“É quase jogar com um a menos”, diz Mauro Cezar sobre Henrique Dourado

Na última quinta-feira (31), o Flamengo venceu o Bahia por 2 a 0 no Maracanã e chegou à marca de 17 pontos no Brasileirão, se mantendo na liderança da competição por mais uma rodada. Entretanto, nem todos os atletas do Mais Querido fizeram boa apresentação, como foi o caso do centroavante Henrique Dourado.

A atuação do camisa 19 foi analisada pelo comentarista Mauro Cezar Pereira, durante o programa Linha de Passe, da ESPN. Mauro destacou a pouca participação do Ceifador no esquema de jogo do rubro-negro, afirmando que a equipe precisa buscar outras opções para a vaga, ou passar a jogar de forma que beneficie o centroavante.

— O Henrique Dourado é um problema a ser resolvido. Ou o Flamengo busca uma formação sem o Dourado, seja com um dos centroavantes da base ou contratando um centroavante. Ou então o Flamengo cria situações pro Henrique Dourado, senão, é quase jogar com um a menos —, disse ele.

Mauro fez questão de relembrar o aproveitamento de Henrique Dourado em seu clube anterior, o Fluminense, no qual foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2017. Além disso, apesar de não esconder as deficiências do jogador, o comentarista afirmou que o maior erro não é do atleta em si, mas sim da diretoria, que fez análise equivocada ao contratá-lo.

A bola não chega pra ele, ele não participa do jogo. No Fluminense, as coisas aconteciam pra ele. Ele é centroavante de área, a bola tem que chegar. Ele não consegue trabalhar saindo da área, participando do jogo, fazendo pivô, tabelando… Ele não consegue. Ele até se esforça, corre, tenta… Hoje o Dourado não ficou o jogo todo, saiu no segundo tempo. Mas ele deu uma finalização errada, foi só. Ele não consegue nem ter oportunidade de chutar contra o gol adversário. Em muitos momentos, é quase menos um. Esse é o problema que tem que ser resolvido. A culpa maior não é dele, é de quem contrata. O rapaz joga assim, todo mundo sabe —, concluiu.

Apesar de ser o vice-artilheiro do Fla na temporada – com oito gols marcados -, Dourado enfrenta um jejum de oito jogos sem balançar as redes. A próxima oportunidade para o centroavante encerrar a seca de gols será no domingo (03), quando o Flamengo encara o Corinthians pela nona rodada do Brasileirão, em um típico ‘duelo de seis pontos’, uma vez que a equipe paulista está na terceira colocação, com três pontos a menos que o Rubro-Negro.

Veja também

  • Queria dar tempo p uma critica ao Dourado mas me incomodou muito as vesperas da volta do Guerrero o tanto q o Dourado brigou, lutou, correu… bastou o Guerrero sair o Dourado acabou… isso p mim tem nome…preguiça
    SRN

  • Como sempre o Mauro DorDeCotovelo Pereira continua reclamando de tudo. Mal elogiou o jogo, continua a falar que está tudo errado, sem falar nada de bom do jogo. É muito recalque.

  • se o time vence sem o dourado porque não colocar o lincon que pode ajudar recompondo pelos lados como fazia com vini na seleção sub 17? sem contar que se o moleque entrar; não perde mais a vaga;

  • eu não sei o motivo de tanta insistência desse dourado!!
    porra insiste pelo menos 3 partidas com lincon….bota esse merda do dourado no banco.. agora o cara não faz nada todo mundo ver e é tratado como um intocável.

  • O Barbieri deveria começar a pensar seriamente em não utilizar centroavante,coloca o Jean Lucas no lugar do Dourado tendo assim um time mais móvel,envolvente e dando mais liberdade pros meias.

    • Se ele fizer isso a imprensa começará a questionar o Flamengo que pagou caro pra trazer um centroavante e não estara utilizando.

  • Pera a culpa é de quem contrata? Então tem alguma coisa errada. Com o Guerrero a discussão era que não era goleador só sabia fazer pivô , agora o Dourado o problema é de que não sabe fazer pivô.
    A culpa é de quem treina o time , a obrigação da diretoria é contratar o que foi pedido (centroavante).
    Se o técnico não consegue montar um esquema em que o centroavante consiga jogar cabe a ele mudar a peça.

  • O certo é que o flamengo não tem um centroavante de verdade desde 2015, não podemos esquecer que Guerrero ja chegou passar 5 meses na seca de gol mas ainda fazia um pivô pra engambelar, o Dourado precisa de penalty pra engambelar mas nem sempre aparecem.

