#NaHistória: Flamengo quase construiu um estádio com capacidade de 120 mil pessoas na Gávea

Compartilhe com os amigos

Você conhece a história do Flamengo? Sabia que existem projetos megalomaníacos? Nesta série do colunadoflamengo.com, traremos algumas curiosidades sobre o passado rubro-negro. No episódio de hoje, vamos voltar para 1938, em setembro, poucos anos depois da inauguração do estádio da Gávea, no Leblon – Rio de Janeiro.

Cinco anos após, o Flamengo surpreendeu todos os torcedores quando, por meio de um jornal local, revelou que havia um projeto para a ampliação da capacidade, que era inicialmente de quatro mil pessoas. José Bastos Padilha, presidente do clube na época, queria transformar num estádio com capacidade de 120 mil pessoas.

Além disso, no projeto inicial, ainda havia projeção para cerca de 15 mil pessoas num “estádio” para natação, 20 quadras de tênis e um custo total de $20 mil contos de réis (no tempo da Monarquia portuguesa a moeda se chamava “réis” e era dividida em corôas. Um conto de réis significava $1000 réis. Ou seja, o custo seria de $20.000).

A ideia quase saiu do papel. Após saber da pretensão rubro-negra, a prefeitura do Rio de Janeiro, na época, interviu pois haveria a construção de uma nova estrada no local, o que diminuiu o tamanho do terreno. Esta estrada hoje em dia é conhecida como Lagoa-Barra.

Vale ressaltar que o estádio da Gávea não foi a primeira casa do Flamengo. Em 1895, na Praia do Flamengo, o clube teve seu primeiro estádio próprio ali perto, na Rua Paissandu, em terreno arrendado junto à família Guinle e inaugurado no final de 1915, quatro anos depois de criada a seção de esportes terrestres. Entretanto, dentro de não muito tempo os dirigentes rubro-negros já admitiam aquela situação como provisória e trataram de procurar uma casa definitiva para o futebol do clube, o que acabou resultando na Gávea.

Já voltando para realidade, o Mengão voltou a apresentar projetos para o local. Segundo Eduardo Bandeira de Mello, atual presidente, há a vontade de levar os módulos da Ilha do Urubu, estádio da Portuguesa sob concessão do Flamengo, para a Gávea. A ideia, porém, ainda não é uma realidade.

E aí, você tem certeza que conhece a história do Flamengo?

As informações foram retiradas da internet. A ideia começou a partir do perfil “Flahistoria“, no Twitter.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se o CRF tivesse feito um Estádio para 120 mil pessoas, na década de 30, com certeza seria o Estádio erguido no terreno mais caro do planeta, em valores atualizados. Certamente àquela época já haviam interesses inconfessáveis, que não permitiram a construção.
    SRN

    • Perfeita análise,naquela época não tinha NADA naquele local já foi proibido imagina hj!!! Vou te dizer com propriedade…se esse tal estádio tivesse sido construído seríamos uma potência mundial…e tenho quase q certeza ( e falo isso com pesar) nossa casa de verdade vai ficar só no imaginário dos torcedores…

    • Caso se tivesse construído um estádio para 120 mill pessoas na década de 30, com certeza o Presidente Márcio Braga, já teria demolido para reconstruir um de 30 mil e ficar com o dinheiro do superfaturamento! Fato!

  • Poderia fazer na Gávea, não um estádio boutique como dizem, mas, poderia fazer atras dos gols duas muralhas rubro negras sem cadeiras como o estádio do Borussia Dortmund. A capacidade poderia ficar em mais de 35 mil lugares. Acredito que não ficaria nem os 500 milhões que o Bandeira falou.

  • “quase construiu” e um exagero” não tinha nem como , quanto aos que acham que o poder público atrapalhou é bom lembrar que o terreno foi cedido por ele.

  • SRN, Bom quando você consegue fazer uma transformação em um Estádio como o da Ilha que estava com o Botafogo em algo que agora pode ser descrito como estádio e não como chiqueiro , pois só havia lama e vários objetos espalhados por todo o lado, vemos que esta diretoria não está para brincadeira ou mesmo enganando ninguém. Na história recente do Mengão só especuladores e aproveitadores que o usaram para nada menos que trampolim para suas ambições pessoais. Enriquecimento que se tivéssemos uma Lava Jato na Gávea muitos que ali passaram estariam escolhendo em qual Bangu I, II, III, IV, V ou VI estariam indo por uns bons 15 anos. Vejo que o projeto Ilha foi algo que a Diretoria fez para melhor acomodar a torcida e um gramado excelente para a prática do bom futebol, mas convenhamos a torcida para se deslocar até lá tinha certa dificuldade. Mas como diz o refrão ” Onde estiver , estarei” com melhor incremento poderia ser muito melhor. Mas como o então Governador já jogou a toalha e não tem voz para mais nada e parece que não vai fazer nenhuma nova LICITAÇÃO até o ano que vem, pois este ano é ano de Eleição para governador , a Diretoria está querendo trazer de volta o torcedor para o bom e velho Maraca que atualmente está mostrando que podemos sempre ter público acima de 50.000 , e isso com um time que não está jogando o fino da bola. A violência no Rio está muito grande e comprar aquele terreno na Av Brasil seria algo que teria um impacto muito grande no local, mas tudo são perspectivas que devem ser levadas em consideração. Acredito que teremos nosso estádio, pois isso é algo que acontecerá de forma normal , pois estamos equacionando muito bem algo que parecia inalcançável.

