Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

A revolta das organizadas do Flamengo em nota oficial contra Boto e Jardim

João Vítor Reis
João Vítor Reis
Publicação: 06/08/2026
5 Comentários
Atualização: 08/08/2026
Compartilhar
Reprodução / Instagram | Divulgação / Flamengo TV

Derrota no mercado de transferências e queda de desempenho incomodaram


O clima entre o Flamengo e as torcidas organizadas abalou. Nesta quinta-feira (06), oito dos grupos de torcedores emitiram uma nota oficial para cobrar o clube. Assim, o técnico Leonardo Jardim e o diretor de futebol José Boto foram os principais alvos.

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Raca Rubro-Negra (@rrn_oficial)

Veja trecho do documento:

Reconhecemos o que já foi conquistado e as qualidades do elenco, mas a grandeza do Clube de Regatas do Flamengo não nos permite, neste momento, incorrer no pecado da omissão (…) Nesse sentido que Jardim e Boto, mais do que nunca, são responsáveis diretos pelo caminho a ser trilhado no restante da temporada (…)

Confiamos que o presidente não será leniente com a passividade e fará descer do trem tudo aquilo que não é compatível com a história do Clube de Regatas do Flamengo: medo, fraqueza e apatia”, assinaram Raça Rubro-Negra, Fla Manguaça, Império Rubro-Negro, Torcida Jovem do Flamengo, Falange Rubro-Negra, Urubuzada, Nação 12 e Fla Roots.

Qual é o contexto do Flamengo na temporada?

O manifesto das organizadas é emitido após dois empates seguidos no Brasileirão, que permitiram a vantagem de oito pontos do Palmeiras para o Fla, segundo colocado. Ademais, o River Plate (ARG) venceu o Mengo na disputa pela contratação de Thiago Almada.

Assim, o elenco rubro-negro está a três dias do próximo jogo pelo Campeonato Brasileiro. Então, neste domingo (09), os torcedores esperam que o Mais Querido reaja diante do Vitória, no Maracanã, pela 22ª rodada.

O que os torcedores quiseram dizer com “descer do trem”?

Mesmo após cinco meses, a diretoria é cobrada pela demissão de Filipe Luís, multicampeão em 2025 como técnico. Então, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, explicou que a equipe estava no trem errado e precisava descer na primeira parada.

Assim, os grupos esperam que o presidente rubro-negro faça o mesmo com os membros que consideram responsáveis pelo desempenho do clube. Leonardo Jardim está há cinco meses no comando do Mengão.

Que horas ocorre Flamengo x Vitória?

O Flamengo encara o Vitória, pela 22ª rodada do Brasileirão, neste domingo (09). A bola rola no Maracanã a partir das 19h30 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV (canal fechado) e do Premiere (pay-per-view).

Veja a nota das organizadas na íntegra:

No dicionário, é o desejo de alcançar algo maior do que já se tem. No Flamengo, nunca foi desejo. Muito pelo contrário, foi, é e sempre será obrigação. Reconhecemos o que já foi conquistado e as qualidades do elenco, mas a grandeza do Clube de Regatas do Flamengo não nos permite, neste momento, incorrer no pecado da omissão.

Pelo compromisso com a verdade, seria irresponsável descrever um cenário de terra arrasada e desqualificar um grupo que já se mostrou vitorioso. Os últimos resultados, porém, exigem que todos nós – torcedores, atletas, comissão técnica e diretoria – reafirmemos o compromisso inegociável com a vitória. Mais do que isso, o compromisso com a entrega em campo. Num momento decisivo da temporada, é preciso colocar os pés no chão e recuperar o espírito que nos fez chegar ao topo das Américas.

E é nesse sentido que Jardim e Boto, mais do que nunca, são responsáveis diretos pelo caminho a ser trilhado no restante da temporada. O Clube de Regatas do Flamengo, a história da equipe e a NAÇÃO não admitem meio-termo, tampouco fraqueza. À imagem e semelhança de Jesus, o europeu que pisa na Gávea deve estar imbuído dos ideais que sustentam a centenária trajetória do Rubro-Negro, e a covardia não é um deles.

Do último reserva à direção de futebol, confiamos que o presidente não será leniente com a passividade e fará descer do trem tudo aquilo que não é compatível com a história do Clube de Regatas do Flamengo: medo, fraqueza e apatia”.

