Zico retruca afirmação de Romário: “Quem é o terceiro maior artilheiro da seleção?”

Compartilhe com os amigos

Maior jogador de toda a história do Flamengo, Zico é referência até os dias atuais quando se falta de futebol. Nesta semana, o Galinho de Quintino concedeu entrevista ao jornal El País, falando sobre assuntos relacionados ao mundo da bola e também sobre política.

Dentre os questionamentos feitos ao ex-jogador, o jornal retomou uma afirmação de Romário, ex-atacante e atual político brasileiro, em relação à carreira de Zico. Em determinada ocasião, o Baixinho afirmou que o eterno camisa 10 da Gávea foi o maior jogador que ele viu atuar em um clube. Entretanto, o ídolo rubro-negro garante que não fez grandes feitos apenas pelo Mais Querido, mas também pela seleção brasileira.

— Eu não entendo por que “jogador de clube” […] o Romário ganhou uma Copa do Mundo. É diferente. Mas eu não faço distinção entre jogador de clube e de seleção. Pô, eu também fui jogador de seleção, conquistei coisas com a seleção. Disputei três Copas do Mundo. Quem é o terceiro maior artilheiro da seleção? Quem é o único que disputa a artilharia e não jogava de atacante como eles? Então, que história é essa de “jogador de clube”? Eu perdi um jogo oficial com a seleção brasileira [contra a Itália, em 1982]. Um! Um! Que jogador de clube é esse? É injusto quando falam que fui só jogador de clube. Não ganhei Copa, mas as pessoas precisam respeitar minha história na seleção.

Em seguida, Zico foi questionado em relação à desvalorização de atletas que, assim como ele, nunca conquistaram uma Copa do Mundo. Ao falar disso, o Galinho descreveu tal fato como “ridículo”, citando jogadores históricos, como Cruyff e Puskas.

— Eu acho ridículo. O que importa é tua carreira. Ganhar ou perder faz parte do jogo. Não troco uma Taça Guanabara que ganhei com o Flamengo pela Copa do Mundo. O que dizer do Di Stéfano, Cruyff, Puskas? Vai falar o que de Messi e Cristiano Ronaldo? E aí? Estou em boa companhia, não? Eles não deixam de ser os craques que são porque não ganharam Copa do Mundo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Maior jogador de seleção, a seleFLA.

  • TEM GENTE AÍ FALANDO QUE O ZICO ATENDEU MAL AOS FÃS…. IMPOSSÍVEL, O GALO É O REI DA SIMPATIA !!! SEMPRE ATENCIOSO, JÁ ENCONTREI EM DIVERSAS OCASIÕES, SEMPRE SOLÍCITO E CORDIAL… VIVA NOSSO REI ZICO !!!

  • Minha seleção veste vermelho e preto, e ninguém fez mais por ela q o galinho. Então, morreu o assunto.

  • Esses caras adoram criar polemica. Zico e Romario ja se acertaram faz tempo, depois do episódio do banheiro no café do gol. Independente de preferências e copa do mundo Zico foi e sempre sera um craque do futebol mundial.

    • ZICO É INFINITAMENTE SUPERIOR AO ROMÁRIO…. ASSISTI A CARREIRA INTEIRA DOS DOIS E AFIRMO: NÃO HÁ COMPARAÇÃO, ZICO FOI MUITO MAIS COMPLETO EM TODOS OS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL !!!

  • Esta ai e para os baba ovos que colocam como ídolo um cara que aqui só ganhou um carioca.

  • Caraca disputar três copas fora as outras competições oficiais e perder apenas 1 jogo oficial … nem eu sabia disso E ainda querem chamar ele de jogador de clube putz…..

  • Quem viu Zico jogar lá no inicio, sabe que o galinho foi mais completo.

    • A lista do Zico mostra como esta comparação e tosca

  • Então Vampeta é craque, só porque ganhou uma Copa do Mundo?
    Beleza então, fico com os “pernas de pau”: Messi, Zico,Cruyff ,…
    Foda-se copa do mundo!!!!

