Destaque

GE: “Zagueiro é urgência no Fla, mas tendência é que reforço só chegue depois da Copa”

Juan, 39 anos. Nas últimas semanas foi desfalque por dores nas costas e, agora, por dores musculares na coxa direita. Réver, 33, já ficou fora de combate por um mês em março – lesão no tornozelo direito – e, agora, está no estaleiro por tempo indeterminado para tratar de luxação na clavícula, que sofreu no primeiro tempo contra o Vasco na noite deste sábado. Fechando o trio, Rhodolfo, 31, que voltou no empate por 1 a 1 no Maracanã depois de quase dois meses parado – a última partida havia sido dia 28 de março, ainda no Carioca. E acabou expulso, tendo que cumprir suspensão diante do Atlético-MG, no sábado.

Simples análise no setor defensivo evidencia a necessidade do Flamengo em buscar zagueiro para o restante da temporada. E traz à tona o debate sobre o planejamento para um ano em que o time tem um calendário desgastante e a disputa da Libertadores.

A avaliação não vem de hoje, vem ainda da gestão Rodrigo Caetano. No departamento de futebol, existe a certeza e a cobrança de que essa é uma missão “para ontem”. Mas tudo indica que terá de esperar um pouco. Com ofertas e análise de mercado, o investimento que o Flamengo – agora sob comando do diretor Carlos Noval, na pasta de Ricardo Lomba – vai fazer deve mesmo vir de fora do país.

O problema é que qualquer reforço vindo de fora só pode entrar em campo a partir de 16 de julho, quando reabre a janela para transferências de jogadores que vêm do futebol do exterior.

A primeira rodada no pós-Copa do Mundo é dia 18 de julho, contra o São Paulo, no Maracanã.

Dois ou três reforços; Léo Duarte e Thuler em campo

Sem Réver e Juan, além de Rhodolfo suspenso – expulso contra o Vasco -, o Flamengo hoje tem apenas Léo Duarte e Thuler para jogar contra o Atlético-MG, no próximo sábado, em Belo Horizonte. Contra o River Plate, no Monumental, Duarte vai jogar ao lado de Rhodolfo.

A direção do futebol deve recorrer aos zagueiros sub-20 para completarem o banco no próximo fim de semana. Campeão da Copinha e Estadual neste domingo, Matheus Dantas, que fez alguns treinos no profissional, deve ser um dos escolhidos por Barbieri e sua comissão técnica.

Reforços em pauta

O Rubro-Negro evita falar em posições e nomes. Mas, além de um defensor, o clube vai atrás de um lateral, um atacante de lado de campo – para suprir a saída de Everton e a provável ida de Vinicius Junior para o Real Madrid – e um centroavante, já que perdeu Paolo Guerrero, suspenso novamente pela Corte Arbitral do Esporte. O Centro de Inteligência em Mercado coleta dados e mapeia diversos jogadores para levar até Noval e os dirigentes do clube.

Diversos jogadores estrangeiros já foram oferecidos por empresários, mas o Rubro-Negro tinha ideia de repatriar brasileiros. Isto porque tinha cinco jogadores de fora do país – Cuéllar, Trauco, Berrío, Marlos Moreno e Guerrero – até a suspensão do peruano. Sem Guerrero, existe a chance de um dos jogadores contratados ser estrangeiro.

O atleta Réver realizou exames, que constataram uma luxação acromio clavicular, com lesões ligamentares, sem fratura. Foi medicado, imobilizado e será reavaliado na segunda-feira, quando iniciará a fisioterapia no CT.

Reprodução: globoesporte.com

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Tudo começou com o Zé Ricardo, quando ele não dei chances a Antônio Carlos (titular do Palmeiras) e Donnati (hoje titular do racing), vai jogar contra o Atlético em Minas com uma zaga inexperiente para enfrentar Ricardo Oliveira, casaria, Otelo, Roger Guedes.

    • É verdade...!!!! Não entendo, também, como não enxergam que o Flamengo precisa de um segundo volante de qualidade (que saiba marcar e sair jogando com qualidade), de um Lateral Esquerdo e de um Zagueiro rápido e de qualidade, faz tempo, já essa Diretoria não faz nada...!!! Pior que esse Técnico que não tem experiência suficiente pra treinar o Flamengo, pelo jeito não cobra e vê as deficiências do nosso time...!!!! No futebol de hoje não se pode jogar só com um volante, vejam o Grêmio que é um dos melhores times do Brasil, no momento, que joga com até 3 Volantes.....!!!!!! Acordem....!!!!!

      • Quando o Flamengo jogar com o Palmeiras... Cruzeiro... Grêmio só com o Cuellar vai passar sufoco! O time é muito espaçado... só o Cuellar se mata marcando... e outra coisa... muitos erros de passes! Eu tirava o Diego... e dava uma chance para o Jean Lucas ... Centralizava o ER...

