Com o sucesso na Copa do Mundo, o VAR (árbitro de vídeo) será implementado mais cedo nas competições sul-americanas nesta temporada. Na Libertadores e Sul-Americana, o uso será a partir das quartas de final, além das finais da Recopa. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez confirmou essa mudança, nesta quinta-feira.
– Se decidiu que a partir das quartas de final, poderá ser usado o VAR em nossas competições. Quando implementamos, vimos que nossos árbitros tiveram uma ajuda nesse sentido (durante a Copa do Mundo) já que conhecem o trabalho com o VAR, porque treinaram com o VAR, o que os ajudou bastante durante este Mundial – afirmou o mandatário.
Essa será a segunda vez que o VAR será colocado em competições sul-americanas. Em 2017, ela foi utilizada desde as semifinais da Libertadores, finais da Copa Sul-Americana e da Recopa.
– Eu gosto do VAR e acredito que essa mudança é algo sem retorno – confirmou o presidente, diretamente de Moscou.
O uso do VAR seguirá as mesmas regras que estão sendo usadas na Copa do Mundo. O árbitro só pode ter o auxílio do vídeo em casos de gols, pênaltis, cartões vermelhos e identificação do jogador em caso de cartão.
Reprodução: Globoesporte.com