PVC: “Acordo Flamengo e Maracanã pode reduzir 20% dos custos de jogos no estádio”

O borderô de Flamengo 2 x 0 Internacional, domingo passado, registrou o maior público do Campeonato Brasileiro de 2018 e um lucro para o rubro-negro de R$ 186 mil. É pouco. O boletim financeiro indica R$ 1,2 milhão de despesas, que vão da devolução do consumo de água e luz às taxas de arbitragem e federação. Próximo de assinar acordo com a Maracanã S/A para utilizar o estádio por pelo menos 25 partidas por ano, até dezembro de 2022, o Flamengo e o Maracanã calculam que os custos dos jogos podem ser diminuídos em 20% a 30%.

A estimativa é feita pelo presidente do Consórcio Maracanã S/A, Mauro Darzé. O CEO do Flamengo, Fred Luz, concorda que o custo pode cair numa faixa parecida com os números estimados pelo consórcio.

A lógica da queda dos custos é a de que haverá mais previsibilidade do que definindo a utilização do Maracanã jogo a jogo. Desta maneira, pode-se fazer pacotes com os fornecedores e diminuir o preço da operação.

Faltam detalhes para assinar o acordo de quatro anos entre Flamengo e Maracanã. O anúncio pode ocorrer até o final da semana que vem e ficar sujeito à aprovação do Conselho Deliberativo do Flamengo.

O Consórcio Maracanã S/A também tem esperança de viabilizar a Copa América de 2019 no estádio. Havia reunião marcada com o Comitê Executivo para a última semana de abril, mas a CBF adiou o encontro. Num primeiro momento, o comitê executivo assustou-se com o custo da operação do estádio. O Maracanã diz que está aberto à conversa e precisa apenas saber o que o Comitê Organizador julga necessário para fazer a Copa América no melhor palco do Brasil.

Reprodução: Blog do PVC | Uol Esporte

Veja também

  • kkkkkk,Grandes coisas;queremos mesmo e um estadio proprio e nao um museu de aluguel pra ficar sugando o dinheiro do clube.esse contrato com essa concessonaria nao adiantara ne nada,pois o maracana nao é e nunca sera do flamengo.isso nao passa de uma grande perda de tempo e enganaçao por mais alguns anos

  • Não vejo qual o problema em lutar pela concessão do Maracanã. O estádio possui uma localização espetacular. Pode gerar receitas o ano todo, por meio de aluguel para outros clubes e/ou eventos. Seu custo pode ser ajustado e barateado, inclusive retirando cadeiras de determinados pontos do estádio em dias de jogo (barateando também os ingressos).

    O problema é ser uma concessão? O Engenhão é considerado estádio do Botafogo, mas também é uma concessão (o dono é o Município do RJ).

  • Que usem esse acordo de 4 anos para buscar a construção de um estádio próprio. O Maracanã tem que ser meio e não fim.

    Ou, tentarem a construção de um estádio na Gávea para 30 mil 35 mil pessoas no máximo. Valorizaria o patrimônio do clube e daria segurança para negociar com o Maracanã acordos mais benéficos.

    Pela falta de bons terrenos no RJ eu começo a achar a segunda ideia a melhor para o clube.

    • Pra essa segunda hipótese sempre será melhor. O flamengo não pode fazer um estádio que certamente irá gerar um altíssimo custo se tem o Maracanã. O ideal é fazer um estádio para no máximo 35 mil.lugares e quando tiver um jogo com maior apelo, desses que sabemos que vai dar de 50 a 70 mil pessoas aluga o Maracanã. O custo de um estádio é muito alto.

  • De uma coisa eu sei, o Flamengo sem o Maracanã se torna um time comum.

    • Errado,o maracana que sem o flamengo se apequena.o flamengo sempre foi grande e é muito maior do que o maracana

      • O Flamengo e o Maracanã são almas gemeas e assim como nos filmes, vão terminar juntos e felizes para sempre.

