Uol: “Fla demorou, mas agora usa e abusa da base em campanha de destaque no BR”

Compartilhe com os amigos

O líder do Campeonato Brasileiro trabalhou nos últimos anos para aproveitar a base o máximo possível. Formar, utilizar, conquistar títulos e negociar atletas por altos valores para o futebol europeu. Esse é o cenário visto como ideal no Ninho do Urubu. Demorou, mas o Flamengo de 2018 alcançou um patamar bem próximo daquele pensado pela diretoria.

Na campanha de destaque no Brasileirão, o Flamengo já usou e abusou dos jogadores formados em casa nas dez rodadas realizadas até aqui. Oito defenderam o Rubro-negro: César, Léo Duarte, Thuler, Jean Lucas, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior, Felipe Vizeu e Lincoln.

Na vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, seis deles encerraram a partida na equipe titular. Se contar com o zagueiro Juan e o agora aposentado goleiro Júlio César, a conta sobe para dez atletas formados na Gávea já utilizados no Brasileirão.

Ver seis jogadores da base, do Ninho, no time titular, é muito importante. É gratificante. Na base também tem o lateral Klebinho, sou fã dele. É mostrar qualidade e trabalhar, mas os moleques estão muito bem mesmo“, comentou o lateral-direito Rodinei.

O elenco profissional do Flamengo possui 15 jogadores formados em casa dos 34 que compõem a lista. A ideia é utilizá-los cada vez mais. Felipe Vizeu, por exemplo, já está vendido para a Udinese-ITA e realiza os últimos jogos pelo clube.

Por outro lado, o Rubro-negro quer aproveitar ao máximo o potencial de Lucas Paquetá. A multa é de R$ 200 milhões e o Valencia-ESP tem a preferência para tentar contratá-lo até o fim de junho, o que não deve se consumar. O Flamengo está certo de que ele será o próximo a deixar o clube, porém, retardará o que for possível e conta com o jogador como aliado para isso.

Já Vinicius Júnior, vendido ao Real Madrid-ESP, também pode estar nos últimos dias com a camisa rubro-negra. Os clubes discutem o futuro do meia, que deve se apresentar em julho. A permanência no Ninho do Urubu até o fim do ano é possibilidade remota. O martelo ainda não foi batido. A única certeza é que a base deu frutos na Gávea.

Reprodução: Uol Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Foi como a maioria cansou de pedir, era só cortar a pior doença (Rodrigo Caetano) e o caminho seria bem mais fácil, aquela praga que prejudicou o time esse tempo todo !

    • Concordo. Foi só aquele incompetente e alguns pereba saírem que o Flamengo começou a ir pra frente e encontrar o caminho das vitórias.

  • Após COPA, será outro campeonato, hoje abusamos da base, após copa não sabemos, os 3 tem grande chance de sair, ou melhor 2 já vão, resta 1. Lascou tudo!

    • Mano menos, tá parecendo Botafogo pensando negativo. Paquetá deve ficar no mínimo até dezembro e o VJr se sair não é o fim do mundo, são 15 milhões de euros que entram pra suprir essa saída e trazer alguns reforços pontuais e outra, Marlos tá começando a parecer adaptado e pode até suprir a saída do VJr.

    • Lascou por que, cara? Flamengo ganharia uma grana absurda, dá pra repor com muita tranquilidade.

      • repor? com quem? vc acha que vitinho pode substituir VJ? pode ser que dê certo ou não, quem substituir Paquetá? vc afirma que a vinda de um grande jogador substituiria ele muito bem? é sempre aposta.

  • De Negueba e filho do Bebeto a Vinícius e Paquetá na mesma década.

    Sim, a base renasceu!

    • E o ponto de virada foi Reinaldo Rueda, ele que deu espaço pro Paquetá, deu confiança pra molecada td

  • Demorou por que tinha um imbecil de técnico que preferia Vaz ,MA e outros merdas do que a base onde ele era
    próprio técnico .

    • Verdade. Perdemos muito tempo com aquele estagiário paneleiro É ele atrapalhou bastante o crescimento da nossa base.

  • Isso tem o dedo do EBM, que investiu pesado na base. Não foi uma gestão perfeita, mas foi MUITO boa. Por mim, ele ficaria MUUUITO tempo nesse cargo.

    • Concordo.

    • Se for para ficar só com o cargo de presidente sem se meter no futebol eu também concordo…

      • Esse é o grande problema,ele ficar sem se meter no futebol.

    • Alternância de poder é bom, a corja não volta nem tão cedo, então as chances de colocar um ladrão no poder é bem pequena

    • Mas ele saindo o próximo presidente é do msm grupo, o importante é não ter a corja de volta

    • Já deu pro Banana de melo é já está na hora dele sair. Fez muito bem pras nossas finanças e para a base,mas futebol não é a sua,e a alternância de poder é ótima para o clube.

  • Rolou um boato de que o Tite pode ser técnico do Real Madrid, apesar de o treinador ter desmentido na entrevista de hoje. Se for verdade, acredito que ele observaria essa questão de o Vini Jr. estar se consolidando e ganhando casca e aí poderia ajudar no sentido da permanência dele no Mengão até o fim do ano, pelo menos. Uma outra coisa lendo essa reportagem sobre a base é: já pensou se com todos esses garotos do Ninho ainda fosse o Jorge na lateral esquerda? Seria incrível, porque nem Trauco e nem Renê fizeram a Nação esquecer o moleque.

Comentários não são permitidos.