GE: “Com ataques espelhados, Flamengo e Corinthians refletem eficiência ofensiva”

Compartilhe com os amigos

O clássico entre Flamengo e Corinthians, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, reúne os dois ataques mais letais do Brasileirão 2018.

Em números arredondados, o Corinthians precisa de seis finalizações para fazer um gol, e o Flamengo, de sete. Só que esses ataques terão o desafio de enfrentar defesas muito bem organizadas. Em casa, o Flamengo sofreu apenas um gol em quatro jogos, contra América-MG, Internacional, Vasco e Bahia, que estão longe de serem eficientes quando visitantes.

A diferença, agora, é que o visitante desta rodada é organizado e paciente. Até aqui, nenhum ataque provou ser tão poderoso quanto o do Corinthians quando atua fora de casa: em número redondo, uma a cada quatro finalizações vira gol, o que minimiza a característica de ser a equipe que menos finaliza na competição. O ataque que mais se aproxima do aproveitamento visitante de 27% do Corinthians é o Fluminense quando mandante: 19%.

Quando ataca, o Corinthians não se afoba. Absolutamente todos os gols da equipe no Brasileirão foram marcados de dentro da área. Outro exemplo disso é se tratar do time que menos finalizações faz de fora da área. Quanto mais perto do gol, mais fácil colocar a bola lá dentro.

Por outro lado, o Flamengo é o terceiro melhor ataque mandante da competição, com sete gols, atrás de Vasco e Atlético-PR. E também precisará de sangue frio: o Corinthians é a quarta melhor defesa visitante da competição com quatro gols sofridos em quatro jogos (atrás de Atlético-PR, Cruzeiro e Grêmio).

Ataques espelhados

A grosso modo, o ataque do Flamengo tende a finalizar quase o dobro de vezes da direita da grande área em comparação com a esquerda. Foram 29 finalizações e quatro gols da direita da grande área e 16 finalizações e dois gols da esquerda. Seu ataque apresenta um padrão interessante: de 17 contra-ataques finalizados, 11 foram concluídos da direita, três do meio e três da esquerda. Fica evidente a estratégia trabalhada.

Flamengo finaliza 81% mais da direita da grande área em relação à esquerda (Foto: Espião Estatístico)Flamengo finaliza 81% mais da direita da grande área em relação à esquerda (Foto: Espião Estatístico/GE)

Como em um espelho, o ataque do Corinthians reflete uma imagem invertida: caminha para o dobro o número de finalizações da esquerda da grande área em comparação com a direita. Foram 22 finalizações da esquerda, com dois gols, e 12 da direita, com cinco gols, três do meia Rodriguinho.

Até aqui, a equipe já fez dez finalizações em contra-ataques. Sete finalizados da esquerda, dois do meio, e apenas um da direita. Não é difícil perceber o que é treinado.

Corinthians finaliza 83% mais do lado esquerdo da grande área em relação à direita (Foto: Espião Estatístico)Corinthians finaliza 83% mais do lado esquerdo da grande área em relação à direita (Foto: Espião Estatístico/GE)
Espelho, espelho meu

Além da vitória em si, para o atacante Vinicius Junior e para o meia Rodriguinho estará em jogo a possibilidade de assumir a artilharia da competição. Ambos marcaram quatro gols, Vinicius em oito jogos, e o rival em cinco. Em média, o atacante fez um gol a cada 162 minutos, e o meia, a cada 118 minutos

As marcas impressionam porque o campeonato está só começando, mas os dois já fizeram mais gols do que no Brasileirão todo do ano passado, no qual ambos marcaram três vezes, Vinicius em 25 jogos, e Rodriguinho em 32 partidas.

E além de fazer gols, eles ainda colaboram com assistências: foram três de Vinicius Junior e uma de Rodriguinho, o que os coloca em um patamar de destaque: um participou de 47% dos gols do Flamengo, outro, de 45% dos do Corinthians, o que praticamente significa participação direta em um a cada dois gols das equipes neste Brasileirão.

Mesmo com todo esse brilho, será uma surpresa se chegarem à artilharia neste confronto: Vinicius Junior é muito mais eficaz nos jogos como visitante, quando participou de 63% dos gols do Flamengo, e Rodriguinho, quando atua como mandante, com participação em 60% dos gols do Corinthians.

Reprodução: Globo Esporte

Créditos da Foto: André Durão

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Algo muito importante é o fato da maioria dos gols do Corinthians saírem pela direita, nosso lado mais forte com Renê

  • É só não se afobar que ganha o jogo. Não é jogo para Henrique dourado.

  • Como sempre, aquela velha puxada de sardinha Paulista.

  • no ultimo jogo, sofreram para vencer o fraco america, e ainda contaram como de costume com ajuda do assoprador, nunca relatam isso né

    • Eles costumam ter dificuldades contra equipes mais fracas porque tem que sair pro jogo , agora o estilo do Flamengo é o ideal para eles então muita atenção será necessária para não perder bolas bobas possibilitando contra ataques.

Comentários não são permitidos.