Brilhante não foi novamente. Efetivo sim. Diante de um rival mais fraco tecnicamente, o Flamengo conseguiu se impor. Venceu a Ponte Preta, fora de casa, na estreia na Copa do Brasil, por 1 a 0, muito pela qualidade individual e não por novas ideias ou mudança de postura criada pelo treinador Maurício Barbieri. Ele não é culpado ou salvador. A cultura tática que assola o Brasil sim. Essa é a grande culpada de atuações abaixo do esperado de bons elencos.
Igualmente a maioria dos clubes do Brasil, o Flamengo tem esbarrado na falta de variações táticas durantes as partidas. Quer chamem o esquema de 4-1-4-1 ou de 4-3-3, a forma de atacar, se defender e se comportar em campo, não muda. Como a maioria dos clubes do Brasil.
Basta ver, o Rubro-negro desde o início da temporada está atuando com dois homens pelo lado do campo. Seja com Everton – que já deixou a equipe – Vinícius Júnior, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro… Todos são a mesma forma de jogo. Falta criatividade e opções dentro de um recheado elenco.
Maurício Barbieri não vem fazendo um trabalho ruim. Mas talvez não seja um bom trabalho. De qualquer maneira, ele pouco alterou o que Paulo César Carpegiani vinha fazendo. Ou o que Reinaldo Rueda e até mesmo Zé Ricardo faziam. No Brasil, essa tática com os pontas virou moda. Dá a tônica das equipes. Com exceção do Grêmio, dificilmente alguma equipe no país consegue apresentar um leque diferenciado.
O que pode-se ver diante de Ceará e Ponte Preta foi uma equipe mais técnica do que a outra. E é gritante a diferença do elenco Rubro-Negro para os cearenses e para os ponte-pretanos, que inclusive estão na Série B do Brasileiro. A vitória veio porque o Flamengo é mais forte. Mas neutralizar os rivais, que atuam da mesma maneira, o tempo todo, não virou uma tarefa difícil.
O Flamengo venceu porque o time é mais forte. Martelou e chegou a vitória. Não pelas variações e pelo excesso de criatividade, mas sim pela técnica que tem e pela que a Ponte Preta não tem. Porém, com um rival mais qualificado e sem alterar o seu leque ofensivo, o Flamengo não terá vida fácil na temporada.
Reprodução: Lancenet!
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Ver comentários
Se com Barbie no comando as coisas melhoram, imaginem se o Ken se juntasse ao fuderoso Flamengo...
Precisamos de um tecnico engenhosos que crie solucoes no jogo criar varias tatticas de jogos e fazer o evertom ribeiro jogar pq ta devendo e muito
Os jogadores não ajudam, não se movimentam, cade as infiltrações? e o técnico ainda deixa 3 laterais em campo, quer o que?
O cara pegou o time com um projeto em andamento, tem 1 mês e pouco de trabalho, e já querem variação tática?
Caracas, espera o técnico pelo o menos conseguiu implantar um padrão dele, para depois cobrar isso.
Nem times que já vêm com técnico do ano passado têm tanta variação assim.
O engraçado é que ele mudou o esquema e o time foi muito bem contra o Ceará, aí quando penso que ele vai manter o que deu certo .... no jogo seguinte ele monta o time de novo no 4-1-4-1 que não vinha funcionando.
Esse Barbieri é muito fraco.
Eu sai do time e ele improvisou o Ribeiro na minha função apenas, de resto não mudou
Mudou sim.
O Éverton Ribeiro foi muito bem pela direita contra o Ceará e ao invés de ter sequencia, foi empurrado para o centro e não foi tão bem.
O Geuvânio que substituiu o Diego, foi muito mal.
O time se manteve no 4-1-4-1 ao invés do 4-4-2 do segundo tempo contra o Ceará que deu certo.
Podem ser pequenas as alterações, mas que fizeram muita diferença.
A questão é que o Geuvânio foi horrível...
A principal coisa é que independente dos jogadores que estiverem em campo o time tem que mostrar organização e postura, tbm é necessário saber usar o elenco, motivar os jogadores, observar o treino e colocar quem está melhor pois são muitos jogos e não queremos perder certos jogadores na reta final.
Jogadores que devem ter mais oportunidades (não necessariamente ser titular) na minha opinião: Léo Duarte, Thuler, Jean Lucas, Lincoln, Marlos
Jogadores Negociáveis: Rômulo, Arão, Trauco*, Pará*, Ederson
*Se sair, tem que repor com jogadores capazes de ser titular, pq pelo visto eles não vão dar chance pra quem vem da base nessa posição
Na sua lista dos que devem ter mais oportunidades eu acrescentaria o Thiago Santos.
Nem lembrava desse menino
Ontem eu acho que teria sido melhor ir de Jean Lucas no meio e deixar o Ribeiro onde ele rende, sempre que deslocam ele para outra função ele cai de rendimento, é que nem o Diego quando tem que jogar buscando a bola na defesa.
Querem variação tática como se o técnico assumiu o time agora e nem deu tempo de sentar na cadeira com tantos jogos e viagens? Tática se treina e tempo pra isso o técnico não tem. É jogo e viagens 2x por semana.
Do q vc falou, o início eu concordo, mas essa estória de tempo não dá para engolir, o esquema é o mesmo, o cara teve 15 dias para treinar e não conseguiu nada. Agora não adianta reclamar de tempo.
