Drible de Corpo: “Flamengo, o líder com impressionantes sete vitórias sem sofrer gol”

Compartilhe com os amigos

Outro dia este blogueiro perguntou aqui neste espaço: até quando o Flamengo suportará ser líder do Campeonato Brasileiro sem a contribuição dos seus centroavantes? Até então, os meias e o atacante Vinicius Junior resolviam as partidas. A resposta foi mais rápida do que eu esperava.

Felipe Vizeu decretou a vitória sobre o Corinthians no último domingo. Henrique Dourado e o mesmo Felipe Vizeu assinaram o triunfo rubro-negro sobre o Fluminense nesta quinta-feira, no Mané Garrincha. Um desencantou no jogo certo, ou seja, contra o ex-time. O outro resolveu encerrar a passagem pelo clube em grande estilo antes de vestir a camisa da Udinese, da Itália. Dourado não balançava a rede há nove jogos. Vizeu, que andava jogado para escanteio no elenco, marcou pelo segundo jogo consecutivo.

Um detalhe chama mais atenção do que o desempenho recente dos centroavantes. O Flamengo chega a sete vitórias nesta Série A. E simplesmente não sofreu gol em nenhum dos triunfos sobre América-MG, Ceará, Internacional, Atlético-MG, Bahia, Corinthians e Fluminense. Não pode ser mera coincidência. Os setorista que acompanham o dia a dia do time lá no Rio já devem ter notado um pouquinho de Mauricio Barbieri na organização tática do time.

As sete vitórias sem sofrer gol

  • Flamengo 2 x 0 América-MG
  • Ceará 0 x 3 Flamengo
  • Flamengo 2 x 0 Internacional
  • Atlético-MG 0 x 1 Flamengo
  • Flamengo 2 x 0 Bahia
  • Flamengo 1 x 0 Corinthians
  • Fluminense 0 x 2 Flamengo

O Flamengo, que já estava garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores da América e nas quartas da Copa do Brasil, tem tudo para aproveitar a pausa do Campeonato Brasileiro em primeiro lugar. Quando se trata do clube da Gávea, trata-se de uma paz preocupante. A diretoria pode achar que está tudo certo. Ou, de uma hora para outra, colocar tudo a perder com as decisões que serão tomadas na intertemporada. Maurício Barbieri será efetivado? Continuam procurando alguém experiente para ser o frio de mão do interino? Até que ponto os reforços farão bem ao elenco. E a pergunta que não quer calar: Vinicius Junior fica ou vai para o Real?

Quanto ao Fluminense, continuo achando excelente o trabalho de Abel Braga. Mas o elenco é limitado. É difícil montar a escalação com Pedro e Marcos Júnior. Sem eles então… O 3-6-1 foi uma tentativa de congestionar o meio de campo e quebrar a velocidade, o ímpeto de Vinicius Junior, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá. O gol de Henrique Dourado atrapalhou os planos.

Abel Braga reclamou de alguns lances de efeito de jogadores do Flamengo no clássico. Chegou a cobrar atitude de Maurício Barbieri. Lembrei na hora do lance de um moleque abusado comandado por Abelão no Internacional no Mundial de Clubes da Fifa de 2006. Alexandre Pato bateu embaixadinhas, conduziu a bola no ombro contra o Al-Ahly, do Egito (vídeo abaixo). O técnico português José Manuel não criou caso com Pato ou Abel por isso. Muito menos achou desrespeito.

Houve exagero de subestimar. Não é legal. Chamei atenção do Barbieri… Daqui a pouco quem está perdendo, com sangue quente, dá uma entrada e alguém quebra a perna”, chiou Abel.

Reprodução: Drible de Corpo | Correio Braziliense

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Dane-se o Abel. Ridículos e vergonhosos os seus comentários sobre o futebol alegre e habilidoso dos jovens talentos do Flamengo. Eu me sentiria pequeno ao tentar impor que os garotos abrissem mão de jogar o melhor que podem para se igualarem ao nível e limites dos atleta do seu time.

