O líder do Campeonato Brasileiro trabalhou nos últimos anos para aproveitar a base o máximo possível. Formar, utilizar, conquistar títulos e negociar atletas por altos valores para o futebol europeu. Esse é o cenário visto como ideal no Ninho do Urubu. Demorou, mas o Flamengo de 2018 alcançou um patamar bem próximo daquele pensado pela diretoria.
Na campanha de destaque no Brasileirão, o Flamengo já usou e abusou dos jogadores formados em casa nas dez rodadas realizadas até aqui. Oito defenderam o Rubro-negro: César, Léo Duarte, Thuler, Jean Lucas, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior, Felipe Vizeu e Lincoln.
Na vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, seis deles encerraram a partida na equipe titular. Se contar com o zagueiro Juan e o agora aposentado goleiro Júlio César, a conta sobe para dez atletas formados na Gávea já utilizados no Brasileirão.
“Ver seis jogadores da base, do Ninho, no time titular, é muito importante. É gratificante. Na base também tem o lateral Klebinho, sou fã dele. É mostrar qualidade e trabalhar, mas os moleques estão muito bem mesmo“, comentou o lateral-direito Rodinei.
O elenco profissional do Flamengo possui 15 jogadores formados em casa dos 34 que compõem a lista. A ideia é utilizá-los cada vez mais. Felipe Vizeu, por exemplo, já está vendido para a Udinese-ITA e realiza os últimos jogos pelo clube.
Por outro lado, o Rubro-negro quer aproveitar ao máximo o potencial de Lucas Paquetá. A multa é de R$ 200 milhões e o Valencia-ESP tem a preferência para tentar contratá-lo até o fim de junho, o que não deve se consumar. O Flamengo está certo de que ele será o próximo a deixar o clube, porém, retardará o que for possível e conta com o jogador como aliado para isso.
Já Vinicius Júnior, vendido ao Real Madrid-ESP, também pode estar nos últimos dias com a camisa rubro-negra. Os clubes discutem o futuro do meia, que deve se apresentar em julho. A permanência no Ninho do Urubu até o fim do ano é possibilidade remota. O martelo ainda não foi batido. A única certeza é que a base deu frutos na Gávea.
Reprodução: Uol Esporte
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
Rolou um boato de que o Tite pode ser técnico do Real Madrid, apesar de o treinador ter desmentido na entrevista de hoje. Se for verdade, acredito que ele observaria essa questão de o Vini Jr. estar se consolidando e ganhando casca e aí poderia ajudar no sentido da permanência dele no Mengão até o fim do ano, pelo menos. Uma outra coisa lendo essa reportagem sobre a base é: já pensou se com todos esses garotos do Ninho ainda fosse o Jorge na lateral esquerda? Seria incrível, porque nem Trauco e nem Renê fizeram a Nação esquecer o moleque.
Isso tem o dedo do EBM, que investiu pesado na base. Não foi uma gestão perfeita, mas foi MUITO boa. Por mim, ele ficaria MUUUITO tempo nesse cargo.
Concordo.
Se for para ficar só com o cargo de presidente sem se meter no futebol eu também concordo...
Esse é o grande problema,ele ficar sem se meter no futebol.
Alternância de poder é bom, a corja não volta nem tão cedo, então as chances de colocar um ladrão no poder é bem pequena
Mas ele saindo o próximo presidente é do msm grupo, o importante é não ter a corja de volta
Já deu pro Banana de melo é já está na hora dele sair. Fez muito bem pras nossas finanças e para a base,mas futebol não é a sua,e a alternância de poder é ótima para o clube.
Demorou por que tinha um imbecil de técnico que preferia Vaz ,MA e outros merdas do que a base onde ele era
próprio técnico .
Verdade. Perdemos muito tempo com aquele estagiário paneleiro É ele atrapalhou bastante o crescimento da nossa base.
De Negueba e filho do Bebeto a Vinícius e Paquetá na mesma década.
Sim, a base renasceu!
E o ponto de virada foi Reinaldo Rueda, ele que deu espaço pro Paquetá, deu confiança pra molecada td
Após COPA, será outro campeonato, hoje abusamos da base, após copa não sabemos, os 3 tem grande chance de sair, ou melhor 2 já vão, resta 1. Lascou tudo!
Mano menos, tá parecendo Botafogo pensando negativo. Paquetá deve ficar no mínimo até dezembro e o VJr se sair não é o fim do mundo, são 15 milhões de euros que entram pra suprir essa saída e trazer alguns reforços pontuais e outra, Marlos tá começando a parecer adaptado e pode até suprir a saída do VJr.
Lascou por que, cara? Flamengo ganharia uma grana absurda, dá pra repor com muita tranquilidade.
repor? com quem? vc acha que vitinho pode substituir VJ? pode ser que dê certo ou não, quem substituir Paquetá? vc afirma que a vinda de um grande jogador substituiria ele muito bem? é sempre aposta.
Foi como a maioria cansou de pedir, era só cortar a pior doença (Rodrigo Caetano) e o caminho seria bem mais fácil, aquela praga que prejudicou o time esse tempo todo !
Concordo. Foi só aquele incompetente e alguns pereba saírem que o Flamengo começou a ir pra frente e encontrar o caminho das vitórias.