GE: “Desgaste, divergências e ciclo perto do fim: por que Guerrero ignorou Fla em discurso?”

Compartilhe com os amigos

Em 21 linhas e seis parágrafos, Guerrero fez diversos agradecimentos. Deus, família, Federação Peruana de Futebol, presidente da FPF, companheiros de seleção, ao país e o povo peruano, presidente da Fifa, Gianni Infantino, capitães da Austrália, Dinamarca e França, FifPRO, colegas profissionais de outras seleções, advogados e “tantas pessoas, anônimas ou não”.

A ausência de qualquer citação ao Flamengo não foi à toa. O desgaste da relação do clube com Guerrero era algo que passava longe dos microfones e das lentes. Mas ficou exposto na manifestação oficial do jogador nos agradecimentos públicos após o fim do pesadelo de ficar fora da Copa do Mundo. O contrato segue suspenso pelo Flamengo.

Pressão na Gávea por processo

Nos bastidores da Gávea, a cobrança é grande para entrar com ação de reparação contra a Federação Peruana de Futebol. O jogador estava sob cuidados da FPF quando caiu no exame antidoping que o afastou dos gramados no fim de 2017 e quase todo o ano de 2018 – fez apenas três jogos pelo Rubro-Negro. No ano passado, desfalcou a equipe na disputa de toda a fase final da Copa Sul-Americana, da qual o time carioca foi vice-campeão. Felipe Vizeu e o jovem Lincoln eram os únicos centroavantes disponíveis no momento decisivo.

Além de peça-chave do time, Guerrero era o jogador de vencimentos mais altos do plantel – cerca de R$ 800 mil mensais. Vale ressaltar que, apesar da pressão interna na Gávea, o presidente Eduardo Bandeira de Mello sempre foi um entusiasta de Paolo Guerrero.

Suspensão de contrato causou desgaste

Pelo lado do atacante, o incômodo e a insatisfação estavam presentes desde a primeira suspensão, tornada pública pelo clube em uma entrevista do vice-presidente jurídico Flavio Willeman. Guerrero nunca falou sobre o assunto, mas se sentiu exposto e desprotegido pelo clube naquele momento. A segunda suspensão veio no dia seguinte à nova decisão da Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, antes de qualquer tentativa de recurso do atacante.

Após a decisão do CAS, o vice de futebol do clube, Ricardo Lomba, chegou a dizer que o Flamengo estudava a possibilidade de enviar algum representante para dar apoio ao atacante na reunião com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. A intenção, no entanto, ficou apenas no discurso.

Nos braços da torcida: Guerrero recebeu apoio das arquibancadas nos três jogos que fez pelo Flamengo em 2018 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Renovação: divergência em prazos e pedido por pagamento retroativo

Guerrero e seu agente, Bruno Paiva, da OTB, negociavam a renovação contratual ainda antes do aumento da suspensão para 14 meses, mas o tempo de contrato pedido era de três anos, com desejo de receber, diluído, valores do período suspenso. Eram pontos divergentes com a direção rubro-negra.

Ainda há uma série de interrogações a sanar: a reviravolta do Tribunal Federal Suíço vale para gramados brasileiros? O Flamengo retira a suspensão com a nova decisão? O Flamengo vai mesmo processar a FPF? Mas não seria surpresa se a relação Guerrero e o clube terminasse não próximo dos campos, mas sim dos tribunais, com o atacante isolado e o Rubro-Negro, atrás de seus direitos, em busca de reparação por prejuízos da ausência do jogador mais caro de seu elenco.


Bandeira: Fla irá defender seus interesses


Após a vitória do Flamengo sobre o Bahia no Maracanã, o presidente Eduardo Bandeira de Mello falou sobre a situação do atacante ao ser questionado. Ele ressaltou que o caso ainda será analisado de forma mais ”profunda”. Mostrou satisfação pela presença de Guerrero na Copa, mas ressaltou que o clube irá defender seus interesses.

Todo esse processo tem que ser analisado com calma, porque, afinal de contas, o que aconteceu desde o início, foi que o jogador foi suspenso por uma situação ocorrida quando ele estava servindo à seleção do Peru, só que quem pagou foi o Flamengo, só quem foi prejudicado nessa história toda foi o Flamengo, que vai analisar isso profundamente para ver de que maneira nós conseguiremos defender os nossos interesses. Agora, com relação ao jogador, estamos muito felizes por ele. E, por mim, vocês sabem que ele continuaria por muito tempo —, disse Bandeira.