        • É o que eu disse, até na Europa os times jogam com 2 Volantes, tendo um deles uma boa saída de bola é lógico...!!!!

    • Exato tínhamos os zagueiros bem razoáveis mas aquele Zé Ruela e o Centro de "inteligência " mandaram embora e ficaram com uma zaga de Asilo que tá no estaleiro todo mês tendo garotos apenas medianos para os substituirem , e agora os "gênios" atuam de novo ignorando o outro zagueiro que jogou a copinha que é bem melhor que esse Matheus Dantas

  • Engraçado vivem criticando a diretoria por não dá espaço a base, agora com a possibilidade dos três zagueiros experientes do elenco não jogarem ( oq diga- se de passagem ficar sem os três de uma vez nao é comum) e tendo que usar os zagueiros da base estão mais uma vez criticando o planejamento e pedindo nova contratação. Não consegui sigo entender oq alguns de vcs querem.

    • É a geração Nutella, que só sabe encher o saco e reclamar. Daqui a pouco aparece algum para reclamar de você também.

      • Ela não vai resolver tudo, mas tem que ter espaço para ela mostrar seu valor, então por isso eu acho que o clube não deve sair contratando pq limita as oportunidades da base. Tem que ter o equilíbrio e isso parece, mas não é fácil.

    • Parabéns. Você acabou de comprovar o ponto de quem faz exatamente essas críticas. Só dão mais espaço pra base quando, literalmente, tudo está perdido no setor. Em 2015, por exemplo, quando Chiquinho e Anderson Pico se lesionaram, aí sim o Jorge teve oportunidades e mostrou o grande lateral esquerdo que conhecemos.

      • Concordo! Vinícius só ta jogando pq o Everton se ligou que ele tava atrapalhando, Paquetá só ta jogando pq o Guerrero foi suspenso ano passado e vizeu se machucou , assim começou a ter sequência como centroavante para depois trocar de posição, Léo Duarte só foi ter sequência agora no terceiro ano como profissional por que todos os zagueiros sub 30 estão machucados e Jean lucas só estava entrando no segundo tempo pq a torcida tirou o Arão. Obs: Jean Lucas estava tendo oportunidades pq não esta mais, pois não fez uma boa partida em sua estreia como titular em uma equipe toda desentrosada , sendo que ninguém jogou bem , enquanto os atletas de salário milionário podem jogar mal um ano que não sai do time ...

      • Mas vc não acha que essa é a hora de dar oportunidade aos garotos? São três zagueiros e mais a base entre eles o Léo Duarte que já vem jogando a um certo tempo. Pra outro zagueiro agora.? Deve ser pensado sim para a propróx temporada já que o Juan parece que não vai seguir ano que vem. O meu questionamento é se vc tem o elenco com três zagueiros experientes mas três,no mínimo, da base, será que o planejamento está errado?

        • Óbvio que o planejamento está errado. Botar zagueiros jovens, de experiência quase nula, em jogos importantes, já que dos 3 importantes dois são velhos bichados e o outro tá suspenso, mostra que o elenco foi montado.

      • Amigo rubro negro, não se trata de defender a diretoria, é apenas uma questão de coerencia, talvez seja a hora de colocar os garotos pra jogarem mesmo, já que os três experiêntes estão machucados. Se contratar um jogador agora para a posição e mais os três que vão se recuperar só vai ofuscar mais ainda os garotos da base quando todos estiverem a disposição. Certamente o Juan vai jogar sua última temporada ae sim precisaríamos de um reforço para a zaga, então não adianta se precipitar em razão de uma ou duas redondas sem um desses três zagueiros. O melhor a fazer seria mapear o mercado e contratar um zagueiro bom para a próxima temporada, ou se fosse para essa temporada somente se fosse o caso de tratar-se de uma oportunidade de mercado que não pudesse ser destacadas. Agora contratar mais um zagueiro somente em razão de uma ou duas rodadas, não vejo lógica. Como eu disse são três zagueiros de bom nível machucado no mesmo momento isso não é falta de planejamento já que temos a base para suprir esses acontecimentos. Afinal, pra que serve a base se não for para ser utizada em uma necessidade como essa? Além de ser uma oportunidade deles mostrarem serviço

    • Exatamente.
      É fácil identificar os palhaços que aparecem por aqui só para criticar.

    • Concordo até a pagina 2. Com Leo Duarte e Thuller, levamos de 4 do Fluminense este ano. E podemos ter eles contra o Atlético em Minas. São jogos que podem queimá-los de vez. Por isso, a crítica ao planejamento! Esses jovens devem entrar em jogos mais simples. A incompetência poderia ser pior, com os dois contra o River na Argentina. Sorte que o Rodolfho se recuperou a tempo!