    Logo ele, que como treinador, passa dificuldades para montar uma boa e competitiva equipe, sabe o quanto está difícil no Brasil e em outros países, despontarem novos talentos natos, com a frequência que se observava em décadas anteriores, e ou formar garotos que dominem os fundamentos básicos e tenham atitudes para se imporem, que absorvam e apliquem as técnicas, tenham ousadia e saibam desequilibrar física e psicologicamente com dribles seu adversário. O valores astronômicos das contratações de raridades no mercado, como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, Vinicius Júnior, falam, por si só, o quão valiosas e esporádicas são essas jóias no mercado do futebol.

    Sim, a solução que tanto encanta e hipnotiza a todos no futebol é o drible, e não o problema. O drible objetivo, ás vezes irreverente, é e sempre foi uma poderosa arma ao expor o oponente ao inesperado movimento que o impede de marcar, ao desequilíbrio corporal, ao vexame da queda, à perda de noção de espaço e a impossibilidade de frustrar o passe ou o gol. Tudo isso, somado, desestabiliza todas as expectativas do oponente, abalam e minam psicologicamente um setor ou toda a equipe, e daí, para a derrota falta muito pouco. Em suma, o drible é uma arma detestada e temida por todos os adversários menos providos de habilidades.

    Abelão, hoje, você é um excelente e reconhecido treinador, um grande e ousado profissional, e não foi por escolher e preferir os medíocres nas suas equipes que se tornou um vencedor. Não espere respeito às suas reivindicações, anti-desportivas, ressentidas e descabidas, de certo modo, beirando ao sentimento de inveja. E o pior, admitir publicamente, que se justifica uma agressão física, que venha afastar o atleta dos campos, por causa de um drible, ao invés de cobrar proteção, opondo-se à deslealdade durante a marcação. Espera-se sim, que saiba reconhecer e incentivar os seus e os outros garotos para que continuem a desconsertar, com irreverência, os esquemas, as táticas, as defesas, a monotonia e a robotização que enfeiam e espantam os torcedores e os amantes do espetáculo de futebol dos estádios.

    Quanto aos seus reclamos ao jovem técnico Barbieri, suponho que se encaixam, perfeitamente, na Síndrome da Mediocridade, que afeta, também, a muitos comentaristas, analistas, apresentadores e ditos entendedores do futebol, que não coram mais a face e se sentem superiores e respaldados não sei em quê, na verdade, ridículos, cretinos, quando compartilham da opinião de que as comemorações e o drible devem ser evitados. Na verdade, parecem ser traumatizados, odeiam e querem exterminar o bom futebol.

    Será que é mais confortante para o ego, engessar uma partida de futebol, só para que você e os seus atletas não sofram e sintam-se inferiores por saberem das suas próprias limitações, exigindo que os outros adversários não demonstrem suas melhores habilidades e alegria no que fazem por prazer e profissionalismo? Sinceramente, espero que seja só um momento de fraqueza humana.

  • Eu tenho que pedir desculpas ao Barbieri, sinceramente, nunca acreditei nesse time com o comando de um técnico desconhecido, mesmo por que o Ze Ricardo também começou bem, mas é visível a melhora tática do time, sem contar a vontade dos jogadores em querer cumprir seus papéis táticos, até o Rene está jogando um bom futebol. Vai ser campeão? Não sei, mas é bom ver o time do Flamengo se impondo em campo e jogando com tranquilidade, sem sustos. Valeu Barbieri, por mim, poderia ser efetivado.

    • Ainda esperaria para efetivar o Barbieri… não pelo trabalho do cara que, como você bem descreveu, MUDOU cara do time…. esperaria ele ganhar domingo do paraná e garantir de vez o primeiro lugar até o final da copa…. Mas, uma coisa é fato: o Flamengo está JOGANDO futebol… coisa que não vinha acontecendo… SRN

  • Futebol é resultado, todos sabem disso mas é impressionante a mudança de comportamento das pessoas na vitória e na derrota.

    Aqui mesmo na Coluna aquele pessoal, que ficava escrevendo “Fora EBM”, “Fora Renê”, “ER pior contratação”, “Só volto a ver jogo em 2019”, “Time sem raça” blablablaáa, dentre outras afirmações, sumiu e certamente estão esperando a primeira derrota para voltar a cornetar. A crítica é sempre importante, expor nossas opiniões mais ainda, mas ofender e ficar fazendo campanha política na internet para desestabilizar a diretoria e o time eu não concordo.

