GE: “Início ruim, recomeço e protagonismo: o resumo de Vitinho em números na Rússia”

Compartilhe com os amigos

Após longa novela, Vitinho fechou com o Flamengo. A contratação é a mais cara da história do Flamengo, por 10 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões). Vendido ao CSKA em 2013, o jogador, que vai vestir a camisa 14, volta em definitivo ao Brasil depois de quase cinco anos fora.

Artilheiro na última temporada no CSKA, Vitinho sentiu a adaptação quando se transferiu do Botafogo para o futebol russo no início da passagem pelo clube de Moscou. Mas, depois do empréstimo ao Internacional, voltou e atuou muito bem. Não à toa, o CSKA não abriu mão da pedida inicial, de 10 milhões de euros, para negociar seu atacante.

Começo difícil

Victor Vinicíus Coelho dos Santos nasceu no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, e começou nas divisões de base do Audax. Virou profissional no Botafogo até ser vendido para o CSKA. No início, a vida de Vitinho não foi nada fácil na temporada 2013/14. Ele chegava com grande expectativa após uma temporada brilhante com a camisa do Botafogo, mas o garoto de 19 anos não se adaptou à Rússia. Em 18 jogos, não balançou a rede nenhuma vez e não deu assistência.

A dificuldade continuou em 2014, quando jogou apenas seis partidas. Mas fez um gol.

Vitinho teve dificuldades para se adaptar à Rússia em 2013 (Foto: Reprodução/Site oficial do Cska)

Volta por cima no Inter

Após temporadas apagadas, Vitinho retornou ao Brasil e defendeu o Internacional em 2015, por empréstimo. Nada como estar “em casa”. O bom futebol voltou a dar sinais de vida. Mais leve, suas principais características ressurgiram: arrancadas, chutes fortes, gols, assistências e o sorriso no rosto.

É verdade que o atacante chegou a sofrer com atuações irregulares. Mesclava ótimos desempenhos com atuações apagadas, mas a alegria estava de volta. Em 96 jogos com o Colorado, somando 2015 e 2016, marcou 29 gols, com performance que motivou o Internacional a prorrogar o empréstimo naquela ocasião.

Recomeço na Rússia

Após duas temporadas com o Internacional, Vitinho estava de volta à Rússia. Com mais experiência e maturidade, a vida do garoto começou a dar certo por lá. Confira os números:

Temporada 2016/17
Jogos: 13
Gols: 6 (média de 0,46 por jogo)
Assistências: 6

Temporada 2017/18
Jogos: 46
Gols: 12 (média de 0,26 por jogo)
Assistências: 9
Minutos jogados: 3.101

Fonte: futdados.com

Na temporada passada, inclusive, foi o artilheiro do time na Campeonato Russo, com 10 gols em 30 jogos. Além disso, ainda foram seis assistências.

Os últimos jogos do atacante foram no último sábado, dia 21, no amistoso contra o Yenisei, e na final da Supercopa contra o Lokomotiv, de Moscou. Diante do Yenisei, foi substituído aos 25 minutos do segundo tempo e era o melhor em campo. Quase marcou duas vezes.

Na final contra o Lokomotiv, participou das jogadas de ataque, colocou uma bola na trave e atrapalhou o goleiro quando o CSKA abriu o placar, na prorrogação. A ideia do Flamengo é, com a regularização em dia, colocá-lo à disposição de Mauricio Barbieri na quarta-feira, contra o Grêmio. Para isso, o Rubro-Negro deve inscrevê-lo na Copa do Brasil até a próxima segunda-feira.

No amistoso, Vitinho deixou o campo, arrancou a camiseta, não cumprimentou o técnico Viktor Goncharenko ao sair do gramado e foi direto para o vestiário. Como justificativa, o jogador afirmou que foi fazer um procedimento normal de fisioterapia.

Reprodução: Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também