FlaBasquete abre Estadual do Rio em clássico contra o Botafogo

Compartilhe com os amigos

A Federação de Basquete do Rio de Janeiro divulgou, na tarde desta sexta-feira (20), os confrontos para o Estadual deste ano. O Flamengo vai abrir a competição no dia 18 de agosto, em clássico contra o Botafogo. O embate terá como mandante o Glorioso, sendo disputado no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano.

Além das duas equipes, participam do torneio o Vasco e Abig/Niterói. Inclusive, os dois times se enfrentam no dia 19 de agosto, no Instituto Abel, em Niterói. O campeonato será disputado através de turno e returno. Desta forma, serão definidas a posição de cada clube na tabela, do 1º ao 4º lugar. As semifinais e a final serão em melhor de três. A grande decisão do torneio, por fim, acontece nos dias 25, 27 e 29 de setembro. Confira abaixo a tabela completa:

TURNO

18 de agosto
Botafogo x Flamengo – Oscar Zelaya – 14h

19 de agosto
Niterói x Vasco – Instituto Abel – 15h

21 de agosto
Vasco x Botafogo – São Januário – 18h
Flamengo x Niterói – Gávea – 20h

25 de agosto
Flamengo x Vasco – Mandante a ser definido – 14h
Niterói x Botafogo -Instituto Abel – 18h

RETURNO

28 de agosto
Vasco x Niterói – São Januário – 19h30
Flamengo x Botafogo – Mandante a ser definido – 20h

1 de setembro
Vasco x Flamengo – Arena de Deodoro – 14h
Botafogo x Niterói – Oscar Zelaya – 14h

8 de setembro
Niterói x Flamengo – Instituto Abel – 18h30
Botafogo x Vasco – Oscar Zelaya – 20h

SEMIFINAL
11 ou 19 de setembro – 1º x 4º e 2º x 3º
15 ou 20 de setembro – 1º x 4º e 2º x 3º
18 ou 22 de setmbro – 1º x 4º e 2º x 3º

FINAL
25, 27 e 29 de setembro

Vale lembrar que o Rubro-Negro é o atual campeão da última edição do Carioca de Basquete, em 2016, sendo determinado por WO após o Vasco não comparecer ao ginásio do Tijuca Tênis Clube. No ano passado, a competição estadual acabou sendo cancelada. Na ocasião, os clubes participantes – Flamengo, Vasco, Botafogo e Macaé – desistiram de disputar o torneio alegando a falta de ginásios e estrutura necessária para sediar os clássicos.

Para esta temporada, o FlaBasquete vem ainda mais forte. Apesar de ter perdido seu maior ídolo, Marcelinho Machado, a equipe carioca trouxe diversos jogadores para o elenco, como os alas-armadores Deryk Ramos e Kevin Crescenzi, o ala Jhonatan Luz , o ala-pivô Devid Nesbitt e o armador argentino Franco Balbi. Para o comando do time, também houve mudanças. José Neto, que foi multicampeão pelo Fla – dono de quatro títulos do NBB, uma Liga das Américas, cinco estaduais e um Mundial -, acabou se despedindo do clube e, para o seu lugar, o Mais Querido trouxe o técnico Gustavo de Conti, atual campeão do NBB. Por fim, vale destacar também que os contratos de Olivinha e Marquinhos foram renovados.

Foto: André Durão/Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também