É evidente a transformação que o treinador Maurício Barbieri proporciou ao Flamengo. A equipe vem crescendo no Campeonato Brasileiro e, após vitória contra o Fluminense na última quinta-feira (07), abriu cinco pontos de vantagem na liderança em relação ao Sport, segundo colocado da tabela. Além do bom desempenho tático, o Rubro-Negro conta com o protagonismo dos Garotos do Ninho Lucas Paquetá e Vinícius Junior. Se não bastasse, a defesa do time é a terceira menos vazada do torneio por pontos corridos. Foram sete triunfos sem sofrer ao menos um gol.
O bom desempenho do Fla nos últimos jogos foi o tema principal no programa ‘Troca de Passes’, do canal SporTV. O comentarista Raphael Rezende destacou a evolução da equipe no comando de Barbieri.
— É claro que é um time que ainda tem falhas, mas é muito mais consistente nesses jogos do que no início da temporada, com o Carpegiani no comando. Foram deixando o Barbieri trabalhar, está tocando o trabalho e evoluindo o time -, comentou Rezende.
Por sua vez, o jornalista Wagner Vilaron afirmou que o interino conseguiu dar uma nova cara ao Flamengo, que se postava muito “solto” com Paulo César Carpegiani, passando a atuar “em bloco” com o novo técnico.
— É legal de ver a evolução. Antes a gente via um Flamengo com vários bons jogadores, a torcida cobrando demais porque é um investimento alto, mas um time solto em campo, você não via um time coeso. Setores bem divididos. Hoje não, você vê um sistema defensivo atuando, um sistema ofensivo atuando, um time muitas vezes jogando em bloco -, destacou o comentarista.
Com Barbieri, o Rubro-Negro conseguiu chegar à liderança do Brasileirão, posto que não alcançava desde 2011. Además, a equipe se classificou para a fase de mata-mata da Libertadores, na qual desde 2010 não conseguia ao menos alcançar as oitavas do torneio. Diante destes bons resultados, o clube da Gávea se prepara para efetivar Barbieri como treinador ainda antes da Copa do Mundo, que terá início no dia 14 de julho. O objetivo de tal atitude seria dar segurança e respaldo para que o trabalho siga fluindo da forma que tem sido atualmente. Com isso, é provável que haja aumento salarial para o comandante. As informações são do Globo Esporte.
O Flamengo tenta manter o embalo e segue em preparação final para encarar o Paraná no próximo domingo (10), pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com bola rolando a partir das 19h (horário de Brasília), o embate terá como palco mais uma vez o Maracanã, contanto com o grande apoio da Nação – 47 mil ingressos já foram vendidos de forma antecipada.
Crédito da Foto:
O jogador tanto derruba como consagra um treinador. Não fossem eles a comprarem as idéias e os métodos de Barbieri, e não teria conseguido ficar 2 semanas a frente do time. O elenco se uniu em torno dele, faz o que ele pede e isso foi fundamental para a evolução, aliado ao conhecimento e até um certo carisma que o treinador possui. Com jeito de moleque, comendo pelas beiradas nos piores momentos e mantendo a serenidade e a autoconfiança, acertou onde os medalhões erraram e deu uma identidade ao Flamengo.
É cedo ainda para avaliar melhor? Sim. Estamos no começo de todos os grandes torneios disputados, o time vai perder jogadores importantes depois da Copa, o jeito de jogar vai mudar, mas ele já vem testando alternativas, com Jean Lucas, Marlos…vão chegar outros jogadores, mais garotos da base vão subir, mas, tendo o elenco na mão, como demonstra ter, o bom trabalho não vai ser interrompido.
Se for efetivado, será por puro merecimento pelo que já vem fazendo. Que não se acomode jamais, e que prossiga achando soluções pra que o Flamengo não perca o caminho, no segundo semestre.
SRN
E tem idiota gritando fora EBM.
Fora pra melhor diretoria de todos os tempos. Doida pros ladroes voltarem, montarem um time que de um voo de galinha e depois voltar a se afundar em dividas.
