VP do Fla esclarece especulação sobre levar estrutura provisória da Ilha para a Gávea

Compartilhe com os amigos

O Flamengo assumiu a Ilha do Urubu em janeiro de 2017 e remodelou o estádio com suas cores para servir a grande Nação rubro-negra. O local, porém, não ficou de acordo com a expectativa de grande público e virou um verdadeiro elefante branco após a queda de torres de iluminação e buracos entre setores.

Circula uma notícia nas redes sociais vinculada ao FOXSports de que a diretoria busca levar a estrutura provisória para a Gávea, informação não confirmada pelo Alexandre Wrobel, VP de Patrimônio do Mais Querido. Em contato do colunadoflamengo.com, Wrobel disse que há possibilidade de acontecer, mas no momento, não passa de especulação da mídia.

Caso a ideia avance, o processo, no entanto, não seria tão simples. O clube precisaria conseguir as liberações necessárias e transferir a estrutura do Luso-Brasileiro para a Gávea. O que dependeria de questões burocráticas, além de tempo para armação e custos que não eram projetados anteriormente.

Enquanto isso, o Flamengo tem suas três próximas partidas em casa marcadas para o Maracanã. A primeira da série vai ser neste domingo (06), contra o Internacional. O embate contra a equipe gaúcha será válido pela quarta rodada do Brasileirão, e o Mengão vai contar com mais de 50 mil torcedores para apoiar nas arquibancadas.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A casa do Flamengo chama-se Maracana. A Ilha só deu prejuizo, o custo e os riscos não se justificam. Coloquem na ponta do lápis, verão que proprocionalmente a Ilha é muito mais cara que o Maracana. Custo operacional altíssimo, aluguel de estadio e arquibancadas, alto investimento em reformas para depois ainda correr riscos de um acidente e um prejuizo ainda maior à imagem do Fla. E no final ainda foi desaprovado pela Comembol. E mesmo sendo pequeno não consegue lotar? Ta na cara que alguém está ganhando muito com a Ilha, as custas de um super mico pro clube, um verdadeiro King Kong.

    Vamos deixar de enganar a torcida, e tratar de resolver o problema com o Maracana. Chega de fazer besteira, só pra rebater o Vasco na conversa fiada de estadio.

    • Respeito sua opinião, mas na minha opinião o dono do Maracana e o estado. O Flamengo sempre foi inquilino, por mais que tenhamos boas recordações e afinidade com o Maracanã ele sempre foi nossa casa alugada. Chegou o momento que podemos sonhar com nossa casa própria ” construir nosso Maracanã rubro negro” com geral arquibancada e tudo mais.

      • Não é má ideia, ter uma casa própria, se for na localizacão certa. E um projeto que seja muito viavel economicamente, com exploração de outras coisas além do futebol. Mas não se esqueça que essa opção até agora não existe. Não há terreno bom e barato. Leva anos para fazer um estadio, e depois décadas para pagar. Não vejo muita diferença entre ser inquilino ou ter uma hipoteca, até pagar o verdadeiro dono é o banco. Veja o caso de Inter e Milan, estão super satisfeitos em dividir um estadio publico. O Botafogo, é dono de fato do Engenhão, faz o que quer, embora o dono de direito seja o municipio. Se a diretoria já se posicionou várias vezes com a intenção de ficar com o Maracanã, voce acha que eles não entendem disso? Eles podem não entender de futebol, mas finanças eles sabem muito bem. Tem diversos estudos de viabilidade econômica amigo, o Maracanã ainda é a melhor opção. Abs

  • Tem que dissociar o time de futebol com o clube social. O flamengo eh um mundo e fica “subordinado” a uma area recreativa e sportiva de meia duzoa de pessoas. Preocupadas com a piscina, com a uadra de tenis e eetc.
    Tem que acabar cm essa palhaçada.

    • O time nasceu do clube, não tem como dissociar, Flamengo é Flamengo, seja qual for o esporte.