        • Nao estamos vendo essa tal de ”alma gemea” nos ultimos anos nao.estamos perdendo muito la dentro e ele nao parece ser mais o mesmo e nem ter a mesma sintonia que tinha antes com o flamengo;isso quando conseguimos jogar la. Se for pra terminar juntos e felizes,tendo que ser refem e pagando pra jogar nele,eu prefiro que essa historia termine muito mau,e que o flamengo parta para a construçao de um estadio,que é o que importa e o que todo mundo quer

          • Serão feitas as retiradas das cadeiras do setor norte e sul. Ingressos mais baratos nesse setor. Com isso o Maracanã receberá mais de 70 mil torcedores, capacidade imensa, maior do Brasil com sobras. Se for construir, no máximo caberá 45 mil e levará uns 4 anos pra ficar pronto. Não tá na hora de construir nada, primeiro tem que investir em time, ganhar títulos, senão fica igual ao Vasco :com estádio e na segunda divisão.

          • Ate concordo,mas ele sera nosso?nao,vamos poder lucrar com ele o mesmo que lucrariamos com um estadio proprio?tambem nao.sou muito mis construir um estadio pra 45 mil pesoas e que demore mais 4 anos(ja estamos esperando ese tempo todo mesmo,nao custa espera mais um pouco),mas que seja noso e nao de aluguel.E o investimento no time ja vem sendo feito ha um bom tempo e ate agora titulos que e bom nada,infelizmente.o problema do vasco nao tem nada haver com estadio,ate porque o estadio deles foi construido ha muito tempo atras e com o dinheiro publico.eles estao sofrendo assim por pesimas administraçaoes que meteram a mao no dinheiro deles esses anos atodos e so fizeram cagadas dentro do clube(que o diga o E.Miranda),e estao pagando por isso ate hoje

          • Vascaíno. Kkk

          • Bandeirete paga e idiota,kkkkkkkkkk

  • Flamengo não precisa de receita de bilheteria há tempos. Isso não preenche nem 10% das receitas do clube. Um clube com a história do Flamengo tem que se preocupar é em encher estádio e bater recorde de público todo jogo. Isso ainda atrai mais patrocinadores e pode aumentar as tarifas de aluguel de espaço na camisa além das cotas de TV. É, é claro, manter a chama do torcedor viva, e renovando o número de torcedores ao longo dos anos de muitas crianças que tornam-se Flamengo fanáticas depois de uma experiência mágica no Maracanã. Agora sim a diretoria acertou. Demorou, mas acertou. Tem que negociar um contrato longo com o Maracanã para baratear o custo do estádio e manter os preços dos ingressos lá embaixo mesmo.

    AQUELA VERGONHA DE 5 MIL PESSOAS NA ILHA DO URUBU NUNCA MAIS!!

    • Você tá se perdendo podia ficar no lugar do pracowinik.

  • São dois pontos distintos e que se tornam antagônicos. O primeiro ponto é de médio/longo prazo. Se pensarmos na instituição CRF, devíamos asfixiar o Maracanã até que sua manutenção se torne inviável para a Odebrecht e a mesma faça questão de repassar para o estado ou para outro interessado a gestão do Maracanã. Caso cheguemos a um acordo com a Odebrecht para utilização do Maracanã, estaremos dando fôlego ao consórcio para a manutenção do contrato atual com o Governo do Estado e desta forma nos afastando de uma possível gestão do Maracanã, que no meu ponto de vista seria a melhor opção para um estádio “próprio”, nos mesmos moldes da concessão do Engenhão para o Botafogo.
    O segundo ponto é de curto prazo. Se quisermos sermos competitivos, brigar por títulos, aumentar receita com ST, e termos a segurança de onde jogaremos até o final do campeonato, esse acordo é fundamental.
    Portanto a escolha que devemos fazer é se precisamos de uma solução a curto prazo e isso dificulta nossa vida a longo prazo ou se sofremos a curto prazo na esperança de termos a melhor solução a longo prazo.