    Enfim, coincidência ou não, após o evento do aeroporto, o time começou a melhorar e, principalmente, os resultados apareceram. Resultado dá moral, traz confiança.

    Muitas vezes o nosso time jogou bem e não venceu. Este ano nem sempre tá jogando bem(ex: Atlético Mineiro) e tem vencido. Fomos eliminados da Libertadores em 2017 jogando muito bem mas não fazíamos gol e os resultados não aconteceram.

    Precisamos perceber que o Flamengo está em um nível que não acontecia desde a geração do Zico, com um time competitivo, entrando em todas as competições como um dos favoritos. Ser campeão não é garantido pois muitas vezes os jogos são decididos nos detalhes.

    Enfim, que a excelente campanha continue e que venham títulos este ano.

    SRN

    • Normal, existe um povo chato demais aqui na coluna, eles somem quando o time ganha, uma derrota eles voltam, mais uma derrota eles ficam rindo à toa, gostam da desgraça, gostam da crise. Que fiquem bem longe, mesmo por que, isso é sinônimo de vitórias do Flamengo.

  • O Abel não merece nem atenção! Ele é quem tem que se retratar pela falta de postura dele ao falar que os dribles de jogadores habilidosos podem acarretar em agressões adversárias, como se fosse dizer que estas agressões se justificassem.

    Agora, pra muitos assim como eu que se perguntava se algum tecnico daria jeito nesse elenco, o nosso estagiário dá dando uma aula. Deu gosto de ver o time recompondo pra marcar e se movimentando pra receber bola. Não existem “Marcios Araujos” parados e apontando outro jogador pra receber o passe. No gol do Vizeu isso é nítido. Jogadas ensaiadas!! Há qnt tempo não se via no nosso Flamengo?
    E ao contrário de um exaltadíssimo Carille que pegou uma filosofia de jogo pronta e mexeu nas peças, o Barbieri pegou um time sem credibilidade nenhuma. Se vai ser Campeão de alguma coisa eu não sei, mas o fato é que assim (mesmo se perder) dá gosto de ver o Flamengo.

    • Ainda bem que o nosso técnico não gosta de holofotes. Repare que ao fim do jogo ele sai rapidamente aos vestiários. O cara tem feito um trabalho exemplar. Ainda há muitos modinhas chamando o cara de estagiário sem conhecer seu passado. Esse sim é estudioso de verdade e mostra o que aprendeu em campo. Como você disse: jogadas ensaiadas, movimentação diferente, isso não tínhamos há muito tempo. O início foi tímido, mas não inventou e virou m ele joga quem estiver melhor.

  • Leiam todas as entrevistas do Abel após uma derrota pro Fla, sempre reclama de alguma coisa, do Juiz, do bandeirinha, agora foi dos dribles e humilhação de ontem, tem o perfil ideal para assumir o Botafogo!

    • Chororô

    • Cara ele é macaco velho. Sabe desviar o assunto da derrota, que o time dele foi totalmente envolvido, que não tiveram chance. Bota outra pauta pra ele apanhar em vez dos jogadores dele. Faz parte.

  • dourado é nulo, é um jogador a menos, tem que colocar o lincoln, vai ser muito melhor. Ah se tier um penalti, coloca o dourado.

    • depois tira o dourado novamente é? futsal?

  • ridículo o que ele falou, que dizer que o cara pode quebrar a perna porque o outro joga bola? quando retrocesso, se expressou muito mal

  • Chora Abelão , seu time é horroroso e não adianta chorar, vai comprar uns jogadores pra compor esse florminense ae blz…aqui é Flamengo e vamos humilhar até o fim, quero ver seus jogadores levando chapéu, caneta , drible da minhoca, da vaca e de toda a fazenda..kkkkkkkk

    • Kkkkkkk
      É arte

  • Os meninos já estavam entortando os jogadores do Fluminense no incio do jogo, no primeiro lance do Vinícios ela já deu uma caneta do lateral, depois entortou dois no meio de campo.
    Abel tem dessas coisas de tirar sempre o foco do time dele.

Comentários não são permitidos.