EI: ““Reforço Oculto”: cuidado com alimentação é trunfo para semana decisiva do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

​O Flamengo já se sente em casa no Rio Grande do Sul. A equipe desembarcou em Porto Alegre nesta terça-feira (31) com festa dos torcedores e só retorna ao Rio de Janeiro no próximo domingo (5). O Rubro-Negro se prepara para dois jogos seguidos contra o Grêmio: o primeiro será nesta quarta-feira (1), às 21h45 (de Brasília), pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil; o segundo será no sábado (4), às 19h (de Brasília), pela 17° rodada do Campeonato Brasileiro.

Em busca de conforto e privacidade nessa semana decisiva, a delegação ficará concentrada em um hotel de luxo em Viamão, a cerca de 25km de Porto Alegre. O Vila Ventura já foi utilizado pela seleção brasileira como local de treinamento e foi a base da seleção do Equador na Copa de 2014.

Além da logística e da estrutura, a alimentação dos atletas também é uma preocupação da comissão técnica, quando se trata de um longo período de viagem, fora do Ninho do Urubu. Silvia Ferreira e Mildre Souza lideram a equipe de nutrição do futebol profissional do Flamengo, que ainda conta também com os técnicos de nutrição Douglas Oliveira e Thiago Monteiro. Os quatro são responsáveis por elaborar os cardápios de acordo com a programação determinada, com os horários dos treinamentos e das refeições.

“Fazemos contato com a cozinha do hotel para orientar em relação aos temperos que podem ser usados. Sempre há um membro da equipe de nutrição do Flamengo que acompanha a delegação em todas as viagens, para fiscalizar se todo o combinado será cumprido e para orientar os atletas nas refeições”, explicou a nutricionista Silvia Ferreira, que também fez parte da comissão técnica da seleção brasileira  13 anos.

Quando se trata de uma viagem, a equipe de nutrição envia o cardápio para o hotel com uma semana de antecedência para que todas as refeições sejam executadas na íntegra. O controle é feito pelo profissional que acompanha a delegação, neste caso de Viamão é o técnico de nutrição Thiago Monteiro está presente em todas as refeições, chega pelo menos 40 minutos antes para conferir o cardápio prescrito. O trabalho começa às 7h, com o café da manhã, e só termina quando o último atleta se alimenta e vai dormir, depois da ceia, que é servida normalmente por volta de 22h.

“Em uma semana assim, com dois jogos importantes e muito tempo fora, ficamos atentos em oferecer uma alimentação de qualidade e variada. E que possa suprir as necessidades energéticas dos nossos atletas. Estamos sempre atentos em relação à ingestão hídrica, pois sabemos que a desidratação é um fator limitante na performance. Durante os percursos de ônibus, no vestiário pré e pós-jogo e até mesmo dentro de campo assim que encerra a partida, nossos profissionais oferecem água para que estejam sempre hidratados”, explicou Silvia Ferreira.

Reprodução: Esporte Interativo

Compartilhe com os amigos

Veja também