    • Acho que uma boa solução seria fechar um contrato até o fim do ano. Estamos em ano eleitoral, tanto no Flamengo quanto no país.
      Não temos idéia do que vai acontecer nas eleições estaduais. Já no Flamengo, ou dá azuis, ou verdes.
      Se, até o comitê organizador da copa América acha o custo operacional do Maracanã um absurdo, é estranho o clube se deixar algemar por 4 longos anos, derramando dinheiro de seu torcedor nos bolsos dos canalhas da Odebrecht. No mínimo, merece uma investigação.
      Concordo com você quando diz que o clube deveria asfixiar o consórcio. O problema é: onde jogar? Terá o Flamengo abertura com o novo governo a ponto de conseguir a anulação dessa concessão e realização de uma nova? Como pensará a nova diretoria a partir do ano que vem?
      O prazo de quatro anos, se analisarmos bem, seria o tempo ideal pra conceber e realizar a construção de um estádio próprio.

      • Tem q conhecer os termos do contrato, vc ouvi dizer que tem uma cláusula de rescisar unilateral a QQ momento… eBm não é de da muro na pi tá de faca

  • Somente 20%?
    Mais as reformas essa conta vai sair cara.
    Espero que o acordo com o parceiro na aquisição do Maracanã seja bem costurado.
    Senão…

    • Temos que pensar que 20% é maior 0%. Se der para ter algo melhor, beleza, mas se não paciência.

      • Enquanto isso as pepas tiram 3 milhões por jogo, essa conta de vocês não bate nunca

        • Se comparado aos palista já perdemos 15%, a ferj cobra 10% a federação de lá 5%, as gratuidades no RJ abocanham mais 10%

          • No brasileiro o percentual para as federações é o mesmo, 5%.

          • Menos mal, o fla deveria cadastrar biometria das gratuidades para reduzir custos de confecção de ingressos para esse publico.

        • O Flamengo tem estádio próprio? Dá pra fazer um em menos de 4 anos?
          O Flamengo tem mais de 100 anos e o único “Estádio” que construíram foi o da Gavea, acha que isso se resolve da noite para o dia?

        • São realidades diferentes, e o estádio deles não é deles, o contrato com a WTorre é cheio de coisas, inclusive eles so manda jogo la quando não tem nada marcado pela empresa, mas em contra partida a WTorre da 20% da bilheteria dos shows e ajuda a pagar o aluguel dos outros estádios quando não da para jogar la.

      • Vc so se esqueceu que vai precisar de reforma, ai sim o lucro pode ser bem menor que imagina ou ate negativo

        • Quais reformas? Quem vai pagar por ela, Flamengo ou a empresa parceira? Não temos todas essas informações ainda, estamos falando sobre o lucro em cima das partidas, e 20% a mais é alguma coisa a mais.

          • Estamos falando de 20% que pode ser dizimada se tiver que reformar. Do o teto do Maracanã consome mais de 20 milhões!
            Não temos os contratos mais se o teto cair na cabeça de alguém a responsabilidade é do inquilino!

          • Temos que ver o acordo, mas creio que estes 20% deve ser nos lucros e a parceira deve arcar com estes custos. Se não tem lucro qual o sentido de fazer a parceria? Não acho que eles vão fazer um contrato para diminuir ainda mais o lucro que já está pequeno… Acho que prejuízo maior está sendo jogar na ilha, que não bate nem 20mil direito…

          • Por isso sou contra APENAS 4 anos pq o lucro se tiver que reformar so a partir dos 6 anos.
            Queria ver os termos do contrato, mais de qual quer jeito a responsabilidade é do locatário.
            Lembre se da boate que pegou fogo no Rio grande do sul?
            O local era alugado!
            E a responsabilidade foi do locatário!

          • Entendo você, mas neste caso você está supondo que o Flamengo vai arcar com estes custos, e isso não está claro já que não temos conhecimento do contrato firmado. Não sabemos se a empresa parceira vai apenas dividir os gastos dos jogos ou todo o resto ou se vai arcar com tudo… enfim, precisamos ver o que é obrigação do Flamengo no contrato para saber sobre os custos. Quanto a responsabilidade, não conheço muito desta parte, inclusive se alguém tiver maior conhecimento aceito explicações, mas acho que depende do modelo de aluguel, eu por exemplo moro em apartamento alugado, então a responsabilidade de manutenção e etc é minha(e isso está no meu contrato), mas quando eu alugo um salão para festas para um evento a responsabilidade não é minha a culpa é do locador(a não ser que eu mude estruturas e estas ocasionem a queda). Então por exemplo, o foguinho é responsável pelo Engenhão ele tem uma concessão tem que ver se esse “assumir” do Flamengo com o Maraca é no mesmo modelo ou se ele vai fechar um pacote de jogos por estes anos e a odebrecht vai poder continuar podendo fazer outras coisas. Enfim, vamos esperar mais sobre o contrato, com o pouco que temos não da para saber…

          • Ai é que vc se engana vc é responsável pela segurança do local msm que seja por um dia, sendo um local público a responsabilidade da pessoa contratante msm que seja o Flamengo!

