João Luis Jr.: “O Flamengo aprendeu a ganhar dinheiro. Mas será que aprendeu a gastar?”

Compartilhe com os amigos

É difícil saber o que é verdade ou ficção quando começam as especulações em toda janela de transferência. Flamengo ainda negocia com Vitinho? Dória está mesmo quase fechado? O lateral Adriano pode estar chegando? Ozil vai assinar com o Vasco porque gosta do Rio e já tem um apartamento em Copacabana? Eike Batista está mesmo trazendo Messi para o Botafogo? São muitas as perguntas e cada fonte oferece uma resposta absolutamente diferente da outra.

E dentro da lista atual de especulações rubro-negras, poucas estão recebendo mais atenção do que a possível chegada do holandês Ryan Babel, atualmente no Besiktas, não apenas pelo óbvio aspecto “Elifoot 98” da contratação como também pelos valores envolvidos, que girariam na casa dos 40 milhões de reais e colocariam a chegada do atacante entre as cinco maiores transferências da história do futebol brasileiro.

Não vou aqui discutir a qualidade de Babel, já que por mais apaixonado que seja por futebol eu teria que mentir muito para tentar avaliar em detalhes um jogador cujos quatro últimos clubes foram Kasimpasa, Al Ain, La Coruña e Besiktas, equipes que fariam até aquele seu colega de escritório que lembra de cabeça a zaga da Portuguesa de 78 soltar um “aí você me quebra”. Babel parece ser um atacante de lado de campo de ao menos alguma qualidade, já que tem várias passagens pela seleção holandesa, mas, ao mesmo tempo, é complicado acreditar que se trate de um gênio da bola, já que nunca ouvimos falar dos “galácticos do Kasimpasa daquela temporada 2014”.

Mas ainda que seja complicado discutir a qualidade de Babel ou mesmo a veracidade da informação – eu só fui acreditar que não era apenas mais um boato maluco criado por gente do Twitter dotada de um avatar de Naruto e muito tempo livre quando Barbieri citou o jogador em uma coletiva – é possível refletir um pouco, mesmo que apenas como exercício teórico, sobre os valores que estão sendo considerados nessa negociação.

Por um lado existe o argumento de que um clube que se capitalizou da maneira que o Flamengo fez nesses últimos anos e busca o tipo de objetivo que ele procura – e para o Flamengo a meta precisa sempre ser vencer tudo, indo desde futebol até regatas, passando por e-sports e toda olimpíada de matemática de colégio ser vencida por um pequeno rubro-negro – precisa sim investir e, em um mercado como o atual, as boas contratações custam caro. Conseguir buscar jogadores de seleção no mercado estrangeiro seria então uma vitória e até mesmo um sinal da força do Flamengo no contexto nacional e internacional.

Mas, por outro lado, investir 40 milhões de reais num jogador de 31 anos que não apenas não parece ser um fora de série como pode demorar a se adaptar ao nosso futebol, não é um pouco demais? Não existiriam opções de melhor custo-benefício no mercado? Se formos mesmo gastar esse tipo de soma, não existem jogadores de nível técnico mais alto? Quando vocês veem o Flamengo fazendo uma contratação vultuosa demais vocês também não tem flashbacks com Marcelo Cirino se apresentando na Gávea e falando “não sei se chegarei ao porte de Zico”?

E ainda que tudo seja apenas especulação – talvez não sejam esses os valores, talvez não haja negociação, talvez Ryan Babel nem exista de verdade e tudo isso seja uma ilusão criada pela nossa mente para lidar com o trauma da saída de Vinícius Jr – é importante que o Flamengo, que soube sair de uma imensa tempestade financeira, saiba também navegar no mar menos revolto que é não ter mais conta de luz e água da sede com três meses de atraso.

Precisamos de peças de reposição, precisamos de jogadores que cheguem para realmente somar ao time, mas esse tipo de investimento precisa ser certeiro e planejado, já que muitos movimentos errados já foram feitos até aqui – Mancuello, por exemplo, a versão jogador de futebol daquele par de patins roller que você comprou, usou duas vezes, quando conseguiu repassar para alguém a pessoa já queria te devolver no dia seguinte.

E com o retorno do Brasileirão se aproximando, o que resta é torcer para que, com Babel ou sem Babel, com propostas milionárias ou realizando negócios de ocasião, o Flamengo consiga manter o bom desempenho de antes da pausa da Copa e conquiste, em 2018, os títulos que deixou escapar em 2017. Afinal, independente dos fatores, independente dos valores, o mais importante em qualquer conta envolvendo a camisa rubro-negra é que o resultado final seja vencer, vencer, vencer.

