Drible de Corpo: “Até quando o Flamengo suportará ser o líder do Brasileirão sem a contribuição do seu centroavante?”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro na contramão dos últimos campeões da Série A. O Corinthians de 2017, 2015 e 2011 tinha centroavantes decisivos. Jô, Vágner Love e Liédson desequilibravam. O Palmeiras de 2016 contava com Gabriel Jesus para desatar nós de partidas complicadas — uma delas, contra o próprio Flamengo, no Allianz Parque. O Cruzeiro do bi de 2013 e 2014 contava com Ricardo Goulart. Fred fez a diferença nas conquistas de 2012 e de 2010 do Fluminense. O que seria do Flamengo sem as 19 bolas na rede de Adriano, o Imperador, no título de 2009? A campanha rubro-negra em 2018 depende até agora fundamentalmente de Vinicius Junior e dos homens do meio de campo.

No dia em que Paolo Guerrero soube que poderá disputar a Copa da Rússia pela seleção do Peru, o Flamengo sentiu mais uma vez na pele a carência de um centroavante. Artilheiro do último Campeonato Brasileiro ao lado de Jô, Henrique Dourado tem seu valor, mas não repete no Flamengo o desempenho que teve no ano passado com a camisa do Fluminense. Culpa dele? Não totalmente. Dos 15 gols rubro-negros nesta edição, apenas dois foram do centroavante. Ambos na vitória por 2 x 0 diante do América-MG, na segunda rodada. No Brasileirão, não marca desde 21 de abril. São dois gols em 508 minutos.

No ano passado, o Fluminense jogava em função de Henrique Dourado. Continua sendo assim com o menino Pedro. No Flamengo, Dourado continua parecendo um estranho no ninho. Em tempos de Copa do Mundo, podemos dizer que ele lembra Fred na Seleção Brasileira de 2014. O time de Felipão não jogava para ele. Resultado: Fred era chamado de cone. Conclusão: o garoto Vinicius Junior é o artilheiro do Flamengo no Brasileirão com quatro gols. Os meias Lucas Paquetá (3), Éverton Ribeiro (2) e Diego (2) contribuíram juntos com sete.

Henrique Dourado no Brasileirão 2018

  • 14/04 – Vitória 2 x 2 Flamengo (0 gol)
  • 21/04 – Flamengo 2 x 0 América-MG (2 gols)
  • 29/04 – Ceará 0 x 3 Flamengo (0 gols)
  • 06/05 – Flamengo 2 x 0 Internacional (0 gol)
  • 13/05 – Chapecoense 3 x 2 Flamengo (0 gol)
  • 19/05 – Flamengo 0 x 0 Vasco (0 gol)
  • 26/05 – Atlético-MG 0 x 1 Flamengo (0 gol)
  • 31/05 – Flamengo 2 x 0 Bahia (0 gol)

Os meias do Flamengo compensam o “jejum” de Henrique Dourado. Lucas Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego estão colocando os pés dentro da área, assumindo a responsabilidade do centroavante. Resta saber até quando isso será possível. A tendência é que os homens do meio de campo sejam cada vez mais visados pelos marcadores adversários. A começar do duelo deste domingo contra o organizado Corinthians.

Durante a Copa, Maurício Barbieri terá um mês para fazer a “inserção social” de Henrique Dourado ao time. Não dá mais para o centroavante viver à margem do time. Das duas uma: ou o Flamengo encontra um centroavante capaz de se encaixar no sistema de jogo — sonha com Vágner Love — ou terá de abrir mão de Henrique Dourado por um falso 9 depois do Mundial. Função, por exemplo, que Paquetá assumiu contra o Cruzeiro no primeiro jogo da final da Copa do Brasil no ano passado. Rodriguinho tem feito isso no Corinthians nesta temporada. Romero e Danilo também assumiram esse papel no alvinegro nos tempos de Tite.

A arrancada do Flamengo neste Campeonato Brasileiro é muito boa. Resta saber até quando a tropa de elite formada por Vinicius Junior, Diego, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá conseguirá blindar Henrique Dourado da responsabilidade de um centroavante. Há casos de times campeões brasileiros que, na carência de um matador, recorreram a falsos nove. Mas dá trabalho.