  • Fofox. Sem mais.

  • Quando o Fla ficou sem estádio em 16 e o botafogB fez isso na ilha,eu falei pq o flaFlame nao faz o mesmo na gavea?A Holanda reformou vestiario ,gramado tudo…

  • JOGO POLITICO, PORQUE A 2 ANOS ATRAZ ERA INVIÁVEL ESSE VALORES E AGORA PODE

    • Porque a dois anos atrás não tinha nenhuma liberação do governador.

  • Flamengo não pode ter estádio pra menos de 60 mil, pelo amor de Deus. Esses torcedores que pedem esses estádios minúsculos não conhecem nossa torcida. Colocávamos 85 mil em pleno campeonato brasileiro em jogo para não cair. Somos um time de massa. Precisamos tornar os jogos de menor apelo mais atrativos, só isso, porque os de grande apelo dariam até 150 mil torcedores se houvesse espaço. 40 mil é muita esculhambação!

    • É verdade que colocávamos esse publico, mas os tempos são outros, não há mais setores “populares”, veja o histórico de publico nos últimos anos. Mesmo com um estádio próprio os preços praticados não serão tão diferentes… Claro que precisamos de um estádio com capacidade razoável mas seria viável, daria lucro um estádio para 80 mil?

      • Não são outros tempos não. O que mudou não foi a torcida, foi o Maracanã que entrou em obras e ficou caro, pois a empreiteira corrupta cobra caro no aluguel. Tem que ser doido pra argumentar que eram “tempos diferentes” quando o clube acaba de lotar o estádio 3 vezes seguidas, e ainda vai lotar contra a Ponte Preta e o Emelec.

        • Flanático é um assunto complicado e difícil de se explicar em poucas palavras. “Tempos sao outros” em relação a muita coisa, principalmente salário de jogadores e comissão técnica. Sou rubro negro e vou muito ao estádio, e não é essa a média de público que vejo. 25k em jogos menores, 45k de média… não é o que vejo nem o que números mostram. Quantos jogos vimos para 5k e até menos. Acredito que o Flamengo pode mudar essa realidade, mas hoje não lotamos estádios com frequência. Concordo MT com vc que a mudança não está na torcida. O clube acabou de lotar o Maracanã em jogos específicos e importantes, mas acredito que poderíamos ter sim estratégias como clubes alemãs que vendem pacotes e mantém média maior que 45k, isso td jogo, mesmo contra um macae! Mas será que seria financeiramente viável um estádio para mais de 50k? Prefiro até ter a face a com lotação de 45 e depois pensarmos, negociamos, (sem depender dos outros) em “controlar o maraca. Tirava as cadeiras atrás do gol e aumentava a capacidade! Enfim. Acho que precisamos antes dessa “independencia”.

          • Você não vê essa média pq o Flamengo n tem casa fixa! Se voltar a jogar no Maracanã, com preços bons e volta das organizadas, é isso aí que teremos de média. Agora, se continuar jogando na Ilha com ingresso a 200 reais, óbvio que vai colocar 7 mil. Pra vc ter ideia, eu nunca fui na Ilha. E nem passa pela minha cabeça ir. Acabei de acordar, estou roco ainda do jogo de ontem. Já tô com ingresso comprado pra quinta e tô vendo se vou contra o Emelec. Se eu que faço maratona de jogos n gosto da Ilha, imagina o resto.

            • Bizarro não é, 1.5mi de renda e entra no caixa menos de 200k. Isso que tem que ser pensado para o novo estádio! Placas solares, captação de água da chuva! Várias coisas para reduzirem os custos… Tb nunca fui a ilha, apesar de ter curiosidade nunca estive mt a fim de ir lá. Fui no jogo contra o inter mas vou perder o da ponte e Emelec. Estarei fora do Rio. Uma coisa é certa o time depende do 12° jogador, a torcida! Abs

          • Concordo contigo, precisamos de independência pra mexer na estrutura do Maraca. Temos que exigir licitação, aquele estádio é nosso. Nós ganhamos tudo ali dentro, sempre ajudamos a sustentar.
            Apesar do ingresso barato, a renda foi de 1,5 milhão. Muito longe de ser pouco….

      • A torcida do Flamengo tem média histórica de 45 mil. Mas “média” é um conceito matemático que não se confunde com “moda”. A torcida do Flamengo coloca 25 mil em jogos menores, 65 mil em jogos maiores. A média disso é 45 mil. Antigamente, os jogos menores sempre davam 25 mil pelo menos. O que mudou? O preço, o Maracanã que ficou anos fechado, o imbróglio da diretoria com o Estado e a empreiteira corrupta. Todas as variáveis, menos a torcida.

    • atualmente nem a ilha ta ficando cheia vai fazer estadio pra 150 mil ? alias nem existe mais estadio desse tamanho em lugar nenhum acorda pra realidade cara.

      • Não tá ficando cheia pq custa 200 reais e é mal localizada. O que você está sugerindo, que a torcida do Flamengo é pequena? Tenha santa paciência, é um desconhecimento total do que é Clube de Regatas do Flamengo.

    • Esse projeto de revitalização da Gávea é lindo.

      • Amigo, e ainda não está incluso a Arena McFla na maquete.
        Ficaria um centro esportivo de deixar inveja em muito gente. Nosso patrimônio daria um salto maior ainda, com dois estádios bem localizados e o melhor CT da América do Sul.

    • muito lindo, show!

    • No espaço do antigo estádio da Gávea, + as áreas daquele ginásio antigo que pegou fogo a um tempo e umas quadras de tênis de saibro, daria pra fazer um estádio do mesmo tamanho que a Arena da Baixada, ou do tamanho do estádio do Emelec, ambos para mais de 40 mil pessoas.
      Mas, o estádio teria que ser na horizontal e não na vertical como o desenho acima.
      Acho o estádio do Emelec sensacional e o projeto dele caberia como uma luva na Gávea, porque aquele prédio ajudaria a reter o barulho, perturbando menos a vizinhança e aumentando a pressão do Caldeirão Rubro Negro.
      O problema maior seria estacionamentos.
      A CET RJ iria vetar um estádio para 40 mil sem estacionamento.
      Minha sugestão seria fazer o estacionamento por baixo da área do estádio.
      O fato de economizar com o terreno ajudaria a custear as fases iniciais da obra.

      • Lembre-se que o Flamengo é um clube social. Tem grande número de associados que pagam mensalidades e usufruem da infraestrutura atual. Não dá pra desmontar quadras de tênis e ginásios é transformar tudo em um estádio. Mas montar as estruturas da ilha no espaço atual, é muito possível. Sem grande trauma para os associados. E seria ótimo para a Nação. Acho o acesso ali muito melhor do que na ilha. E com o metro perto, melhorou ainda mais.

  • tem que pegar o maracanã, e todo jogo colocar esse preço que esta hoje, para que tenhamos 40,50 mil todo jogo.

    • isso msm

    • Não terá condições da diretoria fazer isso para sempre. O aluguel e os custos de operação são muito caros, e com esse valores a renda é baixa ou pode até mesmo ser negativa.

      Pelo que parece não haverá uma nova licitação para o Marcanã. Nem a diretoria acredita nela, tanto é que quer fazer um contrato de 4 anos para usar o Maracanã.
      Precisamos construir nossos estádio!

      • primeiro se levar o publico ao estadio, depois se pensa em lucro, não se pode sair no prejuízo, e tem como sim com a renda custear o aluguel e operação, isso ja foi provado.

        • Claro que a renda custeia o aluguel se o público for grande, mas e o lucro ? Será que vamos jogar sem ganhar dinheiro para sempre?

