Roberto Assaf: “Mais 29 andares na escalada de um Mamoudou chamado Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Mamoudou Gassama escalou quatro andares de um edifício em Paris, em apenas 36 segundos, para salvar uma criança. Alcançou o objetivo. Ganhou a cidadania francesa e um emprego no Corpo de Bombeiros da cidade. O Flamengo precisa superar mais 29 rodadas para conquistar o título brasileiro.

Será difícil e até perigoso fazê-lo com a velocidade e a destreza do imigrante de Mali. Além disso, e apesar de ocupar a liderança isolada do campeonato, o time ainda não tem o controle absoluto de suas ações, a exemplo do alpinista africano. Assim, corre o risco de escorregar e sofrer uma queda, que dependendo das circunstâncias, pode ser fatal.

Logo, será necessário subir um pavimento de cada vez, de forma fria e calculista, tendo o cuidado, no entanto, de descartar a impassibilidade que provocava protestos agressivos de sua torcida.

É preciso lembrar que Mamadou, na sua fantástica corrida contra o tempo, atravessou quatro andares idênticos, e que o Rubro-Negro terá pela frente adversários com propostas e estilos diferentes, como tem sido até aqui.

Para não ir muito longe, vamos aos mais recentes. O Atlético-MG, jogando em casa, diante da sede habitual de sua torcida, verdadeira obsessão, em vê-lo derrotando o Flamengo, foi todo ao ataque, pressionou absurdamente, e acabou tomando um gol ao cometer um erro grosseiro. O Bahia, no Maracanã, fez exatamente o contrário, armou uma retranca exagerada, e não resistiu ao primeiro tempo. E o Corinthians, também cauteloso, mas com poder de contra-ataque, perdeu ao acreditar, no fim do jogo, que o empate até poderia ser um bom resultado.

Talvez seja cedo – e perigoso – para tecer elogios. Ao contrário de Mamoudou, que não traçou qualquer estratégia para salvar a pequena criatura, sem calcular os obstáculos que teria no caminho, é fato que o Flamengo soube enfrentar cada um dos seus adversários com o antídoto necessário. Andou até exagerando na retranca em Belo Horizonte. Mas ganhou o jogo.

E agora? De que maneira virá o Fluminense em Brasília? Como visto, Mamoudou não pensou duas vezes ao ver o menino em apuros. Na sua escalada quase suicida, havia sobretudo a coragem e o desejo de dar a mão ao semelhante. Daí, talvez, o sucesso de sua empreitada.

No Fla-Flu há diante do Rubro-Negro um adversário em ascensão, uma centenária e acirrada rivalidade regional, um obstáculo enfim que possuidor de cérebro e pés para derrubar quem tentar alcançar. E disso – como chegar ao 10º pavimento de um edifício chamado Brasileiro – que nos ocuparemos até quinta-feira.

Reprodução: Roberto Assaf | Rua Paysandu

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo têm que abrir o placar, o Fluminense mudaria sua estratégia e receberia contra ataque, a zaga é lenta, Renato Chaves da cobertura pra o Gilberto subir, Renê vai ficar mais preso, o lado forte será Rodinei e Jean Lucas, jogo pra ganhar moral clássico!

  • É um jogo extremamente complicado para o Flamengo. O Fluminense é um time pequeno e não consegue propor o jogo. Foi o que aconteceu ontem.
    Vai entregar a bola para o Flamengo e tentar uma bola no contra-ataque ou bola aérea. O pior que nos últimos jogos o time tem conseguido usar deste expediente e em uma bola aérea consegue fazer o gol e se retranca ainda mais.

    Nos últimos jogos acabamos sofrendo gol e correndo atras do resultado. O fato de sair do Maracanã, acaba tornando o jogo ainda mais difícil. Se conseguirmos fazer um gol primeiro, acredito em uma vitória tranquila

  • Me impressiona como adversários menores, como vasco, botafogo e fluminense tem se tornado obstáculos para o Mengo, ainda que em crise, ainda que tecnicamente inferiores, ainda que taticamente mais pobres. Compreendo que são clássicos, mas, são apenas clássicos estaduais. Afinal, qualquer jogo do Mengo contra qualquer adversário do Rio Grande, de São Paulo e de Minas também não o são? A diferença é que todos os times desses estados são muito melhores em qualquer sentido que os nossos rivais do estado do Rio. Então, é preciso que o nosso time desmistifique isso. Não é possível, caso queiramos ser campeões, que o jogo contra o vasco se repita. É preciso atitude nesses jogos.

  • É hora de contratar e mais importante que isso é contratar correto.
    O Flamengo ainda não entendeu que ter um poste de centroavante no meio da área não adianta nada, ele não faz o pivô e não tem velocidade para acompanhar esse veloz ataque.
    Vejo Ricardo Gular com a velocidade necessaria e Vitinho com a agressividade pelos lados e Berrio que tem velocidade e Wallace seria uma boa

    • Só uma pergunta? Você está assistindo os jogos desse jogadores mencionado ou está falando baseado no que viu no passado.

  • concentração e força…é o que precisamos para superar o desgaste físico

  • O Tsunami tricolor que saía da nona posição para tentar a liderança no jogo de Brasilia, apos a derrota de ontem p/ o Paraná, parece mais uma leve brisa. O problema do Fla, está no rodizio do elenco numa temporada tão extensa e com tantos torneios, altamente disputados. A solução pode estar na janela/ paralisação da Copa, período de aproximadamente 30 dias, em que o RN poderá se reforçar de algumas peças, treinar alternativas táticas e substituições que fatalmente irão ocorrer ate o final da maratona. Ou seja, ter um time jogando bem, ja vimos que é possível, o problema é ter quase dois em forma semelhante.

  • Todos vão querer derrubar o líder, vão estudar o nosso jogo, vão nos analisar muito mais ainda ai que os nossos jogadores terão de esta preparado fisicamente e muito mais psicologicamente, ser expulso ou tomar um segundo cartão amarelo por bobeira não pode acontecer veja o caso do Diego ele poderia ta jogando contra o flu e forçar o cartão contra o parana.

  • Flamengo vai ter que fazer um jogo inteligente, diria que a atmosfera do jogo pode tornar o jogo ainda mais difícil, mas temos que superar, dá pra aumentar o tamanho da vantagem e desgarrar dos times abaixo na tabela, se ganhar esse jogo não tenho dúvidas de que pode facilmente somar pontos contra o Paraná, diria que até “poupando jogadores” para o confronto com o Palmeiras.

  • Os Flores conseguiram perder pro poderoso Paraná ontem. Vitoria facil pra noixx, mesma dificuldade de Mamoudou subir um degrau de escada. SRN!

  • Vai ser um clássico incardido…. Fluminense teoricamente é muito mas fraco,mas contra o Flamengo essa bosta vira real Madri…joga a vida…e acho q vai ser nesse” joga a vida” q vai perder o jogo…
    Segue o líder

Comentários não são permitidos.