  • Desde sempre o poder publico atrapalha o mengão… Se tivesse construído na epoca hoje era só reformar.

    • O poder público nem sempre atrapalha, o terreno da Gávea foi cedido por eles.

      • Porque eles cederam o terreno se eles mesmos proibiram??? Ñ entendi!

        • Mas não proibiram! O terreno foi cedido para construção de um estádio e o espaço da Gávea cabe um .

  • Desde sempre fazendo projeto pra iludir o torcedor so falou em estadio no ano passado pra abafar a crise,ja se sabia que não era viável fazer estadio na avenida Brasil e quer mesmo saber que continue sem estadio ainda temos uma divida alta,Ja que pode pagar em 20 anos,pq não pagar em 3 e liquidar a fatura,ai sim começar pensar em estadio que e Caro leva tempo e dinheiro que hoje não temos,teria que fazer como o Palmeiras fez entra em acordo com uma construtora o Fla paga o terreno a construtora constrói o estadio e dissolve a divida na renda do estadio que hoje em folha esta entre 7 e 10 porcento da folha anual do Clube,Mas meus amigos sejamos francos,não espero estar vivo pra ver essa obra sair do papel,Meu avô Flamenguista doente que morreu com 87 Anos Não viu eu não tenho pretensão nenhuma de ver,Mas como Flamenguista a gente Sempre sonha…

    • Quanta besteira de alguém que não conhece a história do próprio clube. Jose Bastos Padilha foi um dos maiores presidentes da história do clube… Gênio do marketing esportivo, algo que nem existia à época. Ninguém faz projeto pra iludir torcida amigo, houve um projeto e foi vetado pela prefeitura. No caso presente o terreno da avenida Brasil foi pra tentar pressionar o governo com o Maracanã. O estádio da gavea seria legal sair, mas seria um estádio pequeno para 20/25 mil pessoas. Assim, seria necessário a gente arrendar o Maracanã. .

      • Não faz projeto para iludir torcida? Até hoje não vi um projeto sair do papel, se isso não é sinônimo de ilusão não sei o que é. Quem quer ter o próprio estádio não se propõe em pleitear a concessão de um estádio público ou busca um contrato de quatro anos de duração comna concessionária para mandar seus jogos.

        • Nunca viu nenhum ? Parei….

  • DESDE AQUELA ÉPOCA A PREFEITURA PERSEGUIA O FLAMENGO.

  • Até naquela época já existiam ANTIS pra nos atrapalhar , a verdade é a seguinte o Flamengo chegou primeiro ali do quê a tal da associação dos moradores , o Flamengo hj tem a faca e o queijo pra construir um estádio ali na gávea , não sei se é verdade q ali na gávea os espaços do campo é do tamanho da arena da baixada , SRN !!

    • Eu comparei as medidas do terreno da Gávea com as medidas da Arena da Baixada…
      Para construir um estádio igual na Gávea, teria que ser na horizontal, ou seja, com o campo no sentido oposto ao antigo estádio que funcionava ali e tomar adicionalmente as areas hoje ocupadas por algumas quadras de tênis de saibro e aquele ginásio antigo, que pegou fogo e foi reformado a alguns anos.
      Daria pra fazer um estádio com capacidade para uns 40, 45 mil pessoas.
      A arena da baixada é um estádio muito interessante, porém, eu ainda prefiro o modelo do estádio do Emelec, que é aproximadamente o mesmo tamanho, mas aquele prédio, acusticamente perturbaria menos a vizinhança e se tornaria o verdadeiro Caldeirão Rubro Negro.
      A dificuldade para fazer um estádio para 40, 45 mil pessoas na Gávea seria estacionamentos.
      A solução que eu sugiro seria fazer os estacionamentos em baixo e o estádio por cima.
      Algum engenheiro ou arquiteto escreva ai se isso seria viável…

  • Há muito tempo os caras enganam os torcedores kkkk

  • O Maracanã sempre foi muito cômodo ao flamengo. Antes de toda essa história de “privatização” de bem público, de New Maraca, não tinha porque o flamengo ter um estádio próprio. Os tempos e interesses mudaram, hoje se faz necessário para a saúde financeira do clube um estádio que possa ser chamado de seu.

  • Na minha opnião quando a gente quer a gente faz, faltou culhão faltou vontade faltou peito pra peitar e fazer… terrenos locais tinham.. quando o Flamengo quis ele pagou/esta pagando as dividas de gestões passadas passou por cima dos dirigentes mal carater e ajeitou o clube. quando a gente quis a gente fez o CT e esta terminando.. é como eu disse quando a gente quer a gente Faz… ta faltando querer fazer esse estadio na marra no peito na vontade fazer e pronto . mais com responsabilidade e direito..agora ficar ai enrolando a nação é que é SODA*…

  • Podiam fazer esse tipo de matéria ao menis 1x por semana.
    Naquela epoca a prefeitura do Rio ja fazia de tudo pra atrapalhar. Impressionante

    • A ideia é justamente essa!!!

Comentários não são permitidos.