preta 0 x 1 Flamengo e, por fim, Flamengo 2 x 0 Internacional -, sendo a melhor sequência desde 2012. Ainda que estas equipes não sejam postulantes ao título do torneio, a série chama atenção.

– É sempre importante ter confiança na defesa. São cinco jogos que não levamos gols. O Barbieri está fazendo um trabalho bom e o grupo abraçou a ideia. Não somos só nós ali atrás, é o coletivo. Todos ajudam na marcação. Independentemente do time que enfrentamos, estamos criando o nosso estilo e a maneira de jogar – comentou Diego Alves em entrevista coletiva.

Alguns fatores devem ser levados em consideração, diante da evolução do sistema defensivo do Mais Querido:

Em primeiro lugar, deve-se mencionar a composição defensiva do time. O time comandado por Mauricio Barbieri apresenta sistema defensivo organizado e sólido, no qual vários jogadores do meio de campo voltam para ajudar quando estão sem a posse de bola. Prova disso é que o garoto Lucas Paquetá, deslocado para atuar mais como um segundo volante, é um dos principais responsáveis pela recuperação de bola do time. Ao todo, o camisa 11 roubou 15 bolas em quatro rodadas e desponta como um dos principais ladrões do Brasileirão. Además, em várias oportunidades, Henrique Dourado aparece vontando para colaborar com a defesa.

– É o trabalho do Barbieri, mas começa desde o Henrique Dourado até o Diego Alves – disse o zagueiro Léo Duarte.

Outro fator importante são as boas atuações do menino Léo Duarte. Devido a ausência de Juan, por problemas físicos, o jovem zagueiro vem agarrando as oportunidades e teve um bom desempenho nas últimas duas partidas, contra a Ponte Preta e Internacional.

Por último, cabe analisar o atual momento de Diego Alves. O goleiro foi um dos destaques do Rubro-Negro no embate contra o Internacional, operando defesas difíceis ainda quando a partida estava 0 a 0. Sempre quando acionado se mostrou muito seguro. Se o Fla tem hoje a melhor defesa da campetição, junto ao Cruzeiro, o camisa 1 teve papel decisivo nesta nova marca da equipe, que não toma gols desde o dia 18 de abril.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Boa notícia, mas é cedo pra julgar. Fato é que estamos muito bem servidos de goleiro e volante.

  • O Léo Duarte tem que adquirir mais experiência. Na próxima rodada do Brasileirão deve estar entre os jogadores relacionados para pegar a Chape.

  • Eita coluna pra repetir texto.
    Parece q todo mundo aqui só dá. Ctrl c. E Ctrl v

  • Um jogador que participa bem da defesa mas que precisa melhorar ofensivamente pra se tornar mais equilibrado é o Renê, não adianta nada ser bom defensivamente e pouco produzir com as bolas nos pés.

    • O pior é que ele não produz nada, o cara não saber apoiar até vai, agora ter dificuldades para cruzamento que é um fundamento do lateral é surreal. Mas concordo com você.

      • Sim, como ele joga na linha mais recuada do time, acho que não compromete tanto.
        Mas é melhor ter um lateral equilibrado, que não seja um gênio do desarme mas que ao menos saiba apoiar

        • exatamente isso que eu penso, pois como temos visto ha momentos que ele chega no fundo ou aquela bola que voltar do VJ quando puxar a marcação, neste momento ele pelo menos tem que cruzar na direção do gol.

          • Pelo menos né

    • Com tantos jogadores ofensivos, os laterais estão ficando mais “presos”, para proteger mais a equipe, já que só temos o Cuellar para isso. Enfim, o time tá evoluindo e a marcação envolve todo mundo.
      Com Vjr, Guerrero, Diego, Paquetá e Everton Ribeiro, tem que ter gente lá atrás “segurando as pontas”…..rs

      • Não concordo, acho que todos os jogadores ofensivos que temos conseguem ajudar na marcação e não sacrificam o time, o Renê precisa melhorar com a bola nos pés

  • Parabéns rapaziada, marcação melhorou muito com os homens de frente ajudando a pressionar, Rodrigo Dourado é quem mais desarma entre os centroavantes, Vinícius Jr está conseguindo recompor bem e de quebra consegue impedir que os laterais adversários avancem por medo de deixar ele no mano a mano com os zagueiros.

Comentários não são permitidos.