Barbieri, já uma realidade ou ainda uma aposta de alto risco?

Compartilhe com os amigos

 

Sempre eu hei de ser… perguntador. Podemos acreditar que o Barbieri será o condutor desse time aos títulos na temporada de 2018? No momento que escrevo essa coluna somos o líder isolado do Brasileiro, logo após a uma vitória segura sobre o Bahia e outra menos segura, mas também relevante, contra o galinha. Estamos classificados para a segunda fase da libertadores, e com o time titular em campo não tomamos gol faz tempo. Renê vem jogando bem, e quem quer que entre na zaga não compromete, o time acertou, pasmem, jogadas ensaiadas… negar uma melhora é brigar contra fatos.

Essas são as partes fáceis de se enxergar, mas há outras um pouco menos visíveis. No jogo contra o Bahia Diego e Paquetá se revezaram na distribuição de bola. Isso pode ter ocorrido porque ambos perceberam que Jonas, esse que saiu de campo com piriri, precisa de ajuda na saída de jogo. Deu certo, ambos jogaram bem e o time ainda se recompôs solidamente. A zaga mais participativa se aproximou mais da marcação do meio campo diminuindo os espaços entre as linhas. O resultado disso é a menor demanda para todos, em especial os laterais, de correr para fazerem coberturas.  Assim podem subir mais facilmente ao ataque; razão pela qual Renê vem atacando um pouco mais e exercendo aquela função que pedíamos a tempo: o apoio no lado esquerdo. Não vejo esse monstro na marcação como falam, mas também confesso não é essa aberração total no ataque, um jogador limitado que pode compor o elenco, mas ainda não é o meu titular para a posição (jogou bem contra o Bahia e nem tão bem contra o galo). Esses acertos são resultado do trabalho do técnico, times não se encaixam mais sem os dedos do treinador, as demandas táticas são imensas, e aquele período romântico do futebol não existe mais. Outro fato é a aproximação dos meias. Diego, Everton Ribeiro, Paquetá e Vini estão jogando mais próximos, o que gera triangulações. Vimos algumas (poucas) contra o galo, e outras contra o Bahia, inclusive gerando os gols.

Se eu terminasse o texto aqui, poderíamos dizer que o Barbieri pode levar o mengão aos títulos, mas acalmemo-nos, pois, o andor é de barro. O flamengo foi péssimo, apesar da vitória contra o Atlético, como também foi covarde em um jogo que só a vitória nos interessava contra o River, e anda empatamos melancolicamente contra o Vasco. Contra o medíocre mineiro (vale a explicação: medíocre não pelo time de agora que é razoável, mas pela choradeira histérica histórica), o time jogou em uma defesa covarde, o que não é ruim se houver algum contra-ataque desenhado, não era o caso. O gol nasceu de um milagre chamado Vini Junior, o próprio Barbieri reconheceu a falta de estratégia (por exemplo foram 14 escanteios contra apenas 1). Outra sequência de erros do Barbí que podem custar muito caro no futuro são as substituições. São demoradas, e com frequência são erradas. Em um jogo que precisarmos mudar alguma coisa, ou buscarmos resultados, enfrentaremos problemas. Há ainda a insistência no Dourado, que ao meu ver, não faz mas sentido. Se o Lincoln ainda é muito novo, joguemos sem uma referência no ataque, ou comecemos a preparar o menino para entrar com mais frequência… se o menino não é o “cara” precisamos de outro atacante.  O problema das substituições pode indicar um outro problema, a falta de capacidade de mudar a estratégia do time. Quando das substituições erradas, reclamei muito (especialmente contra o galo e river), o que havia sido feito pelo treinado não daria resultado.   Apesar dos meias estarem se aproximando, nos dando as tabelas como mencionei acima, ainda falta movimentação. No jogo contra o Bahia, nas duas tabelas houve falhas na marcação, contra uma defesa mais postada, aqueles gols não aconteceriam.

Então vamos as conclusões da coluna. O que vai determinar o sucesso do flamengo na temporada é a melhora na movimentação dos meias, e capacidade de se manter a marcação de forma eficiente o jogo inteiro. Nesse quesito, números podem esconder fatos. No jogo contra o galo saímos sem gols, mas se tivéssemos tomado 3 não teria sido um acaso. Outro ponto para conseguirmos títulos na temporada será conseguir mudanças táticas, por exemplo, marcação forte no campo de ataque, e manutenção de posse de bola para diminuir o ímpeto do adversário (muito importante em jogos fora de casa). No frigir dos ovos, o Barbieri ainda é uma aposta, mas de muito menos risco do que um mês atrás.  Espero que eu esteja errado, e que o Barbí seja um grande treinador, terei muito prazer em escrever em dezembro que o depois da minha coluna de Junho, o Barbieri acertou o time, foi genial… mas hoje, se alguém assim o fizer, poderá ser chamado de filho da mãe Diná.