  • Zico hoje seria maior que qualquer desses produtos de mídia atuais, jogador completo meia ofensivo clássico, artilheiro, batia com as 2 pernas, rápido, driblador, tinha raça dava carrinho se necessário, peixinho no pé de goleiro, mestre em cobranças de falta e escanteio, mestre em enfiadas de bola e ainda cabeceava muito bem coisa que o Messi por exemplo não faz, deu azar em Copas e jogou numa época em que não existia essa mídia farofeira global que elevou muito o status e os ganhos dos jogadores mais tops , que hoje são celebridades, acima dele só Pelé

  • Zicão! Bons tempos! Tive o privilégio de vê-lo desde 1980 na Maracanã, e saber dele pela rádio na voz de Jorge Curi!

  • Pro Romário craques são Vampeta e Kleberson kkkkkkkk

  • Se Deus Zico disse, quem é Jesus Cristo pra querer afirmar o contrário?

  • Zico e o maior jogador da história do Flamengo,ponto,nao o vi jogar,tive a oportunidade de estar num jantar com ele dia 20 de maio último,aqui na minha cidade,e me decepcionei com o Zico,pra estar ali,desembolsei 300 reais,Zico chegou,23:30 no local,reclamou de pessoas baterem foto,pq ele ia comer,reclamou da comida,fez um discurso meia boca,dizendo que veio do japao,q as pessoas são invasivas querendo bater foto,no fim,exigiu uma foto por mesa com 4 pessoas e só um autografo por mesa,criticou quem leva 2,3 camisas pra autografar etc…enfim, é um ex jogador que deveria ser grato por ser tão lembrado ainda, principalmente por quem nao o viu jogar,e sequer viu o Flamengo jogar,ou foi ao Maracanã ..muitos ali nunca viram.um jogo de Flamenngo no estádio..fica a lição,o clube é que fica,jogadores,vao são ingratos…nunca mais vou colocar jogador a frente ou no nível da instituição…o Zico está na mudia ainda , graças ao Flamengo,pela seleção,udinese,kashima e que nao e…

    • Caramba cara, muito chato isso. Eu tive duas experiencias com o Zico pessoalmente e foram muito diferentes disso. Em 1987 eu tinha 12 anos e encontrei com ele num jogo do time de garotos dele, o nova geração, e tinham umas 200 crianças, atendeu a todas com um sorriso no rosto, foi na vespera do famoso jogo com o santa cruz daquele golaço de falta, quando chegou minha vez de falar com ele peguei um autografo e perguntei se ia ter gol contra o santa cruz, o cara na maior humildade respondeu: “vamos ver se dá pra fazer unzinho” fez 3. Em 1996 encontrei com ele no Barra Shopping, tinha 21 anos e ele atendeu um monte de marmanjo barbado que voltaram instantaneamente a ter 12 anos na frente dele, mal consegui articular uma frase na frente do cara mas novamente me deu um autografo e depois que passou meu nervosismo consegui agradecer a ele por ter uma infancia feliz. Sei lá o que pode ter acontecido, pode ser um dia ruim, a idade que chega e diminui a paciencia, não sei… fico triste por saber disso mas tenha certeza que essa não é a regra se tratando dele, tenho vários depoimentos de amigos que também já encontraram com ele.

    • Pior que eu conferi e realmente teve um jantar com Zico, no dia 20 de maio em Itajaí, num tal de Hotel Estação 101. Eu nunca estive com ele pessoalmente, mas tinha uma visão bem diferente de tudo isso que você relatou.

    • Acho isso natural. A pessoas vai ficando mais velha e mais impaciente e ranzinza. Nós mesmos passaremos por isso. Perdemos o receio de falar aquilo que realmente pensamos.

  • Zico não ganhou copa do mundo, azar da copa do mundo, tô cantando e andando pra copa do mundo. Zico foi craque com todas as camisas que jogou. A não se fala mais nisso.