      • Mas vc não pode deixar de analisar que o fato dos três zagueiros terem se machucado no mesmo momento, não é comum, tem que colocar os garotos para jogar, eles estão lá para isso, tem que jogar e aproveitar as oportunidades que surgem, oq eles mais precisam é de oportunidades e se apareceu eles tem que mostrar trabalho.

        • não é a primeira vez que acontece amigo! Em 2015 ficamos sem zagueiro, e tiveram que chamar de volta o Cesar Martins, e passamos vergonha contra o Palmeiras com Leo Duarte e Martins, em Brasília! Perceba que Leo Duarte já teve várias oportunidades!

          • Então se no final da temporada chegar a conclusão de que o Léo duarde não pode jogar pelo flamengo que ele seja dispensado. Oq não pode é não dar oportunidade pra quem está no elenco.

  • Não entendo o Flamengo precisa de um segundo volante de qualidade (que saiba marcar e sair jogando com qualidade), de um Lateral Esquerdo e de um Zagueiro rápido e de qualidade, faz tempo, já essa Diretoria não faz nada...!!! Pior que esse Técnico que não tem experiência suficiente pra treinar o Flamengo, pelo jeito não cobra e vê as deficiências do nosso time...!!!! No futebol de hoje não se pode jogar só com um volante, vejam o Grêmio que é um dos melhores times do Brasil, no momento, que joga com até 3 Volantes.....!!!!!! Acordem....!!!!!

    • Se o Flamengo jogasse com 3 volantes a torcida iria chamá-lo de retranqueiro.

      • Eu falei que é necessário 2 Volantes....!!!! Um só nem na Europa jogam....!!!!

  • O Donatti saiu por não ter oportunidades com o Zé e hoje tem o mesmo número de gols na Libertadores que o nosso centroavante.
    O Flamengo precisa de um zagueiro nível Geromel. Alguém que chegue e resolva o setor.
    Para o lado do campo acredito que a melhor opção será o retorno do Berrio.

  • Reparem que todas as posições têm reservas, exceto Vini Jr, que estão buscando um reserva e, Diego... mas pelo visto, esse daí pela cabeça da diretoria não precisa de reserva.
    Precisamos de um zagueiro na faixa de 25-28 anos, um lateral esq., um atacante de ponta e um cara para disputar a posição com o Diego (se ainda estiver afim de jogar bola eu traria o Ganso).

    • Eu canso de dizer que o time precisa de outro meia mas a galera aqui vem com essa de colocar o Everton Ribeiro ou o Paquetá por ali. Quero ver quando o time todo reserva entrar em campo ou quando o Diego for desfalque como vai fazer.

  • Kkkkkkk. Depois da Copa do Mundo o Banana de Mello contrata alguém, traz um técnico de verdade e muda alguma coisa. Perde uma Pré temporada no meio do ano e de Agosto ele age.
    Banana de Mello sempre age tarde, SEMPRE!!! Ficando sempre para ano que vem que nunca vem!
    ACORDEM MEUS AMIGOS ILUDIDOS, pq eu já cansei!!!!

  • Obrigado Zé Ricardo, por sua causa donnati não está aqui, e hoje não temos uma zaga de nível internacional com rever e donnati, tenho certeza que se os dois tivessem jogando ontem não tomaríamos aquele gol com linha de passe dentro da pequena area

Notícias recentes

Shola tem ‘carta na manga’ para ganhar espaço no Flamengo em jogo contra o Cuiabá

Shola está relacionado para jogo do Flamengo contra o Cuiabá, pela 34ª rodada do Brasileirão…

19/11/2024

Bap anuncia quem será técnico do Flamengo, caso ganhe eleição para presidência do clube

Luiz Eduardo Baptista garantiu a permanência de Filipe Luís no Flamengo Na última segunda-feira (18),…

19/11/2024

Filipe Luís define time titular do Flamengo para jogo contra o Cuiabá em treino desta terça

Flamengo e Cuiabá se enfrentam em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…

19/11/2024

Afastado pela diretoria, Gabigol não viaja com delegação do Flamengo para jogo contra o Cuiabá

Apesar de conversa com Marcos Braz, Gabigol segue afastado pela diretoria do Flamengo O Flamengo…

19/11/2024

BAP ironiza Dunshee e ‘diminui’ gestão Landim no Flamengo: “Só conquistamos porque…”

Luiz Eduardo Baptista usou as finanças para atacar a atual gestão No debate dos candidatos…

19/11/2024

EXCLUSIVO | Sem Gabigol e com Shola, veja lista de relacionados do Flamengo para jogo contra o Cuiabá, pelo Brasileirão

Flamengo viaja ao Mato Grosso para enfrentar o Cuiabá pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro…

19/11/2024