Depois de idas e vindas, o Flamengo voltou a pensar na contratação de Ryan Babel, jogador que muitos torcedores não conheciam até a imprensa turca começar a noticiar o interesse do time brasileiro no atacante do Besiktas. Para apresentar o holandês aos rubro-negros, a reportagem do Esporte Interativo esmiuçou as características dentro (e fora) de campo daquele que pode ser o substituto de Vinicius Junior na equipe de Mauricio Barbieri.
Carreira de Ryan Babel:
Babel surgiu no futebol atuando pelo Ajax, da Holanda, na temporada 2003/2004. Depois de quatro anos, o Liverpool, da Inglaterra, investiu 17 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões, à época), segundo o site Transfermarkt. Pelos “Reds”, o holandês disputou 146 jogos e marcou 22 gols.
Na temporada 2010/2011, Babel se transferiu para o TSG Hoffenheim, da Alemanha, onde jogou por dois anos, antes de retornar para o Ajax. Em seguida, vestir a camisa do Kasimpasa, da Turquia.
Em 2015/2016, Babel atuou por dois clubes: o Al Ain, da Arábia, e Deportivo La Coruña, da Espanha. Em 2016, ele finalmente chegou ao Besiktas, onde se destacou na última temporada e despertou o interesse do Flamengo. No último ano, em 43 partidas, o holandês balançou a rede 15 vezes.
Passagens pela seleção holandesa:
Ryan Babel começou a sua trajetória na seleção holandesa em 2005, quando marcou o primeiro gol com a camisa laranja, diante da Romênia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Antes disso, ele já tinha passagens pela categoria de base da Holanda.
Com o feito, Babel se tornou o mais jovem a marcar pela “laranja mecânica” em 68 anos. Na ocasião, ele tinha 17 anos. Na Copa do Mundo de 2006, o atacante entrou em campo apenas um jogo, diante da Argentina, e atuou por poucos minutos. Em 2018, ele voltou a ser convocado para jogar amistosos
Títulos:
Embora tenha passado por diversos clubes pelo mundo, Ryan Babel conquistou poucos títulos na carreira. O primeiro foi o campeonato holandês, em 2003/2004, pelo Ajax. O feito voltou a acontecer em 2012/2013, pela mesma equipe.
Além do holandês, Babel ganhou a Copa da Holanda duas vezes (2005/2006 e 2006/2007), a segunda competição mais importante do país. Os dois títulos também foram pelo Ajax. Em 2005/2006, o atacante também conquistou a Supercopa dos Países Baixos, novamente pelo time holandês.
Pelo Besiktas, ele ganhou o campeonato turco, embora tenha chegado à equipe no meio da temporada, mas participou da campanha do time que conquistou a competição local.
Rapper (nas horas vagas):
Além de jogador de futebol, Ryan Babel se arrisca como ‘Rapper’ nas folgas. Na segunda profissão, Babel é conhecido como “Rio” e já fez trabalhos com outros profissionais renomados, como Ali B e U-Niq.
No vídeo abaixo, ainda nos tempos de Liverpool, Ryan Babel (ou Rio) mostra o seu desempenho com a voz.
Midiático:
Babel é bem ativo nas redes sociais. É comum o holandês fazer postagens em seu Instagram, onde tem mais de 630 mil seguidores. Em 2017, o holandês passou férias no Rio de Janeiro e registrou o momento na praia de Ipanema, um dos cartões postais da cidade.
https://instagram.com/p/BVcriMbF9Ym/?utm_source=ig_embed
No Youtube não é diferente. O atacante sempre posta vídeos dos bastidores dos treinamentos e jogos pelo Besiktas para os seus 172 mil seguidores. Veja abaixo um dos registros feitos pelo atleta na rede social.
Ligação com o Suriname:
Em perfil publicado pelo The Guardain, jornal inglês, Ryan Babel revela ter DNA esportivo na família. Segundo o jogador, o pai, a mãe e a irmã tem ligações esportivas. Além disso, ele tem ascedência do Suriname, ex-colônia da Holanda, que faz divisa com Amapá e Pará, estados brasileiros. Isso pode explicar o carinho que o jogador tem pelo Brasil.
A publicação também lembra que os ex-craques holandeses Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Clarence Seedorf, Edgar Davids e Patrick Kluivert também têm ligação com o Suriname, e define Ryan Babel como o último “produto” produzido pelo país.
Reprodução: Esporte Interativo