Como futebol é opinião, e colunas estão aqui para expressar opiniões não verdades, gostaria muito de ouvir a sua… deixe ela aí abaixo, ou vá ao twitter e rasgue o verbo com a moderação necessária para o debate.

 

Twitter: @fafochicca

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O unico erro do barbieri até aqui é a insistência em manter muito tempo o Dourado. Vai colocando o Lincon pra jogar mais tempo, poe ele ali por volta dos 10/15 min do segundo tempo no máximo. Fora isso, ele tem feito um bom trabalho sim. Voces parecem que nao conhece a diretoria do flamengo, eles nao vao tirar o Barbieri agora, e se tirar o barbieri e trazer um cara como Cuca por exemplo, voces podem ter CERTEZA que os caras vão fazer corpo mole e o flamengo nao vai ganhar nada. Os caras abraçaram a filosofia de trabalho do Barbieri, que mostra um time com mais posse de bola, que roda a bola, sem aqueles 30 cruzamentos idiotas por jogo, um time que tem arriscado mais de fora da área, tem jogadas trabalhadas na bola parada. Acho que tem que manter o cara, trazer peças de recomposição a altura do flamengo: Wallace, Adriano e Love seria bons… Mas o fla tbm poderia arriscar um pouco mais, tentar o Jonas do Benfica, Goulart que ta na China…

    OBS.: Esqueçam esse tal de Calleri,o cara depois que saiu do São Paulo não jogou mais nada. Se é pra contratar so porque é novo, arrisca no Lincon e Vitor Gabriel que são do flamengo.

  • Na minha avaliação, o que o favorece é o caráter humilde, diferente daquela carniça do Zé Ricardo marrento e incompetente. Sabe que ainda é muito pequeno para ser técnico de uma nação. Mas está evoluindo, em que pese ser frouxo nas substituições e morrer com o mesmo esquema montado pelo Carpegiani. Mostra poucas variações táticas, mas é inteligente e o elenco parece ter abraçado sua filosofia. Ponto alto em dar oportunidades aos meninos da base como Jean Lucas e Thuler, bem como a tentativa de recuperar o Rômulo. Precisa ser mais enérgico, pois Rodinei vem matando de raiva ele não saca. Falta dar oportunidades ao bom jogador Éderson e sacra definitivamente Henrique Dourado junto com Rodinei. Para ser efetivado precisa passar por uma decisão e essa está pra vir contra o Grêmio. Se passar, ganha moral e pode sim ser efetivado. Por enquanto ainda está no período de estágio.

  • Dificilmente ele não será efetivado, vem conseguindo bons resultados, bom desempenho (em determinados ocasiões, não é algo consistente ainda) e tem o apoio dos jogadores. Só uma tragédia impede a efetivação dele agora.

  • Barbieri é uma aposta ainda. E, sim, acredito que possa ser efetivado. Não vejo ninguém à curto e médio prazo para seu lugar.
    Reflexo desse mar de nulidades e requentados treinadores.
    O que precisamos quando o assunto são as substituições?
    Quem em sã consciência hoje, à beira do gramado e com problemas no time, olharia pro banco de reservas do Flamengo e ficaria feliz?
    Cuellar impedido de jogar. Vamos de Jonas. Jonas com piriri. Quem colocar?
    Se Diego, Paquetá e Éverton não puder jogar? (Lembram dos goleiros ano passado?) Quem colocar?
    O time é bom. Mas, o elenco extremamente limitado.
    E aí nem Guardiola resolve! Que dirá Barbieri.

    • ?????
      E qual grande clube no Brasil consegue ter 22 titulares hoje ?
      E qual jogador de alto nível iria aceitar ficar no banco ?
      Pode sim estar faltando um ou outro jogador de alto nivel no elenco do Flamengo, mas o time está longe de ser fraco, limitado como vc disse.

  • Vi a entrevista e ele disse que o Rômulo foi muito bem

    • Acho que treinador em entrevista coletiva falar mal de um jogador é muito raro…

    • Tão querendo vender o Romulo, precisa falar essas coisas.

  • Aposta….

  • Se, e somente se, ele conquistar algum título já será melhor que muitos técnicos anteriores…

  • Outro Zé Ricardo. Até escala certo mas substitui mal e não tem visão de jogo.

    É aquilo, enquanto o time estiver ganhando tá tudo muito bom, futuro promissor, quero ver quando as derrotas vierem se ele, a diretoria e parte da torcida vão segurar a onda.

    • Tá ai uma coisa difícil…esse time perder. SRN!

    • Partida passada tiveram 2 substituidos por lesão/problemas, quero ver com time inteiro e sem lesoes. Tem defesa boa, tem jogada ensaiada.

      E já quer agorar o cara, que torcedor é você cara?

Comentários não são permitidos.