Coluna do Torcedor: “Análise geral de Guerrero”

Compartilhe com os amigos

2015

Paolo Guerrero chegou em 2015 como uma das maiores contratações do Flamengo. Vibrei muito quando soube, por causa do gol que ele fez com a camisa do Corinthians e de alguns jogos que vi dele.

Mesmo ele tendo feito três primeiros excelentes jogos, não foi um bom começo. Depois disso ficou 10 partidas seguidas sem marcar e acabou completando 16 jogos com somente 4 gols.

Após Guerrero se machucar nas oitavas da Copa do Brasil contra o Vasco, seu reserva, Kayke , que já vinha entrando regularmente durante os jogos, teve a chance de jogar de titular por algumas partidas. O time melhorou com a sua entrada, e ele marcou seis gols em 14 jogos (média superior a de Guerrero) e o Flamengo teve um rendimento melhor com a sua chegada, vencendo jogos contra o Avaí, Goias , Fluminense…

No final do ano de 2015, Guerrero voltou a atuar e no final do ano fizeram um comparativo entre os dois centroavantes. Destacou-se que Kayke precisava em média de 163,3 minutos para fazer gol enquanto o peruano precisava de 474,3 minutos para estufar as redes, além do melhor momento do Flamengo ser com o Kayke de titular.

2016

Após um péssimo carioca, onde presenciei o pior ataque como torcedor: Guerrero, Emerson Sheik e Cirino, time não conseguiu grandes coisas. O Campeonato Brasileiro começou e o peruano precisou desfalcar boa parte dos jogos por conta de sua seleção. Apesar de muitos acharem que o Flamengo pioraria com sua saída, não foi isso que aconteceu.

Paolo jogou as primeiras duas partidas do Brasileirão (vitória contra o Sport e derrota contra o Grêmio) e depois precisou desfalcar o time por 8 jogos (Rubro Negro ganhou 4 , empatou 2 e perdeu 2) Guerrero retornou e jogou os próximos 3, o Rubro Negro, quando ele voltou, ganhou 1 e perdeu 2 (Flamengo 1 x 2 Fluminense , Flamengo 1 x 0 Internacional e Corinthians 4 x 0 Flamengo).

Paolo desfalcou o time na partida seguinte contra o Galo, onde o Rubro Negro venceu por 2 x 0 com dois gols do Vizeu. Após isso , Guerrero jogou nas 6 partidas seguintes , a equipe teve um aproveitamento de 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Guerrero, depois disso desfalcou o time por 6 rodadas, o Flamengo venceu as 6. Foi nessa época que a arrancada começou.

Após as 6 vitórias seguidas, Guerrero retornou contra o Cruzeiro e por pouco o Flamengo não empata o jogo, o Rubro Negro foi ganhar a partida no último segundo com o gol do Mancuello. Depois ele atuou contra o São Paulo e o jogo foi 0 x 0, uma das piores partidas do peruano com a camisa do Flamengo.

Guerrero não jogou as duas próximas partidas e o Flamengo venceu as duas, diante do Santa Cruz e Fluminense, voltando a arrancar.

No momento em que o Flamengo precisava ganhar para tentar ficar em primeiro , Guerrero volta, o jogo é contra o Internacional e o jogo termina 2 x 1 para o Colorado , com mais uma atuação patética do Peruano.

Após a arrancada , Guerrero atuou nas 4 partidas seguintes e o Flamengo empatou 3 e perdeu 1.

Depois dessas 4 partidas, Guerrero não atuou contra o América MG e o Rubro Negro venceu o jogo ( mais uma vez após sua saída ) Depois disso , ele atuou nas três partidas finais e o Flamengo ganhou 1 e empatou duas.

O Brasileirão acabou e o Flamengo terminou na terceira colocação.

Em base de todos esses argumentos, podemos concluir que …

Em 38 rodadas …

Guerrero jogou 20 jogos , o aproveitamento do Flamengo com ele foi de 7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas .

Guerrero ficou de fora 19 jogos , o aproveitamento do Flamengo sem ele foi de 14 vitórias , 3 empates e 2 derrotas.

Então podemos concluir que, apesar do Guerrero ser bom jogador, o Flamengo joga pior com ele.

Nesse ano , Guerrero completou 60 jogos pelo Flamengo , com maior número de cartão amarelo do que gols.

Devido a esses argumentos, fica evidente como o Guerrero atrapalhou o time do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2016. Talvez se ele não tivesse atuado em nenhum jogo, teríamos grandes chances de sermos campeões.

A época do “cheirinho“, em que o time embalou na competição , foi quando ele estava fora. A equipe teve um aproveitamento muito melhor sem ele do que com ele, mesmo apesar dele ser classificado como essencial no time.

Guerrero estava em campo quando o Flamengo tomou de 4 do Figueirense no Orlando Scarpeli pela Sul Americana mas não estava em campo quando o Flamengo teve a histórica virada no jogo da volta por 3 x 1.

Guerrero estava presente quando Flamengo teve a patética eliminação contra o Palestino.

2017

O ano de 2017 começou muito bem para o atacante Peruano, Guerrero foi artilheiro do Carioca e contribuiu muito para o título do Campeonato.

No Brasileirão , apesar de fazer boas partidas , acabou marcando apenas 6 gols na competição, sendo 3 contra a Chape no mesmo jogo, contra o São Paulo, Sport e Palmeiras.