  • Eu falei , não contrata pega o Edgar Jr, até resolver a questão do Guerrero, um atacante bom e barato, ele fizeram o famoso cala boca pra torcida, queria saber o que faz esse analista de desempenho que nao veto o ceifador .

  • . .

  • Não tem nem o que comentar o Mauro Cezar disse tudo.

  • O problema foram as trocas de treinador, por exemplo, um treinador X quer um homem de área estilo Dourado porque ele quer ter um estilo de jogo que priorize esse atacante, ai o clube vai e contrata, só que esse treinador é demitido e chega um treinador Y que joga tocando a bola e tabelando, enfim, um estilo que requer um centroavante que saiba sair da área e jogar bem com a bola no pé, então o Dourado não vai encaixar nesse estilo. Foi isso que aconteceu, eu dou graças a Deus por essa troca de treinador porque to gostando do trabalho do Barbieri, porém na minha opínião o Dourado não vai se encaixar nesse estilo, espero que o Flamengo traga o Love e dê um jeito de negociar o Dourado…

    • Mas foi com o Carpegianni que o time começou a jogar com o 4141, logo o DOurado foi sim um erro da diretoria. EU acho que um time tem que ter uma filosofia de jogo, assim como o santos e o corinthians tem. O flamengo é um time que a torcida gosta que tenha posse de bola (por ser um time grande), ofensivo e que jogue trabalhando a bola. Ou seja, a primeira coisa que a diretoria tem que analisar ao contratar, é um tecnico que gosta de trabalhar dessa maneira e jogadores que se encaixe nesse perfil.

      • Sim, foi erro da diretoria mesmo, concordo que um time tem que ter uma filosofia, só acho complicado fazer isso no Brasil principalmente tentando jogar sempre com posse de bola, porque no Brasil a maioria dos técnicos são ruins e retranqueiros.

  • A verdade é a seguinte: tá aí pra bater pênalti. Teve pênalti ele bate, não teve só faz gol por milagre, até o Rever é mais perigoso na área.

    • O Réver dos últimos anos é mais perigoso nas duas áreas he he he

      Mas é isso mesmo, ele veio para tirar do Diego a responsabilidade dos pênaltis. Esse ano também estão deixando de marcar alguns pênaltis à favor do Flamengo em todas as competições.

      SRN

  • Lembrando que somos o melhor ataque do brasileiro com vários jogadores marcando, ter um jogador só q decide eh ruim, ele sempre vai ser mais marcado! Ele sabe definir e vai ajudar, com certeza!!!

  • O Mauro está cada vez mais metendo os pés pelas mãos. O René até ontem não valia nada, demorou mas ele tá ganhando moral. O dourado chegou ontem pra ocupar o lugar d um jogador MUITO mais experiente e tecnicamente superior q ele, mas pode melhorar.
    O momento dele não é bom, mas o Guerrero já passou pela msm situação de seca e impaciência da torcida.
    A forma d jogar do time exige outras qualidades mas ele pode crescer, melhorar e assumir a vaga. De qualquer jeito, não existe uma solução melhor no Banco, então até a copa eh com ele msm!

    • O pessoal é de momento, tem pouca visão do futebol jogado, e tem como base um comentarista que nunca teve qualquer contato com a bola… Zé Elias estupra ele em conhecimento e credibilidade…

    • Agora você falou tudo, eu mesmo já não aguentava as partidas horríveis do Renê e parece que ele aos poucos está dando a volta por cima, talvez seja esse o caso do Henrique Dourado, mas que é difícil aturar as partidas que ele anda fazendo …. tem hora que dá até raiva !

      • As criticas ao Rene sempre foram do mesmo nao participar ofensivamente das ações do flamengo, se limitar apenas na marcação. Foram com essas criticas que o Rene procurou melhorar e desempenhar mais funções em campo, ajudando mais o VJ la no ataque e fazendo o que sempre fez da defesa, que é marcar bem, antecipação das jogadas e dar um carrinho pra tirar a bola do cara exato. Então criticas sao sim bem vindas, cabe ao atleta saber usa-las para melhorar.