          • “Serio? Sábia não, que merda ein?” (brinks)
            Achei que no caso como estou alugando apenas por um dia por a obrigação de manutenção de estrutura é de quem está me alugando. Exemplo, se eu alugo uma sala em um hotel para uma palestra e da um curto, a culpa é minha? Putz, que merda…

          • Vlw parceiro SRN
            E vamos ver no que dá rsrs mais o MAIS O MARACA É NOSSO!

          • Eu acredito que o Maracanã venha para o Flamengo, mais ninguém joga para perder e se o Flamengo não fizer uma boa vistoria vai ter que arcar com todas as despesas

    • 20% nos custos da ultima partida daria 300 mil, somando aos 200 que sobraram da 500 mil, mais vendas de camarotes e bares poderia se aproximar de 700 mil… trinta jogos por ano com esta receita ja daria 21 milhoes, fora 50 milhoes de socio torcedor…

      • Seria ótimo essas contas, só que o estadio do Maracanã precisa de reforma imediata e se o Flamengo so na ilha ele gastou 20 milhões, qyanto vc acha que o Flamengo ira gastar no Maracanã?

        • mas o acordo é de aluguel pelo que entebdi, não tera reforma por conta do fla.

          • A ilha tmb era alugada não se esqueça disso, alugou assume as reformas!

  • A FERJ tambem fode o flamengo,é uma mordedura sem tamanho…pqp…

    • É um percentual fixo para todos, percentual esse que acho imoral, mas é igual para todos do Rio.

  • torcedores idiotas, não sabem fazer contas? esse contyrato com o Maracanã é para diminuir custos até construirmos um estádio, por isso o prazo de 4 anos. só sabem criticar? e esse novo contrato vai diminuir as despesas sim, e fara o clube ter um planejamento melhor de seus jogos no Rj. quanta gente idiota que só sabe criticar, valeu diretoria SRN

    • Se alguém der um chute no saco do EBM, corre o risco de acertar o Marcelo Alex…

      • Se não tem argumentos pra debater, melhor ficar calado….. vc quer jogar na ilha do urubu interditada, no engenhão sem qq acessibilidade e pra 30 mil ou pedir o vascú pra jogar naquela pocilga? Infelizmente até termos condições reais de construir estádio a opção mais viável é o Maraca… Por isso a diretoria briga pela licitação ou pra diminuir os custos de operação….. Se enxergar fatos tão claros é puxar saco paciência…… Mas fico com o Marcelo.

        • Argumentos?
          Toda postagem do Marcelo Leal termina com “valeu diretoria, SRN”.

          Ou ainda “EBM, e melhor presidente do mundo”

          Ou ainda “Parabéns diretoria, obrigado por tudo…”

          Propaganda e apoio descarado a diretoria (deve estar ganhando alguma boquinha lá, só pode), pra ficar tentando fazer a cabeça dos mais bobos que ainda acredita nesse tipo de politicagem barata…

          E ainda vem o Robin Hood com esse papo de “argumentar e debater…” rs
          Tá feliz com tua vida, amigo? Algum problema mais sério? Tá carente? Precisando de atenção? Querendo conversar, ter a atenção ou a aceitação de alguém?

          Melhoras ai…

        • Argumentos?
          Toda postagem desse Marcelo Alex termina com “valeu diretoria, SRN”.
          Ou ainda “EBM, e melhor presidente do mundo”
          Ou pra variar as vezes, um “Parabéns diretoria, obrigado por tudo…”

          Propaganda e apoio descarado a diretoria (deve estar ganhando alguma boquinha lá, só pode), pra ficar tentando fazer a cabeça dos mais bobos que ainda acredita nesse tipo de politicagem barata… Já basta nossos políticos podres fazendo isso com o povo, agora teremos esse tipo aqui influenciando a opinião alheia também?