Reprodução: Blog Drible de Corpo | Correio Braziliense

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • posso me enganar muito mas acho que o Dourado vai crescer muito com a parada pra copa e voltar fzd muito gol

  • Eu ainda creio que Dourado possa dar jeito. É só não querer que ele seja outra pessoa. Ele não pode sair de perto da grande área. Da pra treinar 2 ou 3 jogadas pra ele, e isso não custa. Se ele está bem posicionado na area mas os cruzamentos são tortos, que culpa ele tem? O Flamengo não sabe jogar com um centroavante como ele, mas pode aprender, melhorando o passe e os cruzamentos. Dourado é o menos culpado. Até que fez um, mal anulado, contra o Vasco. Repito, Dourado não é habilidoso mas não desaprendeu de fazer gols. Pode ser muito útil, se o Flamengo jogar pra ele finalizar. Que alguém crie alternativas pra ele.

  • Galera tá tudo indo bem não caiam na onda desses caras. Na hora que precisarmos do Ceifador ele vai fazer gols, por mim que seja de penalty, ou gol simples feio na raça importante é bola pra dentro, se esses caras querem ver centro avante bom que eles ajudem a comprar, tudo tem sua hora, se o cara não se encaixar um garoto vai aparecer, porque a base vem forte.

  • Deixa os garoto brincar! Lincoln, Vitor Gabriel… Não sei se vai “solucionar” nossos problemas mas não podemos deixar de tentar, acorda Barbieri!

    • Esses garotos são bons de bola e já mostraram que se tiverem sequência poderão fazer a diferença.

      Com todo o respeito ao Dourado mas tá na hora de testar a mulecada nesse ataque também.

  • A matéria passa a ser sem sentido quando se compara situações que já aconteceram com a que mal começou.
    Fred em 2010 – 14 jogos 5 gols
    Goulart não era centroavante.
    Love em 2015 – 31 jogos e 14 gols
    Gabriel Jesus em 2016 – 27 jogos 12 gols
    Até o Adriano no time de hoje teria dificuldades pra jogar já que o time não joga em função do centroavante
    Pra mim o único atacante que consegue ser decisivo é o CR7 que consegue uma média de 1 gol por jogo o resto é o resto.

    • Adriano n teria dificuldade meu amigo, ele era diferenciado, n era jogador comum

      • a dificuldade do adriano é outra, akkkkkkkkkk pow, pelamord, joga ate de perna amarrada !

  • O Ceifa vai meter um hat trick pra cima dos gambás imundos e encerraremos esta discussão. O Flamengo vem num ótimo momento, liderando o Brasileirão e disputando as fases decisivas da Libertadores e Copa do Brasil. Quando vimos o Flamengo assim da última vez? Me arrisco a dizer: nunca! Isso porque as vezes que liderou o Brasileiro não estava concomitantemente na Libertadores e CB, porque apenas em 2013 foi possível a disputa por um mesmo time duas competições. Resumindo: vamos apoiar, independente de quem estiver em campo. Se fosse esse mesmo cenário na época em que jogavam Vaz, Caramujo, Mureta e Peteleco (dá agonia só de lembrar) eu apoiaria.

  • A matéria tem sentido mas tem uns erros grotescos. O Liédson não foi isso tudo em 2011, mas ok. Agora o Ricardo Goulart não era o centroavante do Cruzeiro, em 2013 foi o Borges que meteu um monte de gols por sinal e em 2014 foi o Marcelo Moreno (ele mesmo) que também fez muitos gols. Ser jornalista esportivo hoje em dia tá fácil, nem fazer uma pesquisa simples não precisa mais.

    • Dagoberto também fez alguns gols naquele time das marias.

  • Até Josiel tinha mais recursos que esse ser que só sabe fazer gol de Penalty.

  • A solução do flamengo está no banco de reservas. Chama-se Lincoln.

    • Concordo, é só da sequencia pra ele! tem muita qualidade e entrosamento com o Vinícios Junior.

    • O problema é o Flamengo tentar consertar uma burrada fazendo outra. Dourado tem contrato até o fim de 2021. Já era. Tá assinado.
      Desnecessário trazer o Love. Já tem o Lincoln e Vitor Gabriel.
      Deviam é se preocupar com a saída do VJ e contratar o Vitinho.

  • Engraçado que quando o Flamengo tem um centroavante goleador aí todos criticam dizendo que um time não pode depender de um jogador apenas e blá blá blá… mas quando o time mostra que consegue ser líder e ter o ataque mais positivo do campeonato mesmo sem ter um goleador, aí vem com esse papinho dessa matéria ridícula.

    • Uma coisa é marcar gols sem depender exclusivamente de um centro avante, outra coisa é ter um centro avante que não faz nada. Além de não fazer gols, o Dourado não faz nada em campo. Da raiva ver ele jogando, ele não é jogador de jogar fora da área, ai ele sai e fica correndo de uma lado pro outro…

  • Vou dar a real aqui, o Dourado não é jogador pra esse elenco, como sempre a diretoria contratou o cara na base do desespero por causa do Guerrero suspenso, gastou uma fortuna pro cara vim e não se encachar em um esquema que precisa muito do pivô e principalmente ter técnica para evoluir as jogadas pra quem aparece de trás, mais uma contratação do RC, considerado o melhor do brasil e não ganhou porra nenhuma!

    • Para as douradetes eu nem li a matéria porque sei como é a impressa barrista, só vim expor o meu comentário sobre esse cara no elenco. SRN

    • Na verdade o modo como o time joga hoje não precisa de homem fixo muito menos pivô porque os homens de meio e os atacantes de ponta são muito habilidosos.

      Esse time precisa de um centroavante de movimentação estilo Ricardo Oliveira ao invés de um poste.

      • Um estilo Ricardo Oliveira porém, mais jovem e veloz.

    • O Flamengo de meses atrás que parecia um bando em campo e que vivia de chuverinho teria no Dourado alguma utilidade… Esse Flamengo de agora (que é muito melhor) aproveita o talento de seus meias e do Vinicius pra criar jogadas com passes rápidos e tabelas, ai as deficiências do Dourado se tornam mais gritantes

      • isso mesmo.

    • Que mané pivô mano, o time joga com 3 meias p entregar a bola no ataque, esse nome foi inventado p justificar o absurdo pago ao Guerrero.

  • Já encheu o saco essa imprensa marrom criticando excessivamente o Dourado para que o Flamengo se desespere e contrate o Love por uma fortuna.

  • A inveja é uma merdaaa… estão tudo preocupado com o Flamengo, querem desestabilizar o nosso time a qualquer custo, matéria muito tendeciosa, estão querendo entrar na mente do Barbieri e provocar uma crise no Mengao!!!! Enquanto o Flanengo tiver o melhor ataque e com está defesa sólida, seremos sim líderes do Brasileirão!!! Segue o líder!!!

  • Ninguem esta blindando ninguem, cada um esta fazendo o seu… O Dourado que corra atras do prejuizo senao outro Centroavante tomara o lugar dele, ponto final…chega de mimimimimimi materia tendenciosa!

  • Ricardo Goulart não era o centroavante do Cruzeiro.

  • Torço muito pelo Henrique Dourado no mengão, queria muito que desse certo.

  • Olhando a partida veja como toda ultima bola ele abre para receber a bola, mas eles não passam, no barcelona msm sendo meia e participando mais o Messi quando vai para a área eles LEVANTAM A CABEÇA e notam que ele abriu para receber e finalizar, acredito que se dessem duas finalizações para o dourado, ele faria no mínimo um gol por partida, veja os melhores momentos contra o Bahia quantas vezes ele abriu sozinho..

    • não estou falando que ele é bom hein..

    • Tem muita bola q precisa do último passe e os meias preferem arriscar o chute do que fazer o passe.

  • Galera, o Dourado é muito ruim! Não tem jeito não. Ele pode fazer até gol amanhã, mas não é só questão de gol não. Ele não sabe se posicionar, segurar uma bola, fazer tabelinha rápida. A bola vai e volta. Ele não segura. Não preocupa a zaga adversária.
    Quando comparei ele com Brocador foi que ele teve 1 ano no Fluminense e Brocador 1 ano Flamengo e esses 2 não vão mais produzir mais nada na vida. Um gol aqui e aquo lá.
    Aí faz um gol amanhã e uns torcedores já se animam com ele.
    Ele é ruim e ponto final. Aliás ruim é pouco: é PÉSSIMO!

    • Mano tô cansado de falar isso aqui, mas, já disse em outro post, q poucas vezes eu vi um jogador atrapalhar tanto o time quanto esse dourado, ele facilita a vida dos adversários.
      Até Quando?

      • Difícil! A questão que a Diretoria fica querendo justificar os milhões e milhões investidos neles e mais o salário. Se for assim justifica então:
        Arão
        Rômulo
        Geuvanio
        Ederson
        Trauco
        E cia ….
        eles têm que aceitar que estão sendo salvo pelos meninos da Gávea, e não sendo injusto, que é um trabalho forte da diretoria também. Mas que estão sendo salvo pelos meninos estão. Pq não sabem contratar. Ponto final!