Discordo, acho que ele mudou algumas coisas já, o time tem mais a bola e não leva muito susto, coisa que mesmo contra times menores estava acontecendo, outra coisa são jogadas ensaiadas, tanto contra o Ceara quanto contra a Ponte em cobranças de falta houve uma tentativa de jogada ensaiada, onde o cobrador finge que vai bater para fazer a defesa se mexer e toca para outro fazer o lançamento, pode não ter dado certo, mas prova que o cara está tentando coisas novas.
O maior erro foi começar com Geuvanio. Com isto, o time ganhou um ponta, e é notório que o Flamengo não se encaixa com esquemas assim.
O Arão parece que perdeu posto de reserva imediato, abrindo espaço pro Jean Lucas. Geuvanio é outro que merece cair de posto.
Eu até entendo que falte variação tática por aqui, mas é difícil conseguir se organizar com 1 sistema, imagina as variações.
Outra coisa que tenho para mim é treinador e tipo de competição. Jogar ptos corridos é um treinador tipo Carlile, preza a defesa, muda muito pouco a forma de jogar. Para jogar Copa tem q ser um cara tipo Renato ou o treinador do Independiente, que vem com o time adaptado ao adversário, isso em ptos corridos não dá pra fazer com jogos domingo e quarta sem muito interesse dos jogadores por ser uma maratona chata demais de se percorrer.
O esquema do Carille está manjado.
Barbie é novo, e n aparenta ser um cabeça dura. Viu que o Arão n vinha jogando nada, e passou a usar o Jean Lucas. Creio que fará o msm com Geuvanio.
Sem desmerecer o seu comentário, mas quem além dele e alguns loucos de hospício acharam que o Arão estava jogando alguma coisa? Bom mesmo é ele está colocabdo a garotada, gostaria de ver mais do Lincoln
Desde 2016 o Arão n faz uma partida boa sequer...
E é um jogador de potencial.
Quanto ao esquema do Carlile, em ptos corridos, vai continuar dando certo, desde 2006 com o SP do Muricy que a maioria dos campeões foram times com características de defesa forte do que de ataque forte:
Bambis 3x
Corinthians 3x
Flor 2x
Contra
Fla 1x
Porco 1x
Cruzeiro 2x
Quando as finais eram em ritmo de copa os times com camisa e que partiam pra dentro que se davam bem. Daí que surgiu aquela história de deixou o Flamengo chegar já era
Este ano o número de derrotas do Corinthians aumentou bastante! Estariam em maus lençóis na Libertadores, se o árbitro n tivesse penado o Independiente na Libertadores.
Mas admito q o esquema ainda é traiçoeiro.
A imprensa é engraçada, se perde! Crucificam o técnico, se empata Crucificam o técnico! Se ganha Crucificam o técnico!
Vcs querem o que?
O Grêmio tem vários esquemas? ?
Não vi isso? Me provém! A equipe está empolgada, fechada , unida , e o Renato não dá brecha para falar deles! Inclusive ele afirmou ! Se meu time tá ganhando , não importa a formação, então todos os técnicos que ganham são burros e eu sou um deles !!
Certos caras da imprensa, não tem o que falar da equipe, ficam buscando o erro ! Tem que ter um cara igual ao Renato no Flamengo, que coloque a cara pra bater, eu fiz e daí? ? Vc faz a reportagem e eu escalo a equipe!!
Por gentileza , me deixem trabalhar !!
Esse jornalista, então , deve achar o esquema do Tite uma bosta , por que ele só tem um !!
Me poupe, jornalistas deixa o Flamengo em paz !!
O pior é que tem torcedor sem cérebro que vai na onda.
O Grêmio tem um esquema que funciona, o Flamengo não.
O engraçado é que o Barbieri até encontrou um esquema equilibrado contra o Ceará e ao invés de mantê-lo, o estagiário resolveu voltar ao esquema que não vem jogando bem.
Mais ele tem um esquema então? Ou dois talvez? O meu questionamento é dizer que o Flamengo não tem nenhum esquema!
O Grêmio amigo joga no 4-3-3 em casa e fora joga no 4-4-2! Não vejo eles serem os Galáticos! Estão longe disso!
O que eles têm é uma torcida que empurra o tempo todo, união e o grupo é fechado!
E mais, não se vê torcedor por mais merda que o Renato faça, contestar ele!
O jornalista que foi consertá-lo ele (Renato) deu logo um chega pra lá!
Acredito que o treinador estude os videos dos adversarios, isso é primario. Independente disso, quem tem um VJ, tem de explora-lo na jogada de drible em velocidade e mudança de direção ele é incontrolável nessa jogada e lançamento em profundidade. Irrita ver o mlk implorando pra receber a bola livre, e a turma enrolada do outro lado. Falta alguem que levante a cabeça e saiba fazer uma virada de bola longa. Isso tb é primario. Aí o time fica enrolado no 1x0 correndo riscos
Concordo e tb acho que em alguns momentos seria bom os pontas inverterem os lados para confundir a defesa adversária.
Perfeito, alem disso ha uma lei no futebol q diz: Quem pede recebe, quem se desmarca tem preferencia. Jean Lucas tabela c/ VJ se desmarca pra receber e não recebe. A alternativa do VJ foi ruim.
Falta entrosamento ainda.
O primeiro gol contra o Ceara, foi exatamente o que o VJ fez... acho que o time está evoluindo sim, principalmente nos dois últimos jogos.
Independente do técnico, leva tempo para montar um leque com varias opcoes taticas.
Concordo!
Barbie n deveria ter usado o Geuvanio, e sim o Jean Lucas.