Conheça mais sobre Fernando Uribe, possível reforço do Flamengo

Compartilhe com os amigos

O Flamengo está prestes a anunciar a contratação de Fernando Uribe, atacante que vinha atuando no futebol mexicano. O jogador fora contratado pelo Toluca, do México, em 2015 e em sua primeira temporada pelos Diabos Vermelhos — como também são conhecidos — marcou 20 gols em 35 partidas, além de ter dado duas assistências.

Em 2016, após Fernando ter finalizado sua primeira jornada no país da América do Norte, o Consultor em Controladoria e Gestão do Futebol, Giovani Dalla Valle — que também é especialista em Gestão Técnica e de Clubes de Futebol —, fez uma análise, em seu antigo site Futebol Planejado, sobre a carreira e o estilo de jogo do atacante de, agora, 30 anos.

Conheça mais sobre Fernando Uribe, na visão de Giovani:

Uribe começou sua no Atlético Huila em 2003 e nele permaneceu até 2005. Após sair do clube que o formou, Uribe passou pelo Girardot entre 2006 e 2007. Em 2008 foi contratado pelo Cortuluá, aonde fez 28 jogos e 26 gols, chamando a atenção do Deportivo Pereira, por quem atuou em 2009 e marcou 10 gols em 21 jogos. Sua trajetória no futebol colombiano chegaria no auge ao ser transferido para o Once Caldas em 2010, clube pelo qual marcou 25 gols em 44 partidas na temporada, credenciando Uribe para ser contratado pelo Chievo da Itália. No futebol italiano, o atacante atuou em apenas 11 partidas e marcou 04 gols entre 2011 e 2012, retornando ao futebol colombiano após ser vendido para o Atlético Nacional de Medellín. De volta ao futebol de seu país, Uribe atuou também pelo Millonarios, acumulando 122 partidas e 50 gols marcados entre os dois clubes. No 2º semestre de 2015, Uribe iniciou sua trajetória no Toluca, clube pelo qual atuou em 23 partidas e marcou 15 gols.

Fernando Uribe é um jogador que atua na última linha do time em posição central. Pode atuar como atacante centralizado em esquemas 4-2-3-1 e 4-3-3 ou junto de um companheiro em esquemas 4-4-2 ou 3-5-2.

Trata-se de um atacante destro, de 1,82 m de altura, que tem bom posicionamento em posição central no último terço do campo. Tem bastante facilidade em jogar dentro da 1ª linha do adversário, disputando terreno e prendendo a marcação, realizando a movimentação horizontal para auxiliar a construção ofensiva pelos lados e a vertical para recuar ao inicio do 3º terço, abrindo espaços perto da área adversária.

(Mapa de Calor ——————>)

Na fase ofensiva, Uribe é muito utilizado para a definição das jogadas. É um jogador que não tem grande velocidade, porém tem explosão para acelerar e se posicionar em situação oportuna para a finalização, quesito que tem bastante facilidade. O atacante do Toluca finaliza com a perna direita com maior facilidade do que com a perna esquerda, tendo anotado no ano 09 gols com a perna preferencial e apenas 01 com a esquerda, além de 05 gols com a cabeça.

Sua participação na construção ofensiva é pouca, demonstrando que é um jogador que possui algumas limitações técnicas para realizar passes em profundidade. Em contrapartida, Uribe realiza muito bem o trabalho de pivô e se posiciona de forma qualificada no último terço do campo, apresentando 84% de acertos nos passes, sendo 63% realizados em direção oposta ao gol adversário.

Construção Ofensiva – Pivô

Uribe sabe aproveitar espaços e é um jogador extremamente atento aos movimentos ofensivos dos companheiros, raramente deixa de aproveitar um passe ou não dá continuidade a jogada por não entender a ação. É um atacante que lê bem o jogo e sabe realizar a infiltração dentro da área, aproveitando os espaços atrás da 1ª linha adversária.

Busca por espaço atrás da 1ª linha.

Normalmente, Uribe é o alvo da 1ª bola e realiza com efetividade a manutenção dela no último terço do campo, dando tempo para o restante do time avançar pelo terreno adversário.  Seu potencial de drible é baixo, porém sabe proteger a bola e consegue certo sucesso nos enfrentamentos ofensivos, tendo 62% de vitórias nesse quesito.

Alvo da 1ª Bol


 

Na fase e transição defensiva, Uribe tem papel importante ao realizar a pressão ao portador da bola, geralmente pouco tempo após a perda ou no inicio da construção ofensiva adversária. Seu bom senso de posicionamento contribui para que ele busque a aproximação ao adversário, dificultando a saída de bola.

Pressão

Uribe tem um aproveitamento de 19% nas finalizações, dos 233 remates e oportunidades que saíram dos seus pés nos últimos 18 meses, 45 se transformaram em gols. Trata-se de um jogador que não hesita em finalizar e tem bom aproveitamento também em bolas aéreas, apesar de não ser extremamente alto.

De fato, é um jogador que pode ser útil a diversos times e merece atenção quando enfrentado. Já possui 132 gols em 300 partidas na carreira, uma média um pouco maior do que 01 gol a cada 2 partidas. No Toluca foram 15 gols em 23 jogos, sendo 10 deles que empataram o duelo ou colocaram o time em vantagem no placar.

Jogos recentemente observados.

Morelia 1×1 Toluca – 24/01/2016

Pumas 3×2 Toluca – 17/01/2016

Toluca 1×0 Tigres – 10/01/2016

Toluca 0x2 Tigres – 07/12/2015

Tigres 0x0 Toluca – 04/12/2015

Toluca 1×0 Puebla – 29/11/2015

Puebla 2×2 Toluca – 27/11/2015

Deportivo Cali 1×0 Millonarios – 01/06/2015

Millonarios 3×2 Deportivo Cali – 29/05/2015

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sou mais o Vitor Gabriel, o Flamengo precisa de um substituto para o Vinícius, Vitinho ou o Vargas e laterais e não centro avante diretoria burra

  • 19% de aproveitamento ? Vejam os mesmos números do Dourado pois, me pareceu, MAIS, DO MESMO !!!

    • Veja a MEDIA de Gols….na maioria das equipes em q passou é de MAIS de 50%. Guarda a cada 2 jogos !!!! Bom pra caralho !

      • Fora ua caracteristica de sair da area fazer o pivo se apresentar para dar o primeiro combate e nesta temporada sao 10 gols chutando e 9 cabeceando vindo por um salario razoavel e um tempo de contrato nao muito longo na minha opiniao vale a pena.

  • Se vier vamos apoiar!

Comentários não são permitidos.