        • Poxa, o Trauco veio de graça, e o salário dele não é dos maiores não, muito por conta da desvalorização da moeda peruana em relação ao real…

          • Amigão, até onde sei. Me corrige se estiver errado. Vi aqui diversas vezes. Mas diversas vezes.
            Arão: 250 mil
            Rômulo: 300 ou 350 mil
            Geuvanio: 600 mil (absurdos)
            Ederson: 250 ou 300 mil
            Trauco: 350 mil

            Todos salários mensais!
            Pode ir atrás aí!
            Já vi isso diversas vezes!!!

            Veio de graça. Mas o salário dele é esse aí!

            • Arão beira os 350 mil, na real…
              Geuvânio é o mais absurdo deles
              Ederson tá na casa dos 400 mil
              Rômulo é mais ou menos isso
              O único que está acima é o Trauco, que tem um salário na casa dos 250 mil, e ainda veio de graça para o time, diferente de todos os outros, que tiveram custo de aquisição ou de empréstimo.

              • Ederson tem salário de 200 mil.

        • Penso da mesma forma, tava torcendo pra ele levar o terceiro cartão contra o Bahia, pra ver como o time renderia com outro jogador dês do início…más nem falta o cidadão faz,Tá parecendo até o mito Araújo, q não levava cartão e nem se contundia…kkk

        • Contratos longos e salários elevados. Não vinga e depois não consegue emprestar para outro time. Herança maldita do RC.

          • Longos e com altos salários e para jogadores duvidoso. Isso que me irrita.
            Ederson, Carlos Eduardo, Rômulo, Conca (todos esquecem), Geuvanio e cia. Todos em extrema baixa lá fora.
            R. Caetano não fez bem nenhum no Flamengo. Não vejo coisa boa. Vejo da diretoria. Agora do Caetano NADA!

  • Ate amanha, quando ele fara 2 gols.

    • Não mudará nada! Pode fazer 3. Continuará sendo péssimo jogador que em 1 jogo brilhou e deu sorte (ainda mais se tiver pênaltis).
      Ele não sabe jogar, posicionar e segurar uma bola!!!

      • So reclama!

        • Temos que ser realista e exigentes sim!!!
          Amigo, os jogadores estão ganhando fortunas, ficam milionários, salários em dia, luxo como nunca teve no Flamengo e quero o melhor sim. Sou exigente e temos que ser. Assim alcançaremos títulos e um domínio do futebol e não apenas de números.
          Vc concordar que Dourado é tem honra para vestir o manto está de brincadeira!
          Vamos cobrar mais. Isso não é reclamar. E exigir. Somos Flamengo e como todos dizem: Flamengo é Flamengo! Não é?
          Não é pra qualquer um!!!

          • Estuda esquema tatico, transicao, triangulacao e vc tera outra visao.

            • Sim! Qual triangulação que Dourado faz? Transição?
              Qual domínio de bola? A bola bate e volta!!!
              Amigo, está tentando justificar o injustificável.
              Ele sequer sabe se posicionar.
              Ele não é ruim. Repito: não é ruim!!!
              É PÉSSIMO!
              Se colocarem Lincoln ou Vítor Gabriel não saem mais.
              Quando Dourado for suspenso não vão colocar nenhum dos 2. Pq tem preservar Dourado. Pq senão ele não volta mais e os meninos tomam conta.
              E como justificar os milhões nele.
              Escreve aí: sem Dourado, não entra um centroavante como titular. Escreveu?!

              • Nao vou ficar aqui te dando aula de futebol, pq o seu papo total ‘e de torcedor…mais uma vez, estude e vc tera outra Visao!

      • Se fosse o Guerrero a fazer dois gols após longo jejum com cartões amarelos seria Deus, mas já que é o Dourado continuará ruim.

        • Acho que vc não leu meus comentários anteriores. Ou como dizem: saber ler é para poucos!
          Amigo, Guerrero não precisa nem fazer gol para jogar bem e ser um dos melhores em campo. Guerrero, segura bola, da opção de passe, se posiciona, tabela, da até bolas em diagonais, funciona como pivô, mas o principal é que a bola não bate e volta. Guerrero segura a bola!
          Mas acho que vc assiste pouco futebol!
          Te perdoo meu amigo!
          Sua comparação foi infeliz. Eu entendo.
          Valeu amigão!
          Comparar um jogador nível Guerrero com um perna de PAU. Está perdoado!
          Abraços

          • Engraçado que não ví esse jogador em 3 anos a não ser pelo oba oba da mídia, Dourado Guerrero 2 merda.