  • Ué? Há dois meses atrás ele tirava onda de quem sentia falta guerrero só pq esse inútil fazia uns gols de pênalti…. Mudou de ideia muito rápido…

  • O jornalismo brasileiro é de baixíssimo nível, pautado pela demagogia que consiste em escrever como se fosse movido pela passionalidade do torcedor. O cara escreve não para racionalizar o debate travado entre os comentaristas amadores, que somos nós, os torcedores, mas para fazer média com os mesmos, buscando fixar um público leitor. Dourado é um goleador, tendo sido artilheiro do brasileiro. Para ser eficiente, a sua movimentação dentro de campo terá que ser similar a que ele adotava quando atuava no Fluminense. Esses são os limites de todo atacante trombador, que sabe, entrtanto,fazer gols, cabendo ao treinador descobrir uma forma de melhor aproveitá-los.

  • Discordo um pouco. Ontem o Dourado não atrapalhou, então jogamos com 10, mas tem jogo que ele atrapalha, então passamos a jogar com 9 (10-1=9).
    Ele é o típico centroavante de dar o último toque na bola. No ano passado, quando jogávamos com pontas (Éverton e Berrío) que buscavam o fundo para “chuveirar”, o Dourado funcionaria bem. Hoje o time é mais coletivo, trabalha a bola e os jogadores que atuam aberto (Vinicius Jr e Éverton Ribeiro), não buscam o fundo para cruzar.
    Não é culpa do Dourado, pois vejo ele se esforçando o jogo todo, mas o time não joga em função dele e até acho que não tem que jogar mesmo. No Fluminense ele cansou de fazer gol, pois era bola nele o tempo todo para finalizar.
    Acredito que o Love se vier, fará muitos gols por ser além de um bom definidor, um jogador que participa e se movimenta muito.

    • ELe nao atrapalhou e nao ajudou, entao da no mesmo… Jogamos com 1 a menos.

      • Quando ele não atrapalha, é como se ele não estivesse em campo, ou seja, jogamos com 10. Quando ele atrapalha, subtrai 1 dos 10, tornando 9 em campo.

  • É isso que se percebe. Ou coloca o Lincoln ou coloca o Vinicius Jr. como falso 9, e o Jean Lucas no lugar do vinicius Jr fazendo o papel do paqueta, puxa o diego onde o Vinicius costuma jogar.

  • No Fluminense o time jogava em função dele, assim como era com Fred, no esquema do Flamengo nao se joga assim e ele ta pagando o preço. alias qdo tavam cogitando dele vir o meu questionamento era esse, se o fla iria jogar em função dele pq se nao jogasse seria contratação inutil

  • Mauro César se faz de maluco, so pode… A bola não chega no cara, raramente ele tem oportunidade de finalizar pois sempre recebe a bola de costas para o gol, tá ficando difícil aturar os comentarios dele, tá sempre escolhendo alguém pra perseguir durante um certo tempo !!!

    • Você está muito enganado, a bola não chega nele porque ele não se desmarca, não sabe fazer pivô, fura a bola, etc. Guerrero participava bem do jogo, então seu argumento é inválido.

      • Trump, concordo quando diz que ele é limitado tecnicamente e taticamente. Mas também não podemos deixar de levar em conta o fato do time buscar um jogo coletivo. Se já era difícil pra o rapaz com o time jogando pra ele, imagina não jogando…
        Eu, desde o princípio, nunca apoiei a vinda do Dourado. Achar que, no patamar que nos encontramos hoje, cai bem com a camisa do Flamengo um jogador extremamente limitado em diversos sentidos é se contentar com pouco.

      • Ahh, se liga maluco… Guerreiro era achincalhado por fazer pivô, aliás até hj… Quando tivermos um autêntico camisa 10 armador nato, tipo Felipe, Alex, Palinha, Djalminha, Scarpa etc… Sem um cara que entreguei o jogo com e sem a bola no pe, não se pode esculachar os caras… Se eu fosse o Bandeira investia pesado no Scarpa, mesmo sem poder jogar no momento, ele é novo, deveria esquece esse papo de Walace e Wagner Love, tem Jean Lucas e Vitor Gabriel, confio muito mais na base !!

        • Briel, não queria dizer isso, mas acho que só você concorda com você.

          • Porque tenho que concordar com vc nesse caso? Vc disse que quer um atacante que saiba fazer pivô, penso diferente, o que tem de errado nisso? Deixa o pivô para o futsal, futebol de campo isso não funciona e na minha opinião não existe !!

        • Tá falando merda. Nem vou discutir. Passar bem.

          • Merda vc tem nessa cabeça, a resposta foi de acordo!!!