  • Muito legal ver os argumentos do Zico.

    Agora os dois já estão com cabelos brancos demais para ficarem nessa discussão. Bola para frente e sigam, todos, o líder 🙂

    SRN

  • Putz, acho que o Zico não viu a entrevista do Romário e os reporteres o induziram a interpretar tudo errado. O Romário não alfinetou o Zico em nenhum momento, e tbm não falou que o Zico era apenas jogador de clube, ele apenas citou o Zico jogando por clubes.

    • Se foi assim, é uma pena. Ambos jogadores fantásticos. Não precisam se de autoafirmarem com briguinhas.

  • Garrincha nunca ganhou um campeonato brasileiro nunca ganhou uma libertadores um mundial de clubes uma copa do brasil, devemos chama-lo de jogador de seleção apenas? era um firuleiro de clubes? Relaxa Zico isso é inveja do baixinho por você ser FODASTICO pakas você sim foi o cara ídolo maximo do clube vai se passar mil anos e você ainda vai ser o único deus da Gavea, o baixinho vai ter que engolir

  • Zico é Rei, o melhor que eu vi jogar e tenho quase 50 anos… Nao vi o Pelé, mas todos com quem falo, mesmo fora do Brasil (com exceção na Argentina, obviamente), sempre dizem que Pelé foi a maior. Uruguaios, Japoneses, Egípcios… etc.
    Quem viu aquela seleção de 82 jogar, nao esquece e, pra mim, foi a melhor de todas até hoje. Nao vi a copa de 70, só lances…
    Foi uma pena muito grande aquela derrota pra Italia em 82, que nao tinha ganhado uma partida sequer até aquele jogo. Foi triste demais. A seleção de 86 também era boa, mas Zico estava baleado. No pênalti perdido quem amarela é o Sócrates, que deveria bater, pois o Zico havia acabado de entrar e acabou errando. Depois jogo foi para os penaltis e Sócrates perdeu, assim como Platini também perdeu. Zico marcou o dele.
    E a seleção de 94 foi a mais feia, o time mais horroroso e irritante que eu já vi numa copa (Zinho enceradeira)… nao deu nem vontade de comemorar quando ganhou nos penaltis… SRN

  • O Romário calado é um poeta!

  • No meu modo de ver as coisas o cara tem que ser comparado pelos feitos que fez durante toda a carreira e náo apenas por seleção! Copa do mundo faz falta para Zico?! Faz! Dizer que não faz é mentira! Zico com uma copa estaria brigando acirradamente com Maradona, mesmo eu achando q Zico fez mais! Porem para a maioria a falta de uma copa o “rebaixa” em comparado ao argentino! E se tivesse duas das tres que disputou?! Passaria maradona com toda certeza! Se tornaria na grande midia e amantes do fuetebol o 2° melhor de todos os tempos. Porem Zico foi imenso, muito do que o Flamengo é hj é por conta de Zico! Tem muito credito! Zico ajudou a construir um gigante dentro do País do futebol, teve sucesso na seleção, fez muitos gols, ganhou titulos e teve relativo sucesso num time medio da italia! Naquela epoca Foi pela grana, Poderia ter ido para um Time maior, mas preferiu a independência financeira! Paciência! Não o acho jogador de clube apenas, porem a falta de uma copa vai pesar para sempre em seu currículo. Se torna, para muitos, um forte álibi comparatório nesses momentos! Para qualquer Silva não mudaria em nada, mas para um Grande jogador com certeza muda o patamar! Paciencia Zico é o nosso rei! SRN

  • Romário foi um baita jogador, sou fã dele, mas faltou pouco para ele perde aquele penalti na final de 94…. a bola bateu na trave e entrou… Zico perdeu uma Copa no penaltis tbm… Romario não foi decisivo na final de 94, jogo foi para os penaltis tbm… a sorte dele que bola entrou e a do Zico não.