Com a saída dele, Flamengo teve uma queda de rendimento no Brasileirão , pois a equipe passou a focar na Sul Americana e Rueda havia acabado de chegar.

Mesmo com a saída do Peruano , Flamengo mais uma vez cresceu sem o Guerrero e fez uma excelente campanha pela Sul Americana. Guerrero jogou 2 jogos pela competição e não marcou nenhum gol , enquanto Vizeu brilhou e marcou 5 gols na competição . Flamengo na sul americana fez jogos marcantes, como o empate com o Fluminense por 3 x 3 e a vitória contra o Junior de Barranquilla (mais uma vez Paolo não atuou em nenhuma dessas partidas em que o clube conseguiu grandes viradas).

2018

2018 começa e Guerrero está punido até o meio do ano, enquanto a maioria dos torcedores lamentavam sua ausência, eu sabia que essa seria a hora que o Flamengo iria crescer. E foi o que aconteceu…

Flamengo não fez um bom campeonato carioca, mas entrou embalado no Campeonato Brasileiro. Time jogando bem, meio campo criando , equipe com raça, tudo que torcedor gosta. Enquanto Flamengo fazia essa maravilhosa campanha , torcedores diziam ´´ o Guerrero com esse time vai encaixar “Guerrero tem que voltar” e só o que passava pela minha cabeça era o cenário de 2016.

Guerrero volta na partida contra o Internacional ovacionado como se fosse o Zico. Se um gringo chegasse para ver o jogo e não soubesse quem o Guerrero é, imaginaria que ele tivesse ganhado tudo com o Flamengo. Mas não. O peruano em 3 anos de Flamengo, só conseguiu ganhar um carioca.

Guerrero enfrentou o Vasco 9 vezes , não conseguiu marcar nenhum gol.

Todos os centroavantes do Flamengo que fizeram história eram artilheiros: Obina, Hernane, Imperador , Nunes … Mas o Guerrero é endeusado por muito menos e ganhando muito mais.

Guerrero jogou a partida contra a Chapecoense de titular e tivemos a primeira derrota no Brasileirão. Eu entendo que naquela ocasião o time não era o titular, mas isso não apaga o fato que as pessoas sempre tentam inventar desculpas para justificar as más atuações do peruano. ´´ a bola não chega´´ , ´´ o time precisa jogar para ele ´´ ´´ ele não pode resolver tudo sozinho ´´ ´´ tem que ter um atacante do lado dele ´´ ´´ ele não é artilheiro´´. Ao invés de cobrar o jogador mais caro do clube, tentam amenizar os seus erros e sempre botando toda culpa em qualquer jogador de menos nome que atua na defesa.

Flamengo é líder, está na Libertadores e na Copa do Brasil. Jogo da volta da Copa do Mundo, Flamengo x São Paulo , volta do Guerrero. E o que passava pela minha cabeça, mesmo sem querer, é que se o Guerrero jogasse aquela partida como titular, Flamengo não venceria. E foi o que aconteceu, atuação apática do time, mais uma vez torcida colocando a culpa nos jogadores da zaga, ao invés de perceber o óbvio.

Acho o Guerrero um bom jogador, tem muita qualidade, bate falta bem, joga com vontade e nunca desonrou o manto enquanto estava em campo. Porém, não aguento mais essa idolatria por tão pouco. Flamengo é maior do que isso. Torço para que o Flamengo não renove com ele, talvez em um outro time, um outro esquema, ele vingue mais. No Flamengo ele já deu.

Espero que esse ano eu esteja errado, que o Guerrero marque 30 gols e o Flamengo ganhe todos os campeonatos. Porém, não consigo deixar de pensar que o Flamengo só ganhará os títulos importantes com sua saída.

Sei que a maioria dos Flamenguistas que lerem isso vão discordar de mim. Vou a todos os jogos do Flamengo e só queria um espaço para eu expor minha tese. Tive bastante trabalho para pegar esses fatos e espero que tentem ler e compreender o que eu estou tentando dizer. Um abraço!

João Garcia


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ola galera do mengao,vamos fazer campanha pra diretoria dispensar logo o guerrero ta matando o time,ruin de mais ver ele em campo travando os contra ataques…..FORA GUERRERO……..

  • Gostei muito do texto, parabéns.

  • Espero que não seja mais escalado… Arame liso!

  • EXCELENTE TEXTO. O HISTÓRICO É INCONTESTÁVEL. A lentidão desse peruano e suas péssimas finalizações já custaram diversas vitórias e talvez até alguns títulos ao Flamengo!!!

  • Achei ótimo a analise feita sobre o Guerrero, gostaria que fosse feita também sobre o Diego Ribas, pois vejo do mesmo prisma.

  • Guerrero é um jogador de peso, que não está rendendo nada para o Flamengo.
    Acho que ele deveria sair, porém atualmente o Flamengo teve muitos desfalques e não contratou ninguém até agora…

  • Levo falando isso tudo desde o día que esse lixo, fdp, inútil, cone, mal parido foi contratado, mas sempre teve as Guerreretes retardadas pra defender essa bosta, agora nao adianta chorar.

  • Lúcido

  • olha sim tem um culpado é o time inteiro o Flamengo ontem só saiu Goooool porque foi contra

Comentários não são permitidos.