Eu queimei a lingua com Barbieri. Ele mudou completamente a forma do time jogar mesmo perdendo alguns jogadores importantes. Merece muito o reconhecimento.
verdade , tem pessoas falando que na gestão do EBM não ganhamos nada ai eu discordo , centro de treinamento tanto para base como profissional digna de uma melhores do mundo , base do meninos valorizado, diminuição da divida que era quase um BI quem tem sabedoria reconhece que tocar isto tudo ganhando titulo seria difícil , mas ai estamos nos mais uma vez brigando por todos os títulos que estamos disputando,
Nada disso é graças ao EBM, foi graças aos jogadores, que preguiçosos não queriam um técnico casca grossa.
Quais são os títulos do EBM?
Acho que independente de ser interino, o treinador tinha que ter respaldo e segurança. Só que no Brasil, sempre usa treinador e resultado de jogo como escudo para suas incompetências.
Inegável a evolução, mas a grande mudança a meu ver se deu na postura dos jogadores. O time agora entra mordendo, com mais entrega. Parece, que os caras entenderam em fim o que é o Flamengo. Outro fator que ajuda muito é a subida de produção de Diego, Everton Ribeiro e as laterais (sim os dois estão muito bem), o que não quer dizer que não precisa reforçar. O time ainda da umas osciladas, mas na média dos outros, que também oscilam. Barbiere tem o grupo com ele, isso é fundamental. Fico feliz, pois quero o bem do CRF independentemente de quem esteja no comando. Barbiere me surpreende de forma positiva. Muito cedo para fogos de artifício, mas esta no caminho certo.
Se perde 3 seguida os mesmos que elogiaram vão crítica e dizer que não tem capacidade de ser técnico
Cara, o time está ajustado.
Se começar a perder os jogadores têm sua parcela de culpa, assim como em todos os outros fracassos.
Eles estão jogando com raça, se com os outros treinadores eles jogassem assim talvez não tivéssemos trocado tanto.
em algum momento falei de raça, time ajustado, culpa, outros treinadores, citei que esses comentaristas que o elogiam hoje se perder 3 vão criticar, porque são mentirosos, falsos e naõ sabem nada.
Maior merito do Barbie foi acertar a defesa, o time oscila muito na criação, erra muito o ultimo passe, depende muito do dia dos meninos Vinicius Jr e Paquetá, e dos armadores Diego e Everton Ribeiro, mas ao contrário do que vinha acontecendo antes, está muito difícil para qualquer time vazar o Flamengo, o ferrolho defensivo com 9 jogadores está um verdadeiro muro de concreto ruim de derrubar. E a transição pós roubada de bola tem sido rápida e em bloco. Algumas coisas me chamaram atenção para essa mudança, primeiro a nova atitude dos jogadores, com a raça que a torcida sempre desejou, o aproveitamento maior dos jogadores da base, a sorte dos zagueiros veteranos terem se machucado dando possibilidade dos mais novos e mais rápidos terem mais sequência, o posicionamento do Renê muitas vezes jogando como um 3o zagueiro quando não avança. Esse time que vem jogando considero o principal e com a chegada de um lateral direito decente, um atacante de lado efetivo com um nível próximo ao VJr para a reserva ou para substituí-lo em caso de saída para o Real, e um centroavante melhor que o Dourado, seria campeão de tudo. No entanto temos uma janela para nos atrapalhar, a perda simultânea de Paquetá e Vinicius Jr poderá ser fatal após a copa, a diretoria tem que agir rápido porque a grana que entrará nesse caso é alta e mais que suficiente para repor as peças
Para mim a maior mudança foi de postura tática. Um time que não tem grandes marcadores têm que marcar a saída de bola, pois assim equivale a falta de técnica dos defensores adversários com a sua dificuldade de marcar. Isso tem feito as bolas chegarem mastigadas na defesa.
E com roubadas de bola do meio pra frente facilita a transição que por sua vez têm sido muito mais rápida com Diego soltando a bola mais rápido e Rodinei dando muita opção pela direita !
ué n eram esses mesmos q incitavam a torcida pra dizer q o fla n esta jgoando como flamengo ??? HIPÓCRITAS DESGRACADOS !! jgoar como flamengo é isso !! é ganhar parceiro !!! vao tomar na olhota seus imundos !!