  • Zicão eterno e ponto!!! Quem é rubro-negro e viu esse monstro ganhar titulos com a camisa do meu Mengão como eu vi nem se importa com o que Romário fala. Eu não acho que o Romário tenha intenção de desrespeitar, mas dentro da seleção o Romário só jogou bem aquela Copa, se um torneio é critério, então tudo bem, mas como futebol é performance ao longo dos anos, eu fico com o Zicão!!!

    • Romário ficou 08 anos sem ganhar um título… De 2001 a 2008 !!! Tentou de todas as formas ecerrar a carreira com um título e NADA, até no beach soccer perdeu… Aí se aliou ao Eurico na farsa dos 1.000 gols… Até gosto do Baixinho, mas Copa não é parâmetro pra nada !!! SRN

  • Romário reclamava que o Pelé dizia muita merda.. Acho que ficou com inveja.

  • Coitado do Romário, e azar da copa…. Nada além disso !!!

  • Dunga melhor q Falcão, Mauro Silva melhor q Cerezo, Raí melhor q Zico, Zinho melhor q Messi, Cafu melhor q Leandro, kléberson melhor q Sócrates, viola melhor q careca, Luizão melhor q Van Basten, capetinha Edilson melhor q Éder Aleixo, Vampeta melhor q Maskerano e por aí vai…. E o Romário, sou fã, mas ele deu foi muita sorte pq pipocou, cagou nas calças na final contra a Itália (perdeu um gol feito) e a seleção ganhou nos pênaltis pq por ele teria perdido, onde ele mesmo confessou esses dias no esporte espetacular q perdeu um gol q QQ um faria e teve sorte de ganhar nos pênaltis senão ele seria queimado como Barbosa de 50 e Zico em 86, q diga-se de passagem ouvi o Muricy falar recentemente q o Brasil perdeu aquela copa por causa do Márcio Nunes q quebrou o joelho do galinho em 85 e jogou se arrastando o mundial, e disse q c o galinho inteiro jamais Maradona teria ganho aquela copa tão fácil é sozinho como dizem. Por isso bato palma p quem não é flamenguista e admira o Zico, são pessoas q abrem mão de rivalidade pra falar a realidade.

  • Sou flamenguista, sou fã do Zico e sou fã do Romário. Minha primeira relação com futebol mais séria, foi acompanhar a copa de 94, e o que o baixinho fez na Copa foi muito influente para eu torcer para o Flamengo, afinal eu tinha 7 anos de idade e meu pai é botafoguense. Enfim, eu assisti à entrevista relatada na matéria, foi para o Bolívia Talk Show no Youtube (pra quem quiser assistir é o episódio número 100). Romário não foi desrespeitoso, inclusive falou que em clubes o Zico foi o maior que viu atuar. Inclusive, o Romário deu uma humilde e se colocou abaixo ao Maradona, algo que me surpreendeu. Não vi nada demais na entrevista. Mas para a seleção Romário, realmente foi mais importante com essa historia que escreveu em 94.

  • HYMERFLA,

    “…tambem teve relativo sucesso num time medio da italia! Foi pela grana! Poderia ter ido para um Time maior mais preferiu a independência financeira!”

    Isso que dá comentário sem base nos fatos e conhecimento de causa.

    O SUCESSO DO ZICO NA UDINESE NÃO FOI RELATIVO, MAS ABSOLUTO (vide sua última visita por lá, quando parou a cidade).

    ZICO NÃO FOI PELA GRANA, MAS CONTRA A VONTADE DELE.

    ZICO SÓ FEZ SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, DE ACORDO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, NO JAPÃO.

    Antes de dizer asneira, pesquise.