Reprodução: João Luis Jr. | Blog Isso Aqui é Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Claro , só vc que não ver isso , vendeu jogador, tem que comprar mesno , mas não ficar tentando comprar um jogador que o clube disse que não vende por esse preço, investe em outros jogadores, compra laterais ,tem muitos ai no mercado e barato e bom , nos somos torcedores , e estamos vendo isso , agora se vc não ver problema seu , temos o total direito de reclamar , eu sou flamengo quero o melhor para o clube , não me conformo, um clube desse ficar insistindo nesse jogador , agora que conprou um jogador , agora rumor tem muito rumores, mas jogador comprado que é bom , nada.

    • Será q Lincoln é tao ruim assim

  • Para com isso, porra! Nunca estão satisfeitos com nada. Boffa!

  • Não concordo em trazer esse cara! Nem pela idade, muito menos pelo valor. Daí o Flamengo diz que não entra em leilão por jogador, daí começou com 4 milhões de euros e já está em 7 ou 8 milhões de euros, loucura! Por esse valor trás o Vitinho que não tem erro, os russos pediram 10 milhões de euros pelo Vitinho, acredito que por 8 milhões liberariam, e aí sim, jogador novo 24 ou 25 anos. E outra não entra em leilão, ficaram só no Babel e perdemos o Bruno Pérez para o São Paulo, baita lateral.

    • ai é q estar foca em uns jogador q quando chega n da retorno dentro de camoo ai vem o sao oaulo q n tem grana leva o jogador sem problemas se novela e tds jogador q o flamengo vai contratar é essa novela e acaba contratando errado algo tem de arrado dentro do clube pada ano sai ano mais os erros sempre sao o msm romulo, berrio, macuello, geovanio, marlon moreno, everton ribeiro ta ai a prova ñ rende no campo e nem vai ter retorno no q foi gasto sem falar cirino foi vendido n teve retorno nem dentro de campo nem em grana e ainda ta pagando um jogador q nem esta no grupo mais msm coisa vai ser com esse tal de babel 31 anos valor altissimo e ai da estão nessa novela começou com 4 m. ja estar em 7 jaja chega nos 10 q o time la quer falta de conciencia dessa diretoria

    • Talves o Lincoln seja melhor q ele

  • É fácil fazer uma análise depois que os fatos acontecem. Vamos lá, Cirino era a sensação do Brasileiro , infelizmente chegou aqui e não deu certo. O Ederson foi jogador de seleção brasileira, infelizmente chegou aqui também não desenvolveu. Everton Ribeiro até pouco tempo estava sendo massacrado pela torcida, muitos falaram que foi um dinheiro jogado fora. Hoje é peça fundamental no time. Entre outros até que já saíram, Gabriel, revelação do campeonato baiano, também não deu certo…Até o Jonas que era muito criticado e hoje quando entra não fica devendo em nada ao Cuellar. Contratações não é uma ciência exata, ultrapassa as barreiras da equipe de análise e desempenho, muitos esquecem o peso que essa camisa tem, a cobrança diária que a torcida faz. E ainda tem o movimento pós venda Vinicius Junior, tudo pro Flamengo hoje está sendo mais caro e super faturado. Todos sabem que o Flamengo tem ainda um dinheiro pra gastar…..
    O segredo é produzir em casa e com essa estrutura que temos , muito em breve não precisaremos buscar fora.

  • Estamos precisando é de laterais, querem investir uma fortuna num atacante, sendo que já tem , vários, se ir comprar compra um mais barato , que saiba jogar bem tambem , pq eu sei que tem ai , nesses times , para querer esse jogar , só quer só for ele , enquanto estão querendo ele , estão perdendo outros jogadores, pq só estão focado em um

  • O Flamengo podia comprar jogar mais barato, sei que nesse clubes ai fora ou aqui no Brasil, tem jogador bom que faz essa função, se olhar direito, para de ficar focado só nesse jogador , se o clube disse que não vende ele , deixa de mão, e vai atrás de outros, estamos precisando é de laterais também, porque um lateral que não sabe cruzar uma bola , um clube com tanto dinheiro , perdeu um lateral para o São Paulo, vamos saber investir, eu acho um absurdo, gastar um dinheirão desse , nesse jogar , olha ai direito no mercado , negócio de rumores não, nós flamenguista quer ver é realidade , né rumores não.

    • Pq não trazem Márcio azevedo pra lateral esquerda

  • É o q penso ,muita grana em cara q n conhece o nosso futebol. E pensando a médio prazo ,esse centro de inteligência n acha uns 2 jovens promissores na série B , q chegue agr e desponte daqui a 1 ou 2 anos !?

    • Precisamos de jogadores que despontem dia 18 deste mês. Para despontar daqui 2 anos temos 3 times inteiro na base.

      • Rsrs, por isso o Flamengo não deve contratar o Ryan Babel. Um foguete molhado, nunca estourou.

    • Tem o Carlos Eduardo, do Goiás, ótimo jogador, novo, trabalhando no Flamengo iria e voluir muito mais. Ao invés de gastar dinheiro com esse cara de 31 anos, tragam o menino do Goiás!

  • Vitinho ou vargas

Comentários não são permitidos.