    • Mas foi justamente isso que ele disse. A bola não chega para ele, portanto ou o Flamengo muda o esquema para jogar para ele, ou coloca outro jogador. Como não me parece necessário mudar o esquema, vale a pena tentar um jogador mais dinâmico. Deixa o Dourado prum segundo tempo amarrado pra jogar bola na área.

    • Mas foi exatamente isso que ele disse.

      • É porque vc não acompanhou pela tv, ele insinua que o jogador tem baixo potencial e destoa destoa dos outros, é nitido….

        • Mas não é mentira, o jogador é limitado e não se encaixa nesse sistema, dificilmente você vê ele recebendo bola dentro da área, que é o habitat natural dele, na maioria das vezes ele recebe a bola na entrada da área, de costas para o gol, assim fazendo uma função que ele tem uma dificuldade enorme para fazer.

          • Exato. Pelo estilo de jogo que a própria composição do elenco pede (Diego, Paqueta, Cuellar, ER) precisamos de alguém que saiba tratar bem a bola no ataque.

        • Acho que a sua opinião sobre o Mauro está te cegando. O Henrique Dourado tem potencial, tecnicamente falando? Não. O Henrique Dourado destoa dos outros? Sim.

          Ou seja, não há nenhuma mentira aí. A propósito, no texto acima ele até fez uma meia defesa do Ceifador, dizendo que o time não joga pra ele, como acontecia no Flu. Sinceramente, eu já penso que ele não se encaixa no Flamengo.

          • Acho que sua opinião sobre o cara está baseada no ódio cego… Ninguém questionou a parte técnica, mas de fato ele é um bom finalizador para os padrões do futebol Brasileiro, craque ele não é, jamais…

          • Ódio Cego? Rsrsrsrs. Quer dizer agora que não posso dizer que o sujeito é caneludo? Você define como “ódio cego” pensar que um jogador é limitado e não se encaixa no padrão de jogo do time?

          • Vc disse que minha opinião sobre o Mauro está me cegando, desse modo acredito que vc possa ser cego por opinar sobre um atleta e achar que todos tem que pensar igual… Questionar um artilheiro de Brasileiro e taxar o mesmo como caneludo é desproporcional, não ser um craque é uma coisa, agora caneludo é totalmente fora de contexto, o ódio gritou !!!

          • Vou listar aqui pra você mais outros jogadores que foram artilheiros: Josiel e Dimba. Menção honrosa para Val Baiano, que beliscou a artilharia a alguns anos atrás.

            Acho que o seu lance com o Dourado é sentimental. P.S.: É caneludo sim. Não consegue dar um passe de 3 metros.

          • O que te a ver os jogadores que citou com o pivô?

          • Sentimental? Kkkk
            Sou justo…

            Dourafo nem jogaria no meu time, dependesse de mim Vitor Gabriel já estaria no elenco principal desde o início do ano, e certamente já estaria preparado pra titularidade ou já seria titular…

          • Em tempo: é pedir muito querer num time da grandeza do Flamengo um centro avante que seja bom finalizador mas também saiba tratar a pelota com um mínimo de carinho? Eu acho que não.

          • Claro que não, mas no futebol não se conquista três pontos com um atacante que sonhamos, e sim com o que temos em campo ou até mesmo no elenco… Desse modo, seu pensamento é sonhador, e justamente diga-se de passagem, mas enquanto o inquestionável não chega, o questionável tem que ser avaliado de modo justo, e não comparado a um craque, simples assim !!

          • Tô sendo justo: ele não sabe fazer o pivô. Não estou o comparando a um craque: só quero que ele saiba fazer um pivô. Depois, dar um passe de 3 metros.

          • Aí é que tá, me perdoe, mas pivô de ©ú é πola, eu quero camisa 9 chutando pra gol…
            Nunes nunca foi pivô de poππa nenhuma, mas alguém enfiava a bola e ele guardava a maioria !

    • A bola nao chega nele pois o mesmo nao antecipa NENHUMA jogada… sempre fica parado esperando a bola chegar nele. Se for pra fazer isso, manda embora e coloca um cone ou poste la no ataque que vai custar muito menos.

      • Quem antecipa é zagueiro sangue bom, atacante se desloca kkkk…

        Tá com ódio do cara e nem percebe, não vou falar que vai infartar na arquibancada porque acredito que vibra muito por aqui mesmo, mas td bem…

Comentários não são permitidos.