BuzzFla: Flamengo x Corinthians, um clássico especial

Compartilhe com os amigos

Agora o bicho vai pegar de verdade. Um clássico nacional será o destaque da nona rodada do Campeonato Brasileiro 2018. Flamengo x Corinthians. Duelo no topo da tabela. O Mengão lidera, com 17 pontos, cinco vitórias e nove gols de saldo. O Corinthians está em terceiro, com 14 pontos, quatro vitórias e saldo de cinco. Será, com certeza, mais um duelo histórico entre as equipes, que já tiveram diversos encontros memoráveis. Vamos citar alguns aí embaixo em mais um BuzzFla especial. Se liga!

1. Gols, gols e mais gols

Se tem uma coisa que podemos esperar do clássico é gol. Lá se vão 14 anos sem um 0 a 0. E também não estamos falando de 1 a 0 ou coisa assim. O bicho pega mesmo. É um jogo onde os artilheiros se consagram. No último encontro, pelo Brasileiro de 2017, o Mengão atropelou na Ilha do Urubu com 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Já são três jogos sem perder para eles. Vamos relembrar os gols de Mancuello, Diego e Felipe Vizeu na câmera exclusiva da FlaTV.

2. E se estamos falando de gols…

Romário sempre foi um carrasco implacável contra o Corinthians. O Baixinho se transformava no jogo. E normalmente era golaço atrás de golaço. Foram sete jogos, cinco vitórias, um empate e uma derrota com o Manto Sagrado neste duelo. Nove gols marcados. Conhecia como poucos o caminho para o gol contra eles.

O que todos lembram é o do elástico. E não tem como, também. Um golaço que completa 19 anos de história. Pelo torneio Rio x São Paulo, os times se enfrentaram no Pacaembu em uma tarde totalmente rubro-negra em São Paulo. O show de Romário começou ainda no primeiro tempo, com dribles, passes, lançamentos e muita disposição. E aos seis do primeiro tempo, ele recebeu na ponta e partiu para cima de Amaral. O drible seco, o chute perfeito, o golaço. Dois a zero. Aplausos tímidos da torcida corintiana presente ao estádio. No segundo tempo, outro golaço. O Baixinho novamente foi lançado, driblou Nei e marcou mais um, agora sim, para ser aplaudido pelo estádio inteiro.

(Ao invés de gif, desta vez deixaremos os melhores momentos na narração do saudoso Deva Pascovicci)

3. O Baixinho não parava

Romário maltratou. No mesmo ano de 1999, os times se enfrentaram pelo Brasileiro, no Pacaembu, no aniversário do time paulista, que liderava o campeonato. Luizão abriu o placar, mas Romário tava em noite de artilheiro e virou o jogo sozinho. Fez dois golaços ainda no primeiro tempo e matou o adversário. Era uma estatística incrível. Com o Baixinho em campo, não tinha placar em branco contra eles. O primeiro gol foi esse absurdo de talento aí embaixo. Depois ele fez outro, quando subiu de cabeça no meio da zaga corintiana e marcou o segundo. Água no chope do aniversário.

4. RoMagno

Ele não foi campeão do mundo. Não foi o melhor jogador do planeta. Mas num Flamengo x Corinthians em 28/08/94, Magno Mocelin virou RoMagno ao marcar três vezes contra eles, se tornando também o único jogador a atingir a marca no clássico. A goleada final de 5 a 2 pelo Brasileiro, pouco depois da Copa do Mundo, foi o ápice do jogador, que chegou em 93 e deixou o clube em 96, com 10 gols marcados ao todo.

No primeiro gol, Nélio recebeu lançamento e matou no peito. De calcanhar, acionou Marcos Adriano que desceu como um raio pela esquerda e encontrou o atacante que empatou a partida, no segundo tempo.

O mesmo Marcos Adriano virou a partida logo depois. E foi a hora de Magno aparecer de novo. Sávio fez grande jogada, puxou a defesa e encontrou o artilheiro da partida livre para fazer o terceiro. Tudo nos 45 minutos finais, quando o Mengão atropelou.

Faltava ainda o golaço da noite. E Magno decidiu que ia fazer sozinho. Já no final da partida, ele pegou a bola no meio campo, carregou e só terminou no gol. Golaço! Noite mágica!

5. Placar moral: 8 a 1

Em 17/04/1983o Flamengo foi irresistível. Fez oito, cinco valeram. Mas olhando os vídeos, foram três anulados pela regra de perigo de gol. Primeiro o de Adílio, após cabeçada de Mozer, que o juiz Roque José Galas viu uma falta que podemos até discutir. Mas aos 39, não teve jeito. Leandro cruzou, Julio César ajeitou e Zico concluiu. Placar aberto. Aos 45, Zico, de novo, de falta, sem chances para Leão.

No segundo tempo, Adílio ampliou aos sete. Zico fez mais um, porém foi anulado sabe-se lá porquê. Estava atrás da linha da bola quando cabeceou livre, mas a arbitragem viu algum impedimento ali. Mozer transformou em goleada aos 30 e Elder fechou a conta três minutos depois, com um drible da vaca em Leão, no gol mais bonito da partida.  Junior ainda fez outro golaço, porém, foi anulado por excesso de beleza. O Capacete saiu driblando geral e marcou, só o que juiz… Então deixamos aqui essa matéria que conta a história da partida, com os gols que valeram e os que foram anulados. Tira sua dúvida aí.

6. Maestro Chuchu

Era um domingo como esse agora. Era 10 de outubro de 1998. O Flamengo vinha de duas vitórias no Brasileiro, Romário estava endiabrado e o clássico contra o Corinthians fecharia a semana no domingo. Cerca de 80 mil torcedores no estádio para ver um espetáculo que começou com uma cobrança de falta perfeita de Marcos Assunção, abrindo o placar.

O craque Romário sentiu e saiu. O time não. Beto ampliou ainda no primeiro tempo, com muita categoria, fazendo 2 a 0. O Corinthians estava batido em campo. Não oferecia resistência diante de um Flamengo que comandava todas as ações.

No segundo tempo, o show continuou. Iranildo comandava o ritmo da partida e deu belo lançamento para Caio, que matou no peito para Jorginho soltar a bomba e fazer o terceiro.

Faltava um. E Iranildo, o melhor em campo, deixou o seu. Caio lançou, a zaga bateu cabeça e o camisa 10, com estilo, categoria e frieza, guardou o quarto. Goleada para fechar a lista, um dia que ninguém esquece e a inspiração para a partida deste domingo.

Teremos mais um grande jogo, com certeza. Não precisa ser goleada. Um a zero tá ótimo e vale a liderança. Vamos, Flamengo!

Reprodução: Site oficial do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • muitos desses jogos assisti

Comentários não são permitidos.