            • Concordo Jhon Silva, atacante tem que fazer gol, não adianta saber dominar e chutar p fora.
              Guerrero não fez diferença nenhuma no Flamengo, assim que ele saiu no ano passado Vizeu começou a fazer os gols q ele não fazia, levando o flamengo a duas finais.

          • Não precisa fazer gols é o cacete! Guerrerete detected! Todos esses argumentos ridículos para justificar a presença dele (segurar bola, pivô, passe) não se sustentam se a valência principal de um centro avante que é meter bola na rede ele não faz! E não sou eu que digo, são os números! Que centro avante é esse que no seu melhor ano na história fez 20 gols? É a mesma coisa que manter um goleiro só razoável no time, só porque ele é bom com a bola nos pés e faz uns gols de falta de vez em quando e ainda pagar um altíssimo salário. Qual a lógica disso?
            E não estou aqui defendendo o Dourado não, ok? Se ele tá mal, ou não deu certo no time, bola pra frente, busque outro, lance um da base, sei lá. Mas ficar defendendo o indefensável Guerrero com argumento de que não precisa fazer gols pra jogar bem? Desculpe, não dá não.
            Te perdoo também pela sua idolatria ao cocô.

            • Ok! Vc está certo e eu e 90% dos comentaristas, narrador, ex joagadores, etc etc estamos errados.
              Guerrero é péssimo!
              Brocador que fez bastante gol é melhor que ele!
              Vc está certo!
              Desisto!
              Só pra vc saber:
              Guerrero: 900 mil com tudo
              Henrique Dourado: 700 mil com tudo.
              Quem tem altíssimo salário?
              Pelo menos 1 engana 90% dos comentaristas, foi campeão mundial, é seleção indiscutível.
              Já teve mercado europeu e etc.
              mas vc está certo!
              Desisto!

              • Seleção do peru, não é grandes coisas.
                Um gol contra o Chelsea num time excelente que era aquele corinthians do Tite não pode ser motivo pra se apoiar o resto da vida.
                E ninguém está defendendo o Dourado em lugar nenhum.
                Como disse antes, se não tá dando certo com ele, bola pra frente. Sem idolatrias sem fundamento. Mas parece que quem não sabe ler não sou eu…

      • Vamos apoiar ate chegar alguém.

        O pessoal ultimamente anda torcendo mais pra ter razão do que pro time vencer.

        As opcoes do mercado são péssimas, não temos dinheiro pra trazer alguém de nível, ou acha que o W love é o cara de segurar a bola la na frente? Nunca foi.

        • Gostei da parte de querer ter razão.
          Viu, como discutir de maneira saudável é outra coisa!
          Vamos torcer para Dourado queimar a nossa língua hoje e até onde puder.
          Quero ver meu Mengão na liderança!
          Valeu brother!

    • 2 gols imaginários!

  • a maior dificuldade dos centro-avantes do flamengo é o esquema tático, e nisso ai que o fla erra, com esse tipo de jogo o certo é jogar com um falso 9 na área, e não com atacantes do tipo guerrero ou dourado

    • Sempre bato nessa tecla , iríamos ter um volume de jogo absurdo.

    • Justo! mas o Guerrero se encaixa, pq ele sai pra buscar bola e tabela…ate o velinho Love tbm!

    • Certamente! Mas é justamente nesse tipo de jogo que o Guerrero se encaixa, já que é um atacante que não joga fixo na área, ele volta para fazer o pivô (no Brasil não há ninguém que faça como ele, e pessoal fica criticando injustamente), para fazer tabelas e passes, abrir o espaço para outros jogadores aparecerem na área, chamar a marcação para outros fazerem a infiltração…

      • Concordo, os modinhas ficam reclamando do cara!

  • Infelizmente estamos sofrendo com isso a tempos, não vamos esquecer que com o “pivozão” tínhamos o mesmo problema, falta de atacantes que façam gols.Tenho certeza que se o Guerrero tivesse feito seu papel, seríamos campeão brasileiro de 2016.

Comentários não são permitidos.