          E ainda vem o Robin Hood com esse papo de “argumentar e debater…” rs
          Tá feliz com tua vida, amigo? Algum problema mais sério? Tá carente? Precisando de atenção? Querendo conversar, ter a atenção ou a aceitação de alguém?

          Melhoras ai…

      • kkkkkkkkk,boa cara.

    • É isso mesmo…. tem torcedor que acha que o Estádio próprio cairá do céu pronto em 3 meses….. ainda mais no Rio de Janeiro que todos conhecemos!!! Além do ganho desportivo que estamos tendo lotando jogo a jogo o Maraca…. Mas criticar é mais fácil q enxergar a realidade e as dificuldades em se construir um estádio no atual momento político do rio….. Parabéns pelo comentário!!! SRN

    • DE ONDE VOCE TIROU ISSO?NAO VI NINGUEM DA DIRETORIA FALANDO QUE ESSE CONTRATO COM MARACANA,SERIA DE CURTO TEMPO,PRA DEPOIS PARTIMOS PRA CONSTRUÇAO DE UM ESTADIO.ISSO NAO PASSA DE SUPOSIÇOES SUA E MAIS NADA.DUVIDO MUITO QUE ISSO REALMENTE SEJA A PRETENÇAO DELES,E INFELIZMNETE PARECE QUE IREMOS FICAR REFENS DESSE MUSEU DO MARACANA POR MUITO TEMPO AINDA

  • acho a maior mancada dessa diretoria ficar bajulando governo e Odebrecht para mandar jogos no Maracanã renta de mais de um milhão e o clube só leva 186 mil nem a metade da renda absurdo tem outra a federação do RJ enriquecerdo as custas dos clubes em especial ao flamengo uma medida precisa ser tomada jogar noutro estádio e romper com essa ratazana chamada federacão do RJ do jeito que vai não dá não a federação parece gigolo esse traste chamado Rubens Lopes é câncer maldito cai fora mengão dessa férj sem o mengão eles fecham a porta

    • EBM está treinando para virar político, e usar o Flamengo (a o amor da sua enorme torcida) como poder de barganha para fins políticos no futuro… infelizmente ele resolveu seguir esse caminho.

      • e quem fala de alguma forma contra o poderoso EBM, ou é falso rubro negro, ou não é flamenguista de verdade como os que ousaram identificar os 11 milhoes de bonus por nada, do ano passado.

      • Nao duvido nada,pois essa sempre foi a ambiçao dele,e ha unica coisa que ele entende;pois de futebol que é bom ele nao entende nada.por mim ele ja vai tarde

    • Não confunda remuneração do consórcio com os custos de operação do estádio….. o Fla não pediu por esta reforma elitizada exigida pela CBF q elevou os custos assim….. mas como falei acima infelizmente o Maraca é a melhor opção para o Fla no momento, esportivamente falando. Basta ver os últimos jogos….. ao menos até termos condições reais de construirmos nossa casa…… simples assim!!!

      • Ta se perdendo podia assumir o marketing do flamengo

    • O Flamengo pode jogar em qualquer lugar do Brasil que vai continuar repassando o percentual da FERJ, essa é a regra. Se desfiliar da FERJ significa se desfiliar da CBF e consequentemente não disputar nenhum campeonato organizado por elas. Se não estiver filiado a CBF tb não disputa nenhum campeonato organizado pela CONMEBOL, pois ela exige filiação a uma confederaçã, mesma exigência da FIFA, ou seja, acaba com o Flamengo como time de futebol. Tem a alternativa de se filiar a outra Federação? Sim, tem essa opção, mas não seria muito diferente da FERJ e teria que iniciar do zero, disputando as séries mais baixas do campeonato estadual (serie D ou C dependendo do Estado). Se vc souber de alguma opção viável pode dizer, eu gostaria muito que o Flamengo pudesse mandar a FERJ pro inferno.