Assuntos:BapflaFlamengojardim
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:João Vítor Reis
João Vítor Reis é jornalista que atua há cinco anos na cobertura esportiva, com maior ênfase nas atividades do Flamengo. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo em 2022 pela Universidade Iesb. Atualmente no Coluna do Fla, também já cobriu automobilismo no portal Metrópoles, onde recebeu o convite da Nissan para cobrir a etapa de São Paulo da Fórmula E.
5 Comentários
  • Eduardo disse:
    06/08/2026 às 16:48

    Quem entra em campo, também tem que corresponder. O Flamengo obteve uma inter-temporada muito boa. Vencemos o Benfica em ritmo de treino e não estávamos com as principais peças. Depois dessas voltarem da Copa do Mundo, parecem que esqueceram da forma que o técnico joga. Estranho que no segundo tempo dos jogos contra São Paulo e Internacional, o plantel voltou melhor jogando da forma que Jardim gostaria. Isso está muito estranho e esquisito. Pra mim é um comportamento de um plantel que deseja a demissão do técnico. O time jogava com um estilo de jogo de transição rápida e bastou vir a Copa do Mundo e tudo mudou. Algo que não dá pra entender. Concordo com a cobrança em cima do técnico, mas essa também precisa chegar aos jogadores também.

    Responder
  • Leandro Martins disse:
    06/08/2026 às 23:09

    Porque o Boto é o Braz 2.0 do BAP:
    Não usa os scouts
    Não prioriza as posições deficientes
    Não contrata no tempo devido.
    Ignora o mercado africano e sul-americano.
    Ama novelas grotescas.
    Mantem um plantel inchado e desequilibrado.

    Responder
  • Joãozinho Trepidação disse:
    07/08/2026 às 14:10

    Estávamos “falando” de um campeão mundial, com medalha de vice, em 2026. Certamente, Almada será o substituto de Messi, na seleção argentina.
    Sempre haverá um salário mais alto no Mengão!
    3 milhões por mês significam 36 milhões por ano. Em 4 anos, seriam 144 milhões de reais que, somados à verba paga ao A. Madrid (creio que algo em torno de 150 MI), totalizariam menos do que 200 MI. Este valor é bem menor do que o Mengão sinaliza ao Zenith, por LH.
    O que aconteceu com Boto para não ter fechado a contratação do craque argentino?

    Responder
  • Joãozinho Trepidação disse:
    07/08/2026 às 14:13

    A única justificativa para Boto ter trazido o Vitão teria sido o fato de que o irmão do zagueiro ser empresário do Luiz Henrique. Vitão joga menos do que o campeoníssimo e cria, Iago.

    Responder
  • Joãozinho Trepidação disse:
    07/08/2026 às 14:16

    Penso que questionar o Jardim por 2 empates, jogando com time quase reserva, é burri…, digo, inadequado.
    O time vinha bem e pode retornar ao seu melhor, como já fez sob o comando de Jardim.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Santos com o Coluna do Fla

Lucas Paquetá é o substituto de Arrascaeta em jogo do Flamengo x Santos, pelo Brasileirão

1 2
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino, do Flamengo, marca golaço após ‘deixadinha’ de Pedro em jogo do Brasil contra a Índia

16 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo monitora zagueiro da Seleção Brasileira, diz jornalista

32 8

Reforço do Flamengo publica carta de despedida do Paysandu; veja quando será apresentação no Ninho

18 1
Brasileirão

Escalação do Flamengo: veja os 11 escolhidos de Leonardo Jardim; Santos também divulga time

3

Flamengo tem 5 desfalques e 5 pendurados para jogo contra o Santos, pelo Brasileirão

1
Libertadores

Técnico do Estudiantes prevê lesionados à disposição contra o Flamengo na Libertadores: “Jogo do ano”

10 3

Jorginho, do Fla, diz que Palmeiras não tem Mundial e admite sabor especial de ser campeão sobre o time paulista

25 1
Comentários Recentes
  1. PS em Presidente do Vasco, Pedrinho ataca Flamengo e Fluminense por Maracanã e dispara: “Vou incomodar muito mais”

    Esse elemento esqueceu de alguns detalhes: qdo se fez a licitação o clube que ele representa, não quis participar ,…

  2. Marcelo Freitas em Presidente do Vasco, Pedrinho ataca Flamengo e Fluminense por Maracanã e dispara: “Vou incomodar muito mais”

    O Vasco incomoda? hahahaha não incomoda nem o Friburguense. Vão jogar no aterro hahahahaha Nós estamos em oto patamar como…

  3. Pedro em Novidade na camisa: Flamengo define o que irá estampar no espaço do patrocinador master após veto às bets

    Deveria colocar "SUS", "EDUCAÇÃO PUBLICA"...

  4. Wagner em Novidade na camisa: Flamengo define o que irá estampar no espaço do patrocinador master após veto às bets

    Deveria escrever na camisa fora luladrao

  5. Andre em Flamengo recusa proposta de R$ 140 milhões por Samuel Lino

    "Na época, o Rubro-Negro desembolsaria cerca de R$ 72 milhões na venda do equatoriano" O flamengo não vai pagar pra…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo