EI: “Estratégia, paciência e jogo de cintura: como Flamengo conseguiu contratar Vitinho”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo anunciou a contratação de Vitinho oficialmente nesta sexta-feira (27). O contrato do atacante vai ter validade até dezembro de 2022. A negociação não foi fácil e exigiu muito esforço por parte da diretoria para convencer o CSKA a se desfazer do atleta. O flerte entre jogador e o clube da Gávea existe desde 2016. À época, teve um acordo com os cariocas, mas os russos pediram mais de 10 milhões de euros, o que na ocasião era inviável ao Rubro-Negro.

Em 2018, a paquera entre Flamengo e Vitinho voltou. Com as saídas de Everton Cardoso e Vinicius Junior, a diretoria foi obrigada a buscar um reforço para a ponta esquerda. Nesse ínterim, Vitinho, de férias no Brasil, era figura constante nos jogos do Flamengo, seu clube de coração, e em eventos dos jogadores rubro-negros. O que a diretoria fez? Autorizou dois empresários (Augusto Castro e Jorge Machado) a negociarem com o CSKA a contratação do jogador, mas os agentes não obtiveram sucesso até o dia 15 de julho, término da procuração dada a eles.


(Vitinho, no Maracanã para assistir ao jogo do Fla, ao lado do irmão de Vinicius Junior)

Com o fracasso dos dois empresários na negociação com o CSKA para uma possível liberação de Vitinho, o Flamengo tentou a contratação de Ryan Babel, do Besiktas, da Turquia. Depois de idas e vindas, a diretoria desistiu do holandês e voltou a focar no atacante brasileiro. Mas dessa vez a estratégia foi diferente: Miguel Góes, empresário do atleta há anos, foi o responsável pelas tratativas na Rússia.

O CSKA, como esperado, manteve a postura de não negociar Vitinho, até pela boa temporada que ele havia feito na Rússia. Mas, com muito “jogo de cintura”, o Flamengo foi aos poucos “abrindo a guarda” dos russos e conseguiu chegar ao valor pedido: cerca de 10 milhões de euros (em torno de 44 milhões de reais). O tempo passou, e a ansiedade na Gávea aumentou. Ciente da necessidade do time carioca, os russos usavam essa arma para tentar fazer com que os rubro-negros aceitassem as inúmeras exigências feitas.

Enquanto a negociação rolava, o departamento de marketing do Flamengo se preparava para fazer o anúncio do jogador. A ideia era buscar o acerto antes do jogo contra o Botafogo, no dia 21 de julho, para que o anúncio fosse feito justamente contra o ex-time do jogador. Mas não aconteceu, e a concretização foi mais uma vez adiada. Inclusive, alguns veículos brasileiros davam que as tratativas haviam sido encerradas, e o clube, portanto, buscava outros nomes no mercado.

A diretoria do Flamengo manteve a postura e, em silêncio, aguardava o “Dia D”, que foi na segunda-feira (23). Por conta do fuso horário, muitas vezes as negociações aconteciam durante a madrugada. De segunda para terça-feira (24), o cenário mudou, a diretoria rubro-negra entrou em acordo com o CSKA e conseguiu a contratação de Vitinho até dezembro de 2022.

Vontade de Vitinho ajudou:

Que Vitinho é torcedor do Flamengo não é segredo para ninguém. Mas o que poucos sabem é que durante a negociação, a vontade do jogador ajudou (e muito) na negociação com o CSKA. A todo momento, o atacante deixou claro o desejo de vestir a camisa rubro-negra e que seria a realização de um sonho.


(Foto de Vitinho usando a camisa do Flamengo vazou nas redes sociais)

Estratégia rubro-negra e postura correta:

Desde que iniciou as negociações com o CSKA e Flamengo, Miguel Góes não conversou com a imprensa. Motivo? Evitar que as notícias atrapalhassem as tratativas. A postura do agente agradou a todos na Gávea. Os dirigentes do Rubro-Negro seguiram os passos de Miguel e não falavam sobre a negociação. A estratégia deu certo, e Vitinho, enfim, vai realizar o sonho de jogar pelo seu clube de coração.

Após o anúncio oficial, a reportagem do Esporte Interativo trocou mensagens com Miguel Góes. Para o agente, o silêncio foi primordial para que nada desse errado e evitar qualquer problema na relação Flamengo e CSKA.

Anúncio com pompa de craque:

O anúncio para a maior contratação da história do Flamengo, no ponto de vista financeiro, não poderia ser de forma usual. O marketing inovou e preparou um vídeo especial para anunciar Vitinho como novo reforço da equipe, com a hashtag “#SonhoDeMoleque”Veja abaixo.

A apresentação oficial de Vitinho vai acontecer neste domingo (29), no Maracanã, antes do jogo contra o Sport, às 16h (de Brasília), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 45 mil ingressos já foram vendidos para este jogo.

Reprodução: Esporte Interativo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Manda guerreiro vaza guerreiro não faz gol vai en bora guerreiro colocar uribe pra jogar barbieri

  • Muito bom jogador
    Mas vamos com calma, precisamos reforçar em outros setores, no momento as 2 laterais são ponto fora da curva muito fracos!!!!!!
    Guerrero é 1 a menos em campo
    Flamengo não pode renovar com esse mercenário!!!!!!

  • ainda falta a maior contratação do Flamengo. custo é zero: dispensa do Guerrero.

  • Ainda não estou satisfeito. Quero os laterais e o reserva do Cuellar.

    • E o guerrero fora, pelamord

Comentários não são permitidos.