  • Acho q nossa torcida está meio neurótica, o Flamengo está deixando de lucrar para ter de volta a torcida no estádio e ter novamente aquele apoio de outrora, eu pergunto? Quanto o Flamengo ganhou em 2017 de sócio torcedor? 40 milhões? Esse valor ñ cobre o lucro com o Maracanã? Fora a parte técnica q aumentou muito com a presença dos torcedores raiz. Os modinhas tem q se decidir urgentemente se continuarão criticando cada passo q a diretoria toma ou se irão apoiar o clube novamente! Na minha opinião, só de ñ ter prejuízo já está ótimo pois essa não é a principal renda do Mengão.

    • Felizmente ainda aparecem comentários lúcidos aqui no Coluna como o seu…. A realidade é simples mas infelizmente mtos não enxergam. Só de ver o Maraca lotado e as vitórias vindo isso paga qq renda…. e ainda assim a Diretoria luta pela licitação ou pra reduzir mais os custos de operação….. criticamos a diretoria no quesito futebol pelos mtos erros sim cometidos. Mas na administração eles raramente erram e estão certos em resgatar o Maraca q é a única solução viável no pequeno e médio prazo até termos condições de construir nossa casa……. SRN

    • Foi o torcedor RAIZ que aprontou aquilo na final da aula que culminou com os 2 jogos sem torcida na liberta

      • Tem certeza? Pra mim aquilo era um monte de marginal e não torcedor.

  • Quero eu estar vivo no dia que o Flamengo inaugurar seu próprio estádio

    • E nós só queremos que você jogue e pare com a panelinha do vestiário kkkkkkk

      • KKKKKK,Boa.

    • Uma coisa não inviabiliza a outra.

    • kkkkkk,eu tambem,mas acho que isso nunca vai acontecer

  • Hoje o EBM vai estar no Redação da Sportv. Talvez ele divulgue algo sobre isso.

  • Uma grande diferença, se for 30% de redução seria bom. Acho tambem que os ingressos devem ser baratos, mas a 10 reais já é brincadeira. Preço minimo de 20 reais estaria de bom tamanho

  • Reduzir 20% é quase nada…ainda ficaria algo em torno de 1milhão. E tao chamando de bom negócio.

  • O sonho do estádio próprio cada vez mais longe….

    • Carlos,
      Se me permite, entendo que a negociação atual pode:
      – Garantir um maior retorno financeiro ao Flamengo;
      – Possibilitar a manutenção da atual política de preços mais acessíveis;
      – Permitir eventualmente um programa de fidelização na medida em que você teria a certeza de onde jogar;
      – Colocar ainda mais visibilidade ao se tornar a maior média de público do País;
      – Dar estabilidade para um cenário de 4 anos vitando o desgaste anual, frequente dos últimos anos, de ficar se estudando e preparando logísticas de onde vai jogar;

      Tudo isso pode, e deve, gerar a tranquilidade/tempo para se fazer/construiir o projeto do estádio próprio.

      SRN

      • Sem mais!!!! SRN

    • Se e que ele ja existiu um dia.pra mim isso tudo nao passou de pura ilusao,infelizmente

      • Dos últimos 20, 25 anos(é de onde eu posso falar) o Flamengo está se aproximando do seu melhor momento financeiro, para ai sim poder realizar o sonho do estádio e você já está desistindo? O que não da é o Flamengo comprar um quarteirão e mandar derrubar os prédios para construir o estádio em uma boa localização ou construir em um lugar de difícil acesso onde a nação não vai(ilha do Urubu). Se não for nesta gestão, provavelmente a próxima se seguir nesta linha(não falo de chapa nem de quadro gestor atual) que estamos hoje, deve ao menos iniciar o projeto, não precisamos voltar as dívidas, vamos com calma, se a melhor solução para o momento atual é o Maracanã, que a gente consiga jogar la com o minimo possível de perda financeira.