          Público e custo precisam entrar em sincronia. Não tem como mais jogar no Maracanã por ingressos de 25 reais, como antigamente.
          O Corinthians e Palmeiras possuem uma média de 35 mil de público, e ganham milhões com a renda dos estádio. Eles conseguem fazer de seus estádios uma grande fonte de renda para clube.

          • O que dá dinheiro e ST, venda de camisa ( porcentagem), venda de jogos ppv, participação em competições internacionais, revelação e venda. Renda de jogos primeiro se paga custo de jogo, aluguel se tiver, não pode dar prejuízo mas já saindo zerado e um alívio

            • Está descartando a arrecadação com bilheteria?
              O Corinthians só no Brasileiro de 2017 arrecadou mais de 40 milhões em bilheteria. Só essa arrecadação já está na casa da nossa arrecadação com sócio-torcedor.

              Dinheiro não se joga fora! Temos que maximar nosso poder de arrecadação em todos os âmbitos possíveis.

            • O Palmeiras fatura 4 milhões por jogo, fazendo um meio termo o minimo aceitável para o flamengo será 1 Milhão por jogo de lucro. Infelizmente tem jogos como os de Sábado que o público vai ser reduzido ai é prejuízo. Precisamos para ontem de um estádio próprio, caso contrário a conta vai chegar em algum momento nessa gestão ou na outra.

              • Só acredito que o Palmeiras fatura 4 mi livre se coloca os papéis na mesa, o que se paga, e o que não paga. Como te disse primeiro se leva o torcedor depois pensa no lucro

                • Só olha no borderô dos jogos. o trato do Palmeiras com a construtura foi que o mesmo teria que “abrir mão do estádio” quando tiver evento marcado, mesmo que seja em dias de jogos. Por isso tem um jogo com mando do Palmeiras esse ano que eles mandaram no Pacaembu.
                  SRN

                  • eu tenho certeza que a Wtorre ganha algo na bilheteria, eles não divulgam, sabe o porque, porque nenhuma empresa vai tirar o que gastou em 30 anos so com shows e não vai esperar isso tudo, eu acho que ela ganha na bilheteria. um dia saberemos

                    • Afirmar isso é especulação, isso é impossível saber o que aparece no balancete é que NÃO, agora teoria da conspiração é demais. Um EQUIVOCO ENORME, dizer que não ha a possibilidade de reaver o dinheiro investido só com SHOW, isso é muito viável acredito que em 10 anos ele já tenha levantado, só olhar os balancetes de empresa de eventos umas estão para ser listadas na bolsa de valores comum grande passivo econômico.

                    • Nunca!!!!

                    • Só entender de mercado e pesquisar um pouco tem show com faturamento em mais de 3 milhões líquidos.

                • O Palmeiras passou o pé na construtora. Fizeram um contrato cheio de sacanagens e a construtora dançou. Só restou a ela, os shows. Além disso, o estadio é muito bem localizado. Tem trem , metro, ônibus e estacionamento a vontade. Bem no centro da cidade. Equidistante para quem mora na zona leste ou zona sul que são as mais populosas.

                  • Isso é mentira

            • Se na sua cabeça sócio-torcedor da dinheiro, então pela lógica também deveria dizer isso a respeito da bilheteria. Pois só com a bilheteria do campeonato brasileiro de 2017, o Corinthians lucrou mais de 40 milhões. Ou seja, ganharam com bilheteria o mesmo que ganhamos com o sócio-torcedor, logo é uma renda que dá dinheiro sim.

              • Negativo, o st não significa bilheteria, o clube pode fazer plano pra ganhar, brindes, camisa, viagem, eu sou ST e nunca fui ao new Maracanã, por isso que o clube do tem 90 mil pq só pensa em bilheteria

                • Você gosta de trocar de assunto, né?
                  Acho que você não entendeu. Eu disse que o dinheiro que o Corinthians ganha com bilheteria está na mesma casa que o nosso lucro com o sócio-torcedor. Então, pela sua lógica o dinheiro da bilheteria dá dinheiro, sendo que você em um comentário anterior disse que ST dá dinheiro.

                  Sócio-torcedor é para quem quer ajudar o clube. Se quer produtos do cube, cancele seu plano e os compre na loja oficiais.

          • O maior retorno que o Maracanã tem que dar ao Flamengo é o esportivo.
            Maracanã lotado, mesmo a preços baixos dá lucro, embora não seja o lucro desejado pela diretoria.
            No entanto, mais vale lucrar menos com o estádio, porém faturar alto com as premiações com titutos, com vendas de camisas, com bônus de patrocinadores pelas conquistas…
            Porque com o estádio lotado, a torcida empurra e o Fla fica muito mais forte!

            • O fato é que precisamos procurar um ponto de equilíbrio entre público e renda.
              Times por aí ganham arrecadação por títulos e por bilheteria ao mesmo tempo. Não existe uma regra que impeça o clube de se potencializar nessas duas esferas ao mesmo tempo.

              Precisamos é construir nosso estádio. Um projeto bem planejado para desencarecer os custos de operação fariam com que os ingressos fossem mais baratos.

      • Havia previsão até outubro , caso não em 2019 vai ser outro governo.

        • Duvido muito, mas esperemos.

    • Totalmente possível, basta equilibrar com os jogos pra Libertadores e Copa do Brasil. É possível terminar esse campeonato brasileiro com média de 45 mil se puser preços populares sempre!

    • Marcondes, não acho que farão isto. O Maracanã atual não é mais um estádio comum. Foi totalmente desfigurado. Os custos operacionais são altíssimos. Teriam que fazer muitas modificações pra ser rentável. Mas a princípio, poderiam pensar em tirar as cadeiras nos setores norte e sul. Aumentariam a capacidade do estádio e ali, poderiam ter preços mais acessíveis.

      • Esse negócio de custo alto é balela, tem como sim exemplo do jogo de amanhã, contra o internacional

    • Concordo Marcondes. O Flamengo cada vez menos depende de bilheteria. Tivemos 650Mi de faturamento em 2017, mesmo com bilheteria abaixo do esperado. Os porcos ficaram em segundo lugar com uns 500Mi, a diferença é muito grande. O Flamengo não é banco, tem que parar com essa cultura gananciosa que prejudica o futebol e afasta a torcida popular. Tem que ter casa fixa e lotar estadio para tirar proveito do mando. A imagem de estadio pequeno e vazio é muito feia mundo afora.

  • Na Gávea já teve arquibancadas provisórias anteriormente. Mas hoje em dia é tanta burocracia e pessoas tentando atrasar que talvez nem valha a pena.

    • o banana precisa ganhar para deputado, senador ou governador, ae as coisas facilitam… patricinha já está na secretaria de esportes.. de mais a mais, a cidade e estado do rio estão falidos, não tem por que atrapalhar o flamengo que trás muita grana para a cidade/estado!!!

      • Você esqueceu que além dos laudos tem a população zona sul que seriam os primeiros a encrencar visto que mesmo antes quando o Flamengo cogitou em fazer um estádio acústico na Gavea apareceram vereadora , presidente de associação de moradores ,
        moradores… querendo evitar a construção do estádio alegando que traria transtornos para o bairro.

        • sim, eu sei deles, mas agora o o estado e a cidade falam mais alto, não vai ser uma pequena parte da elite que vai contra todo o resto, fora a vontade política da prefeitura e estado fazer isto dar certo….
          o rio de janeiro precisa sair do buraco, para isto é preciso muita grana, principalmente de impostos e investimentos.

  • Se poderia fazer isso, por que não fez antes de assumir a olha? Questões burocráticas?

    • Também não entendi.

      • antes não tinha a patricinha na secretaria de esportes… vamos torcer pro banana ser eleito tb para deputado, governador, senador, qq coisa, rsrsrsr

Comentários não são permitidos.