    • Jurei que não iria mais discutir com acéfalos, mas eu sempre tenho recaídas, vamos lá! Amigo quando digo Relativo, digo pq não ganhou nada, apesar do destaque! Em Udine ele é reconhecido ate hj! e ele foi pelo projeto mostrado a ele! Ninguem faz nada sem vontade propria! Ainda mais zico que sempre teve carater e hombridade em sua carreira! Papinho Furado esse seu! Foi o Grande craque que passou por aquelas bandas! Mesmo sem ganhar nada o Europeu sabe valorizar um grande jogador. Udinese era time pequeno com dinheiro! fui ate gentil pelo medio! Meu amigo a ida dele para
      Udinese rendeu não só pra ele, como para o Flamengo muita grana, mais muita mesmo! Zico custou o equivalente na epoca o valor de 4 milhoes de dolares ou 2.107 Bilhoes de cruzeiros em moeda da época! Tem noção do que era receber em dolar, numa epoca de inflação absurda e moeda fraca que nao valia nada?! Vc não sabe o que é isso… com parte desse dinheiro comprou-se o terreno que abriga o CT Ninho do Urubu! Veja quanto vale um terreno desses atualmente, grande sábio! Recebeu uma parte dessa grana ai como todo jogador recebe! A ida para Italia, ele ja garantiu grana pra vida toda, fora salários, premiaçoes, midia, bixos e etc… E ja no japao em final de carreira, algumas lesões no joelho, fez a mesma coisa! Fica quieto parceiro, pare de deturpar a fala do proximo e de defecar pelos dedos! SR

  • Romário é um trouxa atualmente. Antes ainda era um ótimo jogador de futebol. Agora virou um trouxa, um político podre e ambicioso como a maioria dos políticos brasileiros.
    Mas alguns menos abastados de neurônios ainda insistem em defender ele. Tudo bem, não adianta perder tempo com certas pessoas, elas não entendem certas coisas mesmo. Seria perda de tempo tentar explicar…

  • Romário ta doido pra superar Pelé e Maradona… Na quantidade de groselha que fala

  • Zico nunca ganhou uma Copa do Mundo? Quem perde é a Copa do Mundo e não o Zico, simples assim

  • Romario foi um dos maiores atacantes do mundo, mais quando abre a boca fala altas merdas!!

  • Esqueceu de Eusébio, que foi outro craque.

    Sem falar que, é uma injustiça enorme com grandes craques da história que não jogavam em seleções competitivas em função da nacionalidade. Michael Laudrup(Dinamarca), George Best(Irlanda), Schevchenko(Ucrânia), o próprio Ibra(Suécia). É um grande feito, mas para poucos.

    Cristiano e Messi provavelmente também não vão ganhar.

    Ganhar Copa do Mundo não pode ser critério de avaliação de jogador melhor e pior.

    • É um dos criterios e um forte critério, porem náo o unico. SRN

      • É um critério imbecil e só imbecis ficam repetindo essa ladainha.

        • Como que o principal torneio do futebol é um critério imbecil, seu imbecil? Me explique por favor. Bola de ouro e criterio, Champions league é criterio, numero de gols é criterio, titulos nacionais e continentais são criterios, tecnica e habilidade sao criterios e copa Não seria pq?! Será que Pelé iria continuar sendo o Pelé sem as 3 copas do mundo nas costas?! Só um asno, como vc, para defecar pelos dedos uma locura dessas! SRN

      • Forte é, mas como eu disse, é totalmente injusto com grandes craques não nasceram em países de futebol competitivo ou ainda em gerações boas. A tal seleção de 1982 era muito boa no meio campo e nas laterais, mas na defesa era normal e o ataque era o Serginho Chulapa que não era nem de longe o melhor atacante brasileiro.

        • Mas aí é que eu disse! É um dos…

    • Falou tudo, além de ser um torneiozinho mixuruca, de 06, 07 jogos, sem apelo popular, só ricos vão aos jogos, o povão cada vez mais ignora a Copa que só enriquece uma meia dúzia de mafiosos…

      Além disso, é disputada a cada 04 anos, ou seja, um craque com uma contusão na época errada se torna um pereba por não disputar a Copa !!!

      Sinceramente, o ZICÃO FOI O MAIOR DE TODOS !!!

Comentários não são permitidos.