O Flamengo vem apresentando públicos cada vez maiores no Campeonato Brasileiro. Os setores mais populares disponíveis para a compra dos Rubro-Negros se esgotam antes do dia do jogo. E isso não é um acaso. Em conversa com o Blog Ser Flamengo, Daniel Orlean, Vice Presidente de Marketing do Fla e um dos responsáveis por essa nova política de preços, explica como está sendo possível praticar essa precificação e manter o interesse no Programa Sócio-Torcedor.
– A gente se preocupou em entender como o Flamengo poderia atrair a maior quantidade de pessoas possível, sem abrir mão de suas necessidades orçamentárias. Não é chegar e tomar uma atitude populista: agora é ingresso a 10, 15 reais pra todo mundo. Se a gente faz isso, a gente pode ter jogos cheios, mas pode ter jogos vazios e a gente perderia capacidade de investimento. Porque o programa do sócio-torcedor poderia cair, a meta de bilheteria, que representa 10/11% do número. Ah, mas é um número pequeno, é pequeno mas é a metade que a gente gasta em áreas inteiras do clube. São quatro folhas de pagamento, é 1/3 da folha anual do futebol. Virei noite com um grupo de sócios, fazendo planilhas para chegar numa meta conjunta de bilheteria e sócio-torcedor que mostrasse que eventualmente numa perda de bilheteria, a gente poderia ter o incremento do st. Que mostrasse uma coisa que venho identificando ao longo dos anos que o Flamengo por ter passado por momentos financeiros muito críticos, adotou uma política de ótimos locais. O que é isso? É a necessidade de ganhar dinheiro jogo após jogo. No início era assim, mas a partir de 2016, já dá pra segurar e entender que o Flamengo não precisa ganhar dinheiro em todos os jogos – explicou o VP.
Orlean ainda deixou claro que ainda existem jogos que serão mais caros e por isso mesmo é interessante participar do programa ST. Porém são esses jogos que propiciam a diminuição de valor que estão ocorrendo.
– Existem um conjunto de oito a doze jogos no ano que nós teremos um valor mais elevado, são jogos de grande apelo e que ser sócio-torcedor se torna interessante. Mas são esses que compensam eu poder cobrar 10 a 15 reais nos outros jogos, como foi o do Bahia, por exemplo -, concluiu Daniel.
O termômetro sempre foi e sempre será o time, enquanto o time demonstrar este espírito de raça e vitórias suadas não importa o preço, a nação em peso estará lá.
Com certeza!
Pô, no jogo contra o Internacional a renda foi de 1,6 milhão. Isso não é pouco se o clube reduzir os custos. Agora que fecharemos um pacote de jogos por ano, o que permitirá redução de custos junto a fornecedores, que o aluguel do estádio ficará em 15%, sendo uma parcela custeada por empresa patrocinadora e não podendo ultrapassar 700 mil, que a torcida voltou a se reencontrar com o Maracanã, talvez seja vantajoso tentar manter todos os jogos a baixo custo, a fim de fidelizar o torcedor. Para o sócio, apenas valor simbólico nessas partidas.
Eles ainda estão buscando o número de equilíbrio no PST, que é claro nunca será divulgado.
Infelizmente, até o momento, o viés continua de baixa e hoje está em valor menor do que 51k podendo, ressalto novamente, infelizmente, baixar da marca de 50k.
Lembrando que no final do ano passado o número superou a marca dos 100k. Isso mostra que a crise financeira no Brasil, e no Rio de Janeiro em particular, está muito longe de ter seu final. Basta vermos que o Flamengo perdeu mais de 50% do seu “conteúdo” do PST.
Imagino que o balanço financeiro dos clubes a ser divulgado no começo de 2019 vai mostrar uma retração das receitas “móveis”. Daí a importância do equilíbrio financeiro do Flamengo que mostra solidez mesmo em tempos turbulentos como os que estamos vivendo.
SRN
Na verdade houve perdas no PST, mas houve reposição. Hj o PST conta com 96 mil sócios. Agora estou acompanhando no site do Flamengo. No “por um futebol melhor” só estão registrando as saidas de sócios, pois o FLA não faz mais parte do programa.
Obrigado pelos esclarecimentos, Evandro.
Você saberia informar se o site do Flamengo mantém a política – correta por sinal – de fazer o balanço mensal de entrada e saídas do programa?
SRN
Kara, isso eu não sei dizer. SRN