O Flamengo vem passando por um momento muito especial na temporada de 2018: classificado para as oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores, classificado para as quartas da Copa do Brasil, além de ser o líder isolado do Campeonato Brasileiro. Muito disso, é devido ao sólido sistema defensivo da equipe.
Conforme publicou o Globoesporte.com, o Rubro-Negro tem a segunda melhor defesa nesta temporada, sofrendo apenas 18 gols em 30 jogos oficiais. Sendo que 11 tentos foram sofridos quando o técnico ainda era Paulo César Carpegiani, que fora demitido após a eliminação do clube para o Botafogo no Campeonato Carioca.
O Cruzeiro tem a melhor defesa, levou 15 gols em 30 jogos disputados, o que faz a equipe cruzeirense ter média de 0,50. O Mengo vem em seguida com média de 0,60. O terceiro no ranking é o Internacional, que até levou menos gols que o Rubro-Negro, porém, realizou apenas 26 pelejas e tem média de 0,65. O pior sistema defensivo nesta temporada é o do Vasco, que participou de 32 confrontos e foi buscar a bola no fundo da rede 50 vezes, tendo média de 1,56 por partida.
Desde que Mauricio Barbieri está à frente da equipe, foram apenas sete gols sofridos. Contra a Chapecoense, onde o time levara três tentos e saiu derrotado por 3 a 2, Barbieri optou por escalar um time alternativo, que sofreu com a falta de entrosamento. O Mais Querido saiu de campo sem levar gol em 19 oportunidades.
Apesar do sistema defensivo estar bem, o Fla vem sofrendo com a alternância entre os seus principais zagueiros. Os então titulares, Juan e Réver, estão lesionados e podem desfalcar o time em uma sequência grande de partidas. Rhodolfo passou cerca de um mês e meio lesionado. Com isso, o garoto Léo Duarte, de apenas 21 anos, tem ganhado oportunidades e vem correspondendo.
O Mengão já disputou 30 pelejas oficiais em 2018, e o zagueiro que mais entrou em campo foi Réver, 17 vezes. Juan vem sofrendo com pequenas lesões, além de ser poupado de algumas viagens onde a comissão técnica considera desgastantes, disputou 13 cotejos. Rhodolfo, que alterna entre o time de cima e o banco de reservas, passou uma período sem poder atuar e tem 12 embates disputados.
Dois garotos compõe o elenco principal, Léo Duarte e Matheus Thuler, que tem apenas 19 anos. Devido as lesões dos titulares e a suspensão de Rhodolfo, ambos foram até Belo Horizonte-MG encarar o então líder do Brasileirão e não decepcionaram. Com boas atuações, Léo entrou em campo 15 vezes, enquanto Thuler fora quem menos jogou: 6 jogos.
Na próxima partida, contra o Bahia, Rhodolfo volta de suspensão e deve formar dupla de zaga com Léo Duarte, pois Juan e Réver não têm prazo para retornar ao time. O embate contra os baianos será na próxima quinta-feira (31), no Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. O confronto está marcado para ter início às 16h, horário de brasília, e será válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Você acompanha a narração e comentários, ao vivo, na TV Coluna do Flamengo.
É por isso que cobramos um bom futebol, pq, vejamos, estamos o ano todo jogando mal, e mesmo assim…
– Líder do BR, classificado na liberta e copa do brasil.
– Melhor Atk do Brasileirão.
– Segunda melhor defesa da Serie-A.
– O time titular só perdeu uma partida no ano.
Com os jogadores que tem, se houvesse um técnico capaz de realmente dar um padrão de jogo, seria favorito a tudo que disputasse.
O Flamengo é muito gigante, com nosso time aos trancos e barrancos estamos assim, imagina se tivéssemos um 9 que fizesse gols, um 10 que tivesse uma média boa de assistências, um lateral esquerdo que soubesse marcar e apoiar o ataque e um técnico que conseguisse dar algum padrão tático ao time. Vamos levando! #segueolider
Flamengo bateu o lider rsrs