Destaque

GE: “Com ataques espelhados, Flamengo e Corinthians refletem eficiência ofensiva”

O clássico entre Flamengo e Corinthians, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, reúne os dois ataques mais letais do Brasileirão 2018.

Em números arredondados, o Corinthians precisa de seis finalizações para fazer um gol, e o Flamengo, de sete. Só que esses ataques terão o desafio de enfrentar defesas muito bem organizadas. Em casa, o Flamengo sofreu apenas um gol em quatro jogos, contra América-MG, Internacional, Vasco e Bahia, que estão longe de serem eficientes quando visitantes.

A diferença, agora, é que o visitante desta rodada é organizado e paciente. Até aqui, nenhum ataque provou ser tão poderoso quanto o do Corinthians quando atua fora de casa: em número redondo, uma a cada quatro finalizações vira gol, o que minimiza a característica de ser a equipe que menos finaliza na competição. O ataque que mais se aproxima do aproveitamento visitante de 27% do Corinthians é o Fluminense quando mandante: 19%.

Quando ataca, o Corinthians não se afoba. Absolutamente todos os gols da equipe no Brasileirão foram marcados de dentro da área. Outro exemplo disso é se tratar do time que menos finalizações faz de fora da área. Quanto mais perto do gol, mais fácil colocar a bola lá dentro.

Por outro lado, o Flamengo é o terceiro melhor ataque mandante da competição, com sete gols, atrás de Vasco e Atlético-PR. E também precisará de sangue frio: o Corinthians é a quarta melhor defesa visitante da competição com quatro gols sofridos em quatro jogos (atrás de Atlético-PR, Cruzeiro e Grêmio).

Ataques espelhados

A grosso modo, o ataque do Flamengo tende a finalizar quase o dobro de vezes da direita da grande área em comparação com a esquerda. Foram 29 finalizações e quatro gols da direita da grande área e 16 finalizações e dois gols da esquerda. Seu ataque apresenta um padrão interessante: de 17 contra-ataques finalizados, 11 foram concluídos da direita, três do meio e três da esquerda. Fica evidente a estratégia trabalhada.

Flamengo finaliza 81% mais da direita da grande área em relação à esquerda (Foto: Espião Estatístico/GE

Como em um espelho, o ataque do Corinthians reflete uma imagem invertida: caminha para o dobro o número de finalizações da esquerda da grande área em comparação com a direita. Foram 22 finalizações da esquerda, com dois gols, e 12 da direita, com cinco gols, três do meia Rodriguinho.

Até aqui, a equipe já fez dez finalizações em contra-ataques. Sete finalizados da esquerda, dois do meio, e apenas um da direita. Não é difícil perceber o que é treinado.

Corinthians finaliza 83% mais do lado esquerdo da grande área em relação à direita (Foto: Espião Estatístico/GE
Espelho, espelho meu

Além da vitória em si, para o atacante Vinicius Junior e para o meia Rodriguinho estará em jogo a possibilidade de assumir a artilharia da competição. Ambos marcaram quatro gols, Vinicius em oito jogos, e o rival em cinco. Em média, o atacante fez um gol a cada 162 minutos, e o meia, a cada 118 minutos

As marcas impressionam porque o campeonato está só começando, mas os dois já fizeram mais gols do que no Brasileirão todo do ano passado, no qual ambos marcaram três vezes, Vinicius em 25 jogos, e Rodriguinho em 32 partidas.

E além de fazer gols, eles ainda colaboram com assistências: foram três de Vinicius Junior e uma de Rodriguinho, o que os coloca em um patamar de destaque: um participou de 47% dos gols do Flamengo, outro, de 45% dos do Corinthians, o que praticamente significa participação direta em um a cada dois gols das equipes neste Brasileirão.

Mesmo com todo esse brilho, será uma surpresa se chegarem à artilharia neste confronto: Vinicius Junior é muito mais eficaz nos jogos como visitante, quando participou de 63% dos gols do Flamengo, e Rodriguinho, quando atua como mandante, com participação em 60% dos gols do Corinthians.

Reprodução: Globo Esporte

Créditos da Foto: André Durão

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • no ultimo jogo, sofreram para vencer o fraco america, e ainda contaram como de costume com ajuda do assoprador, nunca relatam isso né

    • Eles costumam ter dificuldades contra equipes mais fracas porque tem que sair pro jogo , agora o estilo do Flamengo é o ideal para eles então muita atenção será necessária para não perder bolas bobas possibilitando contra ataques.

  • É só não se afobar que ganha o jogo. Não é jogo para Henrique dourado.

  • Algo muito importante é o fato da maioria dos gols do Corinthians saírem pela direita, nosso lado mais forte com Renê

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 17/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024