        • Nao estou desistindo,e sim sendo realista.pra mim essa historia de estadio proprio nunca passou de uma grande ilusao e invençao dessa diretoria e das outras anteriores;pois enquanto existir esse museu do maracana pra nos atrapalhar e ficarem pensando que ele é a nossa casa,nunca que realmente eles irao partir pra construçao de um estadio;pois o que eles querem e sempre quiseram mesmo é o maracana;que nao é e nunca sera nosso.queria ter esse seu pessimismo e acreditar no que voce falou,mas pra mim se essa diretoria realmente assinar esse contrato com esse consorcio do marcana,la se vao as nossas chances de ter um estadio proprio por pelo menos mais quatro anos,e muito provavelmente pra vida toda,ja que todos os nossos presidentes sao fixados nesse museu,lamentavelmente

  • O Mengão está fechando uma parceria com uma empresa visando diminuir em pelo menos metade do custo total do estadio ou seja pode cair ainda mais e a tendencia segundo vi é que os ingressos continuem baratos pra galera, bom de mais se fechar mesmo!!!!

    • Não seria a metade do aluguel não? Eu entendi que seria metade do aluguel e não do custo total, mas posso estar errado.

  • Quem não se assustaria , 1.200.000, 00 de custo de operação? Fora o aluguel o custo operacional é de quase 1 milhão, tem coisa errada nenhum estádio chega nem perto desse valor , se eu não me engano no estádio do palmeiras e do Corinthians fica na casa dos 300.000,00 a 500.000,00

  • PVC, não precisa ser um gênio da matemática como voce para entender que atacado sai mais barato que varejo. Todo mundo sabe disso no seu dia-a-dia.

    Outro fato importante, borderô não inclui lucro de bares, estacionamento, vendas de produtos licenciados e patrocínios. O Flamengo está tratando de novo modelo de negócios que tornará o Maracanã bastante viável.

    • King,

      Mas o Flamengo passaria a ter direito a um percentual dessas outras fontes de receita por você citadas?

      Me parece que esse novo contrato também teria como pano de fundo a articulação de um exercício antecipado de governança do Maracanã com maior profundidade, ou seja, com maior participação da estratégia/política empregada pelo o Consórcio hoje para, em uma eventual nova licitação, o Flamengo ficar disparado à frente de qualquer outro clube no Rio no quesito experiência e gestão técnica do mesmo.

      Uma outra dúvida que eu tenho, não sei se você tem a informação, diz respeito à palavra exclusividade que acredito ter lido em alguma matéria sobre essa questão. Faz parte do pacote o Flamengo ser o única clube do Rio que poderá utilizar o Maracanã? Os demais ficariam sujeitos a conversas/negociações com o Mais Querido para aprovação? O Flamengo então teria uma participação da arrecadação desses jogos?

      SRN

      • O Flu tem contrato longo com o consórcio. Não precisará da aprovação do Fla para jogar no estádio, exceto no caso de Nova licitação e do Flamengo sendo o novo adm.

        • Ciro,
          grato pela lembrança do Fluminense. Provavelmente devo ter me confundido em relação à palavra exclusividade.

          SRN

      • Sim André. Sempre tivemos direitos em camarotes, bares, estacionamentos e outros, desde o primeiro contrato. E isso nunca sai em borderô, dando a falsa impressão de que o lucro é mais baixo. O Flamengo negociou nesses moldes, e se gabou que o nosso contrato tinha essa vantagem em relação ao do Fluminense. Teve até uma matéria de ontem mesmo sobre isso.

        Sobre a pergunta de seu ultimo paragrafo, acho que só seria assim se pegassemos a concessão.

        Eu também já cai nessa fake news de maracanã inviavel. Mas depois da experiência fracassada na Ilha, cheguei a conclusão que o Maraca ainda é a melhor solução no curto prazo. Podemos fazer um estadio no medio prazo? Sim, podemos. Mas no presente apoio 100% a diretoria para fazer do maraca a nossa casa de novo, e trazer de volta a Magnética. Não caio mais na pilha dos abutres que estão lucrando com essa briga, que em 5 anos não deu resultado algum para o clube. Abs

        • King,

          Estranho apenas que o PVC, que é um cara bem informado, possui acervo de consulta particular e tem excelente memória, não traga a notícia de forma mais completa.

          Grato pelos detalhes que você trouxe.

          SRN

          • Achei normal. Ele está avaliando apenas o borderô. Eu até tinha esquecido dessas outras receitas também, até que ontem saiu essa outra matéria. PVC tem uma excelente cabeça, é muita informação para gerenciar. Abs

Comentários não são permitidos.