Destaque

Roberto Assaf: “Está vendo a Copa, Barbieri?”

Compartilhe

A primeira fase da Copa do Mundo terminou, com a eliminação de metade dos participantes, deixando algumas lições, notadamente no quesito comportamento, dado que não mostrou praticamente nenhuma novidade no plano tático, e nesse aspecto até negativo, como o futebol atrapalhado da Alemanha, que custou a sua eliminação.

É evidente que os treinadores do Brasileiro estão observando, visando aproveitar, ou descartar, em suas equipes, o que viram até aqui, nos dois terços de campeonato que vêm pela frente a partir de 18 de julho.

Maurício Barbieri andou viajando com a família. Afinal, ninguém é de ferro. Mas também deve ter dado a sua olhadinha. Mesmo assim, vamos passar adiante o que ocorreu, por ora, para reflexo da Comissão Técnica e dos rubro-negros em geral, lembrando que ninguém é dono da verdade, e que os conceitos aqui emitidos podem e devem ser objeto de discussão.

E afinal? O que o Flamengo pode aproveitar o que aconteceu de útil até aqui?

1) O ímpeto agressivo de Bélgica e Inglaterra nos dois primeiros jogos, ou seja, entrar para decidir de uma vez por todas, principalmente contra equipes mais frágeis.

2) O jogo baseado no equilíbrio entre os três setores, que privilegia o futebol ofensivo, como faz o Uruguai, que mostra, além disso, um espírito de luta notável até o apito final.

3) A exemplo da Croácia, utilizar com precisão absoluta a capacidade de cada um dos seus jogadores.

E afinal? O que o Flamengo pode descartar o que aconteceu de ruim até aqui?

1) A dependência de um único jogador, pois como mostraram Argentina e Portugal, embora raro, os cracaços também têm seus dias de perna de pau.

2) Não privilegiar o jogo defensivo em excesso, tendo alguma capacidade para atacar, como o Irã, e a exemplo do que o próprio Flamengo fizera contra o Atlético-MG em Belo Horizonte, apesar do resultado positivo que obteve por lá.

3) Evitar o choro patético e convulsivo dos jogadores após vitórias sem muita emoção, embora ninguém tenha visto o Flamengo proceder assim. Deixa isso para a seleção.

Reprodução: Roberto Assaf | Rua Paysandu

Ver comentários

  • As expulsões do jogo contra o Palmeiras são um exemplo dessa deficiência coletiva.

Notícias recentes

  • Notícias

A revolta das organizadas do Flamengo em nota oficial contra Boto e Jardim

Derrota no mercado de transferências e queda de desempenho incomodaram O clima entre o Flamengo…

06/08/2026
  • Destaque

A postura do Flamengo sobre a contratação de Luiz Henrique, ex-Botafogo

Como está a negociação do Flamengo com Luiz Henrique? Luiz Henrique é o novo alvo…

06/08/2026
  • Destaque

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Vini Jr, cria do Flamengo

Arsenal (ING) tentou a contratação de Vinicius Júnior O Real Madrid (ESP) anunciou, nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

Vitória encara a Athletico-PR nesta quinta-feira (06) Flamengo e Vitória se enfrentam no próximo domingo…

06/08/2026
  • Notícias

Jogos da Copa do Brasil hoje: Corinthians x Internacional e mais 1 partida fecham as oitavas de final nesta quinta

Dois jogos acontecem pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Bastidores: Flamengo recusa pedida salarial de quase R$ 3 milhões de Almada, e negócio trava por questão de equilíbrio no elenco; entenda

Thiago Almada pedia salário que ultrapassaria de forma drástica os vencimentos pagos aos principais atletas…

06/08/2026