#NaHistória: Rua Paysandú, a primeira casa do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Você conhece a história do Flamengo? Sabia que a Gávea, de fato, não foi a primeira casa do Mengão? Nesta série do colunadoflamengo.com, traremos algumas curiosidades sobre o passado rubro-negro. No episódio de hoje, vamos voltar para 1895, nas Laranjeiras.

Para muitos, a Gávea sempre foi e será nossa primeira casa. Porém há um engano. Apesar de ser erguida em 1938, houve um local que serviu como primeiro campo oficial do clube. Trata-se do Estádio da Rua Paysandú, na Praia do Flamengo. O mandante era o Paysandu Atlético Clube, que abandonou a prática oficial do futebol em 1914.

 Com isso, a família Guinle, dona do campo, o alugou ao Flamengo, que lá construiu um estádio e mandou seus jogos nele de 1915 a 1932. A principal características do local era, em seus arredores, várias palmeiras centenárias. A primeira partida aconteceu no 31/10/1915, pela segunda fase do Campeonato Carioca, contra o Bangu. O Mengão venceu por 5 a 1. A última ocorreu no dia 25/09/1932, contra o Brasil-RJ. O Mais Querido goleou por 5 a 0.

Os maiores públicos do Estádio foram Flamengo 0 a 3 Fluminense, em 23 de junho de 1918 e Flamengo 1 a 3 Fluminense, em 24 de agosto de 1919; ambas as partidas registraram 15.000 presentes. Foram, no total, 172 partidas, 99 vitórias, 29 empates e 44 derrotas.

Já voltando para realidade, o Mengão luta para ter a posse do Maracanã, estádio que manda seus jogos e a torcida rubro-negra abraçou como “casa”. Há também a Ilha do Urubu, que se tornou um verdadeiro elefante branco por conta da localização. A diretoria do Mengão também estuda um estádio-boutique na Gávea, mas esbarra na instituição AMALeblon.

E aí, você tem certeza que conhece a história do Flamengo?

As informações foram retiradas da internet. A ideia começou a partir do perfil “Flahistoria“, no Twitter.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É muito bom saber da nossa historia. Inclusive saber que tínhamos um estadio em terreno alugado o que quase cem anos depois continua o mesmo. Quando teremos nossa casa definitiva?

  • Era onde hoje é a sede do Fluminense?

    • Acho que não. A sede do flor fica na Pinheiro Machado, embora a rua Paysandu comece no meio da Pinheiro Machado. Mas eles disseram perto da praia e a sede deles não fica perto não. Toda a Paysandu contém palmeiras

  • Muito legal a matéria. Espero outras do mesmo nível de informação e curiosidades,

    SRN

  • No lugar desse estádio hoje tem um monte de prédios, nem as palmeiras existem mais, é outro tipo de árvore.

    • Wagner,

      Ainda existem palmeiras por lá sim, só não sei dizer se são exatamente da mesma espécie que na época do fato descrito na matéria.

      SRN

      • São sim. Inclusive altíssimas

Comentários não são permitidos.