Guerrero e Bandeira : presidente sempre foi entusiasta do atacante peruano (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O presidente explicou que ainda não recebeu os documentos da nova decisão da justiça. Sobre a renovação de contrato, disse que, a partir do momento que o jogador tiver condições de jogo, uma conversa não está descartada. Ele também foi questionado do fato de o camisa 9 não ter citado o Flamengo em seu discurso de agradecimento.

Sinceramente, não tomei conhecimento das declarações dele. Mas toda a relação do jogador com o Flamengo sempre foi de uma harmonia muito grande e profissionalismo de parte a parte (…) Não conversei diretamente com ele, mas ele certamente conversou com alguém do Flamengo e sabe o que o Flamengo pensa dele, como foi nossa relação de 2015 para cá.

Reprodução: Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ”E, por mim, vocês sabem que ele continuaria por muito tempo”,kkkkkk,ese banana de melo e um brincalahao,se ainda da um jeito de renovar com esse enaqgnador e manater ele n flamengo. nao aprende com os eu erros e ainda quer cometer mais um. tomara que a Fifa nao permita que el volte ao flamengo,e mantenha esa pena em cima dele,pois so assim mesmo pra nos livrarmos dese enaganador

  • Prefiro o Fla de hj, da muito mais entusiasmo, quando lembro do Guerrero eu traduzo em cartões amarelos, falta de gols, muitas oportunidades perdidas, mas obrigado pelos serviços prestados, obrigado pelo carioca de 2017, saiu caro, mas é um carioca. Boa sorte.

  • O Fla só precisa se certificar se a liminar é específica para a copa, pois se não for, o salário dele teria que ser pago desde que a liminar passou a valer, infelizmente. Infelizmente porque liminar é provisório e, por mais que ele vá bem na copa, não animará nenhum clube a investir grana em sua compra por não estar livre em definitivo pra jogar.

  • Isso aí é pros trouxas(guerreretes) que ficavam babando o suposto melhor pivô das américas.

    Esse cara nunca pensou no Flamengo, o único amor que ele teve aqui foi pelo seu salário de quase 1 milhão.

    • kkkkk,isso com certeza cara. esse enganador nao passa de um grande mercenario,e so pensa nele e na sua seleçao. nunca que esteve nem ai para o flamengo,e isso ai é mais uma prova disso

  • E a torcida do Fla que torcia por ele? Dane-se a torcida? Acabou o amor! Estamos muito bem sem esse caozeiro sanguessuga dispendioso. O Fla só precisa se certificar se a liminar é específica para a copa, pois se não for, o salário dele teria que ser pago desde que a liminar passou a valer, infelizmente. Infelizmente porque liminar é provisório e, por mais que ele vá bem na copa, não animará nenhum clube a investir grana em sua compra por não estar livre em definitivo pra jogar.

    • até era bom jogador sim, mas era grana demais, não entregava tudo pelo que recebia….

    • So torcia por ele,os Bandeirete e Guerreretes idiotas,que nao entendem nada de futebol. pois qualquer um que entenda,sempre quis ele bem longe do flamengo

      • Mas a questão não é depreciar o torcedor seja ele o idiota que for e sim a canalhice do sujeito que retribuiu com o desprezo a quem o valorizava.

  • Como disse no post que falou sobre a liberação dele para Copa do Mundo, fico realmente feliz por ele. Agora se ele acha que o Flamengo deveria pagar os meses no qual ele, sem culpa alguma do clube, ficou impedido de jogar e por isso o clube acabou sendo prejudicado? Então Guerrero, boa Copa, aproveite e depois dê rumo a sua vida que o Flamengo dará rumo a dele. O Flamengo esta certo em suspender o salário dele durante o período que ele esteve proibido de jogar e também de buscar ressarcimento junto a FPF pelos prejuízos que o clube sofreu. SRN

  • O cara ainda queria receber pelo tempo em que estava suspenso. Só na gestão do Derrota de Mello pra alguém ter tamanha pretensão.

    • E lembrar que essa diretoria encerrou quase 500 processos trabalhistas e civis deixados pelas administraçoes “vencedoras” do passado e nenhuma nova ação prosperou desde que essa administração entrou!! É preciso lembrar disso ao ler absurdos como esse.

  • FPF que pague o Fla!!!

  • Agora se a lei liberou ele pra jogar tem.q cobrar das autoridades q o liberaram..se foi liberado abriu precedente…é ttem q processar a federação peruana…danos morais e materiais